Corinthians 2 x 0 Atlético Paranaense

por Mauro Beting em 07.maio.2009 às 0:50h

* Wallyson, moleque de muito futuro se ganhar mais caixa, escapou e bateu, no primeiro tempo. Felipe fez mais uma bela defesa, a bola bateu na trave, e o Corinthians se salvou num primeiro tempo nervoso para os paulistas.

* Segundo tempo, cercado por quatro atleticanos, Ronaldo achou a brecha, acelerou e desacelerou como craque, bateu cruzado, e o Galatto que não falhava tomou um gol defensável. A diferença no Pacaembu. A mesma do SP-09: Ronaldo.

* Wallyson teve outra bola do jogo, mas jogou no tobogã.

* Ronaldo criou do nada um lance na área. Derrubado em pênalti discutível (que eu marcaria), ele deu paradinha, deslocou o goleiro, e desclassificou o Atlético.

* Havia um Ronaldo. Há um Corinthians cada vez mais forte.

* O Atlético não pode se deseperar. Foi grande em 85 minutos no Paraná, e caiu eliminado pelo desatino final.

* Belo duelo tático entre Mano e Geninho. Ousadias e reposicionamentos com três na frente e três atrás de treinadores que sabem o que fazem.

Tags:

  • Daniel Mello

    “Há um Corinthians cada vez mais forte.”
    Discordo desta afirmação.
    Há é um Ronaldo cada vez mais forte…
    ou é ele quem decide ou é contar com a sorte de um chute de longe…
    (salvo raros momentos de inspiração de um ou outro jogador)

    O atlético jogou muito melhor em curitiba…
    em são paulo, ronaldo decidiu… em jogadas que não tem muito de especial por parte do time corintiano
    o jovem time paranaense (que [ainda?!] nem é grande coisa) jogou marcou melhor, aproveito melhor os espaços, criou as melhores chances de gol…
    agora, pecou nas finalizações e bem, quem não faz. . .
    ah, e na segunda etapa ajudou, errando muitos passes na intermediária…

    Não consigo ver esse time entre os quatro melhores do brasileiro…

  • Antonio Petrucci

    Resposta ao amigo Daniel mello.
    Quem nao consegue ver hoje o corinthinas entre os quatro melhores poderá ve-lo no final do brasileirao…. provavelmente como o melhor…

  • Antonio Petrucci

    O Ronaldo era o que estava faltando ao timão….

  • jairo

    comparar aquela correria de atrretico la em curitiba, com esse jogao do corinthias, eh vergonhoso, cade o campeao em cima de quem mesmo? cianorte? se toca time pequeno, clube grande tem historia, nao comeca em 2001 nao, volta pra casa e chorrraaaaa, treina mais um pouco, pro proximo paranaense.kkkkkkkk

  • Jovaneli

    Vi um time cansado em campo. André Santos, que é mais ala que lateral, não fez bem nenhuma das duas. Douglas também não esteve inspirado, diferentemente de Ronaldo, capaz de tornar fácil o que está muito complicado para seus companheiros.
    Outra constatação: Elias é para esse Corinthians 2009 o que Hernanes foi para o São Paulo 2008. Fez muita falta o “Essien genérico”.

  • http://felldesign.wordpress.com/ felldesign

    A visita de Hugh Jackman no CT do Corinthians inspirou o nosso R9!

    http://img222.imageshack.us/img222/3532/fenomerine.jpg

    E pensar que tínhamos HE-MAN em 2006… se bem que ontem ele parecia bem PACATO, após o término do jogo…

    (ok, péssima piada!)

    http://felldesign.wordpress.com/

  • Rubens

    Daniel,
    Acho que não assistimos o mesmo jogo. O time do Atlético posicionou-se na defesa e teve exatas duas oportunidades de gol: uma no primeiro tempo, uma no segundo.

    O Corinthians, por outro lado, teve o controle das ações ofensivas. Mesmo com algumas dificuldades no primeiro tempo teve duas oportunidades claríssimas de gol e, pasmem, nenhuma delas com Ronaldo: uma com Jorge Henrique e outra com André Santos.

