Menu do dia – 1a. rodada do BR-09

por Mauro Beting em 08.maio.2009 às 18:56h

Chego ao novo boteco que abriu perto do trabalho. O sorridente maitre abre o papo – e eu respondo em negrito:

– Boa tarde, mesa pra quant… Opa! Você não é aquele moço da TV? O… O… Aquele lá… O… Celso Cardoso?

– Não. O Celso trabalhou comigo na TV Gazeta. É um grande amigo, está lançando o primeiro CD com a produção do Marcos Kleine, e tive a honra de fazer o texto de apresentação dos amigos. Mas não sou não.

– Ah, é! Você é aquele que é filho daquele cara…

– Todos somos filhos…

– Nããão. Você é fiho do Juca Kfouri!

– Não, aquele é o André, grande chapa, que trabalha comigo no LANCE! Também adoraria ser confundido com ele. Por ele e pelo pai. Aliás, também não seria a primeira vez.

– Já sei! Alex Escobar!!!

– Outra honra. Mas o grande Alex, querido colega e amigo, tem apenas a afinidade capilar. Não sou o Alex. Nem o Victor Birner. Nem o Fernando Calazans. Nem o Orlando Duarte. Nem o Márcio Bernardes. Nem o Benja – embora ele compre cabelos no mesmo lugar que eu. Nem o Telly Savallas.

– Ah, então não sei quem é você… Mas, pela voz, eu estou te reconhecendo… Peraí… Já sei! Não… Num sei… Essa voz lembra alguém… Acho que é aquele cara desafinado… Como é mesmo… Canta mal pra caramba, tem uma voz de taquara rachada… Peralá: Ooo Rincón, como é que chama este moço aqui, que é artista da TV…

– “Artista”? Menos, amigo, menos. Por causa disso é que tem tanto “galáctico” na imprensa esportiva…

Chega Rincón, garçon que parece o filho menor do Madson, com o bronzeado de Sivuca:

– Ô, Mendes! Tu é burro mesmo, rapá. É o Mário Betti. O repórti lá da rádio e do Lance! Ele é filho do Boris Casoy!

– Prazer, Rincón. Prazer, Mendes. Mas meu pai – dizem – é o Joelmir Beting. “Dizem” porque um cara inteligente como ele não pode ter gerado um jornalista esportivo.

– Que é isso, Mário Betti! O prazer é meu. Eu sou o Mendes. Sou lá de Presidente Timóteo, mas a minha família é toda de São Washington da Torre Torta. É um prazer ter alguém tão famoso aqui no nosso bar, alguém que todo mundo conhece!

– De fato, Mendes, todo mundo me reconhece, sabe meu nome direitinho…

– Posso tirar uma foto de celular para colocar aqui na parede? Fica chique. Eu vou botar você ali do lado da Mulher-Fruta-do-Conde. Veja só que belezura. Ela veio aqui com a mãe e as duas irmãs. Ou eram as duas mães e a irmã?… Só sei que era uma família muito linda! Elas tavam lançando um CD e um calendário muito bonito. Artístico, sabe? Ela diz que no disco ela tá botando tudo que tem para fora…

– É mesmo, né, Mendes? Não só no disco ela tá mostrando tudo… Aliás, a pele da moça parece mesmo uma fruta-do-conde… Embora abacaxi fosse melhor.

– Vai lavar os copos, Rincón! Você só fala mal da mulherada! Deixa aqui eu aproveitar e falar com o seu Mário… Para comer, meu patrão fez umas coisas muito boas e simples. Veja só essa aí no cardápio do dia. É a “recomendação do chef”:

– Obrigado, Mendes. Deixa eu botar os óculos… A letra é tão pequena… Vamos ver: “Flamboyant de escondidinho de carne-seca flambada na sagatiba de roquefort com nutella de lichia seca no azeite do Perigòrd sobre edredon de futon light de araçoiaba refogada no creme de escargots com sendai de raiz-forte e nakamura de salmão de Minas ao molho de trufas fúcsias sobre beliche de Madeleine de pupunha com legumes salteados e folhas verdes etruscas”… Mmm… É quente ou frio? Doce ou salgado? Aceita traveller-check?

– Mas se o senhor quiser tem uns ovos coloridas da hora…

– Acho que vou ficar na retranca, que nem o Chelsea. Vou só tomar um café. Ou no caso, no fim, um chocolate catalão.

– O senhor vai querer café descafeinado, mocha, chai, latte, capuccino, frapuccino, trapuccino, doppio, triplo, coluna do meio, espresso, carioca, macchiato, macchi, ellen roche, cortado, dobrado, com gás, light, diet, zero, gelo e limão, laranja e nutella?

– Café-café, Mendes.

– Vou ver se tem… Então, seu Mario… Quem ganha o Brasileirão? Eu acho que já tem decisão no domingo. Inter e Corinthians são favoritos.

