Menu do dia – 2a. rodada BR-09

por Mauro Beting em 15.maio.2009 às 17:30h

O Mendes apareceu, enfim, no boteco. Caxias como ele, é maitre não poderia perder uma sexta-feira de serviço – e os 10% do serviço:

Fala, Mendes! Pensei que você não viria trabalhar, pô! Logo agora que o Vasco meteu quatro no Vitória, que a Portuguesa começou bem na Série B…

– Seu Mário Betti, eu sou um torcedor lúdico. Eu sei das limitações dos meus times.

Torcedor “lúcido”, não?

– Isso mesmo. Lúdico. Eu sei que não devo me animar demais com o Vasco. É que nem o Botafogo. O Maxsuel fez dez bons jogos e já foi vendido para o Oppenheimer, para o Von Braun, para o Walitta da Alemanha, sei lá, pô. A Triunff já vendeu o cara! Isso que dá essas firmas que fazem sutiãs investirem no futebol. Tá tudo errado.

– Mendes, o Maicossuel tem mais é de ir pro Hoffenheim. Ele jogou muito no RJ-09, mas é o típico caso de quem atua seis bons meses, e “engana” uns dois anos e meio. A rigor, no Cruzeiro e no Palmeiras só fez número. É legal que a Traffic (não a Triunff) faça o que fez. Até porque, hoje, todo jogador é de aluguel, digamos. Todos ficam seis meses e já está bom… Por isso, muitas vezes, o jogo fica feio demais. Falta entrosamento. Falta identidade. Um monte de coisa. É bom fazer número numa hora dessa.

É… Mas o Maicossual era muito bom… O presidente do Botafogo, que parece ser homem decente, disse que não tinha nada a fazer agora, que não tinha como segurar. Será? Por que ele não faz como meu pai, quando foi diretor do 31 de Abril de Presidente Timóteo? Ele comprou o Birunga, que era um baita centroavante forte do Ases de Titânio lá de Itiratapuiaubiratatópolis, a Vladivostok brasileira. Pagou os óios da cara por ele e disse assim, ó: “eu compro porque a nossa torcida paga!”.

– Mas os tempos mudaram, Mendes. Hoje, nem o Inter, que tem mais de 83 mil sócios-torcedores, consegue pagar um jogador assim.

– Nem naquela época, seu Mário… Até hoje o meu saudoso pai é beeeem malvisto lá na Vladivostok brasileira… Ainda não pagou a primeira prestação do Birunga. E o pior é que o Birunga fugiu com a filha do presidente e nunca fez gol! Quer dizer, o filho mais velho tem até o nome do seu Adamastor, mas aí é outra história, né? Aliás, me ajuda a fazer uma fezinha, aqui, seu Mário. Você que é repórti e conhece os hómi e as coisas e as mamicas do futebol?

As mumunhas? Não sabemos nem 5%, Mendes. A nossa margem de erro é de 95%. Para baixo ou para fora do campo. Não sei nada. Até porque dez times da Série A estão pensando na Libertadores ou na Copa do Brasil. E estão certos.

O Atlético Mineiro não está em nenhuma delas. E o Celso Roth, ouvi no rádio, vai escalar quatro volantes contra o Grêmio. Vai fazer que nem fez o Leão contra o Cruzeiro e vai levar chumbo.

É outro jogo, outro campeonato, outras circunstâncias. Dá para entendê-lo. E, de Grêmio, ele saca, né? Aliás, foi nesse jogo, no ano passado, que o Tricolor ganhou o primeiro turno, goleando o Galo e jogando muito bem. Agora, não creio em goleada. Mas numa vitória gaúcha. O Atlético ainda vai demorar a virar um time competitivo e confiável.

– O Cruzeiro joga contra o Náutico nos Aflitos. Eu apostei empate e vitória mineira.

– Cruzeiro vem bem. Mas o Timbu conseguiu um belo empate em Goiás. Só que não vai ter o Gladstone, que, por uma cláusula contratual, não pode enfrentar o time que o emprestou gratuitamente.

Acho isso uma babaquice, seu Mário. Se emprestou, não tá servindo. Deixa ele jogar. Lembro de um jogador lá do 31 de Abril, o Tião Mustang. Ele corria muito e ficava vermelho, por isso o apelido. Como ele não jogava nada, o seu Adamastor o emprestou para o Acadêmicos da Pinguela Preta. Mas com a condição de que ele sempre jogasse contra nós.