    No segundo tempo o domínio foi ainda maior. Grande poder de marcação do meio campo. Volantes seguros e zagueiros mais ainda. Boas jogadas de ultrapassagem pelos laterais. E, é claro, Ronaldo com boa movimentação fora da área e, dentro dela, atuando de forma perfeita.

    Mais um detalhe: o time jogou sem Wiliam e Elias, respectivamente o capitão do time e o jogador apontado por muitos como o melhor jogador do Paulista.

    Caro Daniel. Sinto informar, mas o Corinthians está cada vez mais forte sim: 28 jogos na temporada e apenas uma derrota. Detalhe… Apenas 13 jogos com Ronaldo (menos da metade).

    Um abraço e nos vemos no Brasileirão!

  • gustavo

    O time do atlético é muito bom, muito rápido, e o péssimo geninho está fazendo um grande trabalho. Mas estou cansando das glórias corintianas serem dadas sempre ao Ronaldo. Ontem o chicão jogou demais, como de costume esse ano (somente na primeira partida contra o furacão que ele jogou mal). Cristian, apesar de ser brigão, rouba muitas bolas, passa bem e chuta razoavelmente ao gol. André Santos tem jogado muito bem atrás e muito bem na frente. Além disso, tem decidido jogos com gols. Elias foi o melhor do paulistão. E felipe reencontrou o bom futebol. O Corinthians está com um grande time e entra como um dos favoritos, junto com inter, cruzeiro e são paulo (apesar de ter um time mediano, esse time é uma desgraça quando o assunto é se recuperar).

  • gustavo

    Destaques do atlético: Wallyson (apesar de ter perdido gols, é muito rápido), Márcio Azevedo (ótimo lateral, que o timão preteriu em favor do horrível Wellington Saci) e Rafael Moura.

  • AKIKEM MANDA ÉNOIS

    MAURO , PARABÉNS PELOS SEUS COMENTÁRIOS DE QUALIDADE E E NÃO-TENDENCIOSOS ( MESMO SABENDO QUE ÉS PALMEIRENSE!!). DIVERSOS COMENTARISTAS , MESMO MAIS EXPERIENTES , TENTAM IMITAR SUA ISENÇÃO E EQUILIBRIO MAS , SE ATRAPALHAM TODO , DEMOSTRANDO A PRÓPRIA HIPOCRISIA. AGORA PARANDO COM OS ELOGIOS ,PARECE QUE O COMPANHEIRO “DANIEL MELLO” TORCE P/ AS BAMBIS. O TIMINHO ‘MORRE-MORRE’ ESTÁ DE FÉRIAS ,CURANDO-SE DA DIARRÉIA DAS SEMI-FINAIS. A TREMEDEIRA COMEÇOU COM A CAPITÃ-GAY , COM O COLAPSO CARDÍACO DO ZAGUEIRO CORRENDO ATRÁS DO GORDINHO EX-JOGADOR E AGORA COM OS NOVOS HOSPITALIZADOS. HAJA PAPEL HIGIENICO P/ DIARREIA E RÍMEL P/ RETOCAR O ‘CHORORÔ’!!. PIOR QUE NEM POSSO PEDIR P/ ELE COMENTAR OS JOGOS DO TIME DELES PQ. NEM JOGAM !!! O CORINTHIANS ENTRA NO BRASILEIRO É PR’A SER CAMPEÃO E NÃO SER ATÉ 4ºLUGAR !!