– Mendes, claro que é cedo para tudo. Tem a janela europeia, Libertadores que deve ser ganha por um time brasileiro, a Copa do Brasil que pode relaxar o campeão… Mas, claro, Inter e Corinthians estão entre os favoritos. Os dois vêm bem, são campeões estaduais invictos. E o clássico da primeira rodada vale até o fim, né? Até por isso, embora tenham a Copa do Brasil para se preocupar e priorizar, é bom garantir um ótimo começo, que pode dar num maravilhoso fim. Se sou o Mano e o Tite, boto os melhores em campo no domingo.

– Isso mesmo, seu Mario Betti. Cada jogo tem sua escória!

– É… Por um lado, você não deixa de ter razão… Sobretudo fora de campo… Deixa pra lá. E você, Mendes, tem favorito?

– Eu torço pelo 31 de Abril lá em Presidente Timóteo. Aqui em São Paulo sou Portuguesa. Era para agradar ao meu ex-patrão, e acabei tomando gosto. Eu gostava do Beca. Do Cosminho. Do…

– …Enéas. Dener. Zé Roberto, Rodrigo Fabbri…

– Esses não. Eu gosto dos mais fuleiros. E eu adoro o Brasileirão que tá cheio de jogador assim.

– Mas tem tanta gente boa! Ronaldo, Adriano, Fred, Nilmar, Keirrison. Só estou falando dos atacantes…

– Ah, seu Mário. Só tem centroavante para elogiar. Também, ou eles ou o Obina. De gordo basta meu cozinheiro, o Mosca… Mas time bom não tem muito, não…

– Tem o Inter, para mim o melhor. Fosse apontar um favorito ao título, ficaria com o Colorado. De novo. Apostei muito nele nos últimos anos e me dei mal – quer dizer, em 2006, se não gannhou o Brasileirão, fez lindo lá no Japão. Vai que o Inter repete o que fez em 1975; bateu na trave em 1972, em 1973 e em 1974. Arrumado, entrosado, e com reforços, passou a ganhar quase tudo a partir de 1975.

– Você só fala isso por causa da Renata Fan! Mas, se eu fosse você, também faria o mesmo. Imagine! Aquela mulher e ainda adora futebol… Então… Além do Inter, tem outro time que pode ser campeão?

– Mendes, eu diria um monte. O campeão sempre merece ser respeitado. Ainda mais um tricampeão como o São Paulo. Ainda mais com o que ele fez em 2008. Mas, este ano, a concorrência parece maior e melhor. O Cruzeiro, por exemplo. O próprio time do Fenômeno. O Palmeiras deve vir mais forte e entrosado. O Flamengo melhora com o Adriano. O Fluminense perde o Thiago Neves, mas tem o Fred. O Grêmio, então, nem precisa ter um grande time para ser competitivo. E se vier o Autori, ainda mais. Sem falar do Sport, que está melhor que o de 2008…

– Ah, seu Mario, mas você já está aumentando esse muro. Parece aquele lá da China! Tem um monte de time aí!

– Claro que tem, Mendes. E tem de ter. É tudo muito parecido. Está tudo muito igual.

– E o Santos? Os dois Atléticos? Botafogo?

– O Santos tem molecada muito boa do meio para frente. Vai fazer um Brasileirão melhor que o do ano passado.

– Também, né, pior fica difícil. Eu acho que o Botafogo vai piorar.

– O Ney Franco é ótimo. Mas o elenco é limitado. Como o dos Atléticos. Mas acredito que as torcidas vão dar um gás e as campanhas poderão ser surpreendentes.

– Seu Mario Betti, não sei se você concorda comigo. Mas eu acho que não seguram Barueri, Santo André, Avaí e Náutico. Esses quatro caem.

– Olha, Mendes, não é fácil disputar a primeira. O Avaí não joga desde 1979. Santo André, desde 1984. O Barueri não tinha nascido. E nunca jogou a Série A. Claro que são os times menos conhecidos, com menor investimento. Os três, porém, têm feito as coisas direitinho. Vão vender caro o rebaixamento. Mas todos os grandes e médios precisam estar espertos. Basta ver o que tem acontecido com todo mundo. É a primeira do Vasco fora da elite. Uma pena.

– “Pena” pra você, seu Mario. É muito bem feito. No Rio, eu sou mais Portuguesa da Ilha que Vasco. Só por causa do ex-presidente. Mas, agora, vou torcer pelo Vascão mais que pela Lusa na Série B. Quer dizer, vou torcer pelos dois. Afinal, são quatro campeões na Série B, né? Agora eu lembrei que você sempre fala isso! Eu não entendo direito, mas sei que é isso.