Mendes, tô com fome. Só dou os próximos palpites se você me servir algo mais leve. O seu cardápio é meio pesado…

Tá aqui, ó. Tem um grande amigo do doutor Tucunduva, o dono do bar, que é o Paulo Vinhas, que mora lá em Nova York. Eu não sei o que ele faz, mas sei que ele é importante… Ela tá cheio da gaita. Ou toca gaita, não sei. Então, o tal do Paulo Vinhas que sugeriu esta receita aqui, ó, que tá na página 17 do menu. Lê aí, seu Mário. Está em letras amarelas:

Vamos lá… “Pasta de damasco refinado com sorbet de íbis mesclado com creme bruleé de vieiras de grape-fruit servidas na cavaquinha de tapioca com acelga flambada no underberg com um guento de tubaína isotônica sem glúten no confit de bife ancho com ribèry de domenech ao zinedine de anchovas numa cama king-size de x-salada calabresa”… Mmm… Acho que vai ser só café-café… Café simples, antes que você me pergunte…

– Tá bom, seu Mario. Então me responda: Inter x Palmeiras é a final antecipada do campeonato? Vocês jornalistas vão continuar com essa história?

– Se a gente não chuta, gente chata vai dizer que estamos em cima do muro… Insisto: pelo potencial atual do Colorado, por aquilo que deve acontecer no Palmeiras, estão entre os favoritos. Hoje, times quase completos, no Beira-Rio, o Inter é favorito. Como o Flamengo também é contra o Avaí. Como o São Paulo deve ser contra o Atlético Paranaense.

– Goiás sempre atazana o Santos. Desde aquele jogo do Paghetti, no Pacaembu, em 1974. Tinha o Pelé e tudo. Tava 4 a 1 e o homem empatou e quase virou pro Goiás. Nunca me esqueço!

– Também não. E todo jogo a gente lembra disso. Da eliminação do Santos em 1999 da Copa do Brasil com um show do Araújo… Mas das outras vitórias do Peixe, esquecemos. A gente na imprensa adora falar de desgraça. Mais de uns times que de outros. Esse Santos, mesmo, não vai fazer um mal campeonato.

– Eu gostei do Coritiba contra o Palmeiras. É favorito contra o Santo André, né, seu Mário?

– É. Mas o Ramalhão é time chato. Jogo duro de palpitar é Vitória x Sport. Qual será a do time baiano depois da tunda em São Januário? Qual será a do Sport depois da eliminação doída na Ilha? Eu não sei. Só sei que, se sou o Fluminense, não venho completo para Barueri. E, se sou o Corinthians, também mesclo o time no Engenhão.

– É, seu Mário. É bom mecsl… É bom mexicar, é bom mesquiolate… É bom fazer um misto. Muito melhor que botar os reservas, como fez o Fluminense no ano passado, que ficou caindo o campeonato todo. E o misto do time é melhor que o do Rincón… Me lembra até uma amiga minha, a Gi, que um dia pediu um misto quente sem queijo… E falei para ela que era melhor pedir só um de presunto que ficava mais barato.

Boa, Mendes. Melhor é poupar e mesclar. Não botar só a molecada para jogar.

– A mescla era aquela joga grande, que nem a Sears, que nem a Ducal, né?

Mesbla, Mendes… Mesbla.

– Ah, é verdade. Essa era do meu tempo. Quando não tinha essa de poupar jogador.

Era diferente, Mendes. Não se jogava tanto, não se corria tanto…

– Você tem razão, seu Mário Betti. A turma jogava bem menos. Muuuuuito menos! E é por isso que a Mescla faliu. Ah, outra coisa: e a punição pro Dentinho? Não é muita coisa não? E não ficou barato demais pro Fred pela briga com o Gomes do Goiás?

– Ficou, Mendes. O Dentinho poderia pegar um gancho, sim. Mesmo que ele não tenha acertado o Rafael Moura (ainda bem para todos), ele deu para dar mesmo. Poderia ser punido. Mas o código é mal feito. Três jogos acaba sendo muito para o que aconteceu. Como foi nada deixar o Fred sem uma punição que fosse. Ele e o Gomes deveriam ter sido expulsos, e só o esmeraldino foi. Um ganchinho merecia o Fred. Mas é que o nosso código ou é muito brando ou é muito duro. E os torcedores do STJD, ops, os auditores…

– Tem de acabar é com essa boiolagem de os caras julgarem no lugar dos árbitros, seu Mário! Do jeito que tá, é melhor deixar os caras do STJD com o um apito na boca nas partidas.

