Atlético Paranaense 3 x 2 Corinthians

por Mauro Beting em 30.abr.2009 às 3:31h

* Belas atuações dos alas Raul e Márcio Azevedo, o faro de gol de Rafael Moura, e o impressionante estádio que joga muitas vezes melhor que o Furacão fizeram três, e poderiam ter feito mais nos primeiros 60 minutos.

* O pênalti (muuuuito discutível, que eu não teria marcado) de Chicão que bateu nas duas traves, logo depois dos 3 a 0 atleticanos, parecia definir um resultado histórico para o Atlético.

* Mas o Corinthians também é impressionante. Quando tudo parecia mais que perdido e goleado, um belíssimo gol de Cristian e um de oportunismo de Dentinho (que deveria ter sido expulso no início do segundo tempo) deixaram tudo em aberto para o Pacaembu.

* A invencibilidade alvinegra de 25 partidas acabou diante de um rival animado e inspirado. Mas os gols no final reanimam para a decisão paulista e para a duríssima partida de volta.

* Geninho levantou a bola do time (merecidamente) e tratou de minimizar (corretamente) os gols no final que podem ser letais para o rubro-negro.

* Galatto e Felipe garantiram um placar até “magro” para um jogo tão bom na Arena.

* Raul, Marcinho e o ótimo Wallyson fizeram da vida de André Santos um inferno no primeiro tempo.

Tags:

  • Eduardo

    Grande Mauro, como sempre seus comentários são muito bons! Um dos poucos jornalistas do “eixo” que consegue ver as virtudes dos adversários.

    O jogo de ontem foi maravilhoso, o Atlético poderia ter ampliado o placar quando ganhava de 3 x 0. Perdeu a chance de golear o Corinthians, mas provou que no futebol não existe vencedor por antecedência…

  • Fábio

    Pois é Mauro Beting, realmente um grande jogo esse Atlético x Corinthians, pena que uma arbitragem indecente, possa ter tirado a vaga do Furacão. Com gol mal anulado, penalti discutível sem falar na cotovelada de dentinho, que mais tarde viria marcar um gol – por muito menos o Atlético teve um jogador expulso na decisão da Copa São Paulo – o árbitro foi minando o time que no final acabou cedendo dois gols que podem custar a classificação.
    Diante de um adversário extremamente qualificado, o Furacão soube se impor e ditou o ritmo da partida até os 30min do segundo tempo (1º chute a gol do Corinthians no 2º tempo), e como você diz ficou muito próximo de “definir um resultado histórico”, talvez não tão bom como um certo 5×1 no Pacaembu, mas sem dúvida um grande resultado.
    Com certeza com o time que tem, e com o treinador que possui, o Corinthians não precisa desse tipo de “ajuda”, mas já é histórico esse tipo de comportamento por parte da arbitragem, quando se trata do Sport Club Corinthians Paulista.

  • cassio ramos

    Até os 40 minutos do segundo tempo e com uma atuação fraca o corinthians perdia de 3×0 e também ali estaria entregando o campeonato paulista para o Santos,veja só,tudo errado,Ronaldo sai machucado e poderia ser desfalque para domingo,Chicão que eu nunca vi errar um penalty,manda a bola nas duas traves,Dentinho sumido no jogo,Douglas eu nem vi,invensiilidade indo pro espaço ou seja tudo caminhando para a desclassificação,mas corinthians é corinthians,com chute do Cristhian diminui e logo após Dentinho faz o segundo deixando a diferença apenas de 1 gol,revertível no jogo de volta.Se o Mancine assistiu ao jogo do Corinthians e com certeza deve ter assistido,as laterais do campo pode ser a saída do Santos domingo.

  • Anderson

    Bastou o Corinthians encontrar um time indiferente ao “status” dos “supercraques” Chicão, A.Santos e principalmente Dentinho que o futebol brasileiro voltou ao normal. Não adianta minimizar a vitória di Atlético porque eu já vi muitos times que precisavam descontar a vantagem mínima no jogo da volta e não conseguiram, inclusive o Poderoso que em 2007 precisava apenas fazer 1a0 no Vasco para não cair pra 2ª e caiu… dá-lhe Furacão

  • http://www.thementes.com.br BeGOD

    Depois da entrada de Alessandro no lugar do Fabinho o jogo mudou e o CAP sumiu em campo.