– De coração, Mendes, eu também torço pelo retorno dos grandes. Vasco, Portuguesa e Bahia não podem ficar de fora da Série A. A briga pela outra vaga vai ser boa.

– Mas será que eles sobem? O Bahia, sei não…

– Também não sei, Mendes. É apenas torcida. Afinal, jornalista tem time, e sempre quer casa – e ibope – cheio.

– E qual é seu time, seu Mario? O Rincón ta dizendo que você é porco…

– Sou Sociedade Esportiva Jornalismo.

– Ah, tá… Preciso atender os outros clientes. Vê se volta sempre antes das rodadas, seu Mário Betti. Vamos conversar e dar umas cornetadas. Quero falar muito de futebol e da imprensa com o senhor.

– Estaremos por aqui. O menu muda toda semana?

– Que nem o futebol. A cada rodada tem um sabor diferente. E, hoje, a conta é da casa.

– Obrigado, Mendes. Até porque, como visitante, meu saldo vale por dois.

– Isso é outra coisa que quero falar com o senhor, Mário Betti. Eu não sei se é melhor ter pênalti ou fazer gol na casa dos outros. Eu ainda não sei se é boa essa história do critério do gol marcado como visitante.

– Também, não, Mendes. Mas você já sabe que não é gol que vale “em dobro”, e, sim, gol marcado fora. Mais simples. A imprensa adora inventar… Mas a gente discute isso depois.

– Claro, né?! Se o seu time passar na Libertadores por causa desse critério, você vai defender o regulamento. Conheço jornalista! É tudo farofa do mesmo saco!.. Rincón! O, Rincón! Vê se tem café simples pro seu Mário? Aqui no cardápio eu não vi.

Tags:

  • Alexandre

    incrivel…. é até dificil ler tudo mas é incrivel… tem pessoas aqui no mundo completamente diferentes, mas que no fundo são todas iguais! tirando, lógico, o rincon….
    falow seu “Mário”

  • Rômulo Ruano

    Coluna bem legal seu Mário! Hahaha! Está de parabéns, espero que continue escrevendo durante o Campeonato Brasileiro diversas colunas dessa forma. A opinião de jornalistas são importantes, mas quem entende mesmo de futebol é o povão!
    Grande abraço!

  • Jovaneli

    Clap, clap, clap…

  • Marcos Cacciatori

    Como eu imagino que deve ser difícil receber elogios no blog (é mais fácil descer a lenha!), escrevo para dizer que é muito bom seu texto viu “Mário” Beting? Quem dera nossos dirigentes tivessem cabeças criativas e competentes como a sua nos nossos clubles…
    Só não concordo quando diz “time do Fenômeno”, acho que temos bons jogadores, pelo menos até a maldita janela…só falta uma sombra para o Douglas, um zagueiro reserva e dominio de bola para o Souza (como apanha da bola!!!!)
    Abraço

  • http://blogdojaovitor.blogspot.com/ João Vitor Dias de Sousa

    Marião,ops,Maurão,kkk,muito bom o texto,parabéns,mas é verídico ou mais um causo seu?!Mas gostei,mesmo assim.
    Eu,como bom torcedor do Esporte Clube Santo André,acho que meu time ainda não cai,e pode dar trabalho aos grandes,você viu,no Paulistão não fizemos feio,até ganhamos do SPFC no Morumbi,acho que coisa ruim,muita,não vai sair.O que você me diz,está comigo,ou acha que ele cai?
    Abraços

  • Alexandre Melo

    Simplesmente genial!

  • Ricardo

    CLAP, CLA, CLAP (2)

    Parpites:

    Título: Inter, Cruzeiro, SP e Palmeiras
    Libertadores: Corinthians, Flamengo, Gremio, Santos

  • E!

    Estou CHORANDO de rir com a opção do cardápio.

  • http://blogs.abril.com.br/palestra Thiago Liberal

    Um dos posts mais ‘nonsense’ que eu já li na blogosfera esportiva.
    Hahaha, muito irreverente.

  • Claudio Sacramento – Salvador/BA

    Grande Mauro!
    Meus palpites são:
    Inter, grande favorito. Melhor time e tá voando. Cruzeiro bem próximo. Voando também. Corinthians, próximo. São Paulo também (não dá pra deixar fora desta lista. É o clube de maior número de jogadores de qualidade). Palmeiras (começou o ano jogando bonito. Uma hora volta a jogar assim novamente. Embora precise de alguns reforços pra zaga e lateral-direita. Esse henrique que tá quase contratado não deu certo por aqui no Bahia e nem no Inter. Sei não…). E ainda boto o Grêmio nesse patamar. É um time eficiente.
    Não exatamente entre os favoritos, mas por ali, coloco o Flamengo (Adriano pode resolver o maior problema do time. Mas o imperador ainda é uma incógnita). Coloco o Botafogo (precisando de vários reforços, especialmente para o banco). E o Sport (esse time joga redondinho. Vai dar muito trabalho. Quem sabe o Ciro não seja a revelação do Brasileirão?)
    Claro que tudo isso sem contar com as contratações, janela de transferências européias do meio do ano, entre outros problemas que poderão aparecer, como por exemplo, no caso do Flamengo, os graves problemas financeiros por quais o clube passa pode desfigurar muito o time no meio do ano.
    Entre os jogadores que poderão ser destaques do Brasileiro, sugiro um Post sobre esse assunto.
    Abraço, Mauro!

