Corinthians 2 x 1 São Paulo

por Mauro Beting em 12.abr.2009 às 18:37h

[[[[ESCALADO PELA RÁDIO BANDEIRANTES E PELO LANCE!, ESTOU NO PACAEMBU]]]]

Timão da virada

Com um jogador a mais por 38 minutos, com a bola por quase todo o clássico, o Corinthians repetiu o Santos e joga pelo empate no domingo, no Morumbi

O roteiro foi digno de “Fiel”, o filme. A virada sobre o São Paulo por 2 a 1, idem. O futebol, nem tanto. Se no sábado, na Vila, foi um jogaço aberto pela característica dos treinadores (e pelas inseguras defesas…), no Pacaembu foi a partida mais marcada que jogada, pela filosofia de Mano e Muricy.

Na intermediária, mais que jogar, era preciso marcar: dando a bola ao Corinthians, o São Paulo optou por esperar e jogar a bola longa, travando cinco duelos inviduais: Arouca contra André Santos pelo lado direito; do outro lado, Júnior César e Jorge Henrique se pegando; no meio, Hernanes x Cristian, Jorge Wágner x Elias. Na armação alvinegra, Douglas era seguido por Jean. E o jogo era pegado até onde não se esperava, como na horrorosa e anormal entrada de Ronaldo em André Dias, aos 6. A partida só pegou no breu quando Jorge Wágner deu o quinto passe para gol em 2009 (o segundo em falta da direita) para Miranda abrir o placar, aos 24. Num lance para discutir até o fim dos tempos, pela ordem: estava impedido Miranda (pelo tirateima global, estava)? Houve pênalti de William em Washington? Foi falta de Miranda em Chicão?

Indiscutível foi o golaço de Elias, o único dos dez da intermediária a tentar algo diferente. Desmarcado por Jorge Wagner, passou pelo meio da zaga, e bateu de canhota, indefensável para Rogério na semana menos Ceni do craque-bandeira tricolor. Num tempo onde o Tricolor teve menos a bola, mas teve mais chances.

O segundo tempo começou mal, mas ficou pior para o São Paulo com a expulsão de André Dias, aos 10, depois de bela defesa de Rogério. Muricy arrumou o time num 4-3-2, com Rodrigo na lateral, e Renato Silva (que entrou no lugar de Joílson, que substituíra o machucado Arouca) na zaga. Hernanes e Jorge Wágner recuaram, Jorge Henrique e Dentinho avançaram (enfim) como pontas, Elias (o melhor em campo) ajudou Douglas e criar, o resultado foram mais sete chances de gol alvinegras. A última de encher os olhos e a rede tricolor numa bomba de longe de Cristian.

Justa para o time que mais buscou o ataque. E que, agora, precisa manter a invencibilidade não só para ganhar a Taça dos Invictos. Também para tentar ganhar o SP-09.

ADENDO – Só vi depois a imagem de Cristian mostrando quase tudo para a torcida são-paulina. Desnecessária e irresponsável atitude. Merece punição. Ainda mais num momento tão intolerante.

  • jean Carlos

    IMPRESSIONANTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Choradeiras que a imprensa estão dando ibope. Choradeira 1. Todos os árbitros falam que cada lance depende a intenção, no lance que o Ronaldo acertou o andre dias foi sem querer, ele tentou dominar a bola e acertou o jogador delas, com isso o amarelo foi correto, porque o jogador foi imprudente e não quiz acertar a garota. 2 Choradeira o andre dias levou amarelo merecido pela obstrução que fez no ronaldo ele era o último “homem” e fez a falta para impedir a passagem, no segundo tempo ele fez a mesma coisa no Elias, ele levou o drible e se jogou para cima do Elias para ele não entrar na área e ficar sozinho, merecidamente levou amarelo, como já tinha um, foi expulso. Eu jogo futebol e vi que o a.dias fez de proposito o lance no elias para impedir a passagem do jogador, a desculpa lavada que escorregou foi boa, kkkk. Quem foi prejudicado foi a gente, no gol o miranda empurrou o chicão e ainda fez o gol impedido, o resultado era pra ter sido 2×0, más não importa pois vamos empatar no morumbambi!!! Até o juca kfouri falou que o ronaldo era para ter sido expulso e que a expulsão so a. dias foi injusta, que isso Juca , vá se lascar, a imprensa é toda contra a gente, mesmo sendo prejudicado, tentam de tudo inverter a posição de prejudicado para beneficiado, é brincadeira, vão falar tanto que vou acabar acreditando que o Corinthians foi beneficiado!!!!!!! Imprensa cor de rosa do caralho!!!!!!!!!

  • antonio

    timão e campeão e melhor time de são paulo merece valeu.

  • MARCOS

    dos últimos 5 gols do são paulo , 4 estavm em IMPEDIMENTO !!!!!!!!!!!!!!!!!

    depois querem ainda discutire arbitragem ???? façam-me o favor !!!!!

  • agnaldo

    boa noite, gostaria que se possivel perguntar para o hernanis do meu tricolor quando é que ele vai voltar a jogar bola pois faz umas 4 partidas que ele so esta servindo para contagem de jogadores em campo desde ja ja agradeço boa noite

  • antonio celso de moura

    estou de acordo com tudo que voce disse só discordo de uma coisa , ninguem ta falando da entrada do andre dias no dentinho ,no mesmo lance.entrada essa que o arbrito marcou com entrada faltosa.

  • Jovaneli

    Embora seja volante, Cristian levou só seis amarelos em 29 jogos pelo clube. Com ele em campo, o Corinthians nunca perdeu: teve 19 vitórias e dez empates. É, de longe, o que mais representa a regularidade corintiana. Regular, bem regular mesmo, capaz de jogar feio quase todas as partidas, não empolgar ninguém e conseguir estar invicto.
    De todo modo, impressiona a regularidade desse volante. Joga todas e quase não leva cartões. De quebra, foi decisivo, marcando o gol da vitória alvinegra no jogo de hoje. Está iluminado, sem dúvida, ele, Cristian, e o Corinthians, que jogava mal e não dava pinta que sairia do 1 a 1 com o São Paulo.
    Desde que chegou ao clube em meados de setembro do ano passado, Cristian só foi suspenso por três amarelos uma única vez (não jogou contra o Guarani). Notável, não acha Mauro?

