Uma vitória “simples”

por Mauro Beting em 17.abr.2009 às 11:39h

Basta uma vitória “simples” do Flamengo contra o mais estruturado Botafogo para o Rubro-Negro evitar o título antecipado alvinegro, e ter a chance de, em mais dois jogos de Maracanã lotado, tentar faturar o quinto tri estadual.

Basta uma vitória “simples” do São Paulo (que, pelo visto com o misto na Colômbia, não despreza mais o “Paulistinha…) para o Tricolor seguir lutando por mais um título estadual e evitar uma hegemonia ainda maior do Corinthians, o campeão dos campeões paulista.

Basta uma vitória “simples” do Palmeiras no Palestra para o clube lutar pelo bi que não conquista desde 1994, e para Luxemburgo conquistar um inédito tetra estadual como treinador, contra um Santos que pode emular e bisar a molecada de 2002.

Basta uma vitória simples do Inter sobre o Caxias para vencer a Taça Fábio Koff, conquistar o returno, e antecipar a festa do bicampeonato gaúcho, tão caro no ano do centenário colorado, tão justo para a melhor equipe do Sul em 2009 – até o Grêmio acertar (como irá acertar) com Paulo Autuori, o dia (e o mês…) que chegar.

Menos complicada a tarefa do vibrante e valente Leão da Ilha do Retiro, que precisa contra o Náutico apenas do mesmo emocionante empate que arrancou do Palmeiras, na Libertadores, para ser tetra pernambucano, também por antecipação.

Vitórias “simples” que ainda assim serão insuficientes para Rio Branco e Ituiutaba contra Atlético e Cruzeiro, nas semifinais de Minas. Cada vez mais previsíveis pela distância entre grandes e pequenos. Mas ainda imprevisíveis quando os gigantes se encontram.

Mas quem pode dizer que uma vitória é “simples”? Ainda mais em clássicos. Ainda mais em decisão. Ainda mais entre equipes tão equilibradas num futebol tão nivelado.

Dá para dizer, no caso paulista, que Palmeiras e São Paulo têm um pouco mais de chances pela vantagem regulamentar, e pela qualidade dos times. Podem nas suas casas fazer o que muito bem fizeram santistas e corintianos, dentro da lógica do futebol e do mando de campo. Nem por isso podem ser considerados “favoritos”. Menos ainda podem ser consideradas “surpreendentes” eventuais classificações alvinegras. Como bem define o colega Fernando Sampaio, da Rádio Jovem Pan, “em clássico pode haver um favorito, mas nunca uma zebra”.

No Rio, é um jogo só – que podem virar três. O palpite é ainda pior. Se o Flamengo repetir a ótima atuação no Fla-Flu, a melhor do time em 2009, se a mística de finais voltar a campo, dá para tentar o tri, mesmo que contra um time mais competitivo e ajustado.

Palpites? Chutes? “Porcentagens”?

Corinthians tem 51% de chances de se classificar; o Palmeiras tem 51% chances de vencer; o Flamengo tem 55% de chances de ganhar a Taça Rio; o Inter tem 99% de chances de ser campeão gaúcho no domingo; o Sport tem 80% de chances de ser tetra pernambucano; Cruzeiro e Atlético vão decidir o MG-09.

E eu tenho chance de 110% de ser xingado antes de a bola rolar, de 220% depois dos jogos do fim de semana, e de 330% de errar tudo – menos em Minas.

Tags:

  • Robinson

    Caríssimo Mauro, Sou Palmeirense, é a primeira vez que te escrevo e venho acompanhando seus posts diariamente e acho simplesmente fantástico o seu poder de análise de uma situação onde as vezes nós, como torcedores torcemos o nariz pra não aceitar mas na verdade, é o que você está falando. Acho brilhante o seu modo de fazer a análise com divertimento junto com a seriedade. Por este e outros motivos é que venho acompanhando e já te comparo a um dos grandes escritores e para mim, o “Deus da Caneta”: Luís Fernando Veríssimo. Meus PArabéns.

    ROBINSON, meu Deus!!!! Muito grato, e menos… Verissimo? Só escrevemos na mesma língua. Valeu, amigo. muito obrigado mesmo pelo elogio desmedido.

  • Pedro Simonard

    100% de chance do Fogão meter 3X0 na Flavela e, fato inédito (eu acho), ter os dois artilheiros do campeonato!

    SÓ FALTA UM JOGO!!!!

  • jose

    Com todo o respeito, o Inter não é a melhor equipe do sul do país, é a melhor equipe de TODO O PAÍS.
    Sds Coloradas

  • alexandre

    ola mauro…acompanho diariamente seu blog e so gostaria de dar os parabens por tamanha competencia em discutir sobre esse assunto tao polemico que e o futebol..
    grande post esse, realmente muito bom…abracos e parabens pelo trabalho…

  • claudio romanelli

    Realmente num me causa nehum estranheza o futebol carioca que esta com os seus dias contados…Quem diria o tal famoso amricano derrubando logo de cara o botafogo time mediano e o flu quase perdendo por uma diferença maior do tal do aguia.Enfim o futebol do rio esta acada dia mais fraco e pra mim a unica coisa que pode acontecer é um desses dois timecos do rio vencer e afundarem no inicio do brasileirão,isso é fato…

  • flavio

    Acredito que o flamento tem 90% de chances de ser campeão da taça Rio, o botafogo não está confiante, perdeu pro americano, perdeu nos ultimos dois anos pro flamengo, outra coisa que vai influenciar é que o mengão tá num ótimo momento, pode esperar Mauro, o bicho vai pegar, o mengão vai atropelar!!!!!!!

  • Fernando Miller

    Nada a ver com esse post,mas acho que vale o registro – um homem palestino morreu hoje envergando o manto sagrado da Sociedade Esportiva Palmeiras(http://tinyurl.com/d94s3k).Como o próprio Palmeiras já foi vítima da intolerância política entendo que o time deveria entrar em campo de luto amanhã…Se concordarem,peço para que levem adiante essa idéia !

  • ERIK

    PALPITES:

    FINAL PAULISTA: PALMEIRAS X SÃO PAULO

    CARIOCA: FLAMENGO LEVA A TAÇA RIO, E TB O TRI ESTADUAL.

    FINAL MINEIRA: GALO X RAPOSA, C/ O GALO CAMPEÃO!

    GAÚCHO: INTER, INVICTO

    PERNAMBUCANO: SPORT TETRA JÁ NESTE DOMINGO

  • Luiz

    É impressionante como o Mauro fala do futebol de, praticamente, todo o País. E com autoridade e conhecimento. Como é que ele consegue isto? Sinceramente, não sei. Parabens Mauro. Por isso a credibilidade que tens.

  • SAMPABSB

    Excelente post, apenas uma discordância, o SAMPA passa pelas frangas.
    Sds hexatricolores
    Paulo BSB

  • JOSÉ HAMILTON BRITO

    Amigo, uma vitória do grande tricolor do morumbi, nunca é ¨simples¨. Com ou sem aspas. Já dos demais, darei minha vida no seu direito de dizê-lo.
    Uai,num intindi.No´oitavo parágrafo o amigo diz quem são paulo e palmeiras têm mais chances de se classificarem pela qualidade dos times.No item dos palpites diz que o Corinthians tem 51% de chances…??? E ai ? Coraçãozinho traiu o amigo …..

  • Victor – SORIN

    Espero que tu acerte pelo menos a parte do Corinthians se classificar, pq se não acertar, vou vir aqui cobrar como tu não acertou hahaha…