BOTA-TEIMA – RODADA 1

por Mauro Beting em 11.maio.2009 às 19:29h

A intenção deste tira-teima (além de pedir para ser xingado mais que árbitro…) é discutir a arbitragem – sem martirizar ou santificar apitadores.

Esta é apenas uma lista subjetiva de lances em que interpretei DIFERENTE ou IGUAL ao árbitro – e sempre com a ajuda da TV, o que facilita meu trabalho, e a sua crítica.

E, se mesmo assim, eu ainda erro, imagine os mortais que apitam…

O espaço é livre para detonar este que escreve, outros que blogam e, claro, os próprios árbitros.

Não é a primeira, não será a última, e espero que não seja a única palavra a respeito do tema interpretativo. Logo, subjetivo. Logo, passional, clubista, bairrista, etc.

O BOTA-TEIMA é apenas um jeito de tentar evitar chororôs desmedidos, teorias conspiratórias, jogadas ensaiadas, achismos e outros chutes imaturos. Ou maduros até demais.

Ao final das contas e dos supostos erros, faço um saldo dos erros IMPORTANTES que tiraram – ou botaram – pontos dos times. Sempre tentando fazer um saldo de erros e acertos, com o devido – ou indevido – modo de tentar equilibrar as contas e critérios. Isto é: um pênalti marcado indevidamente ou um não marcado “valeria” como um gol, que “poderia” mudar um resultado e uma tabela.

Sempre lembrando que, nessa conta AINDA MAIS SUBJETIVA, uma equipe pode superar até a arbitragem adversa, ganhando o jogo mesmo sendo “prejudicada”. Algo que necessariamente não mudaria a classificação real.

Reiterando que tudo isso sem a pretensão de ser a única fonte a respeito de inesgotável assunto.

P.S: Lances de expulsão “justa ou injusta” não estarão contabilizados no BOTA-TEIMA.

Boa corneta e bom apito!

· Os jogos que estiverem destacados em amarelo significam que tiveram o placar “alterado” por decisões da arbitragem. Isto é, os pontos foram “modificados”por conta de supostos erros de interpretação.

LANCES

Palmeiras 2 x 1 Coritiba

Palmeiras prejudicado; Coritiba ajudado – Arilson Anunciação (BA) erra ao marcar pênalti discutível de Jefferson em Márcio Gabriel, aos 31. Para mim, no máximo, tiro livro indireto por lance perigoso, dentro da área. Estava 0 x 0.

Palmeiras prejudicado; Coritiba ajudado – Arilson Anunciação (BA) poderia ter marcado pênalti de Rodrigo Mancha em Ortigoza, aos 6 do 2o. tempo. O atacante palmeirense é agarrado dentro da área. Lance discutível, e difícil de árbitros marcarem. Estava 1 x 0 Coritiba.

Coritiba prejudicado? Palmeiras ajudado? – O assistente 2 Adson Leal (BA) e Arilson Assunção validam gol discutível de Keirrison, o da virada e da vitória palmeirense. Lance muito discutível. Pela posição da câmera do Sportv, dá a impressão de o atacante estar pouco à frente. Mas, na dúvida, daria o prosseguimento ao lance.

Santo André 1 x 1 Botafogo

Botafogo prejudicado; Santo André ajudado – Wilson Souza de Mendonça (PE) não marca pênalti claro de Pablo Escobar em Jean Coral, aos 5min do 2º. Tempo. Estava 1 x 0 Santo André.

Fluminense 1 x 0 São Paulo

Fluminense prejudicado; São Paulo ajudado – O assistente 2 Paulo Ricardo Conceição (RS) e Sandro Ricci (DF) marcam erradamente impedimento que anulou o que viria a ser o segundo gol carioca. Maicon não estava impedido ao cabecear a bola, aos 46. Edcarlos, em posição de impedimento, não participou efetivamente do lance. O assistente estava muito mal colocado, desatento, e não acompanhava a linha do penúltimo defensor são-paulino. Estava 1 x 0 Fluminense.

