Goleia, Brasil!

por Mauro Beting em 17.mar.2009 às 19:19h

O país do futebol ainda é a pátria do gol nascente. Ou que não morre fácil. Como o fenomenal Ronaldo, ainda um monstro na área, ainda com muito a dar e golear com apenas 32 anos. Focado, animado, se escala no Brasil-10, até pela experiência em todos os campos e cantos. No Corinthians, então, carente com a presença de Souza, saudoso dos bons jogos de Douglas na Série B em 2008, Ronaldo é tão premente com a camisa corintiana quanto um novo patrocinador para pagar as contas.

Quem não deve nada e se paga no rival é Keirrison. Mais de um gol por jogo, mais de várias chances criadas por partida, o leve, ágil, hábil e inteligente atacante criou um buraco no comando de ataque do Coxa, e vai levando o Palmeiras a se superar com uma equipe promissora, mas ainda em formação. Com oito titulares diferentes em relação a 2008.

No Fluminense, Parreira ainda não sabe onde encaixar Thiago Neves – se é um segundo atacante que chega, ou um meia-atacante atrás de dois atacantes, e à frente de três no meio, num 4-3-1-2. Só sabe que à frente terá uma senhora referência. Fred estreou com dois gols, e promete tantos mais num Flu que vai dar time.

No Cruzeiro, apesar da seca recente de gols, Kléber e Thiago Ribeiro já operam por instrumentos. Com Ramires voando, e mesmo com Wágner ainda devendo, é time para ganhar tudo que vier a disputar. Até pelo entrosamento de mais de um ano de bom trabalho de Adilson Baptista.

Nilmar é centroavante para ser titular em qualquer equipe brasileira. Até mesmo na Seleção. Por mais que a concorrência seja forte (como se vê nas linhas anteriores, como se vê pela Europa de Pato, Adriano, Luís Fabiano, Amauri, Liedson…), e como também se pode ver em alguns nomes abaixo, Nilmar cabe em muitas equipes. Num Inter embalado por Taison (mas ainda saudoso de Alex, até pela irregularidade de D’Alessandro), ele só tende a crescer.

Como Washington, artilheiro do São Paulo. Como Borges, goleador e preparador de lances não devidamente creditados no tricampeão brasileiro. Dois nomes que se encaixam e se ajustam com facilidade no Tricolor que ainda esquenta turbinas e baterias e deve bola. Mas com entrosamento, capacidade e planejamento para vôos ainda maiores. E com artilheiros dignos dos resultados obtidos desde 2005, no Morumbi.

Diego Tardelli é um que poderia brilhar com a camisa tricolor. Mas ostenta média excepcional por um Atlético Mineiro que vive dos gols dele, e de não muito mais boas novas na limitada equipe de Leão.

E tem Kléber Pereira, incansável na arte de fazer gols pelo Santos. E tem Neymar, que não vamos cansar de falar do terceiro raio que caiu na Vila Belmiro.

O Grêmio tem o sempre eficiente Alex Mineiro. Pode ter Jonas se Roth abrir um pouco mais a equipe. Ainda poderá contar com o vibrante Herrera vestindo uma camisa que revela atacantes ou recupera centroavantes com a facilidade com que se critica o técnico de plantão no Olímpico.

Victor Simões e o Botafogo podem não se tão badalados. Mas funcionam a contento como todas as equipes de Ney Franco. Com Reinaldo preparando lances, e Maicossuel se superando, Victor “Pantera” Simões ganha espaço e gols para se juntar à rica galeria que só a teimosia e uma certa birra não reconhecem como ótimo momento para fazer gols no Brasill – também, claro, pelo nível discutível de muitas equipes, e pela média abaixo dela da esmagadora das equipes de menor investimento do futebol brasileiro.

(E nem falo do Vasco de Pimpão e Elton, ainda em fase de observação – mas como criticar uma equipe que tem jogado muito mais do que sabe?).

Se o nível da bola que rola nos estaduais é discutível (para não dizer indiscutivelmente baixo), a qualidade dos rivais do grande eixo é enorme.

E deixei para falar no fim desse moleque Ciro. Dele e do Sport cada vez mais ajeitado e azeitado de Nelsinho. Ciro tem gosto de gol. Tem cheiro de gol. Jogasse no Sul-Sudeste maravilha, seria uam ciromania.

Tags:

  • Renan Soares

    E há quanto tempo não podíamos falar com tanta empolgação dos atacantes do Brasil.
    Muitos nomes citados seriam titulares em qualquer seleção do mundo, salvo algumas exceções (Aguero eTevez; Torres e Villa… não penso em mais nenhuma dupla, além de Luís Fabiano e Robinho).
    Que esse seja um ano marcante no futebol brasileiro, que caminha a passos de formiga, porém na direção certa.

  • Alencar

    TARDELLI, o artilheiro do Brasil. Esse ano a chuteira de ouro será concorrida, mas o Tardelli leva. Ta jogando fácil e olha que os excelentes Renan Oliveira, Alessandro e Fabiano ainda nem estreiaram. Imagina um trio desse municiando um TARDELLI cada vez mais matador.

  • Marco Fabrizio

    Mauro … E o que dizer dos treinadores ??? Luxemburgo, Muricy, Mano, Nelsinho, Mancini, Adilson … Muita gente boa !!! E que se encaixou perfeitamente nos times que dirigem !!! Para o futebol brasileiro ter a capacidade máxima de treinadores talentosos só falta o Felipão e o Autuori !!!
    Com a crise mundial … a tendência é nossos craques passarem mais tempo em nossos gramados …
    Valoriza nosso futebol, valerá a pena pagar ingresso e os estádios ficarão mais cheios !!!
    Abraços

  • Marcelo Costa

    o melhor atacante do Brasil em 2009 se chamará… MAXI LÓPEZ. aguardem.

  • Marcelo Costa

    o melhor atacante do Brasil em 2009 se chamará… MAXI LÓPEZ. aguardem.

  • Thiago

    É, nós estamos com um grande número de bons atacantes jogando aqui no Brasil. Como a muito tempo não se via.
    Se fosse pra escolher os cinco melhores em atividade no Brasil, seriam esses:
    1- Fred
    2- Keirrison
    3- Borges
    4- Washington
    5- Nilmar

    Obs: Assim que o Ronaldo entrar em forma, poderá fazer parte desta lista fácil, fácil. Só depende dele.
    O Tardelli está em grande fase, mas, não acho que ele é melhor que esses citados aí em cima.

    Valeu Mauro, abração!!!

  • Rodrigo Garcia

    Se o Ronaldo jogar o que sabe, não tem pra ninguém. Mas como, provavelmente, não vai ser assim…Da-lhe Keirrison!

  • Rafael Pacheco

    Apesar de ser corintiano vou falar sobre a formação do Flu. Se bem conheço o Parreira ele vem com dois volantes e o conca na armação, e abre Thiago Neves, Leandro Amaral e Fred no ataque.

    Abs

  • DEYVERSON

    Esse é o nosso Brasil Pentacampeão,com muitos artilheiros por todos cantos desse enorme país.RJ,SP.MG,BA.ES,PR,SC,RS.RN,AM,GO,MT,MS… só o obina que ñ.

  • Kleiton

    Obrigado Mauro ! Por ser pernambucano e torcedor do Sport fico agradecido pela referência a Ciro e Nelsinho. Torço que essa imparcialidade e universalidade da imprensa chegue a todos os estados do Brasil. Futebol nacional não se restringe a Rio/ Sampa / Minas e RS .
    Abçs

  • http://Uol Thiago

    Mauro , gostaria de saber se vc tem alguma informação sobre patrocinador do Corinthians ?
    Ja está preocupante essa situação !!!

    Abraços e parabéns, vc , mesmo palmeirense , é demais !!!

    THIAGO NEVES, que nome de craque!, até onde se sabe, o mais próximo é o acerto com o Carrefour. Algo em torno de R$ 20 milhões por mês, o maior patrocínio de camisa do Brasil.

    É o mais próximo. O que não viabiliza a chegada de Zidane ao Parque São Jorge, como foi dito por aí.

  • Michael

    Faltou lembrar que o Grêmio ainda pode recuperar o Maxi Lopez, que foi artilheiro no River Plate e que tem uma partida memoravel em seu curriculo pela Champions League contra o todo poderoso Chelsea na epoca que defendeu Barcelona.

    MICHAEL, falei apenas de artilheiros brasileiros. Mas, claro, o Máxi López merece respeito. Não é um goleador de tirar o chapéu, mas tem currículo.

  • Alluy (BH – Cidade do Galo)

    Mauro, sinto muito, mas acho que você está atrasado! Limitada era a equipe do Galo ano passado com a antiga diretoria e péssimos treinadores, esse ano é diferente, só para o meio campo e ataque cito os seguintes jogadores: Junior, Fabiano, Lopes, Renan Oliveira, Serginho, Junior Carioca, Éder Luis, Diego Tardelli, Alessandro, Trípodi, Pedro Paulo, Kléber, etc., ou seja, nada de limitada, falta apenas um lateral direito, dizem que o Élder Granja tá pra acertar, um zagueiro e um goleiro para batermos de frente com qualquer clube do Brasil! ÔÔÔ VAI PRA CIMA DELES GALO!

  • valmir

    esse Ciro e o exterminador da ilha do retiro, e vai dar muitas alegrias a nação rubro negra,valeu Mauro pelo comentario e vamos a classificação rumo a 2° fase da libertadores.PELO SPORT TUDO.

  • Emilio Melo

    Grande Mauro, sempre fantástico em seus comentários.

    Querido, após toda essa explanação sobre nossos promissores e reais atacantes, quem você aposta que vai se dar melhor dias 8 e 15 de abril: Keirrison ou Ciro?

    Para um bom entendedor, essas duas palavras bastam.

    Um abraço e parabéns pelo belo trabalho

  • http://ana.acevedo.zip.net Ana Acevedo

    Me delicio lendo o que é escrito aqui, de forma clara, objetiva e sem puxar o saco de ninguém. O que tem que ser dito é dito e ponto final. Parabéns por ser um dos poucos que registram e valorizam o time do Sport, seu técnico e seus jogadores, como esse moleque (Ciro) que é craque mas a mídia só fala em Ronaldo e agora em Neymar.

    Saudações rubronegras

  • Pingback: Fique por dentro Brasil » Blog Archive » Goleia, Brasil! » Mauro Beting()