Sport Club Internacional, 100

por Mauro Beting em 30.mar.2009 às 18:30h

***Nesta sexta-feira, 10h30, no Bandsports, no Beting & Beting, uma singela homenagem aos 100 anos do Internacional, na voz de Walker Blaz. Faça como o Inter no Japão: não perca ***

Naquela última noite, nos Eucaliptos, Tesourinha e Carlitos viram as luzes se apagando no estádio. Foram até as goleiras, retiraram as redes do velho campo colorado, e deixaram nuas as traves naquelas trevas do entrevado 1969 brasileiro. Era a última cerimônia antes da inauguração do Beira-Rio. Onde iniciaria o ciclo vitorioso e virtuoso que começou com um Falcão imperial nos anos 70 e acabou num Gabiru iluminado na noite japonesa e mundial, em 2006.

Tudo ficara escuro nos Eucaliptos no último ato da velha cancha naquele fim de verão de 1969. Pouco antes do verão de 1975, tudo parecia cinza naquela tarde de 14 de dezembro, em Porto Alegre. Até um raio de sol iluminar a grande área onde o ainda maior Figueroa subiu para anotar o gol do primeiro dos três Brasileiros da glória do desporto nacional naqueles anos 70. O maior time do país em uma das nossas melhores décadas. O melhor campeão brasileiro por aproveitamento, no bicampeonato, em 1976. O único campeão invicto nacional, em 1979.

O Internacional centenário. O clube da família italiana Poppe que deixou São Paulo e Rio para fazer a vida em Porto Alegre, em 1909. Dizem que tentaram jogar bola no clube alemão – e não teriam deixado; tentaram jogar tênis, remar, dar tiro – também não deixaram. Então, juntaram um time de estudantes e comerciários para fazer um clube que deixasse entrar gente de todas as cores e credos. Dois negros assinaram a ata. O primeiro “colored” da Liga da Canela Preta (Dirceu Alves) atuou pelo clube em 1925, enquanto o rival só foi aceitar um negro em 1952 – justamente o Tesourinha, glória gaudéria nos anos 40, na década do Rolo Compressor que durou 11 anos, e dez títulos estaduais.

Inter que ergueu estádios com o torcedor que vestiu a camisa, arregaçou as mangas, e construiu arquibancadas de cimento armado e amado. Inter que apagou as luzes dos Eucaliptos para acender um gigante na Beira-Rio e ascender aos maiores lugares de pódios brasileiros, sul-americanos e mundiais. Superando potências e preconceitos, fincando a bandeira colorada da terra gaúcha no gramado do outro lado da Terra, vencendo um gaúcho genial como Ronaldinho e um Barcelona invencível aos olhos da bola.

Mas quem ousa duvidar da pelota que peleia? Dizem que o futebol gaúcho só é duro, só é viril. Diz quem não viu o Inter de Minelli, fortaleza técnica, tática e física. O Rolo Compressor inovador no preparo atlético e no apetite por gols. O futebol que ganhou o mundo em 2006 marcando como gaúcho, e contra-atacando como o alagoano Gabiru. Campeão com gringos como Figueroa, Villalba, Benítez, Ruben Páz, Gamarra, Guiñazú e D’Alessandro; com forasteiros como Fernandão, Valdomiro, Manga, Falcão, Bodinho, Dario, Larry, Lúcio, Nilmar, Mário Sérgio e Pato; gaúchos como Tesourinha, Carlitos, Oreco, Nena, Taffarel, Carpegiani, Chinesinho, Batista, Mauro Galvão, Dunga, Flávio, Paulinho, Claudiomiro, Jair e Rafael Sóbis.

Tantos de todos. Nada mais internacional. Poucos como o Internacional centenário. Aquele time de excluídos que, em 100 anos, já tem o sétimo maior número de sócios do planeta. São mais de 83 mil que têm mais que uma carteirinha. Eles têm um clube para amar que não depende de documento. Números e nomes não sabem contar o que uma bandeira vermelha pode fazer à sombra de um eucalipto.

Uma bandeira rubra pode ensolarar um estádio apagado, uma tarde cinzenta, e o mundo na terra do Sol Nascente. Aquele que iluminou Figueroa, aquele que inspirou Gabiru, aquele que neste quatro de abril vai nascer mais vermelho.

P.S – No Rio Grande do Sul, MAURO BETING torce pelo Palmeiras.

Tags:

  • Luiz Felipe colorado

    Grande Mauro,

    Muito obrigado pelas palavras. A nação colorado agrace-lhe muito, muito mesmo.

    abraço

  • Diovanni Cardoso

    Espetacular seu post. Parabéns a ti pelo texto e principalmente ao mais internacional de todos os clubes brasileiros, Inter.
    “Segue tuas sendas de vitórias, Colorado das glórias, orgulho do Brasil…”

  • rafael lescano

    mauro gostaria de agradecer o texto que voçe escreveu sobre o meu amado colorado,li o texto no site do inter e tive que vir aqui no seu blog agradecer.a qualidade do texto é a habitual de quem ja conhece e aprecia o teu trabalho como eu.
    só que esse é especial por mexer com o coraçao de um apaixonado colorado como eu,por toda a torcida colorada eu agradeço,muito obrigado,muito obrigado mesmo.

  • Juliano

    Mauro,

    Muito emocionante seu texto, parabéns! Um cordial abraço da maior e melhor torcida do RS.

  • Carlos

    Mauro,

    Obrigado. Muito obrigado.

  • http://www.cafemate.com.br/ Fábio Rosalvo Urnau

    Mauro, um excelente texto sem a menor sombra de dúvidas.

