Atlético Paranaense campeão estadual 2009

por Mauro Beting em 04.maio.2009 às 12:49h

O regulamento era estúpido, a atitude dos cartolas não foi das mais louváveis.

Mas o melhor time ganhou o PR-09.

Com mais dificuldade e emoção que o esperado.

Mas, talvez, com mais esperanças para um 2009 ainda melhor.

Rafael Moura é daqueles milagres que os ares apaixonados da Baixada talvez consigam explicar.

Wallyson, se ganhar o corpo do tamanho do futebol, promete boas coisas e bolas para o BR-09, como ainda promete para a dureza que será o Corinthians no Pacaembu, pela Copa do Brasil.

Geninho volta a ganhar um título na casa onde se sente tão bem.

Todos os estaduais (TODOS!) não são parâmetro.

Mas nenhum título deixa de ter valor.

Tags:

  • Herbert Muraro

    O regulamento favoreceu o Furacão que terminou o primeiro turno a 6 pontos do segundo colocado. Teve o artilheiro, o melhor ataque, a melhor defesa, o maior número de pontos e vitórias e ganhou o título merecidamente.

    A vitória contra o Corinthians, provou que os campeonatos estaduais não são parâmetro para julgar um time como o favorito ou não a alguma coisa, mas mais uma vez ficou provado que, um time que lidera de ponta a ponta, por mais que não apresente um futebol encantador, merece o título.

    E como muitos dizem, este não é o mesmo time que quase foi rebaixado no ano passado, este time possui uma mescla entre o que há de bom do ano passado e uma série de jovens talentos. Esta mescla deu certo muitas vezes e em 2004 montamos um grande time desta maneira. Imaturo, mas sem dúvidas um dos times mais brilhantes dos anos 2000. Haja vista os gols e jogadas maravilhosas que presenciei, e o arquivo é o YouTube.

    Furacão, eu aposto numa boa campanha no brasileirão deste ano.

    Abraço!

  • Josenílson Gomes de araújo

    Gostaria de comentar uma parte, em que vc fala do Wallyson.
    Mauro, lembro-me com muita alegria do estadual (muito fraco mas adorado por nos daqui d…), muito disputado que temos aqui no RN. Em 2007 um garoto do juvenil estava entre os titulares do ABC. Ele foi muito criticado durante todo o campeonato, no entanto, NA FINAL ELE FEZ 4 GOLS NO MAIOR RIVAL, foi 5×2 e o ABC ganhou o 49º ou 50º, nao lembro, titulo estadual. Ele, a partir dai, carregou o time nas costas e o levou a serie B, que eh onde o meu querido ABC está hj. Foi para o atletico-pr, e hj enfim chegou a jogar como titular, sempre falaram aqui “que ele tinha futuro,” e “tinha que ganhar corpo…”. Hoje a maior torcida do RN estah muuuuito feliz em ver que o seu ultimo filho esta dispontando no cenario nacional. Ele eh um menino humilde, veio para Natal, com o sonho(de zilhoes…) que eh ajudar a familia pobre… Hoje estah realizando-o. Pode pergunta-lo: “Vc eh craque?” Ele respondera (como fazia aqui, com a humildade de sempre): “Nao, mas se me deixar sozinho com o goleiro, coloco pra dentro. ” Ele provou isso contra o Corinthians em rede nacional.
    Detalhe: Antes de enfrentar o Corinthians, o atletico veio a Natal para enfrentar o ABC, estava perdendo por 2 a 1. Wallyson empatou no finzinho… E na Arena: ele fez outro contra o ABC( 3 a 1).

    Mauro, olho nele!!!

  • jairo

    Mauro , ganhar esse estadual fraco, e ainda com pontos extras2, mais 7 mandos de jogos contra nenhum dos times do interior, levar chocolate do maior rival em casa, e obivio, que esse time e fraco, sem chances pra copa contra o coringao, e abram o olho, pois se nao foram rebaixados no ano passado, esse teram mais chances, e quanto a torcida ter sido a maior do campeonato, eh claro, 7 jogos contra nenhum do paranavai.

