Guarani 1 x 2 Internacional

por Mauro Beting em 09.abr.2009 às 1:40h

Se o Taison atuasse no Flamengo ou no Corinthians, Dunga já teria sido “obrigado” a convocá-lo umas 17 vezes. O moleque é bom demais. E cada vez melhor nas conclusões.

* Nilmar quase fez um golaço de Adebayor no início da partida. E Andrezinho segue muito bem no time de cima.

* Magrão fez fala na coordenação da equipe. Mas a opção de soltar Guinazú foi uma boa saída de Tite.

* O ala-direito Maranhão é das poucas coisas boa que o Guarani apresentou na campanha do rebaixamento no SP-09. Mas é tão pouco pela grandeza bugrina…

* O gol no fim deixou o gosto amargo de chimarrão entornado para o Inter. Mas a relativa tranquilidade no RS-09 não deve atrapalhar a classificação colorada no Beira-Rio.

* As TVs fizeram belíssimas homenagens ao Inter no centenário. Mas como elas puderam chamar o jogo de ontem como “Guarani x Internacional de Porto Alegre”? Se é para ser “específico”, que falassem Guarani de Campinas x Inter de Porto Alegre nas chamadas de programação. Afinal, pela lógica paulista, poderia ser Guarani de Sobral x Inter de Limeira. Guarani de Divinópolis x Inter de Santa Maria…

“Inter de Porto Alegre” é etnocentrismo exacerbado. Como chamar “Cruzeiro de Belo Horizonte”, “Botafogo do Rio” e outros paulistacentrismos históricos.

Quem diz Cruzeiro de Belo Horizonte é obrigado a dizer Corinthians de São Paulo

Tags:

  • André

    É QUE INTERNACIONAL É UM NOME COMUM, TEM A DE LIMEIRA, AQUELA DE PORTO ALEGRE, A DE SANTA MARIA, E A MAIOR E MAIS FAMOSA, A DE MILÃO, QUE ALIÁS, TEM UM BELO UNIFORME, NAS CORES AZUL E PRETO!

  • Kadu

    André, mais o unico internacional grande é o de Porto Alegre, que deixe pra especificar qdo for a Inter de Limeira ou de Sta Maria.
    Se fosse seguir a sua lógica, teriamos que dizer Corinthians de São Paulo e Botafogo do Rio de Janeiro, já que temos o Corinthians de Alagoas e Botafogo do Rio (entre outros tantos exemplos).

    E mesmo sendo Palmeirense e simpatizando com o Grêmio, acho que a libertadores desse ano estaria num nivel ainda mais alto se o Inter estivesse presente.

  • Jonas

    A defesa do inter toma gols inacreditaveis. O lauro sempre sai errado e o alvaro falha demais. O inter é sempre festejado no começo do ano, mas se contra times fracos ja aparecem esses erros, imaginem no brasileiro. E tente gente q se decepciona com as campanhas ruins do inter no brasileiro.

  • Matheus

    Ué, porquê chamam o Galo de Atlético Mineiro então? Se o Atlético do Paraná veio depois, esse deveria ser especificado e não o galo.

    MATHEUS, no caso dos Atléticos, é mais complexo. Ambos estão há bom tempo na primeira divisão. Claro que, muitas vezes basta falar Atlético. Eu mesmo, para simplificar, gosto de usar Galo e Furacão.

  • jose

    É, tu e o Lédio Carmona estão pau a pau para serem os comentaristas esportivos mais holísticos e imparciais do Brasil.
    Parabéns pelo trabalho.
    Sds Coloradas

  • Marcos Antonio

    O Maranhão realmente é bom jogador. Será que ele fica no Bugre?

  • zico

    Eu sou GREMISTA,mas acho que o Mauro tem razão,pois eles dizem Gremio de porto alegre tambem,isso quando não dizem Gremio “de” futebol portoalegrense. isso com os titulos que temos,deveriam fazer isso com o fluminense,com o botafogo e outras equipes”grandes”que não ganham nada.

  • http://pensamentosdoschma.blogspot.com Thiago Schmidt

    Se é tão difícil chamar o Sport Club Internacional apenas de Inter, já que o arrogante bairrismo do centro do país não deixa, chamem então de INTERNACIONAL CAMPÃO DE TUDO, ou de Internacional último brasileiro Campeão do Mundial Fifa, da Taça Libertadores, da Recopa Sul-americana e da Sul-americana… acho que assim fica mais fácil!!!

    Em tempo: parabéns Mauro pela sensibilidade no futebol.

