Sport 2 x 1 Colo Colo

por Mauro Beting em 23.abr.2009 às 0:07h

* Estou no Morumbi, escalado pela Rádio Bandeirantes. Deu para ver alguma coisa do Sport, pelo computador. E nem é preciso ter visto ou sentido para entender o que é a Ilha do Retiro, que fez mais uma vítima no segundo tempo.

* Jorge Fossati, bom treinador uruguaio da LDU, já deixou claro que enfrentará o Rubro-Negro com os reservas, em Quito. Mais um motivo para o Sport celebrar o primeiro lugar brilhante na competição, num grupo dificílimo.

* EM BREVE, MAIS NOTAS DA VITÓRIA DO SPORT.

por ora,

Escreve o jornalista Rogerio Jovaneli

O Sport fez história. Pela primeira vez, a fase de mata-mata da principal competição de clubes da América do Sul terá o proivilégio de contar com a presença do Sport “leão” Recife. Nelsinho Baptista e seus atletas mereceram a façanha, que não foi fácil, diga-se, especialmente no primeiro tempo.

O Sport entrou em campo no 3-4-1-2, com César, Igor e Durval; Moacir, Hamilton, Daniel Paulista e Dutra; Paulo Baier; Vandinho e Ciro. E com esses jogadores pouco conseguiu fazer no primeiro tempo, principalmente devido à corajosa postura da boa equipe do Colo-Colo, que não se contentou em jogar fechado e marcou a saída de bola do time de Nelsinho. Paulo Bayer nada criou. Aliás, ninguém no Sport criou. Houve apenas uma oportunidade clara. Daniel Paulista e Dutra fizeram bela tabela e a bola chegou a Ciro, que, de calcanhar, quase marcou.

Na volta para o segundo tempo, Nelsinho trocou a “joia” Ciro por Fumagalli. Logo de início, com cinco minutos, gol do Colo-Colo. Em bola perdida por Daniel Paulista, o bom atacante Barrios encontrou Millar livre na área para abrir o placar. Magrão até chegou a tocar na bola. Em vão. Colo-Colo 1, Sport 0.

A partir do gol tomado, o Sport partiu para a pressão. Paulo Baier teve a chance de marcar. Após receber um bolão de Dutra, na saída do goleiro, o meia tocou sobre o gol e desperdiçou a chance. Em nova oportunidade, Paulo Baier chegou a marcar, mas estava impedido.

De tanto apertar, finalmente o Sport conseguiu o empate. Em bela roubada de bola de Dutra perto da grande área, ele serviu Hamilton, que mandou um balaço na trave. No rebote, o lateral direito Moacir mandou para as redes. Com

15 minutos de jogo, Sport 1, Colo-Colo 1.

Nelsinho, antes mesmo do empate, já preparava nova substituição. Aos 16 minutos, Luciano Henrique entrou na vaga do co-autor do gol, Hamilton, que sentiu uma lesão muscular após o chute, e, cinco minutos depois, assustou o time chileno com um chute no cantinho. O goleiro Muñoz mandou para escanteio

.

No entanto, aos 30 minutos da segunda etapa, veio a virada. Luciano Henrique, que entrou bem no jogo, recebeu passe na direita e chutou mascado em direção ao gol. Com desvio da zaga e a ajuda de um empurrãozinho de leve no zagueiro – não percebido pelo árbitro -, Vandinho se antecipou ao goleiro e desvio a bola para o gol. Sport 2, Colo-Colo 1.

O gol matou o time chileno, que viu o Sport administrar a vantagem até o fim da partida. Festa no Recife. Sport (10 pontos) classificado para as oitavas e com ótimas chances de ser o primeiro da sua chave, já que pega na última rodada a já desclassificada LDU, em Quito, enquanto Colo-Colo e Palmeiras (sete pontos, cada) se enfrentam em Santiago com o time chileno jogando pelo empate por ter saldo de gols melhor (dois a mais que o alviverde).

Independente da posição na tabela e de até o seu time pode chegar no mata-mata da Libertadores, o torcedor do Sport só tem motivo para comemorar. Já está entre os 16 melhores times do torneio, pela primeiro na história. E com muito mérito pode cantar: Cazá, cazá; cazá, cazá, cazá; a turma é mesmo boa, é mesmo da fusaca; Sport, Sport!!!