  • Jorge

    O Corinthians, mais uma vez em 2009, saiu atrás no marcador e teve raça para buscar um resultado positivo. Isso ocorreu em quase metade das partidas realizadas.

    O Corinthians, mais uma vez em 2009, não perdeu. São 22 partidas invictas.

    Invicto há 20 partidas pelo Paulistão, o Corinthians está a uma partida de tirar a Taça dos Invictos da posse do atual detentor: justamente o adversário derrotado nesse domingo, o São Paulo.

    Mano Menezes disputou a sua terceira partida contra o São Paulo, à frente do Corinthians. Foram 2 empates no Morumbi e 1 vitória no Pacaembu.

    Mano Menezes dirigiu o Corinthians em 4 clássicos, no ano de 2009. Foram 2 vitórias (contra São Paulo e Santos) e 2 empates (contra Palmeiras e São Paulo).

    Só o Corinthians, em todo o Brasil, não foi derrotado em 2009.

  • http://www.futebolpitacos.blogspot.com gustavo roman

    Fala Mauro.joguinho amarrado no 1 tempo hein…valeu so pelos gols e pra ver que o ronaldo tambem bate…
    no 2 tempo apos a expulsao o mano foi corajoso(como deveria ser mesmo ja que para o tricolor fora de casa com menos 1 e com a vantagem de 2 resultados iguais o empate seria fantastico)o timao engoliu o sao paulo e para coroar fez o gol da virada no finalzinho…
    como havia previsto na sexta em seu programa vitoria do timao e no rio vitoria do mengao(nao foi nos penaltis mas ganhou)…100% de aproveitamento dos pitacos no domingo(em compensaçao 0% no sabado)
    media de 50% acho que ta de bom tamanho para um estreiante em tv nao e verdade…
    abraços

  • Rodrigo Raniéri

    O resultado foi justo, parabenizo o Mano que não teve medo e ao mesmo tempo faço o alerta: Que não se apequene no Morumbi, e jogue pra cima pq quem joga pra empatar, perde! (vide Copa do Brasil).

  • sid

    vitoria de um time que jogou para ganhar conta um time medroso

  • Orlando

    Desculpe, mas é uma comentário ou uma reportagem ?
    Tá na hora do Mauro tomar posições e deixar os trocadilhos para o original Betting. Sai do Muro !!! Sem sal, açúcar e se não tivesse lido não faria a mínima falta, pois não acrescenta nada!!!

    ORLANDO, o texto é o mesmo que é publicado no LANCE!, em “VISÃO DO JOGO”. Ele precisa ser informativo e opinativo em pouquíssimo espaço.
    Acho que, dentro de minhas limitações, ele foi quase isso.
    Mas como você parece não entender o que é informação e opinião…

  • Rogério Canada

    Muito fraquinho, próximo! O Corinthians deve ter ficado com a bola uns 70% do jogo, 20 com os gandulas e o resto com o sp. Alias, mais uma vez comprovado, dos volantes para tras o Corinthians tem o melhor time do Brasil, melhor zaga, melhor lateral esquerdo e melhor dupla de volantes. Falta alguém ao lado do Ronaldo (o dentinho é horrivel e não vejo a hora de ser vendido).

    Como dizem a fila anda, e não vejo a hora de pegar os porcos, quem sabe eles dificultem um pouco mais!

    O sp tem que gostar mesmo de Libertadores, ganhar de times de equador, paraguai, utuguai, etc, é fácil. Alias, quando jogam contra times da Argentina amarelam como sempre.

  • Daniel

    Queria saber se a tentativa do Ronaldo em sepultar a perna do André dias é passiva so de cartao amarelo !!! E se fosse inverso quantos jogos ou dias ou anos o zagueiro sao paulino punido e ainda seria execrado praça pública !!! Time do corinthians já é ruim , imagine sem sua principal estrela ….. vou nem comentar para nao deixar onda ronaldo mania triste ! Campeonato paulista fraco = Árbitro fraco = Federaçao Paulista fraca !!!
    Um abraço para galera do lance e da ESPN um fã !!

  • Marcelo salas

    O timão mostro para que veio,na raça que lhe é peculiar bateu o São paulo,e domingoo que vem tem mais galera

    :* Fiel

  • http://blogdafiel.zip.net Matheus Antunes

    Camisa, Mauro. Tradição. O de sempre, obrigado.

  • Marcelo

    Do jeito que esta a arbitragem em favor do Corinthians, pode contar com mais expulsões nos próximos jogos, como também o Corinthians será o Campeão Paulista de 2009 sobre o Santos!!

    É flagrante o favorecimento ao time do clube da Zona Leste!!

  • Cassiano Pelegrini

    é Mauro…mas o São Paulo virá ainda mais forte diante de seus domínios. É um time quase que perfeito táticamente. Porém, acho que Muricy deveria ter ousado um pouco mais, pois se saíssem com a vantagem na primeira partida o caminho estaria aberto para as finais diante de palmeiras ou santos.
    Parece que tá escrito, resultados iguais o ibope para o próximo final de semana vai ferver!
    abraços

  • jorge

    Quando o Ronaldo fez a falta, aos 6,a jogada deveria estar parada, pois Dentinho sofreu falta, o juiz nada marcou e deixou seguir, ai então o Ronaldo deu um coiçe muito mais do que merecido…E no fim do jogo, o Borges fez falta para cartão amarelo, deveria ter recebido o 2º amarelo e o vermelho e estaria fora da segunda semifinal…o juiz é ruim ou fou comprado juto com o banderinha que deu um gol irregular duplamente, impedido e falta no chicão…sem contar que o últimos 5 gols do Sampabicha estava em impedimento.

  • fiel

    Foi um jogaço de um time só! como todo classico houve lances plemicos, sou corinthiano roxo, axo que se o ronaldo tivesse sido expulso eu lamentar muitu, mas aquela jogada por ser começo de partida e por ser um jogador que tem o habito de nunca cometer falta, ele agiu correto, mas a expulsao tabem seria!!!!
    Mas o que todos nós ficamos triste é pela força que o SPFC tem fora de campo, ta uma pouca vergonha as reclamaçoes que esse muricy chorao e aquele tarzan de samambaia(Marco aurelio) fazem qndo perdem um partida! O time dele nao jogiu futebol, forao massacrado é logico que quem ataca sofre contra ataque e com issu tem chances de gols!!! Marco aurelio como vc tem a coragem de reclamar uma expulsao se em 3 jogos vcs tiverao 4 gols impedidos???? Sera que esse arbitro estava a favor do corinthians, nao sei pq vcs nao reconhecem que ja faz 5 partidas que nao ganhao do meu timao e que qndo vcs chegao nas finais com nós, o timao massacra vcs!!!!!

  • Rodrigo

    Sei que o corinthians ganhou . . mas . .
    sei também que arbitragem errou, no primeiro lance do jogo,
    logo com o Ronaldo era um lance para expulsão, o arbitro pipocou
    claro era contra o corinthians.
    Rogério Ceni tem que se aposentar e ainda tem gente que fala que
    ele é goleiro de Seleção Brasileira.

  • Juliano

    Por que ninguém comenta que o Ronaldo deveria ter sido expulso pela entrada criminosa no André Dias e que o mesmo foi depois expulso injustamente? Também falam que o Miranda fez falta no Chicão mas ninguém fala do do pênalty do William no Washington.

  • Juliano

    Quero ver se o o TJD-SP irá punir o Christian por atitude anti-desportiva pelos gestos que fez após o gol e se o mesmo será aplicado ao Ronaldo pela falta criminosa. O mínimo para os dois seria uns 2 jogos de suspensão.

  • Corintiano

    Vocês da imprensa são um câncer mesmo… Vc é neto, sobrinho e o caralho a 4 de jornalistas e não aprendeu… Ser imparcial é um dos dogmas dessa profissão lixo… Portanto, quando não se faz nem isso… Vc é pior do q lixo…

    CORINTIANO, muito grato pela leitura, atenção e equilíbrio de sua parte, sempre imparcial.

  • Afonso

    Mauro,

    Durante a transmissão ficou muito claro, pela voz dele e pelas ironias de vocês da Band, que o presidente do SP estava alcoolizado. Isso é comum? Pergunto, pois parece que a mídia esportiva, assim como a política, criou alguns mitos em relação ao SP e ao Corinthians: SP é o time dos sérios, organizados, do planejamento etc. Para o Corinthians fica reservado o papel do time dos carroceiros…

    Se o presidente do Corinthians aparece bêbado no Pacaembú, qual seria a reação da mídia? E mais, por que tanta repercursão da arbitragem? O resultado foi justo, uai!

    Historicamente, resultado justo apaga má atuação da arbitragem. Sempre foi assim. Na pelada de rua é assim. Na várzea é assim. Como é com o SP, só se fala em erros do árbitro…

  • Beraldo

    Perfeito, Mauro!
    Você é um dos poucos colunistas que sempre são imparciais em seus comentários, o que me faz admirá-lo muito num meio de “profissionais”(?) que escrevem pro time (e torcida) que está vencendo… E olha que não teria que reclamar disso, pois meu TRICOLOR vem ganhando títulos e mais títulos ultimamente mas, antes disso, temos que ser realistas no dia-a-dia. E você sempre o faz, parabéns!!!
    PS.: vale lembrar que o nosso “craque” Hernanes acha que já está num patamar de Raí, Pedro Rocha, Pita, Silas, etc… MENOS filho… você ainda não é nada não…

  • Rodrigo

    É justo dizer que o Curintia teve mais posse de bola, mas também é justo dizer que deu sorte. Aquela segunda cabeçada do Miranda… se entra…

    Mas, a grande pergunta é: E semana que vem no Morumbi? Frente à torcida Tricolor, que afinal vão ser 63.000?

    Será que o Tricampeão Mundial vai mostrar a sua força?

    Será que os alienígenas vão devolver o Rogério Ceni original (pq eu acho que aquele que vem jogando é um clone mal feito)?

    Será que o Ronaldo vai fazer alguma coisa mais útil?

    Eu joquei na Mega-Sena. Será que eu vou ganhar?

  • André Luis

    Transparente e impecavel na leitura do jogo, parabéns…

  • Murilo

    Mauro, bom dia !!!
    Pq. a imprensa em geral não fala nada à respeito da atitude idiota do jogador do “Curintia” no final do jogo ? Será que é um pouco de proteção por parte da “Imprensa” … !!!
    Como vc. avalia a atitude e o que esperar para o próximo jogo em relação aos torcedores e jogadores … !!!???
    Acho que vem coisa ruim pra Domingo !!!
    Por favor comente … Obrigado.

  • Marcio Vieira

    Grande Mauro, bom dia.
    O jogo ontem teve duas caras. A primeira foi uma superioridade, pequena, mas indiscutível, do SP, que perdeu 2 outros gols. Já no 2T, foi domínio absoluto do Corinthians, pirncipalmente após expulsão do André Dias.

    (A expulsão, ao meu ver, foi justa: Já cansei de ver essas trombadas em meio de campo, em que o defensor já vai com o cotovelo duro para não levar a pior, e que o árbitro dá cartão amarelo. Oras, se não houvesse a vantagem, se fosse no meio de campo, dariam o amarelo e ponto. A questão marcante foi o chororô do SP por causa da vantagem concedida e a chance desperdiçada pelo Ronaldo, e que são raros os juízes que ‘lembram’ de dar o amarelo para o infrator depois que o lance acaba).

    O domínio corintiano após a expulsão foi ineficaz. Corinthians era muito lento na criação de jogadas, principalmente pela má fase de Douglas. Ocorre, também, que o Corinthians não funciona com o Douglas armando sozinho na região central, já que o Jorge Henrique acaba se isolando na direita.
    O esquema tático ofensivo do Corinthians lembra o futebol do Barcelona: 2 pontas abertos (Dentinho e JH), Ronaldo centralizado, um armador e volantes que vão ao ataque, além das subidas dos laterais (aqui a subida é na paralela, já o Daniel Alves, no Barcelona, sobe como quer, principalmente na diagonal)
    O problema é que o time precisa de maior entrosamento, principalmente quanto a responsabilidade de marcação. O primeiro tempo do jogo de ontem ficou claro a facilidade do Borges jogando atrás do Alessandro.
    Ao meu ver, no 2T, o Corinthians deveria ter tirado o ponta JH e posto o Morais para dar mais inspiração ao lado direito do meio campo, avançado o Elias (até ele cansar) para mais atacar que defender (já que o Corinthians já tinha o domínio do meio campo) e liberado o Dentinho para só atacar, invertendo o lado para confundir a zaga.

    Falta mobilidade ao Ronaldo e, principalmente, toque de bola eficiente entre a armação e a finalização das jogadas.

    Porém, para o segundo jogo, eu recomendo o time com 3 atacantes, visto que o SP vai atacar, e daí quem terá o contraataque será o alvinegro num campo maior, propício à esse tipo de jogada, além de poder fazer pressão na saída de jogo do SP.

    Só que, para ter 3 atacantes, dois deles (JH e Dentinho/0 precisam saber marcar melhor, o que não está acontecendo.

  • Sandro

    Ta certo o gol do Miranda foi legal apesar de estar impedido e de ter feito falta no Chicão, imagina se o timão tivesse feito um gol impedido, nossa.
    Agora dos últimos 5 gols do SP 4 gols irregulares isso ninguém fala, será que ninguém viu só o Mano. Depois falam que não protegem.
    O André lima fez 3 gols para o SP, 2 contra o Vasco, os 2 impedidos e 1 contra o São Caetano, impedido também, como o mano fala alguma coisa tem que ser feita, chega disso.

  • Danilo

    2×0 não…
    era para o placar mostrar 5×0 se não fossem os gols perdidos.
    impressionante mesmo foi ver o São Paulo assustado com o ataque-pressão do Timão no segundo tempo.
    agora que foi lindo, mas lindo mesmo ver o Rogério procurando a bola naquele chute do maestro Douglas, isso foi.
    Se o Corinthians não retrancar no segundo jogo ja estaremos classificados aguardando os Marcianos fazerem milagre para se classificar ou a peixarada confirmar a lógica.
    ai… é só esperar para comemorar.

  • Murilo

    Mauro, por favor … imparcialidade … pelo jeito não vai publicar o comentário à respeito do IDIOTA do “Curintia” que fez gestos para torcida adversária …
    Sem comentários … imparcialidade, imparcialidade … por favor …

    MURILO, no estádio, não vi o gesto do Cristian.
    Mas o critiquei na rádio e na TV pelo que vi depois.

  • Alves

    hahaha Que piada. Ronaldo acertou o André Dias sem querer!?
    Engraçado que quando o Kléber (atacente do Cruzeiro) faz muito menos que isso todo mundo cobra expulsão e mais uns 2 jogos de suspensão. Alguém defender que o Ronaldo não deveria ser expulso é simplesmente um torcedor pessoal dele e não alguém que analisa a imagem racionalmente. E alguém tem dúvidas de como seria o jogo com o São Paulo tendo um jogador a mais desde os 5 minutos do primeiro tempo??
    Vão me falar que o Corínthians ia pressionar o São Paulo tendo um jogador a menos?? O Sálvio, como já havia feito no clássico do ano passado, mais uma vez salvou o Corínthians. Aliás, já está no nome dele: “sálviocorínthians”.

  • jonh james

    Jean carlos, ou você não assistiu o jogo ou voce fuma maconha ou algo do genero ! foi na bola aonde ?!? olha a imagem nem bola tem ! o a merda da cara do gordo , mordeu até a lingua ! e vem me dizer que foi sem querer ! hipocrisia cretina a sua ! tipico de corintiano ! se o gordo tivesse sido expulso duvido que o resultado teria sido aquele !

    Novamente o salvio salvou os travestis !

  • jonh james

    José Roberto Wright – Colunista do LANCENET! (No programa Arena SporTV): Acho que a expulsão deveria ter ocorrido, foi uma entrada grosseira de Ronaldo. Porém a falta que originou o revide do atacante, também deveria ter rendido a expulsão do zagueiro André Dias.

    Mauro Beting – Colunista do LANCENET!: Acredito que o Salvio não o expulsou não por ser o Ronaldo. Acho que se fosse qualquer outro jogador ele também não expulsaria. Ele viu que foi uma entrada forte, tanto que deu o cartão amarelo. Mas não expulsou o atacante por ser o início de um clássico, não porque foi o Ronaldo. Tenho certeza que ao rever o lance pela TV, ele deve ter pensado que deveria tê-lo expulsado.

    Eduardo Tironi – Editor executivo de mídia digital do L!: Ronaldo deveria ser expulso e não foi porque é o Ronaldo e pela falta total de critério do Salvio Spinola. O árbitro considerou da mesma gravidade a falta que o Ronaldo fez e o encontrão do André Dias que gerou sua expulsão (os dois levaram amarelo no lance). Ronaldo não é um jogador violento, portanto não acho que foi proposital. Ainda assim, deveria ser expulso.

