Libertadores – Oitavas de final

por Mauro Beting em 01.maio.2009 às 0:20h

GRÊMIO X UNIVERSIDAD SAN MARTÍN – O clube fundado há apenas cinco anos é bicampeão peruano. Chama Universidad San Martín de Porres. Por aí já se vê como desanda o futebol peruano… Pior campanha, saldo negativo de gols, não será páreo para a equipe de melhor campanha, com um futebol que começa a ser acertar como a comissão técnica. O Grêmio é tão favorito que dá medo. Mas só se repetir a partida em que perdeu todos os gols do planeta contra a Universidad do Chile. O Tricolor deve faturar os seis pontos em disputa.

BOCA JUNIORS x DEFENSOR – Uma defesa frágil, um ataque com alguma qualidade, e um bom trabalho de base. Mais que isso o time uruguaio não tem. E mesmo se fosse um Nacional dos anos 70-80, ou um Peñarol dos 60-70, não passaria por um Boca ainda irregular. Mas sempre mais forte em mata-mata, quase sempre letal em Libertadores. É favorito neste confronto, e um dos tantos para conquistar mais um caneco.

NACIONAL URUGUAI X SAN LUÍS – O modesto time mexicano conseguiu a classificação apenas na última rodada, com grande vitória fora de casa sobre o Libertad, e também pela decepção que foi o San Lorenzo. Se vem animado, é muito irregular, com um time não mais que comum. O Nacional tem história incomparável na competição, e acabou melhor que a encomenda a segunda fase. Mas é um time pouco confiável, e sem a força do ano passado. Classifica-se pela fragildiade do rival, que também não poderá atuar em casa.

SÃO PAULO X CHIVAS – Rei dos empates entre as equipes classificadas, decepcionou num grupo que não era tão forte. Como a equipe não é tão boa como a que foi semifinalista em 2005 e 2006, pode ficar pelo caminho, até por não poder exercer o mando. O São Paulo, depois de duas semanas de treinamento, decidindo no Morumbi, é favorito. Só precisa achar o futebol consistente que ainda não apareceu em 2009.

CRUZEIRO x UNIVERSIDAD DO CHILE – A equipe chilena conseguiu impressionante empate contra o Grêmio, no Olímpico. Deveria ter sido goleada. Não mostrou muito além de um time inconsequente no ataque e frágil no sistema defensivo. Periga perder as duas partidas para um embalado Cruzeiro, com ótimas opções ofensivas, e com uma defesa que começa a se ajustar.

SPORT X PALMEIRAS – Acredite: de novo. Na Copa do Brasil-08, o Sport eliminou brilhantemente o Palmeiras; na fase anterior da Libertadores-09, o rubro-negro foi além. Mas, num “mata-mata”, o Palmeiras venceu na Ilha, e empatou no Palestra. Se o time paulista capitalizar a tocante vitória no Chile e jogar em casa o que joga fora, com paciência, tem mais jogadores desequilibrantes para seguir adiante contra um rival experiente e pronto.

LIBERTAD X ESTUDIANTES – É o time do “homi”, o paraguaio. Mas não parece melhor que dos anos anteriores. A defesa, se apertada, confessa. A equipe de La Plata cresceu na competição, meteu 4 a 0 no Cruzeiro em casa, e deve passar em confronto muito equlibrado.

CARACAS X DEPORTIVO CUENCA – O ideal seria a eliminação das duas equipes. Mas fizeram boas campanhas, tanto dentro quanto fora, com desempenho superior à expectativa. No saldo de gols, aliás, o time equatoriano ficaria à frente entre as equipes empatadas em pontos. Aposto no Cuenca. Sem convicção.

Tags:

  • MARCELO AUTO

    Beting, não tem jeito!!! Não basta o Sport ser o melhor da chave da morte, ter ganho do Palmeiras umas 7 partidas nos últimos 3 anos, ter sido campeão da copa do Brasil, etc, etc, etc…..

    Num nega! O torcedor suíno bate mais forte! Confused… jornalista x torcedor!!!!