  • http://ericooyama.zip.net Érico Oyama

    Será a primeira vez que acompanharei de perto um Brasileirão com tantas estrelas consagradas. Não sou tão novo assim, mas as edições anteriores foram niveladas por baixo, agora, com Ronaldo e Adriano de volta, teremos a oportunidade de ver futebol de alto nível em terra tupiniquim.

  • CARLOS ROBERTO SANTANGELO

    MAURO, TENHO 31 ANOS, ACOMPANHO FUTEBOL DESDE OS 7 ANOS, É SIMPLESMENTE UM DOS MELHORES ARTIGOS QUE EU LI NA MINHA VIDA! VALE ATÉ UM QUADRO NA TV ILUSTRANDO A HISTÓRIA OU PELO MENOS UMA CHARGE. O QUE ACHA? PARABÉNS!

  • http://ferozesfc.blogspot.com João Paulo Tozo

    DJ Marião Balada, me passa o endereço desse boteco pois as próximas reuniões dos Ferozes FC será nesse tão nobre estabelecimento.

    Cara, esse Mendes já é um mito:

    – Isso mesmo, seu Mario Betti. Cada jogo tem sua escória!

    – É… Por um lado, você não deixa de ter razão… Sobretudo fora de campo… Deixa pra lá. E você, Mendes, tem favorito?

    Sensacional demais! ahahahahaha

  • http://cariocafootballclube.blogspot.com Pedro Scofano

    Parabéns ”Mário”,muito boa matéria!

  • Fernando Miller

    Muito bom,Mauro Bettio, filho do grande radialista Zé Bettio…

  • ERIK

    HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

    SEU “MARIO BETTI”, ESSE TEXTO FOI SENSACIONAL. E O POVÃO ENTENDE MESMO DE BOLA, MAIS DO Q A ”MÍRDIA” ESPORTIVA.

    PALPITES: O CAMPEÃO FICARÁ ENTRE INTER, CRUZEIRO E O TRIO DE FERRO PAULISTA.

  • GUSTAVO

    JÁ COMEÇARAM A PALHAÇADA, JÁ DERAM UMA MÃOZINHA PARA OS PAULISTAS, O GOL DO KEIRRISON ESTAVA COMPLETAMENTE IMPEDIDO. PODERIAM DEIXAR MAIS PRA FRENTE, MAS JÁ ESTÃO AVACALHANDO LOGO DO INÍCIO, AOS AMANTES DO FUTEBOL, TEREMOS QUE CONVIVER ATÉ O FINAL DO ANO COM ESTES TIPO DE COISAS, E OLHA QUE O CORÍNTHIANS NEM ESTREOU.

  • Rasangui

    Fantástico,como sempre!

    Auauhhaua!!

    SPFC campeão!

  • Fábio Chamusca

    HAhahahaha
    “Time do Fenomeno”, né? Sei, sei… rsrsrsrs

  • Rodrigo Garcia

    Pqp, é o melhor jornalista do Brasil, Mário! Opa, Mauro!

    Sensacional, Mauro Beting. CLAP, CLAP, CLAP [3]

  • Almir Moura

    Genial!!! :)

  • Isabela Pagliari

    Parabéns, sua criatividade e seu dom para escrever fogem do normal. Como Rômulo disse a cima, espero que escreva mais colunas desse tipo, são fascinantes.
    um beijo Isabela Pagliari

    PS: adorei o ” Sou Sociedade Esportiva Jornalismo”

  • Luan Frainer

    O seu Mario Betti tu não acha que o Inter tem que jogar melhor fora de casa, já que nos ultimos brasileiros esse tem sido o problema????Ah esqueci de fala seu Mario Betti esse gol fora de casa é uma grande burriçe mas isso discutimos depois……

  • Fred

    Parabéns! Excelente Post, Mário, quer dizer Mauro…

  • Gabriel

    O Bahia pode até não subir, mas é favorito para tanto. Vai disputar o título com o Vasco. É muito mais time q o dos anos anteriores. Não se pode falar sem saber.

  • Rafael Belo

    SIMPLISMENTE ESPETACULAR.

    NUNCA LI ALGO TÃO IRREVERENTE E INTELIGENTE SOBRE FUTEBOL.

    CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP