Menu do dia – Marcos, Sport, Grêmio, Copa do Brasil

por Mauro Beting em 13.maio.2009 às 12:34h

Chego ao boteco meio sem voz. O maitre Mendes não perde a dele:

– Seu Mário Betti, eu sei que você é porco. Mas eu juro que até eu, que sou Vasco, sou Portuguesa, e sou 31 de Abril de Presidente Timóteo torci por ele.

– Mendes, tenho um amigo que se chama César em homenagem ao grande Maluco centroavante da segunda Academia do Palmeiras. Ele é o Amendobobo do Bob Esponja da Turma do Amendoim. Nem o Chet Baker corneta tanto e tão bem no Palestra… Então, até o primeiro tempo do jogaço da Ilha, ele queria que o Marcos fosse jogar showbol. Acabou a partida, depois daquele show santo do anjo-guardião que parou esse belo time do Sport, ele me ligou e disse: “Precisamos clonar o Marcos”!

– É isso mesmo. Futebol é o maior Mentos. Embora eu goste mais de Mentex e Dulcora, seu Mário… Então, o senhor vai querer chimarrão em vez de café? Só fala bem do Inter, só fala que o Grêmio já se classificou para a semifinal, que esse Caracas não é nada… Aliás, eu li que você disse que iria dar o Deportivo Cueca! Eu acho até que a Lupo deveria patrocinar esse time aí…

– De Flamengo x Inter eu escrevi um post lá no blog. Do Grêmio nem é preciso dizer muito. A bem dos fatos, nem mesmo jogar bastante contra o San Martín. Por mérito tricolor, e por demérito dos rivais, ele vai no mínimo até a semifinal da Libertadores em velocidade de cruzeiro.

– Velocidade é com o Cruzeiro, mesmo. Esse é outro time para ir pras cabeças. Já passou pelo time do Chile. E fácil! E eu acho que Vasco x Vitória vão pros pênaltis, e o Ronaldo decide pro Corinthians.

– É por aí. O Vitória está engrenando, mas o Vasco merece mais que respeito. No Pacaembu, o Flu tem dois jogadores que podem desequilibrar – o Thiago Neves e o Fred. Mas o Corinthians tem uma equipe mais acertada, mais entrosada. E com um que pode valer por três. É um Fenômeno.

– É… O Ronaldo pesa por quatro mesmo. Gostei de ver o Lula com ele. Foi bacana também o capitão do Timão ter estado com o presidente da República.

O William, capitão do Corinthians? Não vi, não… Só vi nas imagens o Andrés Sanches, presidente do clube, e o Mano.

– Então, não é o cara que levantou a taça que pegou fogo no Pacaembu? Aquele não é o capitão?

– Pois é… Deveria ter sido. Mas isso é outra história. Tem presidente que é torcedor. E até jogador, capitão do time…

– É… O presidente do Palmeiras. Ele foi populista! Como ele chama? O Beluga, ooo… o Berlusconi, o Beckham, o Barack, o Belina, o… O Boludo, o Benazi, o Bitola, o Bixiga, o Blindado… o….

– O Belluzzo Obama. Ele ficou no meio da torcida. Ele quase sempre faz isso. Até porque é um dos maiores corneteiros que eu conheço. Dá para dizer que ele quis fazer média. Quem o conhece sabe que não é isso. Mas sei que, se fosse outro, estaria sendo ainda mais cornetado. De fato, você pode chamá-lo de Luiz Gonzaga Blindado. Mas ele merece a proteção.

– Eu acho que lugar de presidente é no meio da torcida mesmo. Meu pai foi diretor de sueca do 31 de Abril e sempre ficava no meio da arquibancada enfrentando a torcida… Quer dizer, quando ela ia ao estádio…

– Belê, Mendes. Preciso ir que estou atrasado. Ainda não escrevi o “8 ou 80” do blog… E responder à turma do Orkut. Inclusive um amigo que estava bêbado demais para falar comigo. Mas conseguiu deixar um scrap. Não falou nada em dobro, nem com a língua dobrada. Só lembrou do Comendador Fumagalli, do inesquecível “Show de Rádio”, da Jovem Pan e da Bandeirantes. Aquele que era torcedor do Palmeiras, tinha um cachorro chamado Waldemar Fiume que latia “Palestra!”. O segundo Fumagalli mais importante da história do clube.

– Não tinha um jogador chamado Fumagalli na Jamaica?

– Não, Mendes. Não…

Tags:

  • herculano barbarelli

    Mauro Beting, ou será Mario Betti, você deveria fazer um livro contando todos suas conversas, causos, (inclusive todas estas suas vizitas ao Boteco do Mendes) e o que mais for de interessante, pois você como ótimo jornalista, comentarista, apresentador, palmeirense (que nem eu) deve ter ótimas histórias – ou será estórias – para contar. Ah, você pode me dizer se aqui no interior de SP, mais expecificamente Severínia tem alguma cidade próxima onde eu posso comprar seu livro sobre os 10 mais do Palmeiras.
    PS. Estas suas vizitas ao boteco do Mendes são além de muito divertidas, muito criativa.

    abraço

  • rafael

    posso ser um chato, mas eu não aguentaria ouvir as besteiras desse Mendes todo dia!

  • Isabela Pagliari

    Mário!! Estou me deliciando com essas histórinhas! Essas crônicas mereciam um livro, de verdade.
    Abraço da Pagliari

  • DENIS ROBERTO PIRES

    Estava lendo seu blog, e ouvi seus comentários pela bandeirantes com Milton Neves,que falou a maior bobagem do mundo ao querer mandar a lenda para o Botafogo e não foi só ele não tinha o Neto q também aceitava esta tese.
    Até q ele se rerdimiu depois pedindo um busto ou mudar o nome do palestra isso já é exagero,mas ñ o que a lenda faz seja digno mas tem muitas outras lindas histórias dentro do palestra q devem ser respeitadas, e sei q a própria Lenda respeita tanto estas histórias q não aceitaria, e isso ela já demonstrou disputando uma segunda divisão e comemorando um penta campeonato mundial pela seleção com o manto sagrado verde, isso mostra qto ele é especial para todos os palmeirense e sei q não haverá outro na história por isso devemos chamá-lo Lenda, e sermos devotos de sua santidade.
    Outra coisa não sei se o Senhor concorda mas estamos ótimos de diretoria acho q dos meus trintas anos de idade nunca se viu uma diretoria q trabalha com o time e os torcedores,visto o nosso presidente no meio da torcida e chorando de emoção e sendo respeitado espero q continue mas sem continuismo e sim sempre competente.
    Obrigado pela oportunidade.
    qual a comunidade do orkut para q eu poso engre
    ssar

  • carlos tenorio leao cavalcanti

    Parabéns,suas cronicas são ótimas . Pena que suas origens sejam de um “porco”. Mesmo assim saudação tricolor.