  • Nick

    É Mauro, o Corinthians está mesmo cada vez mais forte!
    (1) Mesmo sem dois de seus titulares absolutos (William e Elias), o time manteve o padrão de jogo. Os dois substitutos (Diego e Boquita) se apresentaram muito bem.
    (2) E mais, no decorrer da partida, Mano teve que sacar Dentinho, que ainda sentia os efeitos da “Dominguite” da final, agravada pelas pancadas que levou da viril defesa do Furacão, caracterísitca dos times de Geninho (afinal, quem não se lembra do “Pega, Pega!”, à beira do gramado, pela Libertadores, que acabou vazando para os microfones em rede nacional?). Mano sacou ainda Douglas (por questões táticas) e André Santos (ainda sentindo a fisgada na virilha). Os substitutos (Morais, Fabinho e Wellington Saci) entraram muito bem, em especial, Morais, caindo pela esquerda.
    (3) Em suma, Mano está preparando, inteligente como é, um bom banco para suportar a maratona que vem por aí.
    (4) O jogo mostrou que a vitória na Arena da Baixada foi fruto da vontade do Furacão (vitaminada por sua torcida) combinada com uma atuação abaixo do esperado do Timão (em especial, de alguns jogadores, como Chicão).
    (5) Por falar em Chicão, o jogador está redimido. Que partida! Impecável.
    (6) Quanto ao Furacão, pouco a dizer, afinal, o time é fraco. Depender de Rafael Moura não dá (os corintianos bem sabem). Wallyson ainda é incógnita. Na Arena, acertou aquele bate pronto no primeiro gol. Já no Pacaembu, em lance que parecia replay do gol no Paraná, mas teoricamente mais fácil (era ele e o gol vazio), isolou para o Tobogã. Não se pode perder um gol assim. Tal qual Neymar, dos Santos, o jovem ainda terá que comer muito arroz com feijão para se firmar. De positivo, apenas Márcio Azevedo. Partidaça! Alessandro foi totalmente dominado por ele durante a partida (o corintiano ganhou apenas uma bola, em disputa no meio de campo).
    (7) Foi penalty, Chico e Renan “ensanduicharam” R9.
    (8) R9 é gênio, mas Galato falhou no primeiro gol. A bola era defensável.
    (9) Agora é esperar por Flu ou Goías.
    Abs.

  • Rodrigo Raniéri

    Ah, eu consigo…E se tem um jogador que se destaca,pq desmerece a equipe? O Keirrison quando estava marcando todos os jogos, elogiaram a equipe, mas com o Corinthians,”vira time dependente”…Se não fossem 10 jogadores lutando 90 minutos, Ronaldo não vingaria…O Corinthians tem base forte e união de grupo para lutar por conquistas (como já fez, Campeão Paulista INVICTO,que não é fácil,vide 37 anos da última conquista dessa maneira por um time paulista, o Palmeiras)…Agora pq como os noticiários são sempre Ronaldo, não é justo desvalorizar o esforço de uma equipe e o trabalho de um excelente treinador: Mano Menezes!

    RODRIGO, vc tem razão, sim. aliás, como mandou bem o próprio Ronaldo. Ele só faz gol porque deixam ele sem precisar marca, com 10 correndo por ele. muito justo.

  • Rodrigo Martins

    Mauro, eu não consigo ter tanta bondade com a arbitragem quanto você, em citá-la apenas na frase “Derrubado em pênalti discutível”. O tal do Leandro Vuaden, que agora eu sei porque é tão elogiado pela imprensa PAULISTA (com exceções, é claro), desenhou o placar que quis no jogo. Nem vou falar disso que estão chamando de “pênalti no Ronaldo” mas sim do pênalti que o Alessandro cometeu em cima do Márcio Azevedo no início do jogo e não foi marcado. Foi um lance duvidoso? FOI. Tão duvidoso quanto aquele penalti que DERAM pro Ronaldo no Segundo tempo. Mas o excelente marketeiro Vuaden só marcou pro lado que lhe convém. Impossível dizer que um gol do Atlético no começo do jogo não mudaria a história do mesmo. Enfim, tudo pode se esperar no jogo de um time que já venceu um campeonato Brasileiro no tapetão, que já venceu um “Mundial da FIFA” sem ter vencido sequer a Libertadores e que tem as atenções voltadas ao Ronaldo, quando se esquecem de falar sobre a marginalidade mirim do tal Dentinho, que após soltar o cotovelo na boca de Rafael Moura no jogo de Curitiba, jogou ontem como se nada tivesse feito na semana anterior e disparou socos contra o zagueiro Gustavo, sem ser lhe dada nenhuma punição. Enfim, dão tanta atenção ao quase aposentado Ronaldo que se esquecem do futuro do nosso futebol, que está nas mãos de pessoas como Vuaden e Dentinho.