  • Rodrigo Raniéri

    Me desculpa Fábio mas vc não pode atribuir a reação corinthiana à arbitragem, o time jogou mal, mas os dois gols do Atlético foram bem anulados e,como vc msm disse, o pênalti “discutível” é lance interpretativo…Vc tem que culpar as inúmeras chances perdidas pelo Atlético e não a atuação do árbitro…

  • Anderson

    Têm coisas que “só” acontecem com o Corinthians: Dentinho dá uma cotovelada no rosto do adversário, na frente do 4º árbitro e de todos, não é expulso e faz um gol no final do jogo…Coincidentemente o árbitro achou o 3º penalty, no 3º jogo seguido do Corinthians na Copa do Brasil…Agora inventaram “a derrota com sabor de vitória” para não dar o braço á torcer e admitir que sim, perderam a invencibilidade para um time de fora de São Paulo, com gol do ex ídolo HE MAN… é muita coisa podre nesse time…

  • Anderson

    No mínimo estranho que o Ronaldo tenha sentindo dores e saído do jogo justamente quando o time levava um vareio de bola. Estaria a majestade querendo poupar sua imagem do vexame que se anunciava? Não se admirem se no domingo o Santos abrir dois a zero e a dor na costela reaparecer…Se estivessem vencendo ontem ele continuaria andando em campo como sempre e sendo ovacionado como comandante do time em mais uma vitória como gostam nossos narradores e comentaristas…assim até eu!!!

  • Alencar Cozer

    Foi um bom jogo. O Atletico superou as expectativas e fez seu melhor jogo. A verdade dura para os torcedores paulistas é que eles estão na média de todos os outros. Tirando o Inter que está passando da bola (mas até agora não jogou contra nenhum outro time de nivel), o resto é japonês.

  • Kaled

    Grande Jogo e eu pude ver em campo.
    Assisti a tudo, e posso dizer, o corinthians tomou um vareio de bola.
    E afirmo SIM, o arbitro tentou de todas as formas ajudar o corinthians.
    – Penalty que apenas a poderosa, o juiz e os torcedores corinthianos viram
    – Faltas invertidas
    – Cartões não dados (inclusive o vermelho para dentinho)
    – Cartões para Antonio Carlos (Ninguém entendeu o motivo) e Moura (Porque diblou Felipe na hora de devolver a bola? e o Dentinho?)
    – Entre outros.

    Penalty roubado não entra, e os inumeros roubos do juiz não atrapalhou no resultado.
    O time do Atletico se recuou no fim e tomou dois. E o tecnico Geninho deixou o time desgastado em campo, sem fazer alterações. Com isso acabou o contra ataque do Atletico.

    Uma observação:
    Se Dentinho tivesse sido expulso ele não estaria lá para fazer o segundo gol do corinthians. Alias, talvez nem iria existir a jogada.

    Abraços

  • joão rubens g. wolff

    mauro, vc não acha que o gol de chapa do walysson poderia ser objeto de uma comentario, não tão inflamado como o gol do fenomeno, mas pelo menos com 3/4 da euforia daquele? Pegar uma chapa num cruzamento daqueles, de primeira, é muito dificil e foi uma pintura. quanto ao meu atletico, avante furacão.No campeonato paulista sou corintiano mas na copa do brasil e no brasileiro tenho paixão pelo rubro negro paranaense

  • Marlon

    O Corinthians foi longe de um time “impressionante” no jogo de ontem. Só diminuiu o placara graças a intervenção da arbitragem que inventou a falta no primeiro gol e não marcou a falta no Rafael Moura no lance do segundo. Além de deixar passar a cotovelada desferida pelo Dentinho. O lance em que o Ronaldo se machucou foi reprisada exaustivamente, mas a cotovelada e o gol anulado do Atlético não foram destacados pela parcial imprensa do eixo RJ-SP. Mesmo assim vencemos! No final ficou registrado: Atlético 3×2 Juiz.

    O Atlético já foi muito prejudicado pela arbitragem, mas nesse jogo foi demais.

  • Marcos Cabral Nietsche

    E a arbitragem tendenciosa tentando minimizar a dor corinthiana ao estar levando um show do Atlético? Isso o Mauro Beting ou alguém da imprensa paulista falou? A agressão do Dentinho ao Rafael Moura que sequer foi punido com um cartão amarelo? Agressão é cartão vermelho, não tem nem pestanejar, entre inúmeros outros erros da arbitragem é lamentável, mas o dinheiro mais uma vez falou mais alto p/ a mídia, leia-se Globo, Band, etc… O Corinthians tem sim uma torcida fantástica e é uma das maiores do país, o ibope das emissoras de TV deve ter ido às alturas durante o jogo de ontem, mas parece que não são somente os governantes do Brasil que merecem repreensões! Lamentável Mauro Beting..