  • Lucas

    E vc quando comentava na BAND juntamente com o narrador, falava que o Adebayor era um lixo e ficavam zuando ele o jogo inteiro. Devia ser homem pelo menos para assumir.

    LUCAS, LUCAS…

    Não era eu.
    Não me chamo Vítor Sérgio, fofo. Aliás, ótimo cara e um baita comentarista. Mas que não gostava do Adebayor.
    Espero a retratação, querido.

  • Flavio

    Bah, concordo que INTERNACIONAL seja um nome comum, mas é muito bonito, talvez por isso, existam tantos.

    Agora… “Grêmio” é fácil de explicar poque existem poucos, é um erro de designação… o nome do Clube correto é: PORTOALEGRENSE, pois a palavra Grémio serve apenas como sinônimo da palavra CLUBE.

    Grêmio mesmo, corretos, existem vários os Estudantis… Recreativos e tal…

    Até hoje nunca entendi porque usam a palavra Grêmio no escudo (???) Será que sentem vergonha de ser de Porto Alegre???

    Não vejo por que, o São Paulo é São Paulo e pronto… qual o problema?

    “Corinthians” é uma palavra bonita, sem sonoridade, mas tem algum significado a mais Mauro??? Sabe me informar???

    Interessante, buscarmos a etimologia dos nomes dos Clubes…

  • Tadeu

    Mauro, gostaria de parabenizá-lo pela excepcional imparcialidade e por sua capacidade de não olhar apenas para o eixo Rio-SP, como fazem 85, 90% dos jornalistas de SP/RIO. Sobre o jogo de ontem, infelizmente tomamos um gol no final por uma falha do Alvaro(que, na minha opinião, vai ser substituído pelo Sorondo quando este retornar).

    Acho que o Inter tem time para ser campeão de pelo menos 4 dos 6 títulos que vai disputar(ou está disputando), mas confesso que eu trocaria todos os títulos do mundo esse ano pelo Brasileiro e pela Copa do Brasil. A importância do Brasileirão é indiscutível, a da Copa do Brasil é um tanto questionável(apesar de ser um caminho mais rápido para a Libertadores). Mas esse desejo pelos 2 títulos nacionais de maior importância é porque são os 2 únicos que eu não vi o Inter vencer. A copa do brasil eu devo ter visto mas certamente que não lembro, eu tinha apenas 1 ano quando ganhamos(aliás, Gérson jogou muita bola naquele torneio).

    Vi o Inter vencer o gauchão, a Libertadores, o Mundial, a Sul Americana, a Recopa e um brasileiro roubado(2005). Esse ano, nada, NADA é mais importante do que os títulos nacionais para o Inter.

    E tu, o que achas? O Inter fica campeão?

    Abraço de um grande fã.

    TADEU, valeu pelos elogios desmedidos.
    Cara, desde 2006 eu sempre coloco o Colorado entre os meus bambas. E o time acaba não sendo aquilo que esperava. Este ano, pinta como o maior favorito ao título da Copa do Brasil. E um dos tantos ao BR-09. Mas é dever esperar o final da janela de agosto da Europa. para o Inter e para todos.

  • Eduardo

    Pra mim fica legal colocarem o nome da cidade no final pq sou de Porto Alegre e me orgulho disso, mas colocar o nome da cidade deve dar uma impressão ruim para muitos torcedores que são de outras cidades.

    Impressão ruim pq dá a impressão de que o nosso time é do mesmo tamanho dos homônimos Inter de Limeira e Santa Maria.

    Valeu, Mauro, cada vez melhor a sua coluna, abraço

  • Rodrigo

    Atlético do Paraná é o c….

  • Rodrigo

    É Atlético PARANAENSE

    RODRIGO:

    Você tem toda razão em cornetar quem fez o comentário anterior. Mas a culpa não é dele. É da imprensa que fala de qualquer jeito e não respeita os nomes próprios de entidades e pessoas.

