O goleiro e o equilibrista

por Mauro Beting em 15.mar.2009 às 10:35h

ESCREVE DANIEL JR., em comentário postado no blog de ANDRÉ ROCHA

http://www.futebolearte.blogger.com.br/

Não tenho dúvida alguma de que o Bruno, goleiro do Flamengo, cometeu um “pecado” quase sem perdão ao proferir, durante o rachão, palavras de “alto” calão contra Andrade, auxiliar técnico de Cuca e ídolo rubro-negro. Se você, ainda não leu sobre o episódio, clique aqui.

Como também eu não tenho dúvida alguma que a pasmaceira que vive o futebol carioca – pois não temos futebol aqui que encha os olhos de ninguém, nem do torcedor mais fervoroso – está sendo a principal responsável por querer transformar fatos diários em fatos EXTRA-ORDINÁRIOS.

“Blogueiro, você está maluco?” – “Como pode o Bruno dizer que o Andrade não ganhou nada?”.

Leitor, o que foi dito tem um peso enorme, mas a circunstância – interna, externa ou interplanetária – torna qualquer, eu disse QUALQUER “pisada de bola” um assunto importante.

Já sabemos que o Flamengo vive um período de caos financeiro. Como igualmente temos ciência que a equipe possui problemas internos, não resolvidos há tempos. O time de basquete, lider do Novo Basquete Brasileiro, não recebe há quatro meses; funcionários não receberam nem dezembro e nem o décimo terceiro. Há pouquíssimo tempo, a equipe de ginástica olímpica só viu seu contrato renovado mediante uma ajuda discutível da Prefeitura de Niterói.

Todos estes fatores tornam o vulcão na Gávea mais incandescente do que o normal. Porémm a imprensa está supervalorizando toda e qualquer fagulha deste monstro vermelho. Andrade é um ídolo. Bruno é um dos melhores goleiros da nova geração e estavam num rachão. Quem vive do futebol sabe que neste “ambiente” quase de recreação muita coisa se diz e muita coisa se ouve. Se não fosse o Flamengo, se não fosse o momento e se não fosse com o Bruno (conhecido também por suas péssimas declarações), tudo isso passaria batido para a próxima página do jornal.

Se o Futebol e Arte, através do seu blogueiro, consegue fazer uma cobertura decente e honesta acerca dos maiores campeonatos disputados até o momento, por que grandes canais de comunicação estão apenas preocupados em aumentar a confusão no futebol carioca?

São os mesmos que cornetam Dunga. São os mesmos que fotografam Ronaldo em boates. São os mesmos que fotografam este mesmo Ronaldo, como menino, correndo para comemorar com sua torcida. São os mesmos que gravam Joel Santana na Vila Belmiro mandando bater e são os mesmos que querem ver o circo pegar o fogo…

No outro dia, por mais fogo que exista, o circo tá armado, com a contribuição dos diretores do circo, palhaços e equilibristas, a quem carinhosamente alcunho, a turma do deixa-disso, aqueles que dão a informação sem esperar repercussão sobre a venda e/ou audiência de seus canais.

Pode parecer chover no molhado, mas a arte do jornalismo está mais plenamente espelhada, nos blogs referenciais de jornalistas conceituados, que dizem suas opiniões e análises, com incrível destreza e sem o famoso compromisso com os números.

E antes que alguém leia que estou dizendo AMEM para quem desbanca ídolos vivos no futebol, digo que mais do que religiosamente fanático por futebol, sou amante da ética, do bom senso, da coisa jornalística e não do disse-me-disse, da fofoca e dos holofotes.

Todo mundo tem que aprender com essa tragicomédia, porque um circo só de palhaços não tem graça nenhuma.

E quem é nobre jamais perde a nobreza.

ESCREVEU DANIEL JR, no blog “Futebol e Arte”, do nosso ANDRÉ ROCHA

Tags:

  • Alessandro

    Quer dizer que o Andrade é um DEUS? Por ter tamanha história no Flamengo pode chegar pro goleiro e dizer que ele não é nada?
    O Bruno falou alguma mentira? Quanta proteção e quanto melindre nessa história.
    Porque os jornalistas criticam tanto o Dunga? Ele não foi capitão do time que foi campeão do mundo?
    —- Dois pesos e duas medidas.
    Lei da física: “Para toda ação existe uma reação.”