    MARCELO, tudo que vc colocou é fato. e jamais foi desmentido por aqui. ao contrário, sempe enaltecido.
    mas tb existem fatos positivos a favor do Palmeiras. incluindo o “mata-mata” desde grupo, entre eles.

    ainda acho o Sport com muito mais conjunto e mais time.
    mas o Palmeiras pode crescer com o astral positivo.

    e fica tudo muito parelho.

    o meu lado torcedor está sempre comigo. mas como sou pago para analisar, e não torcer, e vc é inteligente, sabe que a minha resposta é de jornalista.

    confuso? nem em inglês.

  • Jovaneli

    Teoricamente, o Grêmio foi o Brasileiro que se deu melhor. Só pegará um grandão pela frente nas semifinais (São Paulo ou Cruzeiro). Desse lado da chave, é quase garantido que um brasileiro chega à final.
    E, falando em brasileiros, Palmeiras e Sport devem fazer novo duelo equilibrado. Concordo contigo, Mauro. O alviverde tem melhores individualidades. Mas não arrisco nada aqui. Ou melhor, arrisco palpitar que seja lá quem passe terá enormes dificuldades para superar o Boca nas semifinais.
    Hoje é 1º de maio. É puro palpite, mas tivesse eu que apostar em uma final, cravaria São Paulo e Boca. Não que essas equipes estejam tão à frente dos demais. Longe disso. Tá tudo muito igual. Apenas levo em conta a camisa mais pesada dos dois gigantes da Libertadores.

  • Fernando Marques

    Hey MB!
    Engraçado… também tenho a nítida impressão que o único confronto que está equilibrado é o de Palmeiras x Sport.

    Os demais jogos, claramente não devem ter surpresas.

    Será?

    Bem, torço para que o Palmeiras siga. Pois pegará mais adiante (nas 4as) Nacional ou S. Luis – o que não me parece dificil.
    Passando por um destes dois, o Verdão pode cruzar com o Boca Juniors para mais uma semifinal eletrizante na história cheia de rivalidade destes 2 clubes.

    Aí, se ganhar, vai a final provavelmente com um time brasileiro, pois do outro lado, é quase certo que teremos uma semifinal brasileira (SPFC ou Cru ou Gre).

    Aaaahhhh meu Deeeeeus!!!!

    AVANTI PALESTRA!

  • OBRIGATÓRIO (SPORT)

    Que cagada em porcada???? kkkkkkkk
    Mas olha, vcs tem o direito de escolher se querem pegar o tiime titular ou reserva do SPORT e de quanto vcs querem perder em casa, afinal de contas, aqui no SPORT é assim: QUEM MANDA É O FREGUÊS. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    PST

  • http://www.esquemastaticos.blogspot.com/ Marcelo Costa

    O São Paulo leva a vantagem de enfrentar o Chivas na Colômbia, mas depois pega o Cruzeiro, que deve passar pelo Universidad do Chile. Sport e Palmeiras já está virando um clássico… A melhor campanha da fase de grupos rendeu frutos, deu ao Grêmio um adversário fraco. Abraços.http://www.esquemastaticos.blogspot.com/

  • http://www.esquemastaticos.blogspot.com/ Marcelo Costa

    Mauro, sobre a prancheta do Chelsea contra o Barcelona, só discordo do “um” atrás do meio-campo. Acho que era uma linha de 4, ou 5 (sem a bola, Malouda voltava, com a bola, subia pela ponta esquerda), com Obi Mikel, Lampard, Ballack e Essien. Os quatro funcionaram como volantes. Abraços. http://www.esquemastaticos.blogspot.com/

    MARCELO, gosto muito de seu blog. e, de fato, o esquema do Chelsea foi bastante dinâmico. entendo que comportava essa leitura tb.