Cruzeiro 2 x 0 Flamengo

Cruzeiro prejudicado; Flamengo ajudado – Paulo César de Oliveira (SP) marca pênalti discutível de Jancarlos por ter metido o braço direito na bola em cabeçada de Emerson de queimar a camisa e a pele do lateral cruzeirense, aos 14. Estava 0 x 0. A praxe brasileira é de marcar sempre bola na mão em lances próximos ao gol. Mas seria Jancarlos “The Flash” para ter tamanho reflexo? Eu não marcaria o pênalti e, logo, não expulsaria o lateral por ter impedido com a mão lance claro de gol. E, certamente, eu seria ainda mais crucificado por isso. Fica muito mais fácil fazer o que fez PC,

Flamengo prejudicado; Cruzeiro ajudado – Paulo César de Oliveira (SP) marca pênalti discutível de Wellinton em Wágner, aos 28. Para mim, o meia se atirou. E, se foi falta, foi fora da área.

SALDO TOTAL – RODADA 1

PREJUDICADOS

2 pontos a menos – Botafogo

BENEFICIADOS

1 ponto a mais – Santo André

NÚMERO DE VEZES EM QUE FORAM AJUDADOS OU PREJUDICADOS:

PREJUDICADOS –

Palmeiras prejudicado 2 vezes

Botafogo prejudicado 1 vez

Fluminense prejudicado 1 vez

BENEFICIADOS –

Coritiba ajudado 2 vezes

Santo André ajudado 1 vez

São Paulo ajudado 1 vez

SALDO ZERADO –

Flamengo prejudicado 1 vez; ajudado 1 vez

Cruzeiro prejudicado 1 vez; ajudado 1 vez

PLACAR DOS ERROS (somando todos os lances, quem foi mais beneficiado: o time mandante ou o visitante)

CASA 3 X 4 VISITANTE

Tags: ,

  • FABIANO

    Pq vc não falou do gol impedido do Keirrison? Só pq seu time foi ajudado? É muita cara de pau discutir dois lances interpretativos e SEQUER mencionar um gol impedido aos 44 minutos do segundo tempo. Que decepção Mauro Beting !

    FABIANO, foi esquecimento meu. 1000 perdões.

  • jairo

    Mauro o gol em impedimento do keirrisson vc nao fala nada, e o penalty a favor do palmeiras tbm eh discutivel.

  • João Vascão Até Morrer

    Mauro, sou admirador do seu trabalho, embora saiba que és paulista.Portanto, geralmente os paulistas são bairristas, coisa que tu não és. Sei da sua imparcialidade, por isso, tenho grande admiração por seu trabalho. Queria te dizer que, realmente, os dois lances que a arbitragem prejudicou o Palmeiras, são vero, porém o Keirrison, no 2º gol do Palmeiras, estava impedido.
    Saudações!

    JOÃO, por erro meu, esqueci de citar o lance discutível do K9. abs, Mauro

  • sérgio

    Concordo em genero numero e grau Mauro…
    Não é atoa q vc é um dos melhores se nao o melhor comentarista de renome nacional!!!

  • rafael

    qual a diferença (em relação à dificuldade do lance) entre o impedimento no gol do Palmeiras e o do gol do Flu?! porque um é discutível e o outro não?

    RAFAEL, o do Flu é em lance de bola parada, e o assistente está muito mal posicionado. O do Flu foi, digamos, “cientificamente” comprovado pelo bom posicionamento da câmera. O do Palmeiras é com a bola rolando, fim de jogo (mais suscetível a erro), e mais rápido. Mais discutível sim.
    e escrevi isso um MONTE de vezes. Releia com os olhos. Só não lê e não vê quem não quer.

  • artur gremista de sao paulo

    nem assim o sao paulo que ja começou a ser ajudado cedo, conseguiu ganhar o jogo…2008 ainda esta bem vivo para nos gremistas…

  • Rafael

    Mauro, se não estou enganado, o maior problema no lance do gol do Keirrisson é que o Marcão recebe a bola impedido qdo dá o passe e o K9 completa.

  • Blefe

    Muito boa essa idéia do Bota-Teima Mauro.

