Fiel, o Filme

por Mauro Beting em 05.maio.2009 às 12:44h

Como não-corintiano, confesso, por vezes, me arrepiei com o que vi no telão do cinema. Nada que está em 92 minutos de ótimo documentário é novo. A gente já viu esse filme do fidelíssimo alvinegro em outras cores, em outros credos. O novíssimo corintiano é como o bisavô dele. Mudam os nomes, mas o nome que eles gritam é o mesmo.

É tudo igual. E nada foi mais igual do que a cena de Dentinho seguindo Felipe e pulando o alambrado do Pacaembu, depois do retorno à Série A, contra o Ceará. Naquela muvuca, todos eram Dentinho, e só se achou Dentinho pelo motivo do apelido de guerra. Não havia alambrado, barreiras, camisa, identidade. Era tudo o mesmo RG. Era tudo fiel. Era tudo Corinthians.

A produtora G7 Cinema está fazendo belos trabalhos com Grêmio, Inter e São Paulo. Dentro do possível, cada um com a cara de cada clube. Mas poucos, de fato, sairão como o do Corinthians, onde todos têm a mesma cara. O mesmo coração que passa quase todo o filme sofrendo para não cair (como caiu, em 2007), sofrendo mesmo sabendo que subiria (como subiu, em 2008).

“Fiel” é um Big Brother em que é possível se identificar com os personagens reais da história. Gente como a gente que não faz tipo e nem pose. Gente que torce, não joga. Gente que nao faz qualquer coisa para ganhar um prêmio. Gente que ganha só de participar dessa história que não tem fim. Só um eterno recomeço.

Tags: ,

  • Luiz Henrique(S.E.PALMEIRAS)

    Mauro comenta o Jogo do Verdão powwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

    E mauro fala a real, vai vir o Kleber Pereira mesmo ?

  • Grave

    Mauro adimiro seus comentarios, mas pelo amor de Deus um cara que se diz Palestrino como vc tem que parar de elogiar esse time da marginal sem numero e procurar reverenciar o Palestra coisa que rara de eu ver voce fazer em seus comentarios, cara assume que vc e corintiano e para de dizer que e Palestrino.

    GRAVE, aproveito o ensejo para convidá-lo para mais um lançamento do meu novo livro – OS 10 MAIS DO PALMEIRAS, no próximo sábado, 9 de maio, a partir das 12h, na PONTO VERDE, loja de produtos esmeraldinos ali na Rua Turiassu, 1350, pertinho do Palestra.
    Ficar comparando tamanhos não é coisa de palmeirense.
    palmeirense não é mais. nem é menos. é Palmeiras. isso basta.

  • THIAGO

    lógico que eu sei da sua paixão pelo Palmeiras, mas é muito legal ver um cara(vamos esquecer um pouquinho que também é um grande jornalista) que consegue ver e sabe respeitar a diferença que o Corinthians diferentes de todos os outros clubes do Brasil. É mais ou menos como o Salgueiro: nem melhor nem pior, apenas diferente.

  • Cristina Mara

    O “Fiel”, ainda não vi, fiel sou desde que nasci, e não são poucos os anos em que acompanho essa paixão chamada Corinthians. Mas, acredite, você, Mauro, palmeirense confesso e apaixonado, tem me mostrado, através de seus comentários e crônicas,como é agradável torcer com elegância e respeito pelo adversário. E viva o futebol, que tem sido parte importante de minha vida. Obrigada, Mauro.

  • Thiago Rubbo Garcia

    ESPETACULAR Mauro Boeta Beting!!

    posso assinar abaixo??

    Thiago R. Garcia!

  • http://cruzdesavoia.wordpress.com cruzdesavoia

    Quase impossível, caro Mauro, falar de corinthians para Palestrinos sem ser achincalhado… Vais dormir de orelha quente, pelo jeito…

    Detalhe: estive na ‘press estréia’ e tb me emocionei com trechos do filme.

    GRANDE CRUZ, você disse tudo. e estamos preparados. aliás, como os próprios produtores.