Escreveu Rogerio Jovaneli

Tags:

  • http://www.futebolpitacos.blogspot.com gustavo roman

    Fala Mauro.Achei que o Sport por ter um homem a menos no meio ate os 20 do 1 tempo ficou sem posse de bola(o que serviu pra esfriar a torcida também).A partir dos 20 um dos zagueiros era adiantado para marcar o Torres no meio de campo e o leão igualou o jogo mesmo sofrendo pois sempre quem começava as jogadas era um dos zagueiros(Igor na maioria das vezes)
    No 2 tempo o Nelsinho botou o Fumagali e tirou o Ciro com isso igualando o numero de jogadores no meio do Colo-Colo(não só no meio mas como no esquema em si ambos ficaram no 3-6-1).Antes que se pudesse ver se a alteração surtiria o efeito necessário os chielnos abriram o marcador.Mas o grande mérito do Sport foi não se desesperar.E num lance de sorte(já que o zagueiro pela esquerda estava fora de campo sendo atendido)a bola foi sobrar justamente nesse espaço vazio para o empate.Aí foi difícil segurar.Fiquei com a impressão que se não tivesse saído o gol do Vandinho alguém ia acabar marcando de qualquer forma para o leão.
    Desculpe pelo abuso de tentar dar a minha visão do jogo mas o que importa é que hoje nós testemunhamos a história sendo escrita pela equipe pernambucana.Parabens ao Sport.
    Abraços

  • http://www.aquiepalestra.blogspot.com Junior

    Mauro, não sei se você já foi à Ilha do Retiro, ao menos recentemente. Mas estive lá 2 semanas atrás e vi que o tal mito criado está longe de ser verdadeiro.

    Juntei algumas economias e parti para a Batalha de Recife pronto para o que fosse necessário, porém, surpreendi-me com a passividade da torcida de auditório do Sport, que só reage aos chamados de um bobo locutor. Durante a partida, só ouvi 1 vez cantarem, e não durou mais que 1 minuto o tal do Cazá, Cazá.

    Não reproduza o tal fantasma, trata-se de mais uma lenda.

  • bruno

    a torcida do sport ainda nao chegou junto totalmente mas se lembrarem da copa do brasil na final saberao q a ilha estava lotada, nao existe nada de mito. pelo sport tudo……..

  • adriano

    pois é junior, provavelmente é mentira que vc veio a recife… mas se vc tiver duvidas, converse com elias do corinthians, ele sabe o que eu tou dizendo…

  • Rafael Crespo

    Junior, nao fale bobagens, nossa torcida nao pára d cantar um só minuto…

  • Gleison

    Mauro, a Ilha do Retiro não é mito, é uma realidade que ajuda muito ao bom e organizado time do Sport a vencer qualquer adversário, o fato é que contra o jogo do Palmeiras e alguns jogos do pernambucano a torcida fica sim preocupada e silenciosa esperando um lance bom para vibrar, mas analisar o nível da La Bombonilha por conta de alguns jogos é injusto. Sport rumo as quartas-de-finais da Libertadoes 2009.

  • Well

    Júnior, vc é um paulista babaca… claro q vc não vai dizer q a ilha é tudo isso que falam… bom é la no teu estádio…

  • http://www.narotadacopa.com Daniel Farinha

    Beting,

    La BombonIlha não estava lotada ontem. Ouvi um boato que era por conta da “ganância” da diretoria do Sport que estava colocando ingressos a 50 reais o mais barato. Não sei se é verdade e acho que a torcida é algo que faz muita falta ao Sport. Estive em La BombonIlha ano passado no Sport 1 x 2 Flamengo e pude conferir como a torcida faz o estádio tremer…

    Abraços,

    Daniel Farinha

  • marcos

    ei júnior, no mínimo vc é uma porquinha alvi-verde, um de nosso principais freguese, e sabe como é o consumidor né: nunca está satisfeito! kkkk
    mas realmente, a ilha ainda não mostrou o seu potencial nessa libertadores, por isso vc deve ter se surpreendido!
    o que não é nehuma surpresa é o LEÃO já está classificado pois, nossa seleção não é só a torcida, é mais…é garra, superação, força e disciplina tática!
    mas se vc se decepcionou acompanhe a libertadores a partir de agora, afinal me parece que a porquinha não vai passar né?!

    HAHAHAHAHAHAHAHA
    CHORA PORCA!!!!!!

  • Luciano

    O Time do Sport deve e é merecido comemorar e fazer a algazarra toda que fala, pessoalmente não acredito neste barulho todo, enfim….quero realçar que é devido falar do Sport, pois passa por um momento único na sua história.

    O Sport é um time bravo e guerreiro em Pernambuco, digo novamente, Pernambuco, ganhou partidas importantes contra o Palmeiras ano passado na copa do Brasil e tambem contra o Corinthians, mas vamos lembrar que a historia do cluebe se resume a “classicos” contra o Nautico, nada alem disso, de clubes pífios e patéticos os campeonatos estão cheios, vide o campeonato carioca, que mesmo tendo uma relativa importancia a mais que o campeonato Pernambucano, vive de classicos como Vasco x Madureira, Flamengo x Caxias etc

    Credito a imprensa “forçar a barra” em relação ao Sport, acho sim que o time está embalado, mas dizer que temos um grande clube em Pernambuco é de uma desfassatez sem tamanho, é nivelar por baixo……..ler criticas da imprensa paulista falando bem de campeonatos e times fora de São Paulo é “caçar assunto” quando não há nada alem de falar de nossos times locais em São Paulo capital.

    Atenção para o exagero usado por alguns comentaristas em relação a estes times que irão morrer na praia como sempre morreram, aí vem a mesma imprensa que ao inves de comentar, irá simplesmente ignorar como sempre fizeram.

    sds

  • Quando o SPORT joga a terra treme.

    Vou torcer para o palmeira se classificar na libertadora por dois motivos: Por ser brasileiro e pelo fato do Palmeira ser fraquissimo ou seja é um time PEREBA e Fregues do SPORT. Quanto ao Colo colo se passar será forte candidato ao TÍTULO.

  • Rômulo

    Não costumo participar desse tipo de debate , principalmente quando passa passa a constar comentários tipo o do Luciano, que semeiam a velha,manjada e hipócrita mentalidade sulista, em achar que o Brasil existe apenas da Bahia para baixo. Falando apenas em futebol, alguns times do eixo norte/nordeste/centro-oeste já demonstraram que têm capacidade de jogar de igual para igual com qualquer time do Brasil, e também com a maioria da América do Sul, pois na minha opinião o Boca é um tima acima da média. Achar que o futebol Brasileiro não existe fora de São Paulo, é uma completa idiotice. A principal diferença e única, é a concentração de investimentos que , não apenas no futebol, históricamente sempre beneficiaram os clubes do sul. Não quero transformar essa discussão numa questão separatista/regionalista ou seja lá como quiserem chamar mas, como disse, esse tipo de colocação desse cidadão , em achar que falar do futebol de outros estados fora de SP é ” caçar assunto”, que fiquem então falando de Corinthians, Ronaldo, Ronaldo, Corinthians, etc…E por falar em morrer na praia, alguem tem uma bóia para o Palmeiras?

  • SempreSPORT

    Queres um conselhinho, juninho..?

    Não perde tempo juntando esse teu dinheirinho catado, só pra tentar comprovar se a Ilha é mitológica, ou se a torcida do Sport faz ou não a diferença…

    Fica aí mesmo no Palestra… Só recapitulando os confrontos desses últimos dois anos…

    15/04/2009 Palmeiras 1 x 1 SPORT Copa Libertadores 2009
    08/04/2009 SPORT 0 x 2 Palmeiras Copa Libertadores 2009
    04/09/2008 Palmeiras 0 x 3 SPORT Brasileiro 2008
    08/06/2008 SPORT 2 x 0 Palmeiras Brasileiro 2008
    30/04/2008 SPORT 4 x 1 Palmeiras Copa do Brasil 2008
    24/04/2008 Palmeiras 0 x 0 SPORT Copa do Brasil 2008
    04/11/2007 SPORT 3 x 1 Palmeiras Brasileiro 2007
    01/08/2007 Palmeiras 1 x 2 SPORT Brasileiro 2007

    O MITO que você procura e não enxerga, tem acontecido aí mesmo, debaixo de teu narizinho, viu, juninho..?