    MARCOS, Dentinho merecia ter sido expulso, e eu deveria ter colocado no texto.

  • Leandro

    Parabéns Mauro pelos seus comentários. Sou do Rio de Janeiro e ontem estava em Curitiba e tive o privilégio de ir neste grande jogo. Fazia tempo que eu não via um jogo de tanta qualidade e emoção. A torcida do Atlético é impressionante, o estádio é lindo e muito moderno. Fico feliz por neste pais assistir um jogo maravilhoso em um lugar maravilhoso com uma grande energia positiva. Quem ganhou fomos todos nos!
    Obs: dois garotos do Atlético arrebentam Raul e Wallyson.

  • Guilherme

    A verdade é que o Atlético se ‘agigantou’ frente ao melhor time do Brasil, no momento, que até então estava invicto; aliado a força da Arena da Baixada e dos mais de 20 mil torcedores que se fizeram presentes nesta quarta, a equipe atleticana se portou bem em campo apertando o Corinthians através de boas jogadas pelas alas e o 1º tempo terminou 2×0 CAP. Quando, logo no comecinho do 2º tempo o Furacão ampliou e depois, Chicão perdeu o penalti, eu pensei que o jogo ia terminar assim e que o Atlético estaria dando um passo para as quartas de finais. Porém a arbitragem fraca e frouxa, diga-se de passagem, pendeu para o lado dos corintianos, – exemplo disso; o ponta pé que Dentinho acertou em Rafael Moura merecendo no mínimo um cartão amarelo, mas o juiz nem se quer falta marcou – o Atlético perdeu outras oportunidades de fazer o quarto e até o quinto gol e pensou que a partida estava encerrada e que ia pra São Paulo com 3 tentos na frente. Mas a fama do Timao de marcar gols no final e decisivos, não é a toa. Cristian de falta aos 41 e Dentinho aos 47, colocaram o Corinthians novamente na disputa. Apesar disso só o Atlético Paranaense foi valente o suficiente para derrubar uma invencibilidade alvi-negra que já durava 25 jogos. E a título de informação, com esse jogo, de 56 confontos entre os dois times, foram 12 vitórias corintianas, 11 atleticanas e 11 empates com 59 gols do rubro-negro e 58 do timão. E ainda, em São Paulo, o Atlético tem ótimo restrospecto tambem. Só um aviso pra quem pensa que vai ser fácil o Corinthians passar pela equipe do Paraná!

  • Marlon da Motta

    Boa Mauro Beting, só esqueceu de acrescentar um GRANDE detalhe, a ajudinha amiga do Juiz.
    Juiz esse que não expulsou o Dentinho na cutuvelada, o grande penalti marcado, os impedimentos inexistentes e as mudanças de faltas.
    É o Furacão mostrou, mais uma vez, que é GRANDE, derrotou o invicto Corinthians + o Juiz.
    Pois afinal, em dia de Furacão gavião não levanta voo! ;D

  • Emerson

    1- O Souza até jogou bem ontem.
    2- Em se tratando de revelaçoes dos times brasileiros, este Wallyson me pareceu bem mais jogador do que o Ciro do Sport. Qual a sua opinião, Mauro?
    3- Parece que Geninho nasceu pra ser técnico do Atlético PR. Tomara que faça um bom BR- 09
    Um Abraço.

  • Diego

    Valeu Mauro,

    É nas horas difíceis que a torcida do Atlético abraça o time e tira forças pra empurrar o Furacão para a vitória.
    Vinhamos de uma derrota para o maior rival, dentro da Baixada, com uma atuação pífia; iríamos enfrentar o time mais badalado do Brasil, time de astros e da mídia… ou seja, cenário mais negativo impossível.
    Mas o que se viu foi a Baixada lotada, empurrando o time pra cima, o qual só não goleou pelo apito amigo que insiste em favorecer o “Timão”!
    Acredito que até tenha sido bom esse 3×2.. é nas adversidades que o Furacão se sai melhor. Se a coisa fica muito fácil, o Atlético não se dá bem.. e vamos ao Pacaembú pra vencer e nos classificar…

    Antes, é claro, procuraremos, Domingo, dentro da Baixada lotada, com muita humildade, vencer o Cianorte e levantar o caneco do Paranaense!

    Grande abraço!

  • Herbert Muraro

    O importante é a imparcialidade. Mostrar que conhece de futebol não é dizer que o Corinthians faria 5 ou 6 se fizesse mais força. Pois afinal, foi o Corinthians que correu atrás do placar, não é seu NETO!

    Parabéns Mauro pela imparcialidade, é isso que o futebol precisa, de jornalistas competentes, imparciais e que entendem o que viram em campo.