    RODRIGO,
    1. De fato, também há como discutir aquela dividida entre Alessandro e Márcio Azevedo.
    2. E, sim, se pega, Dentinho deveria ter sido expulso. Como já poderia ter sido expulso na Arena. Aliás, nem precisava ter pego o adversário. Dentinho precisa dar uma maneirada. Anda muito nervoso. Domingos, Diego Souza, Cristian e Dagoberto têm feito escola – para citar apenas um exemplo de cada grande paulista

  • carlos amendola

    Veja só as pérolas dos jornalistas esportivos. O repórter Fernando Fernandes, da TV Band, pergunta ao Ronaldo se a felicidade de um homem faz a diferença na vida profissional. Não, meu caro idiota, respondo, o sujeito precisa estar infeliz para realizar seu trabalho com maior eficácia.
    O apresentador do Globo Esportes pergunta ao Caio Ribeiro, mais parecido com o Múcio, personagem de Jô Soares nos anos 80, se o lance em Ronaldo foi penalti mesmo. O aprendiz de imbecil responde que vai deixar para os analistas de arbitragem decidirem, pois eles são especialistas. Será que é preciso ser um ex-árbitro para dar palpites nas arbitragens? Alô, Alô, Ben Jor, chame o síndico Tim Maia, onde tudo é tudo e nada é nada.

  • Sônia Martins

    Sem dúvida o Corinthians é um time que se apresenta cada vez mais fote. “Corinthians não…o Ronaldo !!” , mas num é óbvio que todo time tem que ter um atacante para fazer Gols ??

    o atacante do Timão é o “Ronaldo” e apesar do desempenho brilhante dele, Dentinho, André Santos..fizeram gols decisivos para que o resultado fosse um sucesso no Paulista, por exemplo.

    O time estava apático na Arena, mas teve a maior tempo de posse de bola contra o Furacão no Pacaembu e foi prá frente com garra. Por possuir um atacante brilhante, concluiu a partida com 2 gols merecidos a vitória e garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.

    Daí, ver o time no G4 do Brasileirão num sei…porque até lá creio que a formação será outra, porque acredito que haverá venda de jogadores, pois o clube necessita de dinheiro sobretudo !

  • Ecleatlético

    FAZER OQUE?

  • AKIKEM MANDA ÉNOIS

    E ,… DOMINGO O TIMÃO RETORNA À 1ª.!!!,…..
    FIEL / CORINTHIANS…UM AMOR SEM DIVISÕES,
    UM AMOR QUE SÓ SOMA E MULTIPLICA….
    UMA PAIXÃO QUE NUNCA DIMINUI….

    NEM A MATEMÁTICA PODE DIVIDIR ESTA PAIXÃO !!!
    SAUDAÇÕES FIEL-NOMENAIS A TODOS !!!…

  • gilson nunes soares

    para min o corinthias esta mais forte, do que ocorinthias da serie b, por que o da serie b nao tinha um matator iqual ao ronaldo certo,o ronaldo nao esta fazendo tanta diferenca assim como amidia coloca certo ,ele esta fazendo apenas aguilo gue um atacante bom faz gue e gol, ou seja por exenplo se fosse o borges, fred adriano,kleber glatiador,kleber p ,nilmar,diego tar, ou fernandao etc,faria o mesmo .ai voces me percuntan porqu eles nao estao fazendo,e simples os clubes que eles jogan eles nao infentan penaltitis para eles , enao espulsan jogadores adversarios como para o corinthias

  • Roger

    Se vcs observarem com olhos neutros, NÃO foi pênalti no Ronaldo. De jeito nenhum !!! Ele teve o mérito de cavar a penalidade. O Alessandro está me lembrando Guinei, Gralak, João Carlos (bolas perdidas na defesa, que criam enormes chances ao adversário). É muito preocupante, a extrema facilidade com que os times rivais, criam oportunidade cristalinas de gol, pelas laterais e tabela 1-2. A defesa foi a menos vazada do paulista, porém acho muito falho o sistema de marcação nas laterais.

