Fator campo pesa numa disputa de pênaltis?

por Mauro Beting em 13.maio.2009 às 17:46h

Sei lá.

Deve ser o calvário que é sair do meio de campo até o ponto penal, na grande área, para dar um chute que só consagra goleiro.

Não sei.

Só sei que, desde a primeira disputa por pênaltis na Libertadores, na decisão de 1977, perdida pelo Cruzeiro num chute do lateral Vanderlei defendido por Gatti, em campo neutro de Montevidéu, já foram 76 disputas.

Continuo sem saber.

Mas se você acha que, nos pênaltis, o fator casa ajuda a determinar alguma coisa, esqueça. A diferença é mínima. Para não dizer quase empate.

Foram seis em campo neutro – em outro país, em outra cidade, ou num estádio de outro clube dividido entre clubes e torcidas.

Nas 70 outras disputas, foram 36 vitórias dos mandantes, e 34 dos visitantes.

Certamente, a menor diferença entre mandantes e visitantes sob qualquer ponto de vista.

Alguém explica?

Ano

Quantas

ganhou mandante

Ganhou visitante

Campo neutro

1977

1

0

0

1

1985

1

0

0

1

1987

1

1

0

0

1988

1

1

0

0

1989

5

2

3

0

1990

3

2

1

0

1992

4

1

3

0

1993

1

0

0

1

1994

6

2

4

0

1995

3

1

2

0

1996

2

1

1

0

1997

6

4

2

0

1998

3

1

2

0

1999

3

1

1

1

2000

6

3

2

1

2001

5

2

3

0

2002

5

2

2

1

2003

4

2

2

0

2004

9

6

3

0

2005

1

0

1

0

2006

2

2

0

0

2007

1

1

0

0

2008

2

1

1

0

2009

1

0

1

0

TOTAL ATÉ PALMEIRAS 3 X 1 SPORT

Decisões por pênaltis: 76

Vitórias mandantes: 36

Vitórias visitantes: 34
Campo neutro: 6


Tags:

  • Gabriel Petermann

    A do ano passado, entre Fluminense x LDU, não foi computada.
    Bem que poderia ter dado essa vitória pro mandante mesmo…

  • Uilson Leite

    Boa Noite!

    Na minha opinião até concordo com você quando se diz que é um calvário para quem vai do meio de campo até o gol para bater o penalti, mais e para o goleiro! Será que a angustia não será dobrada, aguarda o batedor chegar até a grande área, ajeitar a bola, afastar-se, aguardar a autorização do árbitro, escolher o canto e correr para a definição, veja Mauro Betting acho que é muito mais angustioso para o goleiro.

  • carlos amendola

    O fator campo não significa nada, desde que os jogadores estejam bem preparados. Existe uma cultura no Brasil que no campo do adversário é sempre mais dificil vencer. É uma grande bobagem alimentada pela imprensa. Entreviste qualquer jogador e a resposta é sempre a mesma. Ganhar do Grêmio no Olímpico é muito dificil. O Santos na Vila é quase imbatível. Não é fácil ganhar do Flamengo no Maracanâ. Até o Sport na Ilha cresce muito. O Cruzeiro no Mineirão é muito forte. Então, o jogador brasileiro, medroso por natureza, já entra no campo do adversário com a síndrome do pânico, ainda mais comandado por um treinador alucinado pela retranca.

  • raphael strobel

    O fator campo pesa sim amigos palestrinos,
    porem quem tem 1 santo no time
    isto nunca será problema.

    saudações alvi-verde !

  • Gabriela

    O que vale mesmo numa disputa de pênaltis não é o campo,
    mas sim o lado psicológico dos jogadores, porque nessa hora falta perna mesmo, o que vai fazer a diferença é a confiança do jogador.

  • Roberto

    Olhando do ponto de vista PURAMENTE estatistico, parece que o fator campo pesa contra em decisao por penaltis, porque em jogo normal a vantagem eh quase sempre dos mandantes. Se na decisao por penaltis a tendencia eh de empate, entao o fator campo diminui as chances de vitoria do mandante nas penalidades. O Fluminense que o diga…

  • Marcell

    auhuauahuahuahuhauha

  • VAGNER LEMOS

    Tenho essa impressão. Principalmente aqui no Brasil. no Sport x Palmeiras senti que após o gol, a pressão psicológica sobre o Sport era do “relacha, vocês já fizeram o impossível” enquanto a do Palmeiras era “estamos atrás precisamos virar o jogo”. Um estava aliviado depois de tanta luta e frustrado por tanto gol perdido e o outro estava no fundo do poço naquele caldeirão. A pressão da torcida “incentivando” faz nesse momento o papel inverso dentro da mente do jogador latino, passional e imaturo. Ele pensa: “não posso perder” enquanto o do outro time pensa: tenho que sair desse poço”. Dentre as duas pressões, creio que é muito maior a primeira. E ainda encara um super pegador de penaltis abrindo suas “asas” na hora de correr e sem poder dar aquela paradinha.
    resumindo: o time que sofre os noventa minutos essa pressão e vai para os penaltis diante de sua torcida, só se for um Boca ou São Paulo, experiente e copeiro. Não é pra time brasileiro qualquer. Sou verdão. Que por sinal não jogou nnnnnaaaaadddddaaaaa. Eu jogo melhor que aquele futebolzinho do Keirrison. Só se salvou o Marcos. O Resto…. ihhhhhh…..

  • Filipe Lima

    A explicação para tal retrospecto é muito simples.

    Já diria Mauro Beting: pênalti é loteria.

  • http://www.corsafc.com.br Carlos Tassinari

    O fator casa pesa de forma muito leviana em uma disputa de penaltis. Isso porque ela acontece em fatos pontuais e não em periodos de jogo. Cabe ao jogador que irá batê-lo se distanciar da torcida e das condições antes de chutar a penalidade máxima. Somente condicionaria uma decisão se os jogadores forem muito sensiveis a sua torcida ou a adversária, mas é raro um caso de jogador de futebol assim, ainda mais um que chame a responsabilidade em um momento desses.

  • GILSON ROCHA NOGUEIRA

    o fator casa pode áté influênciar, mas existe um porém, se do outro lado existe um goleiro respeitado como o Marcos qualquer cobrador de penalti vai sentir que o gol é menor não é atoa que é chamado de são Marcos.

  • BetO

    Como já foi citado acima, pesa bastante o emocional d jogador, JOgando em casa o atleta tem responsabilidade dobrada pr bater o penalty, e enfrentando um Goleiro como São marcos ai treme mesmo!
    Mas o Marcão eh F**** mesmo. O melhor Goleiro D Brasil!

  • edgar silva santos

    O goleiro marcos e muito bom em deserção o palmeira só tem um pobre ma
    Esta defesa esta muito mal

  • silvio

    vamos palmeiras

  • Raphael Silva

    Murphe (é assim que escreve?) explica:
    Cada coisa (vitória ou derrota) tem 50% de chances de acontecer.
    E isso, praticamente (e infelizmente) comprava a teoria dele! hehe

    Abs;

  • Alexandre

    Não precisa de tantos volteios, Mauro. A amostra é grande o suficiente para afirmar, sem medo de errar, que o fator casa é irrelevante na disputa de pênaltis.

  • Marcelo Azevedo de Morais

    Acredito que a disputa de pênaltis é bem mais complexa do que se possa imaginar….são inúmeros os fatores que determinam o sucesso ou o fracasso dos times nessa situação…não é uma simples loteria…para que se tenha sucesso o cobrador deve estar bem psicologicamente, não se deixar levar pela torcida (adversária que faz de tudo para que ele erre, e nem a favor, que antes do cobrador bater já vê a rede estufando), pelos problemas pessoais (jogadores de futebol são humanos, tem família(s), contas, problemas afins…) e ainda devem aguentar o desgaste físico. Do outro lado está um goleiro, que não tem a “obrigação de defender”, como muitos pensam e está louco para acabar com a festa dos batedores….por isso eu acho que o fator campo nessas horas pouca diferença faz, o problema mesmo são as especificidades de cada jogador, que podem ajudar e atrapalhar…nesses momentos ajuda a experiência de um pentacampeão como o Marcos, que apesar de ser meio afoito nos 90 minutos, sabe como poucos dosar a parte física, psicologica e fazer o melhor em uma cobrança de penaltis. (como palmeirense eu digo: Valeu São Marcos!)

  • OSMAR GALLO

    Ao meu ver o fator campo não pode pesar na disputa. Existe um padrão nas medidas dos campos, e todos tem que estar dentro desse padrão. O que pesaria,mesmo, seria a experiencia de cada jogador para lidar com o barulho das torcidas, porém um time que disputa a libertadores não pode se sentir pressionado com a torcida já que ela não entra em campo.

  • http://marcoseedilene@hotmail.com MARCOS ANTÔNIO

    é o meu chara marcos esse goleiro fantastico que é ele é o melhor do mundo dalhe palmeiras neles eu sou um palmeirence que sou apaixonado por esse clube maravilhoso um abraço a todos ass:marcos daqui da cidade de itabaiana-sergipe

  • assis silva

    ja tava na cara

  • gabriel felipe almeida brito

    esse golero é muito bom sou um golero tbm

    sou fan do marcos e tbm sou palmeirense

  • gustavo

    nao o fator casa nao pesa ! oq pesa na verdade é o fator sao marcosssss ! esse goleiro é d+!

  • thiago barroso delira

    o jogo do sport&palmeiras fes os tosedores fica inchatiado

  • thiago barroso delira

    valeu marcus

  • http://www.estacaopalestra.com.br Renan Antonelli

    O Fator casa não é determinante em uma disputa por penaltes, apesar de ajudar o time da casa, a pressão da torcida em cima do adversario é grande é bem complicado dizer sobre esse assunto porque penaltes é algo só do momento, só quem participa pode explicar o que é uma disputa por penaltes, o psicológico e o fisico do jogador conta muito também.
    Penaltes vai também da experiencia de cada jogador

  • thiago barroso delira

    valeu magraO~ pelas defesas que vc vez

  • Marco Antonio

    Mário Betting, sua teoria só prova que penalti não tem lógica, é pura sorte mesmo….

  • Pingback: Como torcer contra Marcos?()

  • diego

    nao existe goleiro de fe melhor que marcos

  • Divanir

    Um grande time começa com um grande goleiro. Por isso que eu tenho a honra de ser palmeirense, por termos o melhor goleiro do mundo. Marcos…
    Agora quero desabafar: Pelo amor de Deus, façam alguma coisa pra band parar de elogiar o Ronaldo. Vcs ja pensaram se o que o Marcos fez, fosse o Ronaldo? Ah! Para! As três torcidas contra o Corinthians, (Palmeiras, Santos e S.Paulo) precisam fazer um acordo: Se não pararem de elogiar o gordo, não vamos mais assistir o programa da Renata Fan. Olha aquele Osmar de Oliveira, ah! não vou nem falar nada. Mas confio o meu time (palmeiras) e acredito que com o passar dos jogos, vamos chegar lá. Abraços..

  • rodrigo da silva nascimento

    sao marcos vai ser o melhor jogador do campeonato libertadores palmeiras campeao e muitas festas

  • luiz eduardo dasilva

    os penaltis do palmeiras com o esportes

  • Beto

    O jogo sport e palmeiras,na verdade foi sport x Marcos!
    Por quer palmeiras é um time limitado e vai sair diante do Nacional…
    infelizmente!

  • Beto

    Vocês, times do sul do país tem que ganhar mesmo! porque? Tem maior recadação quando se fala em patrocínio, investimentos midia vocês tão muito na frente e os times do norte nordeste quando tem um patrocínio melhosinho fazem o que o sport fez e vai fazer ainda mas, imagine o que seria se os time daqui tivesse 1/3 da verba de vocês, o que seria diferente.
    Preparem-se porque o sport na área…

  • Beto

    pelo sport tudo!!!
    Casa casa casa casa casa, a turma é mesmo boa é mesmo da fusaca SPORT SPORT SPOOOORT…
    Um dos melhores TIMES do Brasil to falando alguma mentira?
    lógico que não…

  • http://www.eliseogallery.com/Life-Insurance.html Kurtulu

    cheap life insurance [url=”http://www.eliseogallery.com/Life-Insurance.html”]life quotes[/url] http://www.eliseogallery.com/Life-Insurance.html =-(