    Daniel Bortoletto – Editor Regional L!-RJ: Ele merecia a expulsão, sim. Caso a entrada fosse no Ronaldo, estaríamos agora execrando o jogador do São Paulo.

    Fernando Faro – Editor do LANCENET!: Faltou peito para expulsar o Ronaldo, o lance foi na cara do Salvio e ele só não viu o que não quis. Fosse um jogador como o Dagoberto ou como o cruzeirense Kléber certamente a atitude teria sido outra. Em minha visão, o correto teria sido expulsar tanto o Ronaldo quanto o André Dias e encerrar a polêmica de vez, mas ficou claro que o Salvio ficou intimidado em expulsar o atacante.

  • leandro santos yoghi

    não aguento mais assistir jogos pela parabólica tenho que aguentar neto q só fala do time dele e luciano do vale q deve ser outro nem sabe o q aconteçe em campo. do jogo todo sãopaulino viu que vergonha.

  • Arnaldo Nunes

    Como São Paulino , fico indignado com a postura da nossa diretoria , que jamais deveria ter aceito a escalação deste árbitro mau caráter e mau intencionado . Porque não expulsou o gordinho , por que não era do São Paulo !!!

  • BASILIO77

    Não há superioridade(teorica) que resista aos seguintes numeros:
    primeiro tempo com 63% de posse de bola do SCCP e 37 % para o SPFC.
    11 contra 11 em campo.
    Com a palavra o Rinus Michels tupiniquim…explique…
    A imprensa marrom tentará resumir os 90 minutos de jogo covarde do SPFC à apenas 3 lances:
    – a entrada dura de Ronaldo.
    – a expulsão de A.Dias.
    -A comemoração de Cristian.

    Abraço.

  • http://www.soexperimentos.blogspot.com Sérgio

    Curioso é que o André Dias veio por cima da bola, exatamente do mesmo jeito, no Dentinho; não acertou porque o jogador do Corinthians já tinha sido derrubado pelo Rodrigo – aliás, foi a falta que o juiz anotou. Basta ver o lance sem paixões!
    Ao contrário de quem fala por “orelhada”, diz a regra 12 que será punido o jogador que “(…) a) chutar ou TENTAR CHUTAR um adversário; b) derrubar ou tentar derrubá-lo, usando a perna ou agachando-se atrás ou à sua frente; c) saltar sobre um adversário; d) ATACAR VIOLENTA OU PERIGOSAMENTE um adversário; e) atacar por trás um adversário que não lhe fez obstrução; f) ATINGIR OU TENTAR ATINGIR um adversário; g) segurá-lo com a mão ou o braço; h) empurrá-lo; i) carregar, golpear ou arremessar a bola com a mão ou o braço. Se qualquer dessas faltas for cometida por uma defensor dentro de sua grande área, será punido com um pênalti.”
    Ronaldo merecia ter sido expulso, sim, pois atingiu violentamente um adversário; mas André Dias também deveria ter sido punido, porque tentou atingir um adversário exatamente da mesma forma.
    A choradeira no futebol está cada vez mais irritante!!

    SÉRGIO, ótima análise.
    E farei um post ou uma coluna a respeito da última frase.

    “A choradeira no futebol está cada vez mais irritante!!”

  • André

    Mauro, vc consegue explicar a expulsão do André Dias? O arbitro deu vantagem no lance, inclusive deu escanteio na jogada e depois expulsou o jogador, sendo que ele não praticou nenhum ato de violência…

    ANDRÉ, a vantagem é exatamente para não beneficiar o infrator. Um jogador pode sair até algemado do campo e o árbitro deixar o lance seguir.
    no caso, é outro lance bem discutível. não foi falta violenta, dá até para interpretar como encontro casual, uma trombada, um acidente de trabalho.
    na minha avaliação, falta. obstrução com contato direto, fora do lance de bola. lance para amarelo, segundo amarelo, logo, expulsao.
    mas, confesso: a cada vez que revejo a falta, cada vez tenho menos convicção…

  • André

    Mauro, agradeço a resposta, mas na minha opinião um cartão amarelo por obstrução só pode ser mostrado caso a falta tenha sido marcada, diferente de um ato violento. Com relação ao comentário anterior: “A choradeira no futebol está cada vez mais irritante!!” Concordo plenamente, principalmente pq nenhum jogador, técnico ou dirigente tem a coragem de dizer que o seu time foi beneficiado. Isso sim uma vergonha!!!

    ANDRÉ, então: a falta só não foi ‘marcada’ pq o árbitro preferiu – corretamente – dar a ‘vantagem’. o árbitro pode e deve mostrar até cartão vermelho direto em lances semelhantes. o que entendo deva ser discutido é se realmente era caso para cartão amarelo para André Dias, Reitero que tenho cada vez mais dúvidas, mas entendo a interpretação do árbitro.

  • http://lancenet ANDRÉ

    Boa tarde a todos os loucos pelo Brasil…
    Felizes e com razão…uso este espaço para dizer que o gesto do CRISTIAN na comemoração do seu gol não foi uma ofensa….mas sim um presente aos BAMBIS….seria ofensa se eles não gostassem, mas eles se sentiram melhores quando viram o gesto…mesmo tendo tomado o gol se sentiram homenageados….e foi um santo remédio a eles….
    até domingo bambis…..
    CORINTHIANS CAMPEÃO PAULISTA DE 2009 INVICTO…..
    (MAURO)….te acho racional e equilibrado em SEUS COMENTÁRIOS…parabens pela clareza e pela inteligencia galgada nesta campo esportivo…(fui sarcastico e brincalhão, mas gosto de inteligencia e respeito…sei que o CRISTIAN PISOU NA BOLA) ÓTIMA SEMANA A TODOS

  • felipe

    como eh bom ver um jornalista imparcial ….

    vc foi o unico a comentar o ippon do wilian no washtion no lance do gol.

    e um dos unicos a dizer q ronaldo merecia a expulsao. sem comentar o lance grotesco de cristian apos o gol.

    alguem da espn brasil falow no lance do ronaldo c fosse o edmundo… ,seria melhor o comentario, c nao fosse o ronaldo, o atleta seria expulso sem do nem piedade. DETALHE ? o jogo jah estava parado por uma falta do rodrigo em cima do dentinho.

    gostaria q vc me comentasse sobre o hernanes maurao. ele era mtooooooooooooo melhor qd jogava de segundo volante, qd muricy deu liberdade a ele o futebol dele sumiu, um bom exemplo foi a partida contra o defensor do uruguai qd dagoberto entrou na vaga do auroca e o hernanes foi recuado pra ajudar o jean o futebol dele voltou a ser o q era em 2006-2008, nao seria o caso de escalar jw e hugo e recuar o hernanes de novo ? ou mesmo soltar o arouca para o hernanes jogue na dele?

  • Jr

    Como vários jogos do Paulistão, o juiz deu uma mão ao Corinthians:

    1. O Ronaldo deveria ser expulso 2 vezes: no início do jogo e aos 42′ do segundo tempo quando fez falta no zagueiro Renato Silva, puxando-lhe a camisa, seria o 2º amarelo. Mas tirar o investimento do Corinthians de uma ou duas partidas semifinal? Quero ver qual juiz…

    2. E, não adianta dizer que o gol do são Paulo foi irregular. O São Paulo foi prejudicado, pois deveria ser dado penalti e amarelo para o Willian. Não se pode falar que o Miranda estava impedido e o lance deveria ser parado, pois se o Washigton não fosse agarrado, poderia ele ter tocado a bola antes do Miranda, que então estando impedido ou não, o lance seria do Washington.

    3. O Willian também deveria ser expulso, pois levou amarelo no 2º tempo e deveria ter levado o 1º amarelo no penalti, no momento do gol do São Paulo. (Da mesma forma que o André Dias levou o 2º amarelo, o lance continua e depois aplica-se o cartão).

  • Nilton

    Não sei porque a imprensa esta fechando os olhos para, no mesmo lance, não comentar que o André Dias cometeu uma jogada igualzinha a que o Ronaldo fez, ou seja, nem o amarelo levou… Onde está a sensatez ??? Peguem o video com os melhores momentos no site da Globo, e observem… Será que a imprensa é tricolor, ou o Ronaldo dá mais ibope, e então venderia mais jornal?

  • Marcelo

    Só para te ajudar, Mauro, o André Dias deveria ter levado o amarelo na falta sobre o Dentinho, que gerou a reação do Ronaldo e a confusão e chororô dos são-paulinos. Logo em seguida ele obstruiu o Ronaldo, logo0, seria o segundo amarelo e ele teria sido expulso bem antes do que foi. No mais, a diretoria do São paulo provou o que todo mundo já sabia: é arrogante, se julgam donos da verdade, não admitem perder e utilizam expedientes perigosos para vencer a todo custo, queando perdem, a culpa é sempre do árbitro, mas quando ganham, nem lembram das lambanças a favor deles. ´Só repetindo o que já foi dito, nos últimos cinco gols do São Paulo, quatro foram em impedimento. E ainda querem questionar a arbitragem? Sobre o Cristian, não deveria ter feito o gesto, mas fez e pesiu desculpas, no entanto, vocês da imprensa esportiva fazem um carnaval e ficam convocando briga. A gente só ouve comentários do tipo ‘isso pode gerar uma reação da torcida no jogo de volta’ e tudo mais. A imprensa já crucificou o Cristian e está torcendo por confusão no morumbi, só para condená-lo ainda mais. A imprensa sempre torce por briga, só para ter o que falar depois, mas esquece que quem usa os termos ‘guerra’, ‘batalha’, ‘briga pela vaga’, entre outros, são vocês da imprensa. Resumindo: a violência também é culpa de vocês. Dessem mais atenção ao gol e não ao gesto infeliz, não haveria polêmica. Mas vocês torcem muito contra o Corinthians para deixar isso passar em branco. sem falar da dor insuportável que os “jornalistas” esportivos sentiram ao ver seu time favorito ser derrotado.

  • FIEL MANAUS

    ESSES BAMBIS NÃO TEM VERGONHA MESMO, RECLAMAR DE ARBITRAGEM ERA SÓ O Q FALTAVA. TIMÃO NA FINAL E DOMINGO NO MORUMBI ´3XO

  • Nick

    Meia dúzia de divagações advindas do belo clássico de ontem: (1) O Corinthians tem a melhor dupla de volantes do Futebol Brasileiro na atualidade (Christian e Elias). Os golaços de ambos no clássico demonstram esta excepcional fase dos jogadores. Elias merece, inclusive, uma observação mais próxima de Dunga, pois os volantes que atuaram pela Seleção nos últimos jogos não estão rendendo à altura da “amarelinha”. (2) O futebol brasileiro está, de fato, com nível muito baixo. Se a imprensa está correta em afirmar que o São Paulo é a melhor equipe do Brasil (atual tri-campeã brasileira) e, por conseguinte, Muricy Ramalho o melhor técnico, é preciso que seja feito um exame aprofundado sobre os rumos do futebol brasileiro. Afinal, não é possível que uma equipe tão incensada tenha apenas 30% de posse de bola em todo o jogo, e se apresente de forma tão acuada, tão covarde, jogando na base de chutões e de bolas longas. O público e o futebol mereciam uma postura mais altiva do tricolor. (3) Confesso que li e ouvi mais sobre o jogador Hernanes do que assisti efetivamente às suas atuações. Mas tenho a impressão de que os elogios são exagerados. Toda vez que assisto a uma partida na qual ele está presente, tomo o cuidado de observá-lo com mais atenção. Sabe tocar a bola? Sim. Sabe conduzí-la? Sem dúvida. Apresenta-se à frente? Também. Mas me parece que o comentário anterior sobre o São Paulo aplica-se ao Hernanes, ou seja, exagera-se o seu talento e sua performance. Ao ler e ouvir sobre Hernanes, tem-se a impressão de se estar diante de um novo Beckenbauer, de um novo Falcão. Menos, menos. Ontem, por exemplo, Hernanes esteve discretíssimo. (4) A partida de ontem demonstrou que estavam errados aqueles que apontavam o Corinthians apenas como um time médio, acusando o desempenho alcançado em 2008 (Vice da Copa do Brasil e Campeão da Série B) apenas como uma decorrência do baixo nível técnico dos adversários. Também, mas não apenas. O time vem crescendo de produção e venceu com méritos o melhor time do Brasil (segundo muitos), com dois golaços decorrentes de bola rolando em jogadas limpas, sem dúvidas, questionamentos ou polêmicas. Vejamos como o time se porta a partir daqui, pois um novo degrau se coloca à frente do Timão: não apenas vencer clássicos, mas conquistar títulos. (5) Destoa do desempenho geral do Corinthians as atuações de Jorge Henrique. Quando chegou, egresso do Botafogo, vinha com fama de atacante matador, que resolvia lá na frente. Em termos de gols (que é o que interessa para atacante), e até em termos táticos, o desempenho é muito abaixo do esperado. O gol perdido ontem (mais um), embaixo das traves, em uma partida decisiva, é imperdoável. Até quando Mano Menezes irá insistir com Jorge Henrique? (6) Vimos ontem dois goleiros excepcionais. Um deles, prestes a atingir a plenitude (Felipe, do Timão). O outro, em início de declínio (Rogério Ceni, do Tricolor). Foram quatro defesas monstruosas, como há muito não se via. E deu empate. Duas de Felipe (à queima roupa com o matador Borges e no tirambaço de Jorge Vagner) e duas de Ceni (cara a cara com o Fenômeno e na paulada de Elias). Todavia, a mais difícil e plástica de todas elas foi a de Ceni, diante de Ronaldo. Milagre de Páscoa! De todo modo, parece que é o início do fim deste pavilhão tricolor. Como disse o Pelé, é importante saber a hora de parar. É possível que Rogério tenha que começar a pensar em passar o bastão da número 1 tricolor.

  • Cadu de Castro

    É muito engraçado como os bambis, conhecidos também como garçons desempregados (pois viviam dos 10% do Morumbi), se preocupam conosco. Falam em história sem ao menos conhecê-la. A história do timinho de vocês é vergonhosa, falências e falcatruas marcam o sujo passado de vocês. Porque se preocupam tanto com o Grande Corinthians? É que por mais conquistas que vocês venham ter nunca serão o que nós somos. O Corinthians é muito mais que um time de futebol, o Corinthians se traduz na FIEL, nós. Resolvam a crise de identidade de vocês, construam uma história verdadeiramente honrosa como nós. Não há necessidade de ter estádio, marginal sem número está bom demais para nós, pois sempre comemoramos nossos títulos no Pacaembu ou Morumbi, por exemplo. Nós somos muito mais que um time, somos uma Nação… a Nação Corinthiana. E vocês, o que são? Eu respondo: um time com uma história vexatória e com uma direção extremamente arrogante. Corinthians é isso! Nação, História e Tradição! Saudações à Nação Fiel.

  • http://do-ouglinhas@hotmail.com Douglas Ap Bono Maranho

    OBS: QDO O VAMPETA CHAMAVA ABERTAMENTE os JOGADORES do SÃO PAULO de BAMBIS!? “OS MESMOS QUE REPROVAM à ATITUDE do CRISTIAN HOJE, são os MESMOS QUE ACHAVAM o VAMPETA ENGRAÇADO”
    Sabe oq chama isso!? “Primeiro FALTA de EDUCAÇÃO e SEGUNDO é a MORAL que o VAMPETA TINHA que ELE NÃO TEM”
    Falar em MORAL, OUVI ANDRÉ KFURY DIZER: “AQUELA ENTRADA do RONALDO ERA PARA EXPULSÃO, mas ele não foi expulso aqui no BRASIL e tbem NÃO SERIA EXPULSO na ITÁLIA, ESPANHA e nem NA COPA do MUNDO!!!!!”

    ‘ISSO SE CHAMA MORAL’

    Parabéns André Kfury…

  • http://www.espacodoesporte.uniblog.com.br Rodrigo Pessanha

    Olá grande palmeirense Mauro Beting,

    Nada a comentar sobre a partida de ontem. Erros acontecem no futebol mundial há mais de 100 anos e ontem foi apenas mais uma partida que seguiu a regra. O Corinthians mereceu a vitória. No jogo dos erros, venceu quem errou menos.

    Mas uma coisa me intriga e acho que você pode responder:

    Por quê o Luciano do Vale e o Neto são tão PARCIAIS nas transmissões do Corinthians? Em outras palavras: Por quê eles torcem tanto para o Corinthians? Isso é inadimissível em uma TV que leva seu sinal para todo o Brasil. Se o sinal da Band fosse apenas em território paulista, eu até entenderia. Tem um por quê? Não existe nenhum produtor ou diretor para colocarem eles no rumo da imparcialidade? Assim, a Band perde crédito.

    Um grande abraço
    Parabéns pelo trabalho e que vença o melhor sempre!

  • Bruno

    Qual foi a punição para Roger após este gesto?

    http://blogdosilvinho.wordpress.com/2009/04/13/perguntar-nao-ofende/

  • CHARLES

    Discordo do Sr Rodrigo Pessanha sobre o Neto e Luciano serem parciais com o Corinthians…pelo contrário o ano passado o Luciano torceu descaradamente na final pelo Sport Recife … o video não deixa mentir…e o Neto tem sido critico contumaz do Corinthians toda vez que vejo jogos do mesmo.