    Várias vezes, quando estão discutindo lances comigo eu falo… olhá lá no blog do Mauro.. ele vai te explicar…

    hehehe

  • LUIS HENRIQUE F TOSOLI

    Mauro é imprecionante como o WILSON SOUZA DE MENDONÇA, consegue complicar os jogos e lances mais fáceis e mais imprecionante ainda como ele ainda consegue apitar jogos de um Brasileiro de Serie A, como ele é “SORTUDO” rapaz, cai sempre a bolinha dele no sorteio.

  • Rannier

    Mauro, independente de críticas acertadas ou não, achei genial essa sua idéia. Espero que continue (apesar das sapatadas que irá levar com certeza) e também mantenha atualizado os beneficiados-prejudicados-pontuação-saldo zerado. Servirá com certeza de parâmetro mais a frente. Seria interessante se outros jornalistas fizessem o mesmo, assim os parâmetros seriam mais acurados, uma vez que todos erramos. Boas idéias devem ser difundidas e copiadas sem vergonha nenhuma.
    Parabéns e boa sorte. Rannier

  • FABIANO

    Valeu, Mauro !

  • Rodrigo

    Eu não entendi uma coisa, se o juiz errou na marcação do penalty para o Cruzeiro, não houve influencia no placar ??? E os outros 2 penaltys não marcados em cima do Juan ??? E eu ainda não entendi a duvida na marcação do penalty pró Flamengo, a bola ia entrar e zagueiro segura com a mão (isso mesmo a bola ficou presa em baixo do braço dele), qual seria a duvida. Entendo que todos os lances foram complicados, mas vendo de casa ficam bastante claros. Em tempo, os juizes do Brasil são HORROROSOS, discutimos mais eles do que os jogos em si, e no final das contas eles influênciam e muito no resultado do campeonato……

  • http://japansoccer.wordpress.com Rogerio

    Olá Mauro Beting, me chamo Rogerio, resido no Japão e acompanho o futebol brasileiro todos os dias pela internet, pelo Lance!, blogs, etc.
    Acabo de criar um blog que fala sobre o futebol japonês e gostaria que, se possível, você desse uma olhada.

    Parabéns pelo trabalho!

    Aquele abraço!

    ROGÉRIO, já está nos favoritos. Parabéns,

    Rogerio

    http://japansoccer.wordpress.com/

  • Pingback: Bota-Teima()

  • Luiz Henrique(S.E.PALMEIRAS)

    A Mauro para com isso bixo….

    Denovo essa porcaria…..

    Vamos comentar o jogo do VErdão hj !!!!!!!!!!!

  • Leandro

    Mauro, pelo jeito tu não assistiu Grêmio x Santos.

    O juiz adotou critério de marcar falta e dar cartão amarelo em todos carrinhos. Em todos menos no lance que foi na área. Pênalti indiscutível a favor do Grêmio aos 41min do 2º tempo sobre o Fábio Santos.

    Dos outros jogos vi muito pouco. Único lance que posso comentar é aquele pênalti ridículo que foi marcado a favor do Cruzeiro.

  • marcio

    O jogo do Santo André foi contra o Botafogo, e não contra o Gremio,
    e o penalti acho que foi em cima do Tulio Souza.

  • rafael

    Já li e reli este post procurando as explicações dadas na resposta ao meu comentário e não encontrei nem uma nem um MONTE de vezes.

    Pode-se até dizer que o impedimento não marcado do Keirrison é discutível, mas o marcado do Flu também é. ambos foram decididos pelas câmeras do tira-teima. em ambos eu considero que o bandeirinha pode ser absolvido, dada a dificuldade dos lances

    RAFAEL, comentei no post a respeito do jogo.
    E concordo com a dificuldade dos dois. porém, a má posiçao do assistente no jogo no Rio é inadmissível.

  • Diego Calandrini

    Mauro, o que achou das atitudes do Ramires no jogo contra o Flamengo???? Qualquer falta contra o Cruzeiro ele reclamava sem nem estar no lance, tenho visto muitos jogadores reagindo bravamente contra os juízes tentando intimidá-los….

