Corinthians campeão paulista 2009

por Mauro Beting em 03.maio.2009 às 17:38h

CORINTHIANS 1 X 1 SANTOS

Campeão dos campeões

Pela quinta vez em 26 títulos estaduais (a primeira desde 1938), o Corinthians é campeão invicto. Dando a merecida volta olímpica no Pacaembu que não via festa alvinegra desde o SP-54

Deu a lógica esperada desde a Vila Belmiro. Ou desde que Ronaldo voltou a ser Ronaldo. O Santos mais uma vez perdeu um pacote de gols, e o Timão foi cirúrgico. Foi preciso. Foi campeão. Foi Ronaldo.

O “Fiel-Nômeno”, como uma das tantas faixas que louvavam o camisa nove dos sonhos corintianos.

O nome do SP-09 foi a reverência na Vila, a referência no Pacaembu. Mano Menezes mais uma vez preparou o Corinthians para ajudar Ronaldo, como ele ajudou demais o Timão. Não com três atacantes – que o Corinthians só jogou com três na frente quando o São Paulo, no primeiro jogo, ficou com dez. Mas com Jorge Henrique e Dentinho, como quase sempre, partindo do meio e, com a bola, eventualmente, jogando junto com Ronaldo. O primeiro ajudando demais na contenção ao forte apoio de Triguinho pela esquerda.

O 4-2-3-1 é o mesmo esquema do Santos de tocante recuperação na fase decisiva do SP-09. Mancini repetiu o abafa que deu mais que certo no Palestra, adiantando Madson e Neymar como pontas, travando a saída de bola corintiana. Até o pênalti sofrido e bem convertido por Kleber Pereira, aos 28, só dava Santos. E continuou dando até o Corinthians dar uma de Corinthians e achar um empate numa bomba – mais uma – de André Santos, aos 33.

Ali, o Santos murchou. O Corinthians, mais time, mais entrosado, mais experiente, mais competitivo, fez o tempo passar na segunda etapa como quem sabe fazer a hora. Teve grito de campeão antecipado aos 33, teve expulsão de Domingos aos 38, teve grito de olé aos 39, e teve um bolo humano sobre uma camisa nove, às 17h58 do domingo, três de maio de 2009. O dia em que o Corinthians voltou para ficar não apenas entre os bambas. Mas para ficar como sempre, desde 1914. Como campeão paulista. O maior de todos.

A FESTA – Precisava o presidente interino da FPF dar o troféu de campeão nas mãos do presidente corintiano? Precisa Andrés Sánchez só dar o caneco para o capitão William quando o elevador subia? E dar só porque parecia pesado?

Nem preciso falar do bota-fogo no elevador. Ronaldo já falou quase tudo.

A FRASE – Dunga, ao ser perguntado no Pacaembu por um repórter – que não era do CQC – a respeito do santista Domingos, depois de bombardeado a respeito de Ronaldo, Elias…:

– Domingos é um bom dia para todo mundo.

Conseguiu superar a pergunta inacreditável

Tags: ,

  • Fabio Chamusca

    E o Salvio é namorado do Domingoooos! HAhahahahahaha
    É CAMPEÃO!!!
    INVICTOOOOOO!!!!

  • Jovaneli

    Dessa vez, não se fala em erro de arbitragem, o que é ótimo. Mas como nem tudo é (organizado de forma que se tenha) festa, na final do tal melhor estadual do país (?) tivemos bola furada, cartola erguendo a taça antes do capitão, a mistura de fogos de artíficio com papel picado, imbecil combinação que, por pouco, não queimou o jogador Wilians e que o fez largar a taça, o que fez muito bem, aliás.
    Aproveitando que o ministro Orlando Silva Jr. foi um dos bicões da festa (?), sugiria a ele que aproveitasse a final do Paulista para utilizá-la como parte de uma belíssima peça publicitária para a Copa do Mundo de 2014. Representa bem a capacidade de (des)organização do nosso futebol. Perfeito.