    Quando não se conhece uma coisa, não há como tomar opinião. Poucas pessoas conhecem o Atlético Paranaense no seu dia a dia, e pouca gente conhece as nossas revelações. Pois está nascendo um novo craque na baixada, e ele se chama Wallyson, 20 anos, ficou um ano ganhando massa muscular para enfrentar uma 1a divisao. E ele vai mostrar a que veio, pois para quem viu ontem, prestou atenção que ele joga como se fosse fácil.!

    Saudações Atleticanas!

  • Marcelo

    Na verdade, Ronaldo saiu na metade do jogo pq descobriu que na Getúlio Vargas existiam travestis disponíveis naquele momento… Sabe como é, qdo a saudade bate…

  • Luiz

    Cara, quando vim pra Ctba e fui assistir CAP X Chicas pela Libertadores, fiquei impressionado com o que vi da torcida do Atlético…Quem nunca foi em um jogo de casa cheia, por favor vá…é um espetáculo a parte….se o CAP tivesse mais investimento e afins, seria o bicho papão do Brasil com seu estádio que é um verdadeiro caldeirão….Pra mim é o estádio que mais ganha jogo do Brasil, ano passado o time do CAP era HORRIVEL, ganhou as 6 últimas partidas em casa….só não caiu graças a Arena da Baixada
    foi um belo jogo ontem

  • Luiz

    na Arena funciona assim:
    ou vc faz 1 gol cedo, como fez o Coxa no fim de semana…ou vc se acovarda e leva chumbo
    se o CAP faz um gol cedo, daí esqueça
    praticamente todas as derrotas do CAP na arena foram assim, esfriando o caldeirão cedo..

    qdo cheguei em Curitiba, me faziam de tudo pra virar Coxa, por ser alviverde como meu Palmeiras, mas depois do jogo contra o Chivas, passei a simpatizar com o CAP…é um passeio a parte ir na arena em jogo de casa cheia

  • Pedro P. Tardelli

    Quando estava 3×0 para o Atlético PR o RONALDUCHO simulou uma contusão e se mandou. PIPOCOU LEGAL!

  • Dorival B Costa

    Parabéns Mauro.
    Ainda bem que ainda posso cumprimentar algum jornalista/comentarista, pois infelizmente nós que não somos do eixo RJ/SP, somos obrigados a ver boa parte da imprensa supervalorizando os times de seus estados, muitos ignoram o óbvio. O próprio Corinthians que durante este campeonato paulista foi várias vezes criticado pelo péssimo futebol apresentado, isto por comentário de amigos corinthianos que não aguentaram assistir partidas inteira de seu time pela mediocridade do jogo, agora muitos tentarem fazer parecer que alguns times são o supra sumo do nosso futebol, já é demais para a nossa cabeça. Continue assim “imparcial” para o bem do povo brasileiro, seja na área esportiva ou não.

  • carlos amendola

    A pior coisa do futebol é a arbitragem, disso eu não tenho a menor dúvida. Bola na mão e o sujeito marca a cal. Agressão explícita e o homem de preto finge que não viu. A famosa cêra, que os profissionais da imprensa chamam de catimba, controle do jogo, experiência e o filho daquela senhora nunca expulsa o “malandro”. O cai cai, o fingimento, a simulação, o agarra agarra, a entrada por trás, o carrinho, a cotovelada, a deslealdade e o todo poderoso do espetáculo liga o botão da tolerância total. Com isso, o drible virou uma provocação hedionda e intolerável. Como diria o FHC, assim não dá, assim não pode!

  • Nicholas

    Nossa…como esses atreticanos são cegos…Acho que viram outro jogo….kkkkkkkkk…Espera para ver no Pacaembu…kkkkkk….Chora atretico….

  • Nicholas

    Em tempo…saiu algum gol de penalty?????

  • Giovanaa

    Atleticooo perdeuu Bastantee mais ganhÔó

  • camila fabiane

    que o atletico e o melhor time todo mundo sabe,”mas nem todos admitem”
    ele so não ganhou o jogo porque o juiz com certeza era ruin,tudo o que acontecia eles defendiam o ronaldo,o cara caia de maduro tropeçava no proprio pe e a culpa era de quem?do timão…viram penalti onde não aconteceu…mais o timão e o melhor com certeza eu adoro todos,peninha que nos perdemos varias chances de gol….mas a torcida do furacão deixou seu recado e tamo com o time ate nas perdas pois rubro negro e quem tem raça e não teme a propria morte!!!!!!!!

  • Emanoela de Souza Ferreira

    ATLETICO só ele