  • Lilian Vanessa Antunes da Silva

    Não é o acréscimo do nome da cidade que torna a denominação pejorativa. É o fato de eles ACHAREM necessária esta distinção. Qual o Inter de maior destaque no Brasil? O Internacional de Porto Alegre. PORTANTO, tal adição nada mais é, sim, que esnobismo e desmerecimento por parte deles. Tenho certeza de que o Inter e todos os colorados também têm orgulho de o Inter estar, ser e pertencer não só a Porto Alegre, como ao Rio Grande do Sul. Mas é bom alguns comunicadores do “Eixo” RJ-SP lembrarem que:

    1. O único Inter que joga e jogou SEMPRE a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, deste os tempos do Robertão, é o Colorado;
    2. SE o Inter enfrentar um xará em alguma competição, aí até fica “pertinente” a dintinção, DESDE QUE estejam se enfrentando na mesma partida; mas, como isto só tem acontecido no Gauchão nos últimos 20 anos, vão catar coquinhos! ><
    3. Algum outro Inter ganhou tantos títulos da mesma expressividade e importância nacional e internacionalmente falando?
    4. Quando falam “Internacional”, o primeiro time que vêm à mente dos telespectadores é algum xará interiorano? Com certeza, NÃO.
    5. O Colorado é “O Inter” e não “A Inter”, como já cansei de ver narrador e comentarista falar. É “o” Clube, e não “Associação”, como o xará de Limeira, ou a xará só um ano mais velha de Milão.

    Mas, se vocês forem parar pra pensar, até a poderosa Inter de Milão sofre com isso. Quantos falam “Internazionale” e não “Inter de Milão”? Quantas “Inter” há na Itália com destaque midiático mundial para eles terem de denominá-la pela cidade?

  • Edi-SC

    Mauro Meus parabéns pelo trabalho, sou seu fã, você levanto uma ótima polemica.

    Internacional só tem um grande, o resto só apareceu nos estaduais…
    Não tem o porquê ficar falando Internacional de Porto Alegre.

    Mauro me responde uma pergunta você que esta no “EIXO RIO-SP” qual o melhor elenco em sua opinião INTER ou CORINTHIANS e INTER ou SÃO PAULO?

    EDI, valeu.
    elenco, até pelo entrosamento, o São Paulo

  • Césare Winck

    Concordo com você.

  • Bruno A

    concordo em numero e genero com voce Mauro. Grande Abraço. Sucesso!

  • Fernando ”de Porto Alegre”

    Acredito que esta seja a primeira vez que comento num blog esportivo. Não poderia deixar de parabenizar o Mauro pelo comentário sem ressalvas.

    Infelizmente na minha primeira intervenção por escrita no blog, não poderei acrescentar nada, visto que nada há para se acrescentar ao texto.

    Saudoções de um novo fã,

    abraço.

  • Lilian Vanessa Antunes da Silva

    Flávio:
    Respondendo à tua pergunta: “Corinthians” (inglês) é “Coríntios” em português. É uma referência bíblica, o nome dado aos cidadãos da cidade-estado de Corinto (nascido/pertencente a Corinto: coríntio), a quem São Paulo escreveu as famosas Epístolas. Abra a Bíblia no Novo Testamento e verá: Iª Coríntios, ou 1ª Epístola de Paulo aos Coríntios, dependendo da versão da Bíblia que você tiver em casa.

  • http://PTRIAGACHA josé

    CONCORDO CONTIGO ANDRÉ A INTER DE MILÃO É A MESMA QUE PERDEU A DUBAI CUP PARA O INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE, DESCULPE TU É GREMISTA NÃO CONHECE ESTE CLÁSSICO MUNDIAL. O INTER É CAMPEÃO DO MUNDO FIFA EA INTER DE MILÃO NÃO, ENCERRAMOS O ASSUNTO.

  • luiz

    MAURO, excelente comentário. E dou exemplos: A Agremiação PORTOALEGRENSE(O Verdadeiro nome do grêmio de Porto Alegre,é sempre renegado pelas Direções e torcida), deveria SEMPRE usar o seu verdadeiro nome. Qual a razão? Simples: o nome grêmio significa “Agremiação”. Tem centenas delas por aí. Ex:GREMIO Esporivo Brasil – GREMIO BAGÉ – GREMIO NAUTICO UNIÃO – GREMIO NAUTICO GAÚCHO, e por aí vai . É um nome muitíssimo COMUM. Porque os gremistas têm vergonha de usar o seu nome?G.F. PORTOALEGRENSE

  • Guilherme

    O caso das designações Mineiro e Paranaense dos Atléticos é diferente porque elas fazem parte do próprio nome dos times: Clube Atlético Mineiro e Clube Atlético Paranaense. Conhecidos por suas torcidas como Galo e Furacão.

    Só que agora o “paulistacentrismo” criou a designação “Galo Mineiro / de Minas” e só falta aparecer o “Furacão Paranaense / do Paraná”, se é que já existe e eu é que ainda não vi…

    Pelo menos um jornalista de SP reconhece que existe bairrismo, parabéns Mauro.