  • carlos amendola

    Confesso que tudo que envolve o Corinthians é muito chato. Ligamos a TV, e tanto faz a Globo como as outras, estão lá mostrando o treino, entrevistando o Mano, link ao vivo, história mosqueteira, e o diabo a quatro. Abrimos o jornal na parte de esportes, e o Corinthians toma a maior parte. Emissoras de rádio é pra aborrecer até os amigos do timão. Nem corinthiano normal aguenta, somente os “doentes”.É preciso dar um basta nisso, está desagradável assistir qualquer programa esportivo. E depois falam que todos são anti-corinthiano. E se ainda fosse, o alvinegro da marginal, o melhor de todos os tempos, mesmo assim a imprensa deveria ser mais democrática.
    Eu ainda acho que esse ufanismo é por pura inveja, claro que sim, pois Santos é o time do século, Palmeiras é a academia e o São Paulo é a força temida.

  • Letícia

    Mauro, como corinthiana comum – fanática, roxa, como quiser… – devo dizer que você é o meu colunista favorito. Expressa a grandeza do Corinthians como poucos corinthianos conseguem fazer. O que acaba soando irônico, já que vem de um palmeirense. Mas talvez o grande ponto seja justamente esse: respeito. Procuro sempre no L! pelas suas publicações e me sinto na obrigação de dizer que sempre me emociono com suas publicações. É emocionante ler textos bem escritos e que retratam essa paixão tão grande com tamanha fidelidade… textos como quando o meu Timão caiu. Como quando o meu Timão voltou. E tantos outros, do dia a dia… enfim, te parabenizo pelo esplêndido trabalho e quanto às acusações a serem aturadas pelos anti-corinthianos, é assim mesmo… você, mesmo não sendo corinthiano, por tratar de Corinthians, tem que ouvir a indignação de quem ainda tenta alcançar o fenômeno que é CORINTHIANS.

    LETÍCIA, em seu nome, e de todos, muito grato pelo respeito e carinho.

  • Wagner

    Esse blog é bom para marcar algumas diferenças – em primeiro lugar o palmeirense como o Beting sabe analisar o que é real da cegueira do fanátismo, talvez por isso os curintianos fiquem tão imprecionados ao ver um palmeirense falando bem do seu time – aprendam uma coisa curintianos – Palmeirense não é tonto nem fanático, ele torce e ama seu time sem deixar de cuidar da familia e perdendo o emprego, não liga em ser a terceira maior torcida do estado, apenas vamos ao estádio, compramos camisas oficiais e com isso temos o mesmo caixa que vocês. Ninguem liga de vocs serem os mais fanáticos, é só comparar um beting com um Chico lang e verão a diferença de nível.

  • Pingback: Fique por dentro Fiel » Blog Archive » Fiel, o Filme » Mauro Beting()

  • ARNALDO

    Parabéns Mauro Beting pela seu bom senso. Agora, pelo que li de um sujeito aí em cima dá pra perceber como é chato e sem graça ser palmeirense. Completamente sem sal, um torcedor que tá nem aí pra ganhar, perder, empatar…
    Sinceramente!

  • Gilmar Tricolor

    Eu não ouço ou assisto programas esportivos já a algum tempo. Amo futebol, sou apaixonado pelo São Paulo FC, mas não vejo imparcialidade da imprensa nos seus trabalhos. Todos investem tudo nos gambás. Até vamos admitir que os gambás dão mais audiência, mas investir tudo na imagem deles e, em consequência, diminuir a importância dos demais clubes me parece um tiro no pé. A globo (com letra minúscula mesmo) aposta todas as suas cartas na favela, mas é o tricolor que chega todo ano. A galinha dos ovos de ouro dela e de tantas outras emissoras não passa de um coadjunvante do Tricolor do Morumbi…nenhum time pode ser grande se não tiver grandes adversários…e o Tricolor é o maior deles…

  • http://WWW.SPFC.NET TRICOLOKO

    FILME HOOOOOOOOOOORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOROSSSSSSSSSSSSSSSSO QUE MAL GOSTO HEIN MAURO BETING……………….