Ronaldo, o imensurável

por Mauro Beting em 08.mar.2009 às 21:13h

ESCREVE WAGNER SARMENTO

Nos acréscimos da segunda etapa, com o jogo perdido, quando quase não havia mais tempo, restava esperança.

No clássico contra o maior rival, uma partida sem brilho da equipe, quando nenhum corinthiano mais acreditava, restava uma luz.

Ronaldo tirou os pés do chão, como quem vivia um sonho, e – quase 400 dias depois – cabeceou para reencontrar um caminho que ele jamais haverá de esquecer.

Quando o atacante pôs novamente as chuteiras no gramado, o estádio tremeu, o Brasil tremeu, o mundo tremeu, como se um Fenômeno ressurgisse para atemorizar o planeta bola. E ressurgiu. Ali, naquele instante, naquele gol, o craque vivia a realidade da enésima volta por cima.

Mais uma vez, desmentiu prognósticos, venceu as dúvidas, desafiou o improvável. Com ele, impossível rima com previsível.

A simbologia do número 9 voltou. Das 9 letras que escrevem a palavra esperança, companheira do centroavante na solidão da descrença, no suor da luta, na consagração do renascimento.

Ronaldo correu pra abraçar a redenção.

O alambrado não suportou e cedeu. Não aos quilos a mais do Fenômeno, mas ao peso de uma história de dor e superação singular, ao peso de uma nação de loucos apaixonados, ao peso de uma multidão que desabafou com euforia e emoção a confiança depositada no mito.

Ronaldo, que suportou por mais de um ano o peso do mundo sobre as costas, o peso das críticas desmedidas, das polêmicas nem sempre fundamentadas, da incredulidade quase geral. Ronaldo, que soube assimilar o peso do baque e perceber que o mundo ainda precisa de seu encanto. Ronaldo, que mais do que ninguém sabia que sua predestinação tem peso de ouro.

Ainda acima do peso, o Fenômeno provou que continua sendo imensurável.

ESCREVEU WAGNER SARMENTO

  • AUGUSTO CESAR

    Agora virão os elogios desmedidos,com Ronaldo é assim:só excessos!

  • Carlos Magno Rezende

    Sou a favor do Ronaldo, gordo ou gorducho. Mas não me iludo de que não fará partidas medíocres. Fará sim, mas também fará jogadas brilhantes sem precisar correr. Será substituído e irá chutar a garrafa de água mineral, ou lançar na parede a jaqueta do uniforme.

    Entretanto, nas tábuas da artilharia estará sempre nas disputas, pois gols é com ele mesmo!

  • Marcel Cid Sanches

    Quem venha mais , do Ronaldo e do Wagner

  • Carlos César Sanchez

    Tudo no Timão é sofrido…mas, glorioso… Tudo que acontece no Timão é fato importante!!! Pois Timão é o povo, Ronaldo é do povo!!! Ofuscamos a festa do título dos tricolores… Ninguém fala da liderança do Verdão… Todos falam de Ronaldo… o Fenômeno!!! Todos falam da alegria do povo, todos falam do renascimento de um craque, e certamente vão falar do nascimento de mais um torcedor… membro ilustre deste Fenômeno que é a Fiel!!! Reforcem os alambrados, pois o gordinho vem aí pra derrubá-los.

  • Carlo Vailatti

    Deveria haver limites pra pieguismos

  • Rodrigo Raniéri

    Kra, que me desculpem os críticos (que me incluo) e pessimistas (mais ainda), não tem como se manter alheio ao que se passou hj em Prudente…Talvez ele pudesse ter recebido o passe do Douglas na quarta-feira e feito seu primeiro gol contra o Itumbiara mas, quiseram as forças externas que esse gol acontecesse contra o maior rival, aos 47 do segundo tempo, evitando a derrota, correndo (e derrubando o alambrado)…Me desculpem mais uma vez mas é impossível não se render à magia desse ser FENOMENAL…

  • robgol

    esse é o único ronaldo!!!!sarmento belo texto,parabéns!

  • Fábio Tubarão

    Taí, Mauro, a prova dos excessos da imprensa que eu mencionei na semana passada. Não estou falando do que o Ronaldo já foi, mas sim do que ele pode fazer ainda. Só por um gol, já estão comparando a Deus! Calma, tem muita coisa pela frente pra ele voltar a ser um jogador de nível. Depois o time do Corinthians é eliminado de um campeonatinho furrela como a Copa do Brasil ou mesmo o Paulistinha e como fica o Deus?! Repito, a imprensa não aprende… talvez o sensasionalismo barato gere dinheiro… deve ser isto… já que estamos num país de 90% de gente alienada, infelizmente.

  • http://www.lanceactivo.com.br/delamare/Blog/O-Derbi-de-Ronaldo/13728/#1 Daniel Medeiros

    “Deveria haver limites pra pieguismos”. Apoiado!
    Com certeza deveria!

    Mas como não há, dêem uma passada lá no meu blog do Lance Activo e confiram a mesma pieguice na minha versão!

    Abraço, Mauro!

    http://www.lanceactivo.com.br/delamare/Blog/O-Derbi-de-Ronaldo/13728/#1

  • El Mago-RJ

    Os gambás comemorando um golzinho chorado, que lhes deram só um empate. O que dois anos sem ganhar do Verdão pode fazer com os sofredores, hein.

  • Anderson Miranda

    Pra pieguice pode ser. Mas pra Ronaldo não há limites.
    A beleza do futebol se faz em instantes de pura magia. Instantes que fazem esse jogo de regras simples transcender a realidade. E esse ser lúdico, tão mitológico quanto a fênix, fez confundir a realidade com o sonho por milésimos de segundos.
    Ronaldo é um dos raros gênios capazes de protagonizar tais instantes. E de fazer Salvador Dali parecer um burocráta…rs

    Abraços.

  • http://Abolaqmetrouxesorte!!!!! israel

    pois meu caro fiko muito feliz,em saber q o ronaldo veio pra jogar e naum assistir do banco de reservas os jogos do timão,é onde entra o assunto q me deixa mais feliz é ter conquistado a bola do logo q o meu corinthians subiu isso mesmo peguei a bola do segundo gool!!!!Herrera joguou ela la para o tobogã.foi demais fiquei muito feliz.recebi algumas ofertas por ela mas naum vendo fiz parte da história!!!!!quero dizer aqui a minha felicidade hj e a mesma da quele dia.valeu ronaldo estou esperando muitos gools seus sei q vc é um FENÔMENO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Ludi

    TRÊS OBSERVAÇÕES:

    1- O QUE ESPERAR DE UMA DEFESA QUE TOMA GOL ATÉ DE UM ELEFANTE???????????????

    2- O SR. LUXEMBURGO NUNCA É CULPADO DE NADA: É SEMPRE OS JOGADORES, OU O ÁRBITRO, OU A BOLA, OU O GRAMADO,
    OU O TORCEDOR, OU O TEMPO, OU A LUA, OU O SOL…………

    3- SEMPRE QUE O JUMAR ENTRA, NOS FUD….S…. VOCÊS REPARARAM?????

  • esteban

    El gordito Ronaldo es una gran ilusión para los brazucas.

    Los brazucas si iluden con el gordito Ronaldo.
    Ronaldo es hoy una gran ilusión como es el fútbol brasileño.
    Un saludo

  • Ricardo M

    Um grande “viva” a mediocridade!!!