    Estás de parabéns, ainda mais porque é extremamente difícil ver jornalistas daí do “eixo RJ-SP” falando sobre o Internacional em especial.

    Teu texto emociona até mesmo quem não é Colorado (exceto aqueles do lado azul do RS).

    Parabéns é pouco.

  • marcos marino

    Belíssimo texto!!!!! Parabéns!!! Conseguiu traduzir muito bem a emoção do que é ser colorado.

  • Elisa Piranema

    Mauro, parabéns pelo belo texto homenageando o nosso Internacional.

    Mas se torna mais emocionante vindo de alguém do centro do país esse reconhecimento.

    Fizestes muitos colorados chorar de emoção e podes ter certeza que tens muito respeito e admiração por parte da nossa nação.

    Obrigada por esse belo presente na semana do nosso Centenário.

  • http://decarrinho.wordpress.com Francisco Luz

    Sensacional, Mauro. O Mar Vermelho agradece, emocionado.

  • Eduardo Oliveira dos Santos

    Muito obrigado, Mauro! Somente um jornalista de credibiliade como vc poderia escrever um texto genial sobre o Centenário do Inter!

  • Adir Carlos Rodrigues

    Mauro

    Teu texto me deixou bastante emocionado.
    Ser colorado é um estado de espírito. Às vezes não conseguimos expressar em palavras este sentimento. Nos emocina os feitos grandiosos deste clube centenário e o reconhecimento de pessoas de outras plagas. Quando se trata de um jornalista do seu nível é ainda mais agradável.

    Parabéns pelo texto e obrigado pelo destaque ao nosso amado Internacional.

  • Alessandro

    Ótimo texto Mauro! Muito bom mesmo.

    Parabéns.

  • Flávio Lopes

    Mauro, meus parabéns pelo lindo texto. Tu emocionaste os colorados de todas as plagas! Um fraterno abraço de toda a nação colorada!

  • Priscila

    Ótimo texto Mauro, mto obrigado por esse excelente presente.

    Nosso respeito por você só vai aumentar

  • Priscila

    Obrigado pelo presente Mauro………

  • Marcel

    Parabéns Mauro!!!
    Muita emoção traduzida no texto…o povo colorado agradece!!!
    Escreveu como se fosse um de nós!!!!!
    Abraço da maior e melhor torcida do rio grande!!!!!

  • http://www.bolavermelho.blogspot.com Nelson Baron

    Cara !

    Poucos colorados escreveriam e transbordariam tanta emoção em um texto sobre o Campeão de Tudo !

    100 anos de vida para voce !

    Obrigado Mauro !

  • Tiago de Farias

    Mauro, te admiro como comentarista de futebol, mas principalmente como pessoa, dá para notar que você é uma pessoa honrada e de caráter, moro no Rio Grande do Sul, então não tenho como te ouvir na rádio, só pela Internet, mas estou sempre ligado nos programas da Bandsports, principalmente no PFC. Queria te agradecer de coração pelo maravilhoso texto, poucas coisas me fazem chorar, mas o seu texto me emocionou de verdade. Eu que tenho 25 anos e passei por uma fase quase sem vitórias por um bom tempo, mas meu amor nunca diminuiu, na verdade aumentou, e depois fui totalmente recompensado com grandes vitórias, mas na verdade a gente nota que importante não são os títulos, mas o amor que nós Colorado sentimos pelo nosso clube, um clube feito pelo e para o povo, onde não há preconceitos de nenhum tipo, todos são aceitos para torcer pelo Inter, é um amor sincero, sem cobranças, que invade a alma e o coração, e que bate cada vez mais forte a cada jogo do Internacional. Obrigado, mesmo.

  • Leonardo Urruth

    Prezado Mauro,

    Agradeço imensamente pelas tuas palavras que abrem essa semana de aniversário do meu S.C Internacional. Semana de lágrimas de alegria de todo povo do clube do povo. Meu respeito e admiração por tua sensibilidade.
    Quero dizer que nesse país do futebol, tu és um dos únicos cronistas que entendem esse esporte pela paixão, e não pelas mediocridades pseudo- táticas ( 4.4.2, 3.4.3…) cartesianas e massantes, lugar comum na mídia esportiva.

    Muito obrigado.

    Viva o clube do povo do Rio Grande do Sul.
    S.C. Internacional – 1909-2009

  • Thomaz

    Isso é INTER !!

  • Casimiro

    Mauro, parabéns pela sensibilidade do texto. Resume um sentimento comum a toda esta gente colarada.

  • Aline Donida

    Parabéns!!!!!
    É um grande orgulho para nós colorados, recebermos uma homenagem tão bela e emocionante como essa…
    A cada dia que passa tenho certeza que todos os colorados sentem muito mais orgulho do time que chamamos INTERNACIONAL, não só no nome mas em seu sentido literal…

    “Uma bandeira rubra pode ensolarar um estádio apagado, uma tarde cinzenta, e o mundo na terra do Sol Nascente. Aquele que iluminou Figueroa, aquele que inspirou Gabiru, aquele que neste quatro de abril vai nascer mais vermelho.”

    Essa passagem é linda demais… mas acrescento ainda uma bandeira que ilumina e enche de orgulho todo o povo Colorado…

    Inter muito mais que um time, uma religião…

  • Henrique Leithardt

    Mauro, muito obrigado por fazer esse magnífico texto. A torcida colorada agradece. Parabéns.

  • (S.C.I.) Magnos Fabiano Daniel

    Grande Mauro.
    belo artigo de um grande profissional que entende e gosta de um bom futebol como todos nós colorados.
    um abraço do tamanho do mundo.

    Saudações coloradas.

  • Vinicius Santin

    O orgulho Colorado transcendeu todas as fronteiras. Estamos todos emocionados com o Centenário do Clube do Povo. Manifestações como essa Mr. Mauro, só resta dizer obrigado. E reconhecer, é merecida. Salve Internacional.

  • dilmar marcos stulp

    mauro correm os anos surge o amanha radioso de luz varonil segue tuas senda de vitorias colorado das glorias orgulho do brasil. inter o teu presente diz tudo trazendo a torcida alegres emoçoes. valeu mauro o unico campeao de tudo de primeira te agradece emocionado. eu te amo esport clube internacional……

  • EDUARDO GUSSI

    Caro Mauro

    Somente um profissional da tua envergadura para escrever tão belas palavras sobre o “CLUBE DO POVO DO RIO GRANDE DO SUL”, na realidade do planeta.
    Um baita de um obrigado de um grande admirador do teu trabalho,
    que por diversas vezes sita o INTER em teus comentários e relatos,
    seja jornal, radio, tv e net.
    ” OBRIGADO COLORADO HONORARIO CENTENARIO “

  • Elias Oliveira

    Cara!!!! Fiquei arrepiado e com os olhos marejados,parece que tu é colorado desde criancinha! como colorado que sou te agradeço pelas palavras escritas com tantas propridades e inspiração,todos nós sabemos o profissional que tu és,alem de pessoa especial.
    QUE O PATRÃO LÁ DE CIMA CONTINUE TE ILUMINANDO

    ABRAÇO

  • Arlindo Silveira

    Mauro….Perfeito…Fabuloso o teu texto!!! Obrigado pelas palavras que dedicastes ao INTER. Lendo-as é possível compreender que para um Time de Futebol o importante não é o número de títulos que este conquistou, mas a história do clube, seus personagens, construída e contada por cada uma destas conquistas. Parabéns INTER e Torcida Colorada pelo Grande Centenário.

  • Jose

    Parabéns Mauro!!!!
    Lindo texto (que inclusive está no site do Inter)
    Fizeste uma linda homenagem ao clube que amo!!
    Sds Coloradas

  • vilson

    Muito emocionante, só quem é colorado sabe o que significa esse post! Obrigado Mauro.

  • http://PTRIAGACHA josé

    MUITO OBRIGADO MAURO, NOSSA CARTEIRA DE SÓCIO É MAIS IMPORTANTE QUE A PRÓPRIA CARTEIRA DE IDENTIDADE, NOSSO ORGULHO PELO INTER É MAIOR QUE O POVO CATALÃO SENTE PELO BARCELONA, SIMPLESMENTE POIS NASCEMOS DO POVO E SEMPRE ESTAREMOS AO LADO DO INTER.
    “COLORADO..COLORADO…NADA VAI NOS SEPARAR, SOMOS TODOS
    TEUS SEQUIDORES E PARA SEMPRE VAMOS TE AMAR….”

  • Thalmo Pimentel

    Mauro, a homenagem ao Colorado ficou, como sempre, muito boa. Mas, a do centenário do Galo ainda é imbatível!!!. Parabéns ao Inter!!!

  • Rodrigo

    Caro Mauro Beting, fiquei emocionado com o teu texto ( de profundo conhecimento e delicadas palavras) sobre o meu gloriso e amado colorado. Aliás, como tu mesmo disseste, meu não pode ser, pois ele foi criado para todos que amam o futebol. Não é de hoje que admiro teu trabalho, pois mesmo no centro do país, nunca deixa de analisar com isenção e respeito os jogos em que é escalado. Parabéns pelo profissionalismo! Hoje tu emocionou uma nação vermelha, obrigado! Forte e afetuoso abraço rubro!

  • jeferson

    Poucos de nos de nos Colorados poderia ter dito melhor, obrigado de uma nação de 100 ANOS

  • Franck

    Obrigado pelas palavras Mauro….

  • Alexandre de Santi

    Parabéns, Mauro! Lindo texto. O clube e a torcida do povo agradecem!

    Dá-lhe Inter!

  • http://limponolance.blogspot.com gerson

    Lindo texto. Muito obrigado pela homenagem. Conseguiste traduzir de forma literária o que é o Inter.
    Abraço!

  • Humberto

    Foi de arrepiar e de marejar os olhos! Parecia um colorado escrevendo! Parabéns e obrigado por esta simpatissísima homenagem!

  • Rafael Medeiros Machado

    Mauro,
    Obrigado demais e parabéns pelo belíssimo artigo referente ao INTERNACIONAL.
    Saiba que tens cada vez mais minha admiração e da nação Colorada também.
    Grande abraço.

  • Lilian Vanessa Antunes da Silva

    Mauro Beting, ainda que você seja Palmeiras até no Rio Grande do Sul, seu texto ficou vermelho, vermelhaço, vermelhusco, vermelhante… Agradeço, de coração, a homenagem ao nosso Inter, centenário e sublime, em grande forma e inegável lugar de destaque na história futebolística brasileira.

    Este com certeza será daqueles textos que mostrarei a meus filhos e netos – quando e se vierem a existir -, para que eles conheçam o que foi, o que é e tenham em mente o que o Inter sempre será…

    Abraços gaudérios e saudações coloradas.

  • João

    Bah … disse tudo

  • Leandro

    Mauro,

    Muito legal o seu texto, mas, desculpe-me pela intromissão, eu mudaria uma coisa: “…um Falcão imperial nos anos 70 e acabou num Gabiru iluminado na noite japonesa e mundial, em 2006.”. Nao acredito q acabou, tivemos recopa e sulamericana apos isso, e muita coisa ainda esta por vir. Acredito q ficaria melhor assim: “…um Falcão imperial nos anos 70 e culminou, até o momento, num Gabiru iluminado na noite japonesa e mundial, em 2006.”

    LEANDRO, fica mais preciso do seu jeito. E estou reeditando para a minha coluna no LANCE! de sexta-feira.

    Saudacoes coloradas

  • Alexandre Ribeiro

    Parabens Mauro. Soube escrever como poucos um texto carregado de emoçao sobre o colorado.

  • http://www.fotolog.com/botega Marcelo Ferreira Botega

    Depois de uma crônica tão bem estrutura, terminar com um P.S. mais do que insolente. É uma pena fechar esta bela crônica com um comentário TÃO DESNECESSÁRIO.

    MARCELO, é só para evitar alguns mal-entendidos. Também acharia desnecessário se não levassem para o outro lado. Não é insolência. É apenas um comunicado extremamente transparente. E mais um elogio ao Inter vindo de um não-colorado.

  • Plinio neto

    Muito obrigado Mauro Beting,vc é um profissional de alto carater e inteligencia.Ah Beting gostaria de t pedir uma coisa…ñ troque a Band p nenhuma emissora,principalmente p Globo q eles são anti-gauchos e aquele Galvão BURRO q se acha d+.
    fala p Renata Fan q o colorado ama ela,q o Godoi fala muito e ñ sabe nada e q o Neto é o cara mesmo.
    Q Deus te abençõe

  • Maurício Berbigier Silveira

    Prezado Mauro, bom dia!

    Parabéns pelo texto, de invulgar simplicidade, mas que relatou com exatidão o que é a simbiose de amor e paixão entre o Clube do Povo e seus súditos. Isto é simplesmenmte o Sport Clube Internacional, orgulho do Brasil e do Mundo.
    A fim de tentar explicar o que é esse sentimento por esse clube centenário, segue abaixo, pensamento de Stephen Covey: “Entre o que acontece comigo e minha reação ao que acontece comigo, há um espaço. Neste espaço está minha capacidade em escolher minhas respostas e definir meu destino”.
    Assim, o ilustre Colorado Kenny Braga, momentos após a conquista do Mundial Interclubes em Tóquio no Japão, no alto dos sentimentos aflorados pela inesquecível conquista disse” Esse é o Internacional, nada pode ser maior que o Internacional”. Frase curta, singela mas que não precisa de complemento algum para se perceber qual a relação dos seus trocedores para com esse clube.
    Obrigado Internacional por tudo o que tens me proporcionado e, obrigado Mauro pelo texto.
    Saudações Coloradas!!!

  • Mauricio

    Mauro, simplesmente lindo e emocionante teu texto. A naçao colorada agradece emocionada pelas palavras e respeito que tem mostrado com o Clube do Povo.

  • Bruno

    Boa Mauro!

    meus parabéns pelo texto, e viva o nosso Colorado das Glórias.

    Abraço

  • Rafael Ritter Medeiros

    Grande Mauro, a nação colorada lhe agradece, muito obrigado, você é demais, não me impressionou pela qualidade porque eu já sabia da tua competência a anos, mas me emocionei valeu e um grande abraço!!!

  • http://blogs.abril.com.br/futebolearte André Rocha

    Mauro,

    Qual seria o seu Internacional de todos os tempos?

    O meu vai em um 3-4-1-2: Taffarel; Figueroa, Mauro Galvão e Gamarra (que zaga é essa!!); Luis Carlos Winck, Falcão, Carpegiani e Oreco; Fernandão; Tesourinha e Nilmar. Técnico: Rubens Minelli.

    Grande Colorado!

    ANDRÉ, o melhor Inter que vi:
    Taffarel;
    Luiz Carlos Winck, Figueroa, Gamarra e Mauro Galvão (ele poderia jogar de lateral-esquerdo marcador);
    Batista, Carpegiani e Falcão;
    Valdomiro, Fernandão e Mário Sérgio.
    Rubens Minelli no banco.

    O melhor Inter que li e ouvi:
    Taffarel;
    Mauro Galvão (vai para o outro lado, sem problemas), Figueroa, Gamarra e Oreco;
    Batista, Carpegiani e Falcão;
    Tesourinha, Fernandão e Carlitos.

  • rodrigo

    Um texto para guardar. Muito obrigado por estas palavras.

  • José Volnei

    Belíssimo texto.. sanguineo .. como só poderia ser, vindo de tão grande talento.. confessa Mauro : vc tbém ficou emocionado com seu próprio texto.. mesmo sendo palmeirense.. teu sangue rubro denuncia sua admiração.

  • http://ferozesfc.blogspot.com João Paulo Tozo

    Belíssimo post, Mauro. Imaginos os olhos colorados turvos ao ler tais palavras. Mas o PS foi sensacional…ahahahahahahahahahahaha

    Outro dia escrevi sobre o aniversário do bi interclubes do São Paulo e me ferrei, devia ter tido a mesma idéia ao encerrar o post..rss

    Abração,

  • http://www.google.com.br Paulo Dias

    Mauro
    Obrigado pelo texto. Dificilmente alguém conseguirá traduzir melhor a paixão que sentimos por esse clube.Parabéns.

  • Fernando Amaral

    Obrigado pelo texto, um quebra costelas do fundo do coração

  • http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=9768254927394364511 Eduardo Weigel

    Mauro, Tive que vir aqui agradecer pelo belíssimo texto.
    É eminente sua admiração pelo meu Inter, confesso que fiquei emocionado com suas palavras, aliás não só eu, pelo visto todos colorados que postaram comentários ai acima.
    “Inter que apagou as luzes dos Eucaliptos para acender um gigante na Beira-Rio e ascender aos maiores lugares de pódios brasileiros, sul-americanos e mundiais.” Essa frase é extraordinária,.
    Desejo muito sucesso a você e continue sendo este grande profissional que és.
    Abração

  • http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=9768254927394364511 Eduardo

    descrição da minha comunidade:
    ═══════════════════════
    ●๋•.INTER Campeão de Tudo .•๋●
    ═══════════════════════

    O Inter é α Almα da nação Colorαdα, o S,o C e o I entrelαçαdos sobre um vermelho de αmor infinito,o mαnto rubro que tocα α tuα pele como se delα fizesse pαrte.Esse é meu Clube, esse é meu amor, és minha religião.

    SPORT CLUB INTERNACIONAL, um Clube que Venceu tudo.

    Títulos

    1Copa Sul-Americana (2008)
    1Dubai Cup (2008)
    1Recopa Sul-Americana (2007)
    1Mundial de Clubes da FIFA (2006)
    1Libertadores (2006)
    1Copa do Brasil (1992)
    3Brasileiros (1975,1976 e 1979[invicto])
    37Estaduais

    O INTER está há 4 dias do seu Centenário, e chega de uma forma incrível,
    após desbancar grandes Clubes do Futebol mundial,
    com uma trajetória fascinante e mundialmente reconhecida como vitoriosa, fantástica e com feitos praticamente Extraordinários.
    Se após nós termos ganhado tudo vocês acham que nossa história terminou, estão enganado estamos αpenαs começando…

  • be_evp

    Tirando hoje faltam 4 dias .. para o dia mais importante dos colorados

    Ótimo texto … Realmente emocionante

    Obrigado Pai , por me fazer colorado !
    Obrigado Inteer , por me fazer CAMPEÃO !

    Ah o presidente colorado já deixou claro que tentará trazer alguns dos ex-jogadores do inteer para jogar contra o atual inteer . Se esse jogo acontecer será em junho ou julho quando a temporada da dos campeonatos europeus .

  • roberto

    Caro Mauro,

    Por favor mi permita algumas palavras,de agradecimento e reconhecimento ao teu texto em homenagem ao meu colorado e ao teu conhecimento sobre futebol.

    Meu nome é Roberto Guidolin,nasci em Sao Gabriel,interior do RS,mas hj vivo fora do pais(Bologna-Italia),longe da minha patria gaucha,porém,meu amor ao Inter é cada dia maior e pelo futebol tambem,nao apenas torco para o Inter,mas assisto a todos os jogos que posso principalmente os daqui da Europa.
    Mauro,sempre admirei teu conhecimento e teus comentarios,mas hj lendo o texto que escrevestes sobre o nosso centenario,nao consegui conter as lagrimas,nao pensava que un jornalista de fora do estado pudessi usar palavras tao sabias e emocionantes sobre meu colorado,lendo tuas palavras meus olhos si encheram de lagrimas tamanha foi minha emocao,MUITO OBRIGADO PELO CARINHO DE TUAS PALAVRAS.
    Como dizia,sempre admirei teu conhecimento,pois eu jamais vi algum comentarista ou jornalista que soubesse tanto sobre clubes ou jogadores de qualquer parte do munto como tu,a grande maioria sabe bem menos do que eu(que modestia parte conheco bastante sobre futebol mundial),pois so conhecem jogadores brasileiros e acham que so brasileiros sabem jogar,nao consigo assistir futebol na TV ouvindo esses ignorantes que nao sabem nada e sao tao idiotas que as vezes chegam a dizer que jogadores como Beckham existem muitos no Brasil,que o maior artilheiro da historia da champions league o grande Raùl Gonzales é ruim,un jogador comum,e triste ver idiotas como esses comentando sobre a maior paixao do mundo,mi revolto muitas vezes.Mas quando tenho a felicidade de assistir uma partida comentada por ti,posso ter um pouco mais de alegria,pois tu es sem duvida o melhor comentarista que ja ouvi.
    Nao sei si tu chegas a ler todos os emails que recebe,pois devem ser muitos,mas si um dia leres,deixo aqui meu forte abraco e o reconhecimento a tua sabedoria.

    Muito obrigado Mauro,que tu continues a comentar e esbanjar conhecimento por muito tempo.

    Roberto.

  • Diego Pessi

    Simplesmente brilhante!
    Impossível não se emocionar…
    Saudações coloradas!

  • Renato Rigo Matos

    Simplesmente um texto imparcial de alguém que antes de mais nada gosta de futebol, não se poderia esperar nada menos que um texto desse porte desse grande jornalista. Obrigado, muito obrigado Mauro.

  • Guilherme

    Mauro, traduziste em uma crônica, a alma colorada. Um abraço da maior e melhor torcida do Rio Grande, campeã de tudo!

  • luiz felipe f.

    Mauro, fico muito feliz em saber que alguem de fora de nossa “aldeia” gaudéria, saber exaltar e ver as qualidades do Internacional “do povo”.

    Tu podes ter a absoluta certeza que sexta e sabado (dia tres e quatro respectivamente) veras uma festa nunca vista antes em Porto Alegre, pois a nação colorada é isso.. trago, amor e paixao, pra sempre Inter…….

    Obrigado pelas palavras muitissimo bem articuladas, como se colorado fosse.

  • Roberto Gilnei Jr.

    Bela homenagem, Mauro. Só gostaria de discordar, com todo respeito, num ponto. O ciclo “vitorioso e virtuoso” do Inter não acabou no gol antológico do Gabiru sobre o Barcelona. Pelo contrário, abriu caminho para novas conquistas: depois disto, o Inter ganhou a Recopa, bateu o badalado time da Internazionale de Milão em um valoroso torneio amistoso e ainda tornou-se o único brasileiro campeão da Copa Sulamericana e também o único a ganhar todas as principais competições disputadas atualmente. O ciclo vitorioso colorado ainda não acabou, como bem diz o hino: “Segue a tua senda de vitórias…”

  • Bruno A

    Grande Mauro.

    A nação colorada não esquecerá este gesto grandioso neste momento tão importante! Parabéns!

    Abraço.

  • MARCO ANTÔNIO MARTINEZ DE SOARES

    Meu amigo mauro, tu fostes muito feliz ao escrever essa crônica. sinto-me emocionado, e com olhos vermelhos de lágrimas centenárias elevo meu pensamento em agradecimento ao Criador do Universo e ao meu saudoso PAI, por ter nascido GAÚCHO E COLORADO.
    Muito obrigado.

  • Leandro

    Esse texto só podia vir do comentarista mais imparcial e inteligente de futebol que existe. Parabéns.

    E parabéns também ao Internacional, um clube do povo, que tem por sua maior característica a humildade.

  • Otávio Dutra Vieira

    Valeu parecia um colorado falando.

    1 abraço

  • João Tavaers

    Parabéns ao grande Inter.

    Time de Figueroa e Falcão.

    Mauro Beting, veja esse video :
    Gol de Pelé de bicileta na altitude de La Paz.
    Craque é craque em qualquer canto, até nas condições mais adversas.
    Abraço.

    http://www.youtube.com/watch?v=XIeOkciF6Mw

  • KIKIKO

    Gostaria de parabenizá-lo pela matéria alusiva ao centenário colorado.
    Esse clube que nasceu sob o signo da liberdade, conquista corações em todo o mundo, pelo seu estilo peleador, guerreiro, bravo, mas leal no trato das disputas. Busca a cada dia, o aperfeiçoamento de suas estruturas (GIGANTE PARA SEMPRE), e no futebol, com investimento pesado nas categorias de base, tornou-se no verdadeiro “celeiro de ases”.
    Para quem já conquistou e se intitula “campeão de tudo”, que venha o próximo século, também cheio de realizações.
    vamo, vamo, inter…………..

  • Marcio Herve

    Mauro; Parabéns pelo belo texto (mais um).
    Sou gremista e tive o prazer (sádico) de ver, em 1969, o primeiro jogo do meu time no Beira-rio (e a primeira vitória) e, de quebra, na mesma rodada dupla, a primeira derrota do Internacional no seu magnífico estádio (Grêmio 2×1 Benfica, Inter 0x2 Seleção da Hungria).
    Mas felizmente sou de um tempo em que futebol era uma grande diversão, e torcer significava muito mais exaltar o meu time do que tentar denegrir o rival. E é por isto que quero o Inter sempre forte; que graça teria competir com um fracóide?
    Parabéns (sinceros) e vida longa ao nosso tradicional rival. E que possamos ter o prazer de tentar, a vida toda, superar um inimigo forte e glorioso. Pelear sempre, sacanear e ser sacaneado, conforme os resultados, mas nunca com ódio no coração. Esta é a grandeza do esporte, que, infelizmente, poucos entendem hoje em dia.
    Um abraço especial para o meu ex-colega de colégio Vitório Pífero, hoje presidente do Inter.
    E com licença que o Imortal vai atrás de mais uma Libertadores, pros colorados ficarem babando de inveja…

  • Vanderlei de Lima

    Obrigado por contar a trajetoria do Inter de todas as raças e todos os credos de maneira tão emocionante. Realmente o clube do povo.
    P.S.: ate meu filho gremista achou o texto bonito.

  • André

    Mauro, texto bem escrito, nada mal para uma ficção, pena que não terá tanta repercusão, pois os coloridos são minoria nestes pagos, se queres audiência, faz como o Milton Neves, provoca a maior e melhor torcida do Rio Grande e verás a diferença, seja em quantidade ou qualidade, a torcida tricolor dá de 10 a 0 nos coloridos, assim como foi o primeiro GREnada! ehehehe
    OBS: Apenas uma correção histórica, é mentira quando dizem que o time da beira do lago aceitava negros na sua fundação, nem Grêmio nem Inter aceitavam alguém que não fosse de decendência européia, tanto é, que os negros de Porto Alegre fundaram a liga das canelas pretas, para poderem praticar o esporte!

  • Juliano Ramos

    Mauro

    Parabéns pelo texto, é díficil alguém de tão longe compreeder o sentimento colorado.
    Obrigado pelas belas palavras.
    Sucesso pra ti Mauro.

    Saudações Coloradas

  • Ruben Jesus Pereira da rosa

    Simplesmente o melhor txto sobre o centenário do Inter, confesso que me emocionei, tuas linhas retrataram um história de glórias, parabens pelo teu conhecimento de futebol, que sempre admirei.

    Abraço da nação colorada.

    Ruben

  • Valério

    É isso aí Mauro, o colorado, diferentemente do rival da Azenha, sempre primou pelo futebol bem jogado, aliando força e técnica. Não é a toa que muitos craques da bola vestiram o manto colorado, como: Falção, Figueroa, Carpegiani, Jair, Mario Sérgio, Mauro Galvão, Taffarel, Rubem Paz, Gamarra, Sobis, Pato, Fernandão, Alex. E no presente ainda temos Nilmar, D’Alessando, Taison…

  • Felipe Galo forte e vingador!!

    Sou atleticano e felicito o Inter, mas torcida igual a do Galo nesse Brasil só a do Grêmio, que baita torcida aquela, emocionante o jeito aguerrido daqueles caras. Dá-lhe Galo, apesar do Juninho no gol…

  • http://blogdofecunha.blogspot.com Fernando Cunha

    Mauro, toda a nação colorada está mto emocionada com o grande dia que se aproxima. A paixão pelo Inter é uma coisa q move montanhas, que mareja os olhos e nos arrepia a cada jogada. Gostaria de t agradecer pela bela homenagem, que só comprova toda a isenção, integridade e honestidade que tu trata o teu trabalho. Eu, também como Jornalista, só tenho a que te parabenizar pelo belo trabalho e como colorado de alma e coração, te agradecer pela dedicação em se importar escrever algo tão importante para todos nós!

    Grande abraço!

  • percy p. simões

    Mauro, saudações coloradas! Impressionante o teu texto, o qual li no site do Inter. Fiquei enormemente emocionado. E, pelo que li nos demais comentários, também, todos os colorados que o leram. Esta tua manifestação é o melhor retrato escrito da história gloriosa do colorado dos pampas. E, o mais importante, de um profissional externo ao Rio Grande. Portanto, absolutamente isento! Parabéns e muito obrigado. Percy

  • http://www.botecodabola.wordpress.com Victor

    Ahhh o Maurooooo hehehe

    show de bola o texto. Realmente levou os colorados ao delírio. Quero ver ano que vem um sobre o centenário do timão =D

  • Rafael

    Belas palavras, isso é o Inter, gigante do Brasil!!!

  • Daniel

    Mauro,

    Primeiramente parabéns pelo texto. Partindo de um “não-colorado” como tu mesmo disseste em resposta a um comentário anterior foi o texto mais emocionante que li até o momento sobre a história do Internacional.
    Gostaria de deixar uma perguntinha apenas no ar… Porquê, até o momento, apenas tu, da imprensa do centro do país, escreveste sobre os 100 anos do Internacional??
    Quando o gaúcho é chamado de bairrista ao entoar o hino rio-grandense nos estádios e levar a bandeira do RS é além de amor ao pago que vivemos uma maneira de manifestarmos nossa indignação com o ostracismo em que somos mantidos com relação a estados como RJ e SP e que com certeza absoluta, nem Internacional nem Grêmio devem nada em estrutura, títulos e elencos. Um exemplo clássico do que estou dizendo é a propaganda enorme feita em cima do atacante Keirrison, do Palmeiras, será que se o mesmo ainda jogasse no Coritiba seria tão lembrado assim?? Não vejo ninguém da imprensa falar em Nilmar e Taison, ou em Douglas Costa, e todos eles estão jogando tanto quanto o atacante palmeirense.

    A você e aos demais comentaristas que “olham” para o resto do país… Um forte abraço!

  • Thiago – Campeão do Mundo FIFA 2006

    Poucos escreveram tão bem sobre o Internacional como tu escreveste. Parabéns!
    Para os irmãos Poppe o Inter deveria ser verde e branco, mas foram vencidos pelo vermelho, em alusão ao bloco carnavalesco “Os Venezianos”, bem como porque o VERMELHO É A COR DO SANGUE QUE CORRE NAS VEIAS DE TODOS OS HOMENS, SEM DISTINÇÃO DE COR, RAÇA OU CRENÇA.
    Esse foi o primeiro lema do Interncaional, o Clube do Povo do Rio Grande do Sul.
    Muito obrigado

  • Mazzeron

    Que bacana Mauro!!! Que homenagem bonita!!!!

    Eu como colorado só posso te agradecer muito. Confesso que o texto me deixou emocionado e muito feliz!!!

    Obrigado!!! Conseguiste dar dimenssão ao que sentimos pelo nosso glorioso e amado Colorado!!!

    Um grande abraço

  • André

    Parabéns pelo texto, muito bonito..

  • Dimas

    Bah, quanta bobagem escrita em um só post.

    Essa história colorada não passa de uma farsa, como você pode afirmar que dois negros assinaram a ata de fundação, se ela desapareceu há muito?

    Por que você chama o Grêmio de “clube alemão” – claramente de forma pejorativa – se entre seus 33 fundadores havia alemães, italianos, portugueses e brasileiros?

    Por que você omite que o Inter, ao ser o primeiro clube a aceitar negros, teve o abandono de metade de seu quadro social, que não aceitavam a idéia?

    Menos romantismo, e mais realismo, caro Beting.

    DIMAS, Beting é alemão. Sou sócio do EC Pinheiros, em São Paulo (fundado como Germânia).
    Se alguns sócios deixaram o clube, o clube aceitou o que o Grêmio não havia aceito – como o meu Palmeiras foi o último grande paulista a ter atletas negros.