  • http://www.aliterasom.wordpress.com Daniel Junior

    Poxa Mauro…

    muito obrigado. Emocionante ter um texto publicado em seu espaço.

    Valeu.

    Daniel

  • marcos santanna

    O bruno na realidade , comparado ao andrade , e menos que nada.
    Rapaz , eu até aceito que o andrade possa ter falado algo que nao deveria , mas dai ele simplesmente no meio de sua destemperancia dizer que o andrade como tecnico nao ganhou nada , faça-me o favor .
    Quando o bruno ganhar a metade que o andrade ganhou (nunca vai ganhar ) (nunca mesmo )ai talvez ele possa discutir com a jogador mais tecnico que eu vi jogar naquela cabeça de area dos mulambentos .
    O crioulo jogava muito , muito mesmo .ele jogava muito muito , muito ,muito mesmo ..

  • http://blogs.abril.com.br/futebolearte André Rocha

    Boa, Mauro! Grande Daniel!

    Bruno já teve a sua lição. A bola pune.

    Abraços!

  • ÉDIPO RODRIGUES DIAS

    MAURO BETING ESCREVER SOBRE O BRUNO FLAMENGUISTA É UMA SITUAÇÃO MUITO CONSTRANGEDORA , QUANDO LEMBRO QUE ELE TROCOU O CORINTHIANS PELO FLAMENGO FICO MUITO TRISTE, MAIS TAMBÉM FICO ALEGRE EM SABER QUE ELE NÃO ESTÁ MUITO FELIZ NO FLAMENGO, NÃO FOI UM NEGÓCIO DA CHINA PRA ELE, APESAR DELE CARREGAR O FLAMENGO NAS COSTAS EM ALGUNS JOGOS DO CARIOQUINHA DO ANO PASSADO, AINDA NÃO CHEGOU AO ÉPICE DO FUTEBOL, A REDE GLOBO DE TELEVISÃO FORA DO ESTADO DE SÃO PAULO É TOTALMENTE CARIOCA. COM SEU QUADRO DE TIMINHOS TAIS COMO;FLamengo, botafogo,fluminense E VAsco NÃO CONSEGUIRAM ENGANAR, NÓS LÁ DE CASA GRAÇAS A DEUS, PORQUE TORCER PRA UM FUTEBOL DAQUELE PELO AMOR DE DEUS, EU SOU MAIS O PALISTÃO.LÁ EM CASA SOMOS TODOS CORINTHIANOS FANÁTICOS, EH MAURO BETING QUANDO É QUE VÃO FAZER UMA EMISSORA TOTALMENTE PAULISTA DA ALTURA DA GLOBO, SERÁ QUE VAI SER A BAND, GOSTARIA QUE TODOS AQUI DO NORTE TORCESSEM PRO FUTEBOL PAULISTA QUE JUNTAMENTE COM OS GAUCHOS E MINEIROS FORMÃO O EQUADRÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO,EXCETO OS CARIOCAS, SÓ TÊM NOME. SE O BRASIL ESTÁ ATRÁS NO NÚMERO DE TÍTULOS NA LIBERTADORES É GRAÇA A GLOBO E AO FUTEBOL CARIOCA QUE NÃO VAI NEM COM NOJO, SE A GLOBO FILMASSE OS PAULISTAS PRA TODO O BRASIL SERIMOS OS MAIORES NO MUNDO NO FUTEBOL PORQUE OS TIMES PAULISTAS SÃO AGERRIDOS. OUTROS TIMES QUE CHAMÃO Á ATENÇÃO TAMBÉM É A DUPLA GRE-NAL E TAMBÉM NÃO PODEMOS ESQUESSER DO CRUZEIRO QUE SEMPRE FORMA BONS TIMES, ACREDITO QUE UM DIA ESSE MEU SONHO VAI SE TRANSFORMAR EM REALIDADE EM PODER ASSISTIR AO FUTEBOL PAULISTA NA TV ABERTA AQUI PRO NORTE, QUEM SABE NÃO VAI SER UMA PARCERIA DOS PAULISTAS, GAUCHOS, MINEIROS E TODOS OS SULISTAS QUE GOSTAM DO BOM FUTEBOL FILMANDO AS MELHORES EQUIPES DO MOMENTO NO BRASIL NESSES RESPECTIVOS ESTADOS.