  • Luciano

    O JOGO DA GRANDE MENTIRA, ENQUANTO O EMPATE ERA SUFICIENTE AO PALMEIRAS, UM GOL DO RONALDO TRARIA AO CORINTHIANS O QUE ELE MAIS QUERIA, O LUXEMBURGO RECLAMAR ERA MAIS DO OBVIO, PRECISAVA ENCENAR ALGO, POIS O QUE VIMOS ONTEM EM PRESIDENTE PRUDENTE FOI UM JOGO DE CUMPADRES. DESDE O INICIO ERA CLARO QUE O JOGO TERMINARIA DESSA FORMA, OS DOIS TIMES NÃO JOGANDO O PRIMEIRO, PARA NO SEGUNDO TEMPO, COM A ENTRADA DO RONALDO SAIR UM EMPATE. A ARBITRAGEM DO JUIZ ABADE FOI TENDENCIOSA, FAVORECEU O CORINTHIANS, HOUVERAM CARTÕES PARA O PALMEIRAS ENQUANTO O JOGADOR CHICÃO DO CORINTHIANS SAIU ILESO, HOUVE 4 MINUTOS A MAIS NA TENTATIVA DE UM EMPATE E PONTO FINAL, ESTAVA DECRETADO O QUE TODOS QUERIA…………………………..ME ENVERGONHO DO JOGO QUE VI ONTEM, O CONLUIO FOI VERGONHOSO E PEÇO A TODOS OS PALMEIRENSES QUE OBSERVEM MELHOR ESTA DESFAÇATEZ DE ONTEM, OBSERVEM MELHOR A ATUAÇÃO DESSA COMISSÃO TECNICA………………RIVAL É RIVAL, O PALMEIRAS NUNCA DEVERIA TER FEITO UM PACTO DESSA FORMA COM SEU ARQUI INIMIGO. ATT

  • João C. M. Junior

    COMO SERIA BOM SE TODOS FOSSEM COERENTES E SÁBIOS COM VC. SE DEIXASSEM A INVEJA DE LADO. TEVE JORNALISTA QUE FALOU ATÉ QUE O RONALDO VAI SE MACHUCAR DE NOVO. OUTRO QUE A OS JOGADORES DO PALMEIRAS DEVERIAM TER BATIDO NO RONALDO. AINDA BEM QUE EXISTE MAURO BETING NA CRÔNICA ESPORTIVA. EM TEMPO: O PFC É UMA DROGA. O EVANDRO É UM BOLHA. O TOCO É UM PORCO CRIADO PELA AVÓ. OS BÂMBIS DO AMORIM E O “MUSLA” DISPENSAM COMENTÁRIOS. E EU SOU O MAIS IDIOTA DE TODOS PORQUE NÃO PERCO UM PROGRAMA.

  • Thiago Santos

    Fábio Tubarão, é culpa da Rede Globo

  • João Paulo Morandi

    O Ronaldo é Fenômeno, o Ronaldo Voltou e você Mauro Beting publicou mais um belo texto em sua coluna… palavras estas de um fã também seu…
    Pena, que como o Ronaldo, outras pessoas também comentem erros, como o ocorrido neste texto…
    Desculpe Mauro Beting, mas falar que em algum momento do jogo nenhum Corinthiano mais acreditava que era possível… Erro compreensível de quem não sabe o que é ser um Corinthiano de verdade!!!
    Abraços e parabéns ao Ronaldo e à você pelo texto…
    De um Corinthiano Fiel, que nunca dúvida da força desse inexplicável Corinthians!!!!!!!!!!!!

  • Luiz Henrique(S.E.PALMEIRAS)

    A COTOVELADA!!!!

    O MAURO!!!!!!!

    Beleza que vc está feliz com o Ronaldo e tudo mais.

    Mas e a cotovelada do Chicão no Sandro Silva!!

    Foi igual ao do Kleber gladiador, cade a imprensa surtando pedindo 3 meses de punição?

    2 pesos e 2 medidas?

    Quero ver vc pedindo a punição do chicão……..

    Ou você está em estase pelo gordo?

    E TRATE DE COBRAR O LUXA MAURO………………….