  • Mauricio Todeschini

    O Grêmio ficou com um caminho aparentemente fácil até a semifinal. Aparentemente, pois em mata-mata qualquer um pode surpreender. Que o diga a LDU no ano passado. O Cruzeiro pegou um adversário fraco nas 8as (o Universidad do Chile só se classificou em razão do fraquíssimo grupo do Grêmio), e o São Paulo terá a vantagem de jogar uma partida que deveria ser fora de casa, em campo neutro, em razão do confronto mexicano e da gripe suína. Cruzeiro, São Paulo e Grêmio vão se matar até a semifinal, pois estão do mesmo lado da chave. Enquanto isso, do outro lado da chave, Sport x Palmeiras se enfrentam de cara, para quem vencer ser o favorito à final deste lado da chave. O Palmeiras é o favorito dos brasileiros agora, em razão de tudo o que aconteceu para se classificar. Vem mais forte. O Grêmio, o mais fraco tecnicamente.

  • RV

    Sport x Palmeiras já tá virando clássico. Gostaria que os dirigentes do Palestra Itália considerássem estabelecer um consórcio para enviar jogadores ao adormecido América-PE (que é alviverde), para dar uma revitalizada no Campeonato Pernambucano. A mediocridade do Santinha e do timbu tirou a graça do certame–o Sport tem sido líder ininterruptamente no estadual desde 2006.

  • carlos amendola

    Uma copa insignificante para o futebol internacional. Das equipes estrangeiras somente o Boca Jr merece respeito. O curioso é que essa equipe sempre entra pra ganhar e as demais morrem de medo do azul e amarelo.

  • GRIPE SUÍNA

    O CORRETO SERIA QUE OS 2 JOGOS ENTRE CHIVAS E SÃO PAULO FOSSEM EM CAMPO NEUTRO. SERIA JUSTO. O SÃO PAULO SERÁ EXTREMAMENTE BENEFICIADO. O CHIVAS DEVERIA ADOTAR A TÁTICA DO ESPIRRO. ENTRA EM CAMPO ESPIRRANDO E TOSSINDO QUE OS JOGADORES DO SÃO PAULO FICARÃO ASSUSTADOS.

  • francisco Balvedi

    Muito bom seus comentarios…concordo bastante…anote ai e depois se lembre de mim…final Gremio x Palmeiras
    Abracao

  • http://mmgfg mateus

    oi tio cruel

  • http://mmgfg mateus

    eu acho queos favoritos a cer campãe da libetadores é o gremio e o boca jrs

  • marcelo

    quem vc acha que vai ganhar essa libertadores !!!

    MARCELO, não sei nem quem vai passar… é muito cedo, é muito equilíbrio.

  • Gama Passos

    Até vc Mauro Beting, está secando o SPFC o melhor do mundo, depois eu quero ver o q vc terá a dizer depois q atropelarmos, CHIVAS , CRUZEIRO, q venham GREMIO, SPORT até o BOCA…… ( o palmeiras fica fora é muito fraco nao tem time para libertadores ..)
    Vc verás um SPFC forte e cruel com seus adversários,, essa é nossa vai para o Morumbi……

    GAMA PASSOS, secando? Onde? Disse que vai passar. Cacilda, amigo, Menos, por favor.

  • Leandro Guimarâes de Lima

    A partir de agora o time do São Paulo pode ser um dos favoritos para conquistar mais uma Libertadores, no entanto precisamos melhorar nosso time com respeito a agilidade na saida de bola e marcação forte, pois nos ultimos anos o tricolor vem ganhando muitos títulos devido ao seu volume de jogo com time forte na marcação e muito rapido na saída de bola e que proporcionava muito respeito ao tricolor por parte dos adversários, mas nos ultimos jogos a equipe se mostrou apática sem força na marcação e sem agilidade na saída de bola.
    Portanto acorda tricolor e vamos trazer mais um caneco, pois alguns vivem sonhando com ele, nós já ganhamos três e vamos em busca de mais um!!!!!!!

  • guido

    querem coloca brasileiro contra brasileiro, bando de fdp !