  • Fábio Chamusca

    Ah! Mas é graça! Só pode!
    Primeiro: o lance com o Alessandro e o velocista Marcio Azevedo não foi nada.(Se alguem me disser o que esse lateral rubro negro faz de bom dentro do campo além de correr…)
    Segundo: pelo amor de Deus, Mauro! O penalty em cima do Ronaldo foi claro. Zagueiro nenhum toma uma letra por entre as pernas e resiste ao impulso de dar uma rasteira no autor do drible. E nesse caso, além do “letrado” Chico, ainda teve o projeto de Valderrama lá que tambem colocou o pé na frente do Ronaldo…
    Terceiro: dizer que o Vuaden apitou para o Corinthians só pode ser brincadeira! A zaga do Atlético Paranaense SÓ FEZ CHUTAR TORNOZELO! Só batia! Chico, Gustavo, Antonio Carlos… Todos eles só chegavam chutando por trás. O Rafael Moura chutou meio Chicão ainda no primeiro tempo… E foi isso o jogo todo… Um Atlético recuado com a caixa de ferramenta aberta e tentando sair em velocidade (isso eles tem muito mesmo) no contra ataque.
    Tiveram duas chances boas com o Wallyson, que parece mesmo uma promessa de revelação do Brasileiro. E só.
    O adversário das quartas é o Fluminense. Se jogarem como fizeram contra o Goiás, o Corinthians já está na semi. E se novamente só aparecerem poucos mais de quinze mil torcedores contra a gente, vencemos até dentro do Rio.
    Excetuando o Fred e o Thiago Neves, não vejo grandes problemas contra o tricolor carioca não.
    Espero que nada de ruim aconteça e que possamos ir às semi finais.
    Acho que dá Vitória contra os Vasco. Coritiba contra a Ponte. E Inter contra o Mengo.
    Não sei como ficariam as semi, mas não gostaria de pegar o Inter antes da final. Pois do contrário não será possível vencê-los e entupir de uma vez por todas aquela choradeira de 2005, quando ninguem lembra do jogo contra o Paysandu, onde Fernandão resolveu a partida em pleno impedimento. Que ninguém lembra que o Carlitos apanhava feito mala velha e arbitro nenhum apitava nada, parecendo ter uma certa raiva das provocações do argentino na Copa América no jogo final, onde graças ao nosso querido árbitro e sua esposa brasileira, empatamos o jogo num lance que mais parecia filme chinês de kung fu.)

  • Gustavo Figueiredo

    “O Corinthians está com um grande time e entra como um dos favoritos, junto com inter, cruzeiro e são paulo (apesar de ter um time mediano, esse time é uma desgraça quando o assunto é se recuperar)” – Eu não deixaria o Flamengo de Adriano fora dessa lista, até porque nos dois ultimos brasileiros o Flamengo ficou em 3º e 5º respectivamente. Com relação ao Corinthians, é inegável o quanto o time está crescendo, fora que Ronaldo, apesar de existerem estardalhaços e massificações midiáticas pelo seu bom momento, incita a torcida e consequentemente o ânimo do time, ainda vou mais longe dizendo que ele deixa o próprio campeonato mais acirrado em vários aspectos, é um idolo e o povo brasileiro tem fascinio pelo Futebol do cara, muitas vezes ele faz o minimo soar como máximo e quando faz o máximo é endeusado, mas a verdade é que o Timão está se acertando, crescendo cada vez mais e é sim um dos favoritos ao titulo do Brasileirão… Enquanto isso meu mengo vai tendo provas de fogo pela frente na Copa do Brasil, e se passar pelo Inter e até ser campeão da competição, o cara do post inclui o nome dele entre os favoritos do Brasileirão, vamos aguardar.