– Essa é outra história para discutir, e muito. Mas agora chega. Preciso sair com a patroa e os meninos. Um pouco de descanso vai bem.

– Vai lá, seu Mário. Mas cuidado com o que você vai fazer. Pode pegar três partidas de suspensão só de ohar feio.

Tags:

  • Jovaneli

    Itiratapuiaubiratatópolis? Já pensou o pobre do Silvério tendo que falar dessa cidade? Tomara que não tenha afiliada da Rádio Bandeirantes nesse lugar. Ô loco, meu!!!
    A propósito, essas historinhas do boteco me fazem lembrar aquele desenho Corrida Maluca. É que eu torcia demais para que o Dick Vigarista ganhasse uma única corridinha. Eu sei, o cara era malandro, pilantra demais, mas o meu sonho era um dia vê-lo vencer aquela corrida, algo impossível, menos para mim.
    Mais ou menos como torço para que o Mendes consiga enfim convencê-lo a provar ao menos uma de suas iguarias. Obviamente não me refiro ao café-café…

  • Icaro

    Querido Mauro,

    Sempre adorei os seus posts. O conteúdo, as informações, a linguagem, tudo… e também admiro muito o fato de não esconder de ninguém a sua “palmeirisse”. Mas, cá entre nós, precisa insistir nessa idéia de “Menu do dia”?? Você é tão melhor quando vai direto ao ponto…

    Saudações palestrinas,

    Icaro

  • marcos moura

    Mauro, dá pra escrever um pouco menos ?? me cansei de ler no meio do seu post …

    sucesso !!!

  • Denis

    Pára com isso, Mauro.

    São duas situações bem diferentes a do Fred e a do Dentinho. O Dentinho agrediu covardemente o Rafael Moura. O Fred ficou no joguinho de empurra com o jogador do Goiás, sem maiores conseqüências. Na verdade, o jogador do Goiás não merecia nem ser expulso, já estava no finalzinho do jogo. Nem por isso, o Fred deveria pegar uma suspensão.

    Dois fatos inteiramente sem comparação.

  • http://blogs.abril.com.br/palestra Thiago Liberal

    “Como ele não jogava nada, o seu Adamastor o emprestou para o Acadêmicos da Pinguela Preta. Mas com a condição de que ele sempre jogasse contra nós.” Hahahaha excelente!

    Quanto ao STJD e seus ‘torcedores’, eles continuam tentando fazer com que o espetáculo do futebol se torne cada dia mais óbvio e previsível.

    O que tira as pessoas do sério é a falta de critério, como o exemplo do Fred. E como certa vez em que um certo goleiro substituto de Rogério Ceni fingiu ser atingido por uma pilha…1 jogo ficou barato para o ‘Rojas Cover’ – salvo as devidas proporções de cada ato.

  • Newton

    Nautico x Cruzeiro:

    O problema eh que HISTORICAMENTE, o Cruzeiro eh fregues do Alvirrubro pernambucano em Recife. Jah sao 10 vitorias do Nautico, contra 2 dos mineiros e 2 empates. Me refiro a jogos somente em Recife. Mas…como o Timbu esta fraco e vive crise administrativa…vai dar empate!!

  • http://Notenho Mauricio Barreira

    Caro Mauro,

    Depois de mandar inúmeros e-mails para você e todos eles voltarem para mim, escrevo então aqui, com esperanças de que você leia
    Sou estudante de jornalismo e tenho como trabalho de TCC a tarefa de escrever um livro-reportagem. Pois bem, escolhei como meu tema o goleiro do Palmeiras, Marcos.
    O objetivo é falar da transformação do Marcos em ídolo e mostrar todas as etapas que ele precisou traçar para alcançar o patamar de ídolo que ele exerce hoje. Ouvirei jogadores próximos, funcionários do clube, técnicos, jornalistas, torcedores, rivais etc.
    Entrei em contato com a assessoria de imprensa do clube e estou aguardando resposta para uma possível entrevista com o jogador, porém, precisarei também ouvir a opinião de alguns bons jornalistas que acompanham futebol há algum tempo. Pensei na hora em dois nomes que poderiam enriquecer muito meu trabalho, no seu, obviamente, e no de PVC.
    Por isso, tento me comunicar com você e pedir encarecidamente sua ajuda através deste e-mail que nem sei se chegará em suas mãos. Apesar de amar futebol, Palmeiras e jornalismo esportivo, o trabalho que farei será muito sério e coerente, beirando o máximo possível da imparcialidade.
    Espero contar com a sua ajuda na medida do possível e saber se existe a possibilidade de você me ajudar não só cedendo uma entrevista exclusiva para mim, mas também em contatos com outros goleiros e jornalistas do ramo, além claro, do próprio Marcos.
    Confesso que dá um friozinho na barrriga lidar com toda essa gente famosa e importante, mas, pretendo começar desde cedo a aprender com os grandes jornalistas da área esportiva.
    Aguardo ansiosamente sua resposta, caso puder responder meu e-mail é mauricio_barreira@yahoo.com.br