  • http://www.esquemastaticos.blogspot.com/ Marcelo Costa

    Mauro, o Corinthians apresentou uma variação tática muito grande durante o jogo e durante todo o campeonato. Passou de 4-4-1-1 para 4-2-3-1 e até, sem a posse de bola, um 5-3-1-1. Você não acha que o esquema tático do Santos (4-3-3) deixa o meio-campo muito vazio e favorece o esquema do Corinthians (4-2-3-1, 4-4-1-1 e até 5-3-1-1), que apresenta grande variação e um meio-campo mais povoado? Abraços. http://www.esquemastaticos.blogspot.com/

  • Ribeiro

    Parabens Corigão-nomenal Pelo titulo envictos
    mais um titulos com luta gara e determinação
    o mais imporgante esta torcida nomenal
    e dificiel explicar e so ser Corinthiano para pode entender

  • Marcelo

    Só uma ressalva, que ninguém da imprensa esportiva irá publicar por ser covarde: o Mancine manda os jogadores provocarem e baterem. Mandou o Domingos fazer isso contra o Palmeiras e mandou fazer o mesmo com o Ronaldo. Não deu certo, Domingos partiu pra cima do Dentinho, como não conseguiu arrumar um cartão para ele, tirou na maldade, com um pisão desleal no tornoselo. Espero que tal TJD e a imprensa, tão zelosos com o gesto que o Cristian fez contra o São paulo, sejam zelosos com a violência gratuita do time do Santos, que provou não saber perder e seu técnico, que agora sabemos porque foi mandado embora do Grêmio. Nãop é técnico, é chefe de quadrilha!

  • Mariana

    Nós voltamos ! Mais fortes do que nunca !

  • Rafael

    O Santos dominou o Corinthians nos dois jogos senhor beting e você me vem com um comentário infeliz desse: ” Corinthians, mais time, mais entrosado, mais experiente, mais competitivo”…. RONALDO FEZ A DIFERENÇA, SE ELE ESTIVESSE DO OUTRO LADO O SANTOS TERIA GOLEADO NOS DOIS JOGOS!!! SINCERAMENTE NÃO ENTENDO DEUS COMENTÁRIOS. CORINTHIANS É LIMITADO E O SANTOS COM UM TIME FORMADO HÁ TRÊS MESES E COM MUITO MAIS RECURSOS DARÁ O QUE FALAR!!

  • marta honório de andrade rocha mendes

    como sempre meu timão mostrou superação, parece a fênix renascido das cinzas, caiu e levantou com dignidade e voltou com a simplicidade de sempre, e Deus é tão bom com os justos, que jogam limpo, que não ganham com covardia e desonestidade que nem muitos por ai que vendo os comentários agora de manhã, achei de uma inveja tremenda, ganhar é isso, na raça, na vontade, no amor pela camisa, meu Corinthians é isso, o time do povo, da fiel, do Fenômeno, da luta, da garra, nunca desistimos e temos sim um título internacional apesar daqueles, que nem vale a pena mencionar o nome, achar que não temos título o bastante, calma, uma hora da caça, outra do caçador, futebol é isso, uma caixinha de surpresas, acredito no meu Corinthians, acredito nessa garra, e com isso tudo, vão ter que nos engolir sim, somos uma pedra no sapato, sim, e vamos meu timão, vamos meu timão não pára de lutar…. somos campeões.
    te amo meu corinthians

  • Anderson

    Há-há-há-há Tinha que ser o Corinthians, o presidente falador ergueu a taça antes dos jogadores; o Ministro(!?!) na plataforma e os jogadores no chão; e finalmente o Capitão chamuscado jogando a taça no chão enquanto sua camisa queimava…há-há. VOCÊS SÃO RIDICULOS!!! E pra fechar com chave de ouro o ídolo-mor da imprensa dando uma prensa pública em todos os “jornalistas” após o jogo, irritado pelas microfonadas que levou…PATÉTICOS…P.S. Bem vindo ao Brasil, Ronaldo…

  • Daniel

    Só vejo inflação… subindo….

    Quero ver na hora do BR09….

  • http://www.SPFC.com.br Paulo Sérgio ( SPFC )

    Corintia, campeão do paulistinha ????

    ……………………………………………………..

    Tricolor SPFC é o melhor Time brasileiro no Ranking oficial da IFFHS / FIFA

    Equipe continua sendo a melhor colocada no país na listagem divulgada nesta segunda-feira

    Nesta segunda-feira, a Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS) divulgou o Ranking oficial FIFA dos melhores clubes do mundo. O São Paulo FC continua como o representante brasileiro melhor colocado na lista, ocupando a nona colocação. A equipe é também a segunda melhor das Américas, perdendo apenas para o Boca Juniors.

