Força, Rogério

por Mauro Beting em 14.abr.2009 às 12:06h

Fominha como poucos (tanto que foi jogar um rachão), profissional como raros (a ponto de treinar mais uma vez num dia de folga), amparado pela estrutura e pelo pessoal do São Paulo, os seis meses de recuperação na fratura do tornozelo esquerdo “podem” virar seis semanas para Rogério Ceni, depois dos três jogos menos Rogério Ceni da carreira dele. Fosse Bosco, ou fosse o infeliz Alencar de 2001, o goleiro que tivesse falhado feito como Rogério em três jogos seguidos não teria o cartaz, o moral, a paciência, o crédito quase que ilimitado para seguir na meta tricolor.

Mas é Rogério. Tanto que foi a notícia de toda a mídia na segunda-feira. Não só pelo craque-bandeira que é, mas pelo ineditismo da infeliz situação na brilhante carreira. Algo que ele vai tirar de letra. Como já havia deixado claro nas últimas linhas do último capítulo de “Maioridade Penal” (Panda Books), quando recomendava ao leitor “guardar um dinheirinho para a atualização do livro”.

Vai ter mais uma história de superação.

Mas e o São Paulo? Bosco é ótimo goleiro. Experiente, vencedor, querido pelo elenco. Mas na meta e fora dele, não se compara. O time perderá qualidade, experiência, ascendência, reposição de bola, um cobrador de faltas e pênaltis, um orientador nas bolas paradas, um líder, um profissional que faz discursos nas preleções, um vencedor, um exemplo.

O elenco jogará por ele. Mas Bosco não conseguirá repeti-lo. Nem os promissor reserva Denis.

Tags:

  • Jovaneli

    Mauro, gostaria de discutir um assunto que pouca gente fala: o perigo dos rachões e dos jogos de descontração que nada agregam ao treinamento dos clubes e que só colocam seus atletas em situações de risco. Riscos de lesões sérias, como a que sofreu o ídolo são-paulino.
    Afinal, será que vale a pena expor os atletas dessa maneira? Analisar a contusão do meu xará Rogério somente como acidente é jogar o lixo para debaixo do tapete.
    Falta profissionalismo aos clubes. Sou contra rachões. E vocês/s? Abraço ao colega.

  • Nick

    Prezado Mauro,
    Apenas uma ponderação: ainda que Rogério represente tudo o que você bem colocou em seu texto, na atual fase de falhas na qual se encontra, um Bosco motivado pela responsabilidade de subsituir o “chefe” diante do Timão, em uma semi-final de Paulistão no Morumbi, não pode ser positivo para o Tricolor?
    Particularmente, acho que Rogério Ceni começa a viver o começo do fim de sua brilhante carreira (ironicamente, postei comentário sobre isso no texto sobre a vitória do Timão no domingo). É, no mínimo, um momento de reflexão (e ele terá tempo para isso) sobre a proximidade deste fim. Afinal, ninguém é eterno (só o Rei).
    Abs.

  • Rasangui

    Belo texto Mauro.

    FORÇA ROGÉRIO.

    vaaaaaaaai Bosco \o

  • Alex

    Nick, com todo respeito, começo do fim, para meu, o RC tem muito ainda há fazer e conquistar, será q todo mundo só ve as falhas q ocorrera, e as defesas impressionantes não contam? Sei que ele pode fazer mil defesas surpreendentes e impressionantes que alguns vão só citar as “falhas”, mas dizer fim de carreira, tá exagerando muito heim…

    RC, vc é simbolo de caracter, profissionalismo, garra, referencia profissional, pessoal, meu capitão se cuida, tenho certeza q qdo voltar será de forma incontestávelmente vencedora.

  • Mariel Machado

    Mauro, sou corinthiano, mas nem por isso sou menos fã do Rogério, acredito que ele deve estar passando por um problema pessoal muito sério para falhar da forma como está acontecendo nos últimos jogos do São Paulo, na minha opinião a diretoria são paulina aproveitou essa lesão do Rogério para que ele se recomponha piscológicamente.

  • MARIA DE FATIMA

    Se puder transmitir, diga-lhe que ele é o melhor, não importa onde esteja no campo ou fora dele. E que ele é um vencedor, que nós são paulinos estamos torcedo para que ele recupere-se rapidamente, porque nosso time sem ele fica um time sem rumo. apesar das ultimas falhas que ele teve , tera competencia para virar esse jogo.e ser novamente nosso capitão fominha de bola e erguer novamente varias taças de campeão. Desejamos toda sorte.

