Voltando para ficar

por Mauro Beting em 03.maio.2009 às 17:44h

Ronaldo ceifou Triguinho numa comida de letra e de cátedra. Fora da área, viu um borrão vermelho chegando como Fábio Costa, adiantado – como se fosse adiantar contra um gênio na folia de reis na Vila: Pelé no camarote, Ronaldo no gramado. O Fenômeno meteu a colher para acabar com a discussão. Com a perna menos excelente, a canhota, tocou por cima do goleiro santista, e fez a bola entrar mansa na rede do Peixe descamado. Era o terceiro gol do primeiro jogo da final. O segundo já havia nascido do pé que matara um bicão de Chicão como se fosse a coisa mais natural do mundo que já foi dele por três vezes. Como é natural para alguém que faz gols como se fosse Ronaldo.

E ele é. Sempre foi. Sempre será. Pode operar o joelho. Pode perder velocidade, ganhar peso. Pode se perder fora de campo em Prudente. Que, no campo, na elenco, ele continua sendo o “presidente” para os compaheiros. Como foi rei na Vila de Pelé na final. Como se superou mais uma vez, acabando com a rádio-patrulha (e TV, e jornal, e blog…) que o “acabara” mais uma vez. Eles não se cansam de aposentar Ronaldo. E ele nem precisa se cansar em campo para esgotar adjetivos e valer quanto pesa.

Ronaldo foi o Corinthians no Paulistão 2009. E o Corinthians voltou a ser o Timão da virada como sempre. Melhor defesa do torneio, invicto como desde 1972 não havia um campeão paulista (e como outras quatro vezes já havia sido o Corinthians, dos 26 estaduais conquistados). Vencendo o Santos nas finais, ganhando duas vezes do tri brasileiro nas semifinais, superando as limitações de um elenco que devolvera o clube à primeira divisão nacional. Grupo pouco responsável pelos irresponsáveis que o rebaixaram no BR-07. Mas extremamente profissional na seriedade do comando de Mano Menezes, que soube montar um time competitivo, que pouco espaço cede aos rivais, que não sabe o que é perder. Mas que aprendeu rapidamente o que é o Corinthians. O que é Ronaldo. O que é vencer.

Muitos não davam pelota ao gênio. Muitos achavam que era um elenco de segunda categoria – ainda que passando 12 das 18 rodadas da primeira fase na segunda colocação. Muitos não reconheciam a capacidade de Felipe nas decisões, a firmeza do sistema defensivo (dos artilheiros Chicão e André Santos) bem protegido por volantes como Cristian e o regularíssimo Elias (o melhor do campeonato), por atacantes que ajudam atrás como Jorge Henrique e Dentinho, pelo irregular (porém decisivo) Douglas. Muitos só criticavam o perdedor de gols Souza, a perda de Herrera, as contas que não fechavam, o patrocinador que chegou tarde, brigas e bregas da direção.

Mas poucos são Corinthians. Poucos são Ronaldo. Duas marcas do futebol. O artilheiro dos artilheiros das Copas. O campeão dos campeões paulistas. Dois que caem, dois que quebram. Dois que rompem tendões e tensões. Dois que são milhões, Dois que foram mais que campeões em 2009. Dois que voltaram para ficar. Porque o lugar deles é onde ninguém ainda chegou em São Paulo.

Tags:

  • Fabio Chamusca

    Tái. Gostei. Como diria a Aracy de Lameida; vou dar dez pau!
    Hehehehe

  • Leonardo Ortiz

    Ser corinthiano eh algo inexplicavel, imensuravel, inatingivel e outros adjetivos que poderia ficar horas escrevendo.

    OHHHH O CORINGÃO VOLTOOOO!!!!!

    Parabens Mauro pelo seus textos sempre muito bem escritos e faço de suas palavras as minhas.!!!!!

  • http://www.esquemastaticos.blogspot.com/ Marcelo Costa

    O Corinthians apresentou uma variação tática muito grande durante o jogo e durante todo o campeonato. Passou de 4-4-1-1 para 4-2-3-1 e até, sem a posse de bola, um 5-3-1-1. http://www.esquemastaticos.blogspot.com/

  • Fernanda

    Nossa que texto maravilhoso!!!!