  • Rodrigo Martins

    Herbert Muraro já disse tudo sobre a campanha do Furacão nesse campeonato. Geninho mostrou sua genialidade mais uma vez. Nas vezes em que o time foi criticado por “não jogar bonito” ele rebateu dizendo que o que importa é o resultado… e o resultado veio!

    Vale destacar, antes que algum coxa-branca irracional venha chorar aqui no bog, que ANTES de começar o campeonato, TODOS OS TIMES ASSINARAM UM TERMO CONCORDANDO COM ESSA FÓRMULA DE DISPUTA. Até então todos sabiam que o 1º colocado da fase inicial, teria benefícios, mas não se sabia quem seria esse time. Qual a culpa do Atlético se ele BUSCOU esse benefício?

    Agora, com o nosso meio time de jogadores formados na base, vamos enfrentar Ronaldo e companhia… E mais uma vez o Brasil verá a força de um FURACÃO!

  • Guilherme

    Paranaense: o regulamente foi “fraco” é verdade, mas como o Rodrigo disse todas as equipes assinaram concordando com a fórmula do torneio e, para o Jairo, não foi o Atlético que teve 7 mandos com 2 pontos extras e sim o melhor time da primeira fase, que foi, aí sim o Atlético terminando, inclusive, com 6 pontos de vantagem sobre o 2º colocado, o Coxa. Resumindo, fez por merecer, apesar de jogar todas em casa nem sempre é bom, mas, apesar dos apesares, como o próprio Mauro disse, o melhor time ganhou o PR-09 e esse time foi o Atlético.
    Copa do Brasil/Corinthians: 3×2 na Arena, o Atlético está fora!? Não. Embora Cristian e Dentinho tenham renovado em praticamente 100% as esperanças conrintianas de classificação, depois dos 40 min do 2º tempo, quando tudo indicava o triunfo do Furacão, o técnico Geninho avisou que não vai a São Paulo para jogar atrás, lembrando que a cada gol que o Atlético fizer o Corinthians terá que fazer dois! Como atleticano eu acredito na classificação seja como for, mas reconheço a qualidade do time paulista e a dificuldade que vão oferecer no Pacaembu. Definitivamente não existe favorito, uma vez que, fosse por 3×0 ou por 3×2 mesmo,
    o Atlético quebrou a invencibilidade corintiana em jogo que Ronaldo só entrou pra se machucar, diga-se de passagem.
    Brasileirão (expectativa): independente de Atlético campeão do PR-09, Coritnthians campeão do SP-09 ou Atlético 3×2 Corinthians, estadual não serve de parâmetro, muito menos se julgarmos seus níveis; “o paulista é melhor que o paranaense, o paranaense é melhor que o do Rio Grande do Norte”… Porém a prova de fogo para o Atlético será no próximo sábado, quando enfrenta o Vitória, campeão baiano, na 1ª rodada do BR-09.

  • Evandro

    Jairo, o Furacão teve a maior MÉDIA de público em cas. Sabe o que isto significa? Vou explicar (imagine que eu estou com um fantoche na mão pra facilitar a sua compreensão):
    Média de público = (soma do publico de TODOS os jogos em casa)/(numero de jogos em casa)
    Ou seja, o fato de ter jogado 1, 2, 3 ou 5 mil jogos em casa não favorece um clube a ter a maior MÉDIA de público.
    Inclusive o coritiba teve o mando do clássico com o Furacão na primeira fase e – mesmo assim – a sua média de público foi inferior a do Furacão na primeira fase.
    Quanto ao regulamento, era o mesmo para todos os times. No regulamento não dizia que apenas o Furacão teria direito ao “supermando” e 2 pontos de vantagem.
    O choro é livre! FURACÃO CAMPEÃO NO 100TERNADA dos coxinhas!

  • jairo

    evandro vou te explicar com outro fantoche , pois eh assim que n os paranaense se sentimos com os sete mandos do atrretico, se o paranavai ou nacional nao jogaram em casa nao podem ter media alguma entendeu, eu desenho da proxima.

  • jairo

    eu avisei que esse time nao ia longe cade vcs agora?

  • taina

    esse time é o melhor

  • isabela

    Oie Galera!!!