  • Bruno

    Mauro, fora do campo ele estará presente sim. Tão logo seja possível, estará nas preleções, não tenha dúvida disso

    abs

  • http://blogdovinnao.blogspot.com.br Vinícius Fiani

    Grande Mauro. Enorme prazer poder estar aqui comentando na sua página. Infelizmente Rogério se contundiu,mas logo ele volta.!
    Então, sei que o tempo deve ser muito curto pra você. Sou estudante de Jornalismo e pretendo me especializar em Jornalismo Esportivo. Se tiver tempo, visite meu blog, comecei ele há pouco tempo, para ser mais exato hoje. Fica aqui meu agradecimento e minha admiracao!
    Grande Abraço!

  • http://blogdovinnao.blogspot.com.br Vinícius Fiani

    Grande Mauro. Enorme prazer poder estar aqui comentando na sua página. Infelizmente Rogério se contundiu,mas logo ele volta.!
    Então, sei que o tempo deve ser muito curto pra você. Sou estudante de Jornalismo e pretendo me especializar em Jornalismo Esportivo. Se tiver tempo, visite meu blog, comecei ele há pouco tempo, para ser mais exato hoje. Fica aqui meu agradecimento e minha admiracao!
    Grande Abraço! blogdovinnao.blogspot.com.br

  • Leonardo Pistori

    Muito feliz seu texto sobre o Rogério. Acho que ele não precisa provar mais nada e fazer mais nada pelo são paulo mas sim o contrário. Está na hora do São Paulo e da torcida mostrar gratidão e respeito pela história dele e pelo que ele representa e vencer o paulista e a libertadores. Vencer por ele, pra ele, para que no fim do ano ele jogue o mundial e ganhe sozinho novamente. Força capitão… estamos com vc!!!

  • ariana faria

    Tudo na vida não acontece por acaso,tudo tem um porque e concerteza ele voltara mais forte do que nunca,basta ele acreditar em Deus pois ele tudo pode.Força e FÉ Rogério pois Deus pode tudo é só confiar e acreditar nele.

  • Deusimar Oliveira

    Mauro, Parabéns pelo blog e pelo texto em si.
    O São Paulo tem um dos melhores centros de reabilitação de atlestas do mundo, uma excelente equipe médica e sobretudo a força de vontade de Rogério Ceni para sair dessa situação. Acredito numa volta tranquila de Rogério, brilhante como sempre tem sido. Falhas? qual o goleiro que ainda não teve??? O Rogério é responsavél direto pelos ultimos anos de glória do tricolor e merece todo o nosso respeito, como merece também o Bosco, que quando é acionado tem mostrado uma excelente performance. Acredito muito no Bosco e torço por ele. A Vc Rogério “Magnifico” Ceni, toda sorte do mundo na sua recuperação e volta, volta porque precisamos de vc!!! Te adoramos!

    Mauro, mais uma vez Parabéns pelo blog. Tá sensacional.

  • Renato Jales

    A imprensa é mesmo fantástica para criar e acabar com mitos. Não sei se todo jornalista pensa nisso quando começam a reproduzir acriticamente algumas criações. O Rogério Ceni sempre foi um goleiro bom (nunca um craque), quase comum. O que o diferencia é que aprendeu desde cedo a lidar com a imprensa e usar a imagem do São Paulo para criar a sua de superprofissional. Nunca foi para a Europa apesar e duvido que não tenha pensado nisso! Foi para a Copa com imenso apoio da imprensa paulista, haja visto a demora pela sua escolha. Se destaca pela qualidade de bater faltas e não de grandes defesas, que foram raras. Esse cartaz todo foi construído, como poderia ter sido construído para o Júlio César, mas jogava no Flamengo vivendo a beira do rebaixamento, longe da hoje (e a muito tempo) super influente imprensa de São Paulo (e deixo claro que não sou carioca). Esse goleiro só conseguiu o seu reconhecimento há pouco tempo depois de grandes temporadas. Afinal a conclusão é uma só a imprensa tem o 4º poder e feliz daquele que consegue consenso dentro dela.

  • Augusto Frutuoso

    É O COMEÇO DO FIM DA CARREIRA SIM! QUER QUEIRA, QUER NÃO QUEIRA… SÓ SÃO PAULINO NÃO CONSEGUE ADMITIR… TA VELHO E LENTO, CHEGANDO ATRASADO EM TUDO QUANTO É BOLA. E SE BRINCAR NÃO JOGA MAIS UM ANO!

  • Paulo Roberto Pereira da Silva

    Rogério falhou contra o São Caetano (concordo), falhou contra o Defensor (concordo, mas não acho q foi tão horrivel quanto vcs estão dizendo), pórém ele falhou contra o Corinthians? Na minha concepção (é assim q escreve?) não pois ele não tomou gols em consequencia das bolas q ele soltou…
    Quanto ao Bosco estão se esquecendo q ele foi goleiro da seleção brasileira, não é qualquer um…
    É isso.
    Força Rogério “Air” Ceni e Bosco confiamos em vc!

  • sergio

    Mauro,buraco no ct do sao paulo?será?????