  • http://r Messias Nascimento

    Sou torcedor do Palmeiras e o verdão vem aí te assegura sport que tu já conhece o supapo do Palmeiras

  • Renan Burti

    Ola pessoal, td bem?
    Esses confrontos nas oitavas de final dessa libertadores são de arrepiar heein.. Meu deus.. meu verdão novamente terá de desafiaro complicado SPORT na Ilha do Retiro.. mas beleza.. Ja passamos por um desafio la dentro, e muito bem.. Venceremos de nvo.. e vamos com tudo pra conquista do caneco..
    Abraços!

  • http://www.futebolpitacos.blogspot.com gustavo roman

    Mauro,concordo com quase todas as previsões que vc fez(ou pitacos como o nome do meu blog).Só discordo de vc no último jogo analisado.Caracas x Deportivo Cuenca.Acho que o Caracas já não pode ser encarado com tamanha surpresa pois já vem fazendo campanhas conscistentes(diga-se passar de fase e pronto afinal isso já é mais do que conscistente para equipes venezuelanas)e acredito que dessa vez eles vão passar as quartas de final(embora depois vão ficarpor ai mesmo…)
    Quanto a todas as outras análises,assino embaixo tudo que vc disse…
    abraços

  • Pingback: Oitavas da Libertadores - Blog do Mauro Betting « Marcelo Esportes()

  • Dudu Guimaraens

    Acredito que o Grêmio se mantiver a regularidade chega sem sobressaltos até as semifinais…Lá provavelmente encontrará um brasileiro, daí o Grêmio terá que fazer valer o fator Olímpico e a solidez defensiva no jogo de ida. Se passar e acho que passa nas semi, seja lá o adversário que for, pode pegar na final um brasileiro que terá que passar por um argentino e possivelmente pelo Libertad ou Nacional do Uruguai. O Boca joga com a tradição de ser um adversário poderoso, mas sem Riquelme não é o mesmo. O Estudiantes cresceu muito, principalmente no jogo com o Cruzeiro. Isto dito acredito que o Grêmio poderá ser campeão pela terceira vez da Libertadores. Já que é considerado um especialista neste tipo de torneio.

  • breno luiz

    na minha opinião se o cruzeiro passar pelo são paulo nas quartas(e tem time para isso) vira forte candindato ao titulo!!!!
    para mim o u. chile não tem time para ganhar do cruzeiro!!!
    da-lhe cruzeiro rumo ao tri

  • http://www.descurvo.blogspot.com Hugo Albuquerque

    Sempre acontece dessas injustiças em torneios onde as equipes são divididas em grupos. Pegue, por exemplo, o fato de que Colo Colo e LDU terem sido eliminadas porque caíram num grupo bem complicado enquanto teremos um jogo horroroso desses entre Cuenca e Caracas. Pior: Sport ou Palmeiras serão eliminados, enquanto um desses dois estará nas quartas. Que coisa.

  • JHULIMAR

    PALMEIRAS E CAMPEÃO

  • Valter

    Aê LUXEMBURGO:
    INJUSTIÇA:
    A mesma injustiça que voce diz e tem razão que o ALEX sofreu com a seleção Brasileira, você está proporcionado ao WENDEL.
    Voce pode até não gostar do WENDEL, mas é um atleta que sempre honrou a camisa do PALMEIRAS e sempre deu segurança na lateral. Portanto WANDERLEY, não fale em injustiça. Áh!!!!! ainda há tempo de voce corrigi-la…

  • Gabriel

    Mauro, sou sãopaulino, mas sou realista e não passional. Pode escrever aí, São Paulo eliminado pelo Cruzeiro nas quartas-de-final. Será que só eu entendo de futebol? Desde 2006, quando o Muricy assumiu, o São Paulo nunca jogou um bom futebol. Jogou um pouco bem só no ano em que assumiu mesmo, pois estava com a base do ano anterior. Depois, em 2007, 2008 e 2009, o Tricolor apresentou um futebol horrível. Competitivo? Só em pontos corridos. Por mais que o Muricy fale que não, mata-mata é muito diferente de pontos corridos. Ele é endeusado pela imprensa e pela maioria dos torcedores do São Paulo, mas eu não entro nessa. Foi tri-campeão brasileiro? Pra mim é só prêmio de consolação por perder três Libertadores. Se ao menos o time apresentasse um futebol de qualidade, nem estaria reclamando agora. Mas não dá pra sentir firmeza nenhuma no time. Com os jogadores que tem, e que teve nos anos anteriores, era pra pra ter se saído muito melhor nos campeonatos. Não é porque perdeu pro cutintia, não. Sempre o critiquei. Na minha opinião, se perder a libertadores denovo, tchau. Muito obrigado, Muricy, mas eu quero renovação. Eu quero me empolgar novamente ao assistir aos jogos do São Paulo.

  • Leonardo

    Cruzeiro ta fora já

  • Jose Belarmino

    Vamos manter esse ritimo e passar de fase , o jogo com o Palmeiras vai ser mais uma vez dificil , mas estamos acostumados a jogos duros , somos lider do grupo da morte e estamos jogando para ganhar .

  • gilberto

    Entre os times brasileiros que mostraram credeciamento a seguirem na LA, não vejo o Palmeiras como um doa quatro nas quartas de finais.

  • angelo miguel scacabarozzi

    è isso ai Maurão (desculpe a intimidade) , agora nosso Verdão , depois desta vitoria redentora, que infelizmente a Senhora Rede Globo não mostrou, vai com tudo pra cima do Sport, e se souber jogar em casa, como em outras oportunidades, tem tudo para fazer um bom resultado e ir para o jogo de volta. Agora, fazer o Palmeiras jogar na terça feira, e mais uma vez privar o telespectador, pobre como eu, que não tem tv por assinatura, de assistir a esses jogos é uma piada de mal gosto.
    Um abraço

  • http://www.futebolismo.com.br Felipe Virolli

    Concordo com suas análises. E torcerei para o nosso Palmeiras se classificar. Chegou a ver o “especial de 1951” do meu site, Mauro, que te mandei pelo orkut? O que achou? Abraços e parabéns pelo seu novo livro. Felipe Virolli.

  • ERIK

    GREMIO JÁ É SEMIFINALISTA. ISSO ACHO Q TODOS CONCORDAM.

    PRECIPITAÇÕES À PARTE, MEUS PALPITES DAS 8ªS:

    GREMIO, CARACAS, SÃO PAULO, CRUZEIRO, BOCA JR., ESTUDIANTES, NACIONAL-URU E PALMEIRAS.

  • ERIK

    Concordo c/ tudo o q o Gabriel disse a respeito do muricy e do futebol apresentado pelo São Paulo nos últimos 4 anos.

  • Reginaldo

    NAO TENHO DUVIDAS, o campeao sera conhecido entro SAO PAULO X CRUZEIRO nas quartas de final… quem viver vera… FUI,,,

  • Daniel Moraes

    Olha…sou suspeito para dizer isso, pois sou palmeirense…mas o que aconteceu em Santiago na quarta-feira só acontece com equipes predestinadas ao título…

    É uma situação parecida com a vivida pelo Once Caldas, do meu estimado amigo colombiano Pablo Quintero, de Manizales…alguém tinha alguma dúvida que após aquele gol no fim do jogo, contra o São Paulo, o campeão já estava definido? Eu não…

    Ou ainda, lembrando a Libertadores de 1999, alguém achava que o Palmeiras não seria o campeão após a classificação contra o Corinthians na cobrança de penalidades?

    Indo um pouco mais pro passado, alguém achou que após o gol do Branco, contra a Holanda na Copa de 1994, não ia pintar o tetra?

    Outra comparação é com a situação do Ronaldo no Corinthians…após aquele gol contra o Palmeiras eu já sabia para onde ia o título…ou melhor, para onde Ronaldo o estava levando…

    Eu, como vocês, sou torcedor…mas, quando os Deuses do Futebol resolvem mandar os seus sinais, só nos resta aceitá-los…já que interpretá-los é deveras simples…

    Abraços a todos…

  • Clayton Santana

    Bom Dia!
    Sou Palmerense com a cabeça no lugar, o Palmeiras nesses ultimos jogos pela libertadores vem mostrando que tem forças pra chegar, porém contra o Sport as coisas são mais que dificeis ,o time pernambucano leva vantagem em relação aos confrontos contra o VERDÃO, mas até eu como palmerense jamais pensaria que o Palmeiras ganharia aquele jogo na ilha da maneira q.

  • Clayton Santana

    Bom Dia!
    Sou Palmerense com a cabeça no lugar, o Palmeiras nesses ultimos jogos pela libertadores vem mostrando que tem forças pra chegar, porém contra o Sport as coisas são mais que dificeis ,o time pernambucano leva vantagem em relação aos confrontos contra o VERDÃO, mas até eu como palmerense jamais pensaria que o Palmeiras ganharia aquele jogo na ilha da maneira como aconteceu… contra o colo-colo no chile sem explicações, estava ouvindo o jogo pela badeirante a qual você esta comentando…faz tempo que o Palmerense se sentia feliz daquela fora … aquela narração do gol então… deixa pra lá…. Se continuar jogando assim e não apresentar mais aqueles jogos apaticos contra o Santos e o colo-colo no palestra, o Palmeiras será um sério candidato ao titulo…Qual dos dois passarem desta fase sera um fortissimo canditado a taça … mas preferimos o PALMEIRAS….Abraço…

  • http://www.esquemastaticos.blogspot.com/ Marcelo Costa

    Olá Mauro. Obrigado pelo elogio. Abraços.

  • KARLOS ALBUQUERQUE

    A EQUIPE DO ESPORTE, TEM UMA BOA BASE,MAS FALTA UM LIDER
    EM CAMPO. E ATE MESMO FORA DELE COM EXPERIENCIA EM UMA
    COMPETIÇAO INTERMACIONAL,NAO SERIA NENHUMA SURPRESA A
    CLASSIFICACAO PARA A FASE SEGUINTE,MAS VAI INFRENTAR UMA
    EQUIPE COM PESO., COM VASTA EXPERIENCIA, FORA DE CAMPO E
    MOTIVADA POR TA CRESCENDO,DENTRO DA COMPETIÇAO. O PAL
    MEIRAS E FRACO NO MEIO CAMPO E NAS SUAS LATERAIS, MAS O
    ATAQUE E MAS OBJETIVO,ELEM DE JA TER PEGADO O ESPIRITO DA
    LIBERTADORES,TANTO NA CATIMBA,COMO NO FATOR CONJUNTO!!!! ASS: KARLOS COMENTARISTA DO DF ESPORTE..

  • laecio maques

    não poderiam ter deixado o time do palmeiras se classificar para as oitavas pois agora ninguem segura o verdão e a primeira vitima disso vai ser o sporte que tem um time bom mas não com eficiencia de ganhar do verdão. vai verdão, torcida que canta e vibra por nosso alviverde imponente!!!

  • Rodrigo

    esse é o ano do tetra,vamos são paulo!!!

  • rod

    Por causa da gripe suína já estamos nas quartas,dá lhe tricolor!!!

  • caroline

    É o palmeiras…Marcos é foda
    é noiis

  • Pingback: Fique por dentro Libertadores » Blog Archive » Libertadores - Oitavas de final » Mauro Beting()

  • Mlke doido

    “ainda acho o Sport com muito mais conjunto e mais time”. – (primeiro comentario).

    sport com muito mais time que o palmeiras….? nem os torcedores do sport e do corinthinas acham isso!! ahusahusuha

    um time que grita: caza caza… eh que a turma eh boa.. e da fuzarca… nao merece nem chegar a uma competiçao de nivel internacional !!!

    leão morre em pernambuco devido à gripe suina — isso eh fato!!!

  • dierlim

    bom temo peleando com o gremio ne