  • Michel Mello

    Simplesmente genial!!!
    … e as lágrimas cairam…

  • http://PTRIAGACHA josé

    É ISSO AÍ FELIPE GALO FORTE TU SÓ PODE GOSTAR DO GRÊMIO, POIS INTER E O GLORIOSO CRUZEIRO NUNCA CAÍRAM PARA SEGUNDA DIVISÃO.
    DA-LHE COLORADO..DA-LHE RAPOSA…

  • http://PTRIAGACHA josé

    O CAMPEÃO DO MUNDO FIFA, O ÚNICO DO RS CAUSA MUITA INVEJA AQUI PELOS PAGOS. HE..HE..HE..HE..

  • Alvaro

    Um grande texto. Parabéns, Mauro!
    Obrigado

  • EDUARDO MENEZES

    Expetacular….como o Inter.
    Abraço

  • Benny

    Seu texto é “show de bola”, emocionante mesmo.

    Nós, da família Colorada, agradecemos sinceramente !

    Naquele domingo, quando Ronaldinho parou de rir,
    todos sabíamos que o COLORADO IA SER O CAMPEÃO DO MUNDO.

    abração, Mauro !

    (e sorte para o seu time, estaremos dando uma forcinha, daqui do Sul)

  • Adriano

    Pô, de emocionar esse texto… A nação colorada agradece a gentil homenagem. Que o Inter continue orgulhando o futebol brasileiro.
    Abraço

  • josiane

    poxa muito lindo me emocionei

    desse 100 de gloria e so alegria
    vlw

    inter pra sempre

  • http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=mp&uid=17103309401081419021 Paula

    ooi, gostariia de agraadecer MUUUUITO , do fundo do meu coração , de verdade mesmo por esse bonito texto, contando boa parte da maravilhosa historia desse club popular pelo qual é o sentido da minha vida *_*
    publiquei no meu orkut esse texto colocando claro que é de total sua altoria, ! a Naçãao colorada tem muito a te agradecer por isso 😀
    esse texto é de emocionar, muito mesmo!
    Bom, MUITO obrigada, obriga mesmo !

  • lígia

    Os COLORADOS agradescem sua homenagem, você é um exemplo de jornalista sério. Acompanho parte de seu trabalho,dentre eles, Papo com Mauro…gosto muito. Vc está sempre homenageando figuras importantes do esporte brasileiro.Parabéns pelo seu trabalho e sucesso sempre.Obrigado mais uma vez!!!

  • bruna Bertoldo

    Otimo

  • Bruan Bertoldo

    Meu Deus, Parabéns Mauro isso foi magnífico, maravilhoso. ameei demais o que você escreveu.
    “Eu nunca me esquecerei dos dias que passei contigo INTER”

  • wilson zamora brum

    Estivemos lá, eu e meu pai, nos Eucaliptus no ultimo jogo.
    Que emoção a dele. Ele que me levou a gostar do Inter ,ali, nos Eucalptus.
    Mais tarde levei meus filhos para conhecer o Beira Rio e também o velho estadio.
    Belissima crônica. Parabéns.

  • Narciso José de Souza

    Mauro Beting, muito obrigado por enaltecer este INTER que tanto amo! Conduzistes-me ao passado, lembranças dos tempos em que me escondia debaixo da cama a chorar, para fugir das provocações do meu irmão (o único Gremista de uma família de 9 pessoas), lembranças das escaladas ao muro dos Eucaliptos por falta de dinheiro para o ingresso (e tinha que ser rápido para fugir da policia montada), lembranças dos banhos e pescarias onde hoje é Gigante do Beira Rio.
    Mauro, tu és um jovem brilhante e inteligente, que o Patrão lá de Riba lhe permita as tuas vontades, mais fique imparcial quando o teu PALMEIRAS cruzar com o meu INTER.

    NARCISO, muito grato. pode deixar. vou tentar…

  • ROBERTO FERNANDES

    Meu prezado Mauro Beting, um dos mais inteligentes, sensíveis e imparciais jornalistas esportivos deste país, obrigado pelas gentís palavras sobre o nosso Inter. Sinceramente não sei como alguém pode assistir ainda a Globo, tendo que ouvir as asneiras tendenciosas do Sr.G.Bueno, e as defesas do comentarista de arbitragem A. C. Coelho, a favor de árbitros paulistas e cariocas quando erram contra times de fora do eixo
    São Paulo e Rio. Mais uma vez obrigado pela honestidade ao transmitir jogos de futebol. És um exemplo para o esporte e para a mídia brasileira.
    Saúde e vida longa.

  • http://www.orkut.com carlos bianck

    bonita as palavras

  • fernanda bene

    ♥♥♥olha rodos jah sabem q o inter é o melhor do brasil mas é bom falar mais uma vez pra todos escutarem hehehe… e q fike assim mais algum tempoh..♥♥♥

  • http://omkbccjebleg.com/ dnokzdhntk

    6vpnou gazulwfsrsey, [url=http://efsknbfxrgnf.com/]efsknbfxrgnf[/url], [link=http://umsjnlruxkdi.com/]umsjnlruxkdi[/link], http://oxcfuqfosevr.com/

  • http://sportdocoracao patricia da silva melo

    sou sport ate more nao tenha quem fazer eu mudar a casaca

  • anderson

    nação agradeçe

  • http://ARTPRONTA CARLOS DA SILVA BRITO

    CONTATO PARA JOGADORES PROFISSIONAIS MANDAR ( D V D ) VIDEOS LINK COM SUAS ABILIDADES.

    PARA
    EMAIL- ARTPRONTA@IG.COM.BR

    RIO DE JANEIRO-RJ
    CARLOS BRITO.

    SEU ANÚNCIO CIRCULA SUAS VENDAS DISPARAM!!
    BRASIL.