  • Marcio

    Mauro
    E o pênalti claro no Juan no segundo tempo, nenhum comentário?
    Respeito o seu comentário sobre o pênalti do Jean Carlos, mas a meu ver o jogador do Cruzeiro teve a intenção de interceptar a bola com mão, tanto que quase que segurou ela.

    MARCIO, postei no texto do jogo. Achei que foi falta, sim,. mas fora da área.

  • Lucas Ferraroni – Jundiaí SP

    Serei “ousado” e farei uma “previsão”: ao final do Brasileirão, o spfc estará com saldo bastante positivo e será o líder em beneficiados.
    Não há como apostar nisto? Eu até venderia meu rim pra apostar, pois é dinheiro mais q certo!
    Qto ao lance do K9, SE ele estava impedido, era por 10 cm. Sério, mesmo com os replays, não foi possível precisar. Mas não foi 1,5 m (como acontece para certo time…)
    Não fizeram tira-teima para este lance?
    Fora q o Palmeiras já havia sido bastante prejudicado pela arbitragem.

  • felipe

    para o edcarlos nao participá efetivamente do lance do gol anulado do flu ????

    o edcarlos dividi de cabeca a bola com o maicon soh pq por “sorte” ela nao encosta no edcarlos quer dizer q ele nao participou do lance eh brincadera?
    nego corre em direcao da bola, pula pra cabecar, atrapalha ser companheiro e mesmo fazendo tudo isso ele nao particpou do lance?

    brincadera de mal gosto …. agora falar do empurao, e no tranca pe que deram no dagoberto nada neh ???
    vai ser parcial assim la longe

    FELIPE, seria parcial se fosse como você.
    1. Edcarlos, na minha opinião, não participa e não atrapalha. É a orientação da International Board para lances assim.
    2. Falei do lance do Dagoberto no texto da partida. Para mim, nada. Para você, possivelmente, mais alguns 5 pênaltis devem ter acontecido.
    Mas futebol é interpretativo. Todo mundo tem alguma razão, toda opinião é respeitável. Eu as respeito. Você, não. Nem aqui, nem longe.

  • Pingback: ‘In dúbio’, cale-se()

  • http://www.blablagol.com.br Victor Pimentel

    Caro Mauro Beting,
    eu quem agradeço por este trabalho deveras útil para trazer um pouco de luz às discussões no futebol.

    Sempre que posso, ressalto não apenas a relevância do mesmo, mais a importância de ser divulgado a cada rodada (com a possibilidade de discussão por parte dos leitores) retirando assim qualquer suspeita, inclusive, de ser um levantamento oportunista.

    Infelizmente, há quem não atinja a intenção do trabalho. Contudo, há o alento de se imaginar que quem não comenta é porque entende e aprecia.

    Qualquer iniciativa que ambicione trazer racionalidade a como se enxerga o futebol tem meu apoio (mesmo que eu não concorde, por contraditório que pareça). Coloquei meu e-mail pessoal na caixa para qualquer comunicação.

    Abraços
    Victor
    Blá blá Gol

    ****
    Em tempo, tentei enviar um e-mail pelo endereço aqui do blog antes da publicação do post, mas o e-mail voltou:

    Hi. This is the qmail-send program at lancenet2.
    I’m afraid I wasn’t able to deliver your message to the following addresses.
    This is a permanent error; I’ve given up. Sorry it didn’t work out.

    user is over quota

  • Paulo Lodetti

    IMPRENSA PAULISTA TEM PROBLEMAS SÉRIOS, DO EXEMPLO PRATICAMENTE EXISTE NAS REDES NACIONAIS DE SP,MUITO POUCO SOBRE TIME DE FORA DO ESTADO E QUANDO SE FALA MANEIRA PEQUENA, UM EX. DISSO O FLAMENGO QUE NÃO É O MELHOR TIME DO PAÍS MAIS SEM DÚVIDA O MAIOR CLUBE, SOU TORCEDOR DO INTER E GAUCHO.