  • AFONSO HOLANDA

    Seria cômico se ñ fosse revoltante, isso mesmo, revoltante, essa ladainha dos são-paulinos por causa de arbitragem. Os caras estão sendo beneficiados descaradamente há uns 3 anos, ganharam dois brasileiros na base da forcinha extra da arbitragem e quando se julgam prejudicados é um Deus nos acuda. Agora, bobagem dita por torcedor a gente entende, até por diretor-mala. Mas jornalista falando m… aí ñ dá pra aguentar. Alguém querer comparar o André Dias com o Ronaldo é sacanagem. O árbitro claramente considerou o histórico do Ronaldo para ñ expulsá-lo, mesmo q a expulsão fosse justa. Todos q acompanham futebol sabem q esse zagueiro é desleal, ele é extremamente maldoso nas entradas. Pergunte a qq atacante q já enfrentou ele. Por isso o Kléber fez o q fez com ele. O Ronaldo nitidamente foi por cima, pq conhece a peça. Aí o cara q costuma se desmanchar todo, bem bambi mesmo, fez um carnaval, depois de alguns segundos tava pronto pra outra. E querer discutir a sua expulsão é outra sacanagem. O cara fez uma falta na entrada da área, passível de cartão amarelo, como já tinha, foi expulso. Qual a dificuldade de entender isso. E qto ao gol dos bambis, q tá todo mundo deixando por menos, como diria Copélia, melhor nem comentar…

  • Nick

    Prezado Rodrigo,
    Permita-me discordar parcialmente. Sem dúvida, o Neto torce descaradamente para o Corinthians. E não esconde tal fato de ninguém. Se diz corintiano por ter tido seu melhor momento da carreira no Timão. Contudo, tal fato não o impede de fazer as críticas contundentes que lhe caracterizam, inclusive, de forma mais incisiva em relação ao Corinthians, justamente por ser corintiano.
    Quanto a Luciano do Valle, todos sabem de seu pendor pelo São Paulo. Repare com mais cuidado. Desde a época de Telê Santana que Luciano do Valle vibra (e torce) mais intensamente pelo Tricolor.
    Concordo que uma transmissão mais fria seria mais adequada. Mas lhe pergunto: existe algum canal com esta transmissão mais imparcial? Acho que não. Tome-se a Globo, por exemplo. Você acha realmente que os comentários do Caio foram imparciais em relação ao Tricolor? Parece-me que não. O importante é que o comentarista ou narrador não vire torcedor, ou seja, não deixe de criticar (duramente, se for preciso) o seu time de coração ou não deixe de reconhecer a superioridade do adversário.
    Abraços.

  • http://do-ouglinhas@hotmail.com Douglas Ap Bono Maranho

    EU SÓ QUERIA LEMBRAR OS SÃO PAULINOS DESAVIZADOS!?
    Que o ÓTIMO MURICI até agora não ganhou nenhum “MATA MATA” e ainda foi ELIMINADO e GOLEADO em PLENO MORUMBI pelo SÃO CAETANO do DOUGLAS que na ÉPOCA era TITULAR do TIME do ABC…

    VIVEM FALANDO QUE oq ENTERESSA é a LIBERTADORES mas c/ o MURICI que JÁ ESTÁ aí FAZ 3TEMPORADAS ou ATÉ+ !?
    Só CAMP BRASILEIRO que NÃO É “MATA MATA…”

  • samara

    salve,salve essse time “corinthians”torcedora desde da barriga da minha mãe!!!!!!!!!!!!
    amO esse time pro eterno!!!e não tenho vergonha de diser!!!!!!

  • Ratão

    Entrada criminosa de Ronaldo vale, Gestos absenos de corinthiano vale, voce ver em casa todas estas barbaridades, a federação vai fazer d e tudo pra dar corinthians e Palmeiras

  • dorival junior

    eu concordo mostrar o dedo e ofensivo
    eu proponho dar tiros em quem mostrar o dedo no transito
    so assim isso vai acabar

  • http://www.espacodoesporte.uniblog.com.br Rodrigo Pessanha

    Prezados Charles e Nick,

    É justamente por ser tão crítico com o Corinthians que o Neto se mostra parcial. A parcialidade não se caracteriza apenas pelos elogios. O Neto é muito crítico com o Corinthians e pouco ou nada crítico com o São Paulo ou com qualquer outro time. O problema é que ele só comenta o Corinthians, Chama o técnico de burro, “brincalhão”. Entendo que ele tem toda uma história na equipe do Parque São jorge, mas, agora, ele é um comentarista de uma TV nacional. E como tal, não pode agir como um torcedor e, pior: ele fala mais que o locutor. Isso para o receptor é terrível. Ele tem que ter a consciência de que está falando para pessoas dos quatro cantos do Brasil. É inadimissível um meio de comunicação, do porte da Band, e até do Estadão, não reprimir essas aberrações no jornalismo: Um cara que entra numa equipe sem a mínima noção das regras básicas da comunicação televisiva e ganha mais que um formado, só porque foi um grande jogador. Uma atividade não deveria ter nada a ver com a outra. Na TV ele não tem nada de craque, ainda!
    O caso do Luciano do Vale é um pouco diferente. Ele virou um verdadeiro animador que fala para as grandes massas. O problemas começa quando ele fala que o Jorge Henrique “não poderia ter perdido aquele gol sem goleiro”. Por quê não poderia? Pra equipe adversária, o jorge Henrique poderia ter perdido sim. São esses mínimos detalhes que vão fortalecendo a parcialidade pró Corinthians. Eu sei que dá audiência falar do Corinthians, do Ronaldo, mas o que eu reprimo é uma TV com sinal em todo Brasil fazer uso disso. Sejam “corinthianos” apenas quando o sinal ficar nos limites paulistas.
    Meu medo maior é se STF julgar não obrigatório o diploma de jornalista. O que será da já medíocre imprensa esportiva nacional?

    Bom jogo a todos no próximo domingo
    abraços
    Rodrigo Pessanha