    Obrigado pela atenção

    Mauricio Barreira
    Estudante de jornalismo – Universidade Guarulhos
    R.A. 2006043492

  • http://blogdojaovitor.blogspot.com/ João Vitor Dias de Sousa – 16 anos – Santo André/SP

    Gostei Maurão,acho que você está certo,meu Ramalhão é um time chato,tanto em casa como fora,acho que dificultará bastante a vida do Coritiba,e eu,conhecendo meu time,acho que podemos conseguir uma vitória,nem que seja magra!
    Gostei da sua coluna de ontem no Lance!,falou tudo,como sempre,Kaká é o único que se manteve depois da Copa-06.

    Grande abraço!
    Ps:te mandei um e-mail no seu e-mail da uol,se der,dê uma lida lá,preciso de uma ajuda sua.

  • Mário Sérgio Venditti

    Caro amigo Mauro, acabo de estrear meu blog, chamado O Sapo de Arubinha. O endereço é mariovenditti.blog.uol.com.br. Conto com sua visita lá,
    abração

  • Renato Faria

    Gostei, porém também achei extenso demais… grande abraço e boa sorte ao meu Cruzeirão nos Aflitos…

    RENATO, vocês têm toda razão. Prometo ser mais fast-food.

  • http://www.chiqueiroverde.blogspot.com HERMES PALMEIRAS

    OLÁ MAURO, BELEZA ?
    CARAMBA, VOCÊ ESTÁ CADA VEZ MELHOR COM SUAS POSTAGENS HEIM ?
    Pasta de damasco refinado com sorbet de íbis mesclado com creme bruleé de vieiras de grape-fruit servidas na cavaquinha de tapioca com acelga flambada no underberg com um guento de tubaína isotônica sem glúten no confit de bife ancho com ribèry de domenech ao zinedine de anchovas numa cama king-size de x-salada calabresa”…
    POXA, FIQUEI COM FOMA SÓ DE LER ISSO TUDO. HEHEHEHE

    ESTOU ESPERANDO SUA VISITA NO MEU BLOG E QUERIA QUE VOCÊ FALASSE SE GOSTOU DA MINHA HOMENAGEM SOBRE VOCÊ.
    UM ABRAÇO. O LINK ESTÁ EM BAIXO.
    VALEU E DÁ-LHE VERDÃO.

    http://chiqueiroverde.blogspot.com/2009/05/mauro-beting.html

  • http://www.santistaroxo.com.br(BlogdaSonia) Sonia Neves

    Mauro
    Que legal o seu blog. Dá gosto ler um texto tão bom, honesto, sem favorecimento de qualquer time – verdadeiro banho de jornalismo em alguns bloguistas-torcedores famosos…
    Parabéns.

  • Marco Aurelio

    Mauro não deu para o seu favoritissimo Gremio né????

    Vc precisa rever seus conceitos sobre futebol.

    Ah, Roth não é o Leão.

    Até

    MARCO AURELIO, já estou estudando novas formas de ganhar dinheiro.

  • Lucas Teixeira

    “- Essa é outra história para discutir, e muito. Mas agora chega. Preciso sair com a patroa e os meninos. Um pouco de descanso vai bem.

    – Vai lá, seu Mário. Mas cuidado com o que você vai fazer. Pode pegar três partidas de suspensão só de ohar feio.”

    Sensacional! HAHA. Parabéns Mauro, sou seu fã. Ótima coluna, sempre bom inovar. E sou tricolor, porém concordo quando você fala do Fred. Ele anda muito nervoso, tem que se acalmar.

    Abraços

  • Bruno Feijão

    Botafogo sem o Maicosuel, e com o Lucio Flavio forte candidato ao rebaixamento… esse time do Botafogo é horrível

  • pvinhas

    vem com arroz??????