  • Nick

    (1) Prezados Rodrigo e Mauro, o Dentinho anda nervoso porque tem apanhado muito. Experimentem vocês lá no campo, tomando botinada, por trás, de um bando de cabeças de bagre que se dizem jogadores. E tudo com a conivência da arbitragem. Que tal levar um pisão no tornozelo deferido pelo Domingos, hein? E um pisão no tornozelo deferido pelo André Dias, que tal? E uma entrada por trás do fraco Gustavo do Atlético-PR. Dentinho teve que sair de maca depois de tanta pancada!!! Eu sei que não justifica, mas o jogador não tem sangue de barata. Quem vocês preferem? Pelé ou Matozas, do Uruguai, que recebeu uma cotovelada do Rei na semifinal de 70, no México, em revide após ter quase quebrado o camisa 10 da Canarinho? Zidane ou o brucutu Materrazzi, que recebeu uma cabeçada do maior jogador da história da França na final da Copa da Alemanha, em 2006, depois que o italiano ofendeu a irmã do francês? Garrincha ou Landa, do Chile, ambos expulsos na semifinal da Copa de 62 após troca de pontapés (o anjo das pernas tortas não aguentou tanta deslealdade do chileno ao longo da partida)? Crucificar um jovem atacante como Dentinho e preservar de críticas brucutus que infestam o futebol atual significa colaborar para que o nível caia ainda mais. Peraí, Dentinho não é Edmundo! Talvez lhe falte ainda um pouco de idade e malícia. Mas entre Dentinho e o fraco Gustavo, fico com Dentinho!
    (2) Outra coisa: o time do furacão é fraco sim e bate muito, como é característica dos times orientados pelo Geninho.
    (3) Já comentei no blog do PVC mas vale repisar. Felipe: goleiro menos vazado do Paulistão e pegou aquela bola incrível do Wallyson. Chicão: até então, igual número de gols de Ronaldo (8), apesar de zagueiro. André Santos: nº 1 em passes e desarmes no Paulistão, marcou os gols que eliminaram o segundo jogo nas duas primeiras fases da Copa do Brasil e o gol de empate na final contra o Santos, que serviu para terminar de “cozinhar o Peixe”. Elias e Christian: juntos, igual número de gols de Ronaldo até então (4 para cada), apesar de volantes. No primeiro jogo da semifinal contra o Tricolor, no qual Ronaldo esteve meio apagado, Elias empatou e Christian virou em momentos cruciais. Aliás, Christian marcou o golaço contra o Furacão, em plena Arena, quando a torcida do Furacão já cantava vitória por goleada (3×0). Douglas: garçom do time, abriu o placar no segundo jogo contra o São Paulo, enfiou a bola para Morais sofrer a falta que resultou no primeiro gol contra o Santos, marcado por Chicão, no primeiro jogo da final. Dentinho: gol da vitória contra o Santos na 1ª fase, com cruzamento cirúrgico de Douglas. Gol contra o Furacão, em plena arena da baixada, aos 47 min do 2ºT (Ronaldo nem estava mais em campo, depois de outra entrada imprudente da “viril” defesa do Furacão). Se não fosse por este gol de Dentinho, acho que a classificação estaria comprometida. O próprio Ronaldo declarou na Vila e no Pacaembú, após a classificação: não jogo sozinho (mas é gênio!).
    Abs.

    Nick, não que você não deixe de ter razão. Mas, fosse assim, Pelé estaria cumprindo prisão perpétua por revide. Nos dias hoje, Messi e Cristiano Ronaldo estariam na Corte de Haia.

  • Fábio Chamusca

    Mauro, eu realmente não entendi a tua resposta ao Nick. Perdoe-me a burrice, mas se puder “desenhar”, agradeço.(risos)
    Porque pelo que entendi, Pelé não precisaria ter dado cotovelada alguma se não tivesse sido agredido.
    Aproveito até pra falar algo; por que ninguem comenta o tanto que o Neymar bate? E ele apanha bem menos que o Dentinho. E joga bem menos tambem. Dentinho tem se comportado mal, é verdade. Mas nucna vi Dentinho dando pancada por trás em quem está com a bola. E o Neymar faz isso direto… Além de dar xilique (acho que é assim que escreve) o tempo todo querendo apitar o jogo.