    Com sua posição, o Tricolor Paulista mantem a hegemonia como melhor equipe do país ( em média ) nos últimos 15 anos do Ranking IFFHS / FIFA. Na atual divulgação, o segundo melhor clube nacional na listagem é o Grêmio (16º). Sport (29º), Internacional (32º), Palmeiras (35º), Cruzeiro (45º), Fluminense (70º) e Botafogo (84º) também aparecem neste Ranking da IFFHS .

  • luciano dias jr

    parabens ao sport clube ronaldo paulista,bem,foi isso que vi na rede televisiva mais suja do pais,a rede globo,so mostrava o ronaldo,ninguem deu importancia alguma ao time campeao.voces sao ridiculos gambas!!

  • Jonas

    Bah o domingos é um marginal travestido de jogador. Nunca pensei que depois daquele desesperado gremio de 2005 fosse ve-lo em outro time grande. Mas falando em desorganização da final. O gramado era horrivel. Não era merecedor da final do menos sonolento campeonato estadual. Que alias teve duas grandes partidas de futebol na final. Diferente do nosso enfadonho gauchão. Abraço ao melhor jornalista esportivo da atualidade.

  • Marco Ale

    Mauro,
    Isso era o provavel que ia acontecer porque é no Brasil e tudo aqui é desorganizado, primeiro ter um elevador de construção com bandeiras cobrindo aquele negocio HORRÍVEL e PERIGOSO e claro que PAPEL e FOGOS DE ARTIFICIOS não combina de jeito nenhum ,mas do lado bom foi que o corinthians é campeão invicto mas com um juís HORRÍVEL ,mais uma vez !!!!!
    Abraços

    Marco Ale

  • Alan Tenorio

    Mauro, O time do Santos jogou mais nas duas pardidas, porém, não levou e acho que no Brasileiro só vai dar Santos.

    Ganso; bate uma bola.
    Maiko Leite: tá voltando
    Madson; é a garra
    Neymar: mais um craque q nasce na Vila.

  • Nick

    Algumas observações: (1) É pena ver o quanto parte da imprensa é tendenciosa. Foi dado grande destaque ao (repreensível) gesto de Christian após o golaço contra o Tricolor, contudo, não houve nenhum destaque para cenas muito mais chocantes: Domingos, “jogador” (?) do Peixe tentando quebrar a perna de Dentinho por duas ocasiões. Se tivesse alcançado seu objetivo, Domingos teria revivido no Pacaembú uma das mais chocantes cenas do futebol brasileiro, ocorrida em 1974: a fratura da perna esquerda de Mirandinha (ex-Timão, à época no Tricolor), na criminosa entrada do zagueiro Baldini (América de Rio Preto), pelo Paulistão daquele ano. E toda esta brutalidade e covardia por que? Apenas porque Dentinho “ousou’ driblar, ousou praticar o futebol moleque que consagrou nosso futebol no exterior, cujo maior ícone é Garrincha. Em nome do futebol de verdade, bem jogado, era de se esperar clamor por uma punição rígida a este carniceiro que se diz jogador. (2) Que a Fiel não se iluda: o atual time do Santos é muito fraco e não pode ser parâmetro para que a torcida comece a sonhar muito alto. O Timão ainda precisa melhorar em muitos aspectos para o Brasileirão-09 e, caso passe pelo Furacão hoje à noite, na continuidade da Copa do Brasil. (3) É inacreditável que a final de um campeonato como o Paulistão ocorra em um gramado cheio de areia!!! Escada Magirus para Ministro e Dirigente? Fogos de artifício e papel picado? Pancadaria generalizada no BAVI! Deus nos ajude para 2014, porque o risco de vexame é grande!!!

    NICK, tens muita razão em vários tópicos.
    mas o lance de Mirandinha com Baldini foi de jogo. Nem falta foi. Apenas uma atroz infelicidade do Mirandinha. Uma lástima.

  • danoielle

    eu amo o meu timão
    to tocendo por vc no
    procimo jogo