    Parabéns!!!

    Vai Corinthians!!!!

  • leandro

    mauro,que texto é esse!!!! maravilhoso

  • Fernando S

    Mauro, você gosta de esmiuçar erros de arbitragem. Explique, então, porque o Felipe, fazendo falta como último defensor num adversário que partia livre para o gol, não foi expulso no lance do pênalti, como prevê a regra. A “explicação” do Arnaldo César Coelho não vale: na TV ele disse que o Kléber não partia pro gol, mas pra linha de fundo…
    Seria brincaderia, se não fosse um lance decisivo numa final (imagine o Santos com um jogador a mais a partir dos 27 minutos – seria outro jogo).
    Mas, partindo de quem partiu, a “explicação” não surpreende: em lance de obstrução ele apitou tiro livre indireto dentro da área do Flamengo na final do Brasileirão de 83; só que, como ele gosta de dizer, a regra é clara: obstrução dentro da área é pênalti.

    FERNANDO S,
    eu também discuto a regra, mas é a regra: nesse caso, era para amarelo mesmo.
    a orientação da Fifa é que o KP não estava em direção à meta e, sim, à linha de fundo.
    também não gosto. mas é a regra.

  • Rodrigo Raniéri

    Excelente texto Mauro! Mais uma vez você soube captar a essência desse time que ainda pode chegar mais longe, conquistou o estado, tem tudo para conquistar o Brasil e, por que não, a América e o mundo?

  • Jose

    É mas o negócio só começa semana que vem….
    Ai veremos…heheheehe
    Sds Coloradas

  • Diego Lima

    “Dois que voltaram pra ficar. Por que o lugar deles é onde nínguem ainda chegou em São Paulo”.
    PERFEITO
    “Aí Corinthians, cachaça do torcedor. Colorido em preto e branco sem preconceito de cor
    Aí Corinthians quando, és o vencedor, Pobre fica milionário rindo da própia dor”.

  • JOSÉ,HAMILTON BRITO

    como bom e inteligente sampaulino quero cumprimentar os corinthianos pela conquista de mais um campeonato paulista. No entanto, por força de consciência e espírito de solidariedade humana e também porque alguns amigos corintianos ficam constrangidos quando são glozados…ou gozados, numa linguAGEMmas acessível a eles, o time precisa disputar e vencer tambem campeonatos brasileiros, libertadores, dar voos mais altos e não ficar restrito a regionaizinhos vagabundos, como o paulistão, que não dão prestigio internacional. Fazer como o tricolor do morumbi que tem torcidas no japão, na inglaterra, nos estados unidos, na frança, na italia…ainda na minha recente viagem a inglaterra, a rainha me perguntou do Muricy e do hernandez

  • Antonio Admilson

    Mauro, você escreve muito bem. Lindo texto!

  • http://... Wanderley Dóro

    Ouvidores da FPF, ouçam

    Vocês devem se lembrar que, no dia 20 de janeiro deste ano, enviei e-mail falando sobre a ridícula bola que a FPF adotou no Paulistão deste ano.

    Feia, rombuda, mal pintada, parecendo bola de playground infantil. Você vieram com a desculpa que foi escolha do fornecedor. Vocês, porém, aprovaram.

    Pois bem, três meses de muitas reclamações depois, o grand finale: bolas furando em plena final do Campeoaato.

    Não contentes com a bola de baixíssima qualidade (inclusive visual), eis que os senhores conseguem outras grandes proezas neste domingo.

    Primeiro, a aparição de quase 10 mil ingressos falsos. E aí, a gente foi ver quem era o responsável. Quem seria? Quem seria? Bingo… a fajuta BWA.

    Mas, além dos ingressos falsos antes do jogo, eis que a gente se depara não com o gramado do Pacaembú, mas com um pasto.

    E, pior, um inacreditável pasto com toneladas e toneladas de areia.

    O que me fez deduzir que alí seria disputada a final do Campeonato Paulista de Futebol de Areia.

    Mas, o grande ápice, o grand finale veio depois: fogo na comemoração, quase chamuscando de verdade a pele de um atleta.

    Pergunta que ainda não encontrei resposta: em que quesito a FPF é mais ridícula e mais incompetente?

    BOLA? ORGANIZAÇÃO? INGRESSOS? GRAMADO? COMEMORAÇÃO? É muita areia para um pequeno caminhãozinho.

    Os deuses do futebol irão me responder.

  • Zecca Machado

    Taí…texto inteligente, apaixonado e ao mesmo tempo sensato…acho q está na veia…
    Depois disso nem há o q dizer ….ta tudo aí…
    Só nos resta a todos simples mortais e corinthianos apaixonados q somos, sairmos às ruas e gritar a plenos pulmões…ÔOhhh, o Coringão Voltou!
    De onde foi e sempre será o seu lugar,,,dentro de nossos corações de onde nunca saiu!
    detalhe…o cara nem esperou o jogo terminar pra dedilhar o pc e dele fazer sair esse brilhante texto…
    Parabéns, Mauro!

  • João Carlos

    Pasrabens…..lindo texto…
    Um abraço

  • gilberto

    Bom , muito bom…
    gostei do final do texto…

    “… Corinthians campeão mais uma vez…
    ói nóis aqui travéis…”

  • http://www.central1.com.br Rogerio Alencar

    Mauro Beting, parabéns pelo excelente texto… Digno de um troféu, igual ao que o Timão ganhou ontem pela conquista.

    Apesar dos problemas, hoje em dia com o futebol nivelado… É RARIDADE ganhar um PAULISTÃO de forma invicta…

    Parabens Timão…. VAI CORINTHIANS

  • Sylvio Trujillo

    Mauro, mais uma vez eu me emociono, como no seu comentário no dia em que o Corinthians venceu a série B, só você,acredito que por ser palmeirense e ver por outra perspectiva, consegue definir perfeitamente o que é o Corinthians. Parabéns Mauro pelo profissonal racional, sem tendencias ou interesses que você é. E salve o Corinthians.

  • É NÓIS QUI TÁ

    O CORINTHIANS É TIME DE SEGUNDA .

    OS SAN7ISTAS SÃO TIME DE TERCEIRA .

    A PORQUERAIADA É TIME DE QUARTA .

    E A BI_X_ARADA É TIME DE RÉ.

  • Alexander

    Mauro,

    Li muitos textos e jornais nesta segunda-feira sobre a conquista do Corinthians e do Ronaldo, mas a sua última frase foi dispara a melhor definição que eu encontrei. Me emocionei.

    Parabéns pelas palavras

  • Cristiano Mendes

    Parabens ao nosso Corinthinas. Mas VERDADE SEJA DITA ! O Timao foi campeao paulista 8 vezes na sua historia (quando o Sao Paulo ainda nao existia !
    1914, 1916, 1922, 1923, 1924, 1928, 1929 e 1930.
    O Sao Paulo foi fundado no dia 16 de Dezembro de 1935.

    abs,
    Cristiano, torcedor fiel , mas nao mentiroso do Corinthians.

  • Henrique

    BOLA CHEIA

    § Para o Corinthians, campeão paulista de 2009. Invicto, feito que não acontecia no estado há 37 anos.

    § Para o Paulistão, prioridade n° 1 dos clubes paulistas no 1° semestre, notícia em todo o mundo.

    .

    BOLA MURCHA

    § Para a pequena imprensa, que chamava o Corinthians de “time de segunda”, Ronaldo de “acabado” e o Paulistão de “paulistinha”, e que caiu no ridículo com o desenrolar dos fatos.

    § Para os organizadores da final do Paulistão. A comemoração quase acaba em tragédia, como Ronaldo, responsavelmente, fez questão de destacar, ainda no calor dos festejos. E a torcida corinthiana recebeu um tratamento criminoso em sua busca por um lugar no Pacaembu na grande final: praticamente não foram disponibilizados ingressos na bilheteria, e houve um derrame absurdo de 10 mil bilhetes falsos. Espera-se que o promotor e o delegado que tanto se preocuparam com os dedos de Cristian, na comemoração do gol contra o São Paulo, dediquem a devida atenção ao grave caso dos ingressos.

  • Carlos César Sanchez

    Vinte e seis vezes campeão do melhor Campeonato regional no Brasil, campeão invícto pela 5ª vez em sua História no Torneio Estadual, este é o Corinthians, um clube que consegue sair do inferno em pouco tempo, um Clube predestinado a ter no seu plantel ao longo tempos jogadores inesquecíveis, tais como : Ado , Carlos, Leão,Tobias, Ronaldo, Dida… Zé Maria , Vladimir, Amaral, Edson Boaro, João Paulo, Elivélton, Casagrande, Cláudio Adão, Serginho, Sócrates, Palhinha, Dunga, Branco, Zenon, Biro Biro, Nilmar, Ricardinho, Liedson, Jorge Wagner , Rivaldo, Edmundo, Neto, Marcelinho, Paulo Borges, Paulo César Cajú, Garrincha, Luizinho, Baltazar, Cláudio (o Gerente), Gilmar dos Santos Neves, Rivelino, Rondinelli, Caçapava, Edilson, Luizão, Edú, Edmar, Evérton, Viola, Wilson Mano, Zé Elias, Dinei, Arturzinho, Marcelo, Domingos da Guia, Idário, Fábio Luciano, Vampeta, Tupanzinho, Márcio, Dino Sani, Servílio, Carbone, Vaguinho, Rato, Hércules, De Maria , Flávio , Geraldão… E também Muitos Gringos bons de bola, como: Rincon, Gamarra, Daniel Gonzalez, Herrera e Tevez… E para não fugir da escrita o maior goleador das Copas do Mundo, escolhido três vezes como o melhor do Mundo, simplesmente o Fenômeno, que foi decisivo nas finais deste Paulistão. Tudo no Corinthians é como se fosse um conto de Fadas, o Clube cai para segunda divisão, se levanta com muita honra e capacidade, fazendo a melhor campanha da série B de todos os tempos, contrata um grande jogador, porém em fase de recuperação de uma das suas muitas contusões, um jogador que a mídia esportiva dizia que estava acabado para o futebol. Eis que Corinthians e Ronaldo calam a mesma mídia, sendo campeões invíctos, de um dos campeonatos mais competitivos do País!!! Vai Corinthians!!! Sua História é linda, assim como a de Ronaldo, que hoje fez parte de mais um capítulo de suas Glórias!!! Parabéns Nação Corinthiana!!!

    04/05/2009 02:16

  • http://do-ouglinhas@hotmail.com Douglas Ap Bono Maranho

    FERNANDO S “DONO do CHORORO”rsrsrsrsrsrs…

    VOCÊ NÃO SABE PERDER, inguinorantes igual à VC tem aos montes!
    Qdo o CORINTHIANS CAIU p/ SEGUNDA DIV DUVIDO que VC que VOCÊ NÃO TIROU UMA c/ os CORINTHIANOS!?
    NEM TORCIDA VCs TEM!!!!!!
    VCs SÃO de FATO à (quarta torcida) do ESTADO de SÃO PAULO e GRAÇAS ao NEGÃO!!!
    rsrsrsrsrsrsrsrs…

    “CAMPEÃO INVICTO” CHUPA QUE É de UVA seus PATOS!!!!!!!!

  • http://do-ouglinhas@hotmail.com Douglas Ap Bono Maranho

    JOSÉ,HAMILTON BRITO

    ESSE QUERIA APARECER e CONSEGUIU!

    Qta BOBAGERA, só podia ser de PAPO de BAMB mesmo! rsrsrsrs…

    ELES LEVARAM FUMO OUTRO DIA e JÁ tão QUERENDO

    LEVAR Dnovo!!!!! “Isso que é GOSTAR…”

  • AKIKEM MANDA ÉNOIS

    ===DESESPERO BAMBI===

    PLANEJAMENTO E MODERNIDADE/// AQUI É TRABALHO!!! // a bola pune!!!

    1= DIRETORIA BAMBI “sub-judice”
    2= MORUMBIBA PENHORADA
    3= 148 MILHÕES DE REAIS EM DÍVIDA
    4= JU-JU PINGUÇO PRESIDENTE
    5= ‘LECO’ DIRETOR
    6= ‘LENHADOR DE BONSAI’ DIRETOR
    7= INTERTEMPORADA de 1 mes POR DESCLASSIFICAÇÃO DO PAULISTA
    8= ÚLTIMO GOLAÇO : gol de “BUNDINHA”
    9= faz dois meses que não faz um golzinho sem estar impedido ( aliás , o gol de ‘bundinha’ não foi)
    10= deu embolia pulmonar NO ZAGUEIRO CORRENDO ATRAS DO gordinho R9 (ex-jogador) , NO 2º GOL DO TIMÃO; ISTO QUE É PREPARAÇÃO FÍSICA !!!
    11= a FRANGERIA CENI QUEBROU A PATINHA NO MELHOR GRAMADO DO MODERNISSIMO C. T.