  • Nick

    Prezado Alex, talvez vc não tenha visto meu comentário para o post “Corinthians 2 x 1 São Paulo”, escrito pelo Mauro logo após o jogo. Para que não pairem dúvidas sobre a minha opinião acerca de “RC” (como vc diz), e para rebater esta história de só destacar as falhas de Ceni, segue o trecho que postei: “(6) Vimos ontem dois goleiros excepcionais. Um deles, prestes a atingir a plenitude (Felipe, do Timão). O outro, em início de declínio (Rogério Ceni, do Tricolor). Foram quatro defesas monstruosas, como há muito não se via. E deu empate. Duas de Felipe (à queima roupa com o matador Borges e no tirambaço de Jorge Vagner) e duas de Ceni (cara a cara com o Fenômeno e na paulada de Elias). Todavia, a mais difícil e plástica de todas elas foi a de Ceni, diante de Ronaldo. Milagre de Páscoa! De todo modo, parece que é o início do fim deste pavilhão tricolor. Como disse o Pelé, é importante saber a hora de parar. É possível que Rogério tenha que começar a pensar em passar o bastão da número 1 tricolor.”
    Apenas coloquei a dúvida como ponderação, em face da idade do Ceni e da fase (técnica) que vive. Contudo, o profissionalismo e a garra de Rogério, por vc destacados, são indiscutíveis. Ceni é uma espécie em extinção: dos jogadores que vestem apenas uma única camisa ao longo da carreira, por amor e dedicação. É por isto que se trata de um símbolo tricolor.
    Em face destas características, é possível sim, Alex, que Rogério ainda tenha muito por fazer e conquistar pelo Tricolor. Taí o exemplo do Fenômeno, cujo encerramento da carreira já foi decretado por duas vezes! Mas tal qual uma Fênix, ele renasce das cinzas e volta a jogar com o talento que lhe caracteriza. Vou torcer por uma ótima melhora de Rogério Ceni, mas volto a repetir, ninguém é eterno, e chega uma hora que é preciso planejar o fim de carreira. Momento difícil para qualquer jogador, mas que precisa ser pensado. Um forte abraço.

  • http://www.SPFC.com.br Paulo Sérgio ( SPFC )

    NOTÍCIAS DO SPFC ( Blog do Torcedor / GLOBOESPORTE.COM )

    O nosso Capitão ROGÉRIO CENI já está em recuperação e terá alta ainda nesta quarta-feira… Apesar da gravidade constatada, a operação foi bem sucedida e a previsão é da volta aos gramados em quatro até seis meses, isso é, no segundo turno do Campeonato Brasileiro…. Quem é são-paulino de verdade sabe : ele volta ao gol Tricolor bem antes… Mas vamos ficar com a previsão médica, inicialmente.

    Por falar nisso, é bom deixar claro que o clube NÃO procura jogador nenhum para a posição. A notícia da procura do São Paulo FC por um novo Goleiro NÃO PROCEDE e, agora o ‘ Bom Bosco ‘ será o nosso Titular.

    Mas, nem tudo é Notícia ruim …

    Ocorre que, para o São Paulo Futebol Clube, a história do Rogério frente ao time é obviamente muito mais do que isso…

    A parte “ boa ” é que, sendo o viciado em trabalho que sabemos que é, Rogério Ceni estará umas 20 horas por dia enfurnado dentro do CT São-paulino, em contato direto com seus companheiros, exercendo a sua Liderança de Capitão mais do que nunca e, que nenhum outro são-paulino tem…

    Não duvidemos de que ele viajará com o time, também, desde que isso não comprometa seu Tratamento de Recuperação – é óbvio !

    O acidente fez com que o ambiente do grupo São-paulino, que já estava bom, fique ainda mais fechado em torno dos objetivos no ano. Os jogadores prometeram muito mais empenho neste momento, para honrar o clube do seu maior ídolo…

    De agora em diante nós jogaremos com DOZE jogadores em campo – TENHAM CERTEZA !!! Os onze titulares e Rogério Ceni. Duvido que ele, apaixonado e são paulino que é, não irá acompanhar o grupo nas preleções e nos jogos do Tricolor durante essa fase de recuperação. Acredito que sua presença no grupo Tricolor será tão importante fora das quatro linhas como em seu habitat natural. Rogério é um Líder nato e, nosso Capitão não nos abandonará !!!

    O momento pode ser um grande divisor de águas do ano. Bosco já avisou que o time vai correr o dobro para ganhar tudo o que for possível para o nosso Capitão. E tenho certeza, que torcida do São Paulo fechará muito mais com o time em nome da recuperação do nosso ídolo. Se não for com ele, será por ele!

    Agora é hora de mostrarmos mais uma vez a verdadeira força do maior clube do Brasil : o SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE .

    O clube da fé.

    VAMO São Paulo Futebol Clube / VAMOS SER CAMPEÕES !!! ( de novo ! )

    Saudações Tricolores !