    SINCERAMENTE NEM A FIEL É CAPAZ DE JOGAR TANTA PRAGA!!!! bambi , teu passado e teu presente te condenam!!!
    E AINDA,…AGUENTAR GOZAÇÃO DE CORINTHIANO CAMPEÃO INVICTO!!! que destino!!! “a bola pune !!!

    CUMPRIR DESTINO DE TIME PEQUENO :”vender 3 jogadores p/ exterior—FORNECEDOR DE JOGADOR!!!” ( se não vender , fica mais endividado que o MENGÂO !!!! isto que é MODELO DE GESTÃO E PLANEJAMENTO !!!

  • AKIKEM MANDA ÉNOIS

    ==SE VIRA , BAMBI!!!==

    GRIPE DO MÉXICO………VÍRUS DA GRIPE SUÍNA
    GRIPE BAMBI………………VÍRUS DEBRUÇO….

    ==MARCHA DO CAMPEONATO===

    CORINTHIANS……TIME DE SEGUNDA.
    PORCO………………TIME DE TERCEIRA.
    PEIXE……………….TIME DE QUARTA.
    BAMBI……………….TIME DÁ RÉ…………

    ====MENSAGENS SUBLIMINARES====
    1-….( 6 + 3 + 3 ) = 24 / 2…….24 DIVIDIDO POR 2 ….MENSAGEM SUBLIMINAR ; É 1/2 V…..!!!
    2-….CAMISA OFICIAL SPFC………………………………..MENSAGEM DIRETA : É V…. INTEIRO!!!!
    3-…PATROCÍNIO BAMBI….LG HABIB’S = GLS BIBAH (INVERTENDO AS LETRAS)………
    MENSAGEM SUBLIMINAR CIFRADA : GAY,LÉSB….SAOPAULINO BIBAH…

    CHUPA BAMBI!!!!!

  • Nick

    (1) Lindo texto, Mauro! Parabéns!
    (2) Na lista de grandes jogadores do Timão do prezado Carlos César Sanchez, excluiria dois: Edmundo e Garrincha. O primeiro porque não vestiu a camisa do time com dignidade, apenas fingindo que jogava. Agiu no Corinthians como agiu em muitas vezes na sua vida, como um safado. Garrincha foi o segundo melhor jogador da história do futebol mundial, perdendo apenas para Pelé e estando muito acima de qualquer outro jogador (Maradona, inclusive). Ocorre que, em 1966, ano em que jogou pelo Timão, Garrinha já estava debilitado pelas contusões (o joelho estava atrofiado e, não raro, o craque jogava à base de infiltrações), pela idade (33 anos), pelo excesso de peso e, principalmente, pelo alcoolismo. Fez apenas 13 jogos com a camisa do Timão e marcou apenas 2 gols. É bem verdade que, na sua curta passagem, “ganhou” um título pelo Timão: Torneio Rio São Paulo-66 (erram, portanto, aqueles que dizem que o Timão ficou quase 23 anos sem título, a fila seria de “apenas” 12 anos). É verdade também que o “título” não foi considerado sequer pela torcida, pois teve que ser dividido com Botafogo, Santos e Vasco, que terminaram com o mesmo número de pontos e não puderam fazer os jogos de desempate em função da Copa do Mundo da Inglaterra (desorganização e problemas de calendário são problemas ancestrais do futebol brasileiro).
    (3) Prezado José Hamilton Brito, não se esqueça do currículo do Timão: 4 brasileiros e um mundial. É verdade que o Tricolor está à frente, mas trata-se de um currículo de respeito.
    (4) Quanto ao incêndio na entrega da Taça do Paulistão-09, não é de se admirar, afinal, o presidente da FPF chama-se Nero!