    LUIZ HENRIQUE, sim, a cotovelada merece punição. e o luxa, crédito

  • Alexandre

    Não dá pra imaginar os acontecimentos de ontem sendo proporcionados por outro time. A vitória (sim, pois foi uma vitória para nós) de ontem foi do Ronaldo – superação, persistência etc., mas acima de tudo, foi a cara de nossa torcida – chorada, sofrida, com a emoção acima do normal, e de nosso time; e esse time chama-se Sport Club Corinthians Paulista.
    E que alegria começar a segunda-feira lendo comentários que demonstram uma p*** inveja do nosso time…
    Pois, sinceramente, dá dó de quem nunca vai poder sentir as alegrias que só nós corintianos sentimos.

  • http://VIOLNCIANOSESTDIOS-QUAISCULPADOS? JESSÉ DAVID PUDO

    BOM DIA MAURO, TRANSMITA UM ABRAÇO A SEU PAI GRANDE COMENTARISTA DE ECONOMIA E POLÍTICA JOELMIR BETING DE QUEM SEU SÓCIO DE CARTEIRINHA. MAURO O VERDÃO SIMPLESMENTE NÃO JOGOU NADA. O MELHOR EM CAMPO DIEGO SOUZA FOI SACADO E AS SUBSTITUIÇÕES DO LUXA A MEU VER EQUIVOCADAS. COM TODO RESPEITO UM ZAGUEIRO NÃO PODE TOMAR UM DRIBLE DE UMA CARA VISIVELMENTE “GORDO E FORA DE FORMA” FOI LAMENTÁVEL NÃO O GOL SOFRIDO, MAS, A ATUAÇÃO PÍFIA DA NOSSA ZAGA. O QUE FICOU DE POSITIVO FOI O PACTO FEITO ENTRE AS DIRETORIAS DE PALMEIRAS E CORINTIANS NO SENTIDO DE PROMOVER O ESPETACULO, ATÉ COM TROFEU, E MOSTRAR QUE SE PODE TER ÉTICA NO FUTEBOL. MOSTRAR QUE NÃO PRECISA SER ARROGANTE E MENOSPREZAR O CLUBE ADVERSÁRIO. O PALMEIRAS DEU AO CORINTIANS UM TRATAMENTO DE GENTE GRANDE E, CERTAMENTE, RECEBERÁ UM MELHOR NO PRÓXIMO E AS COISAS IRÃO MELHORANDO DE FORA PARA DENTRO DO CAMPO. ALGUMAS PESSOAS REPUGNANTES E DISPENSÁVEIS TOTALMENTE NÃO DEVERIAM ESTAR COMANDANDO FUTEBOL, SALVE O PALESTRE!!!! BI-PAULISTA 08/09!!!

  • leozinho

    ronaaaaaaaldo o maior q vi jogar !!!!!!!!

    chorei ontem qdo vi o gol i chorei agora lendo esse maravilhoso texto, obrigado como fan por ler isso, obrigado fenomeno por voltar a jogar,

  • Rafael Fogaça

    Caro Mauro, sinto em dizer q vc errou em colocar a seguinte frase : “‘No clássico contra o maior rival, uma partida sem brilho da equipe, quando nenhum corinthiano mais acreditava, restava uma luz.” Náo é a toa que somos conhecidos como fiéis , e mais uma vez está aí a nossa resposta , gol contra os porcos , AOS 47 DO 2º TEMPO e do RONALDO …não poderia ter mais emoção.

    RAFAEL, O texto é do Wagner Sarmento

  • Carlos Magno Rezende

    Torcida e imprensa são sempre as mesmas. Quando ganha é ceu, quando perde é inferno. Não aprendem nunca.

    CARLOS MAGNO, você tem razão. Mas eu, como ronaldista, não visto essa carapuça.

  • Ricardo M

    Jogo medíocre – partida horrível, com duas equipes jogando muito mal, com medo. Jogadores medíocres – o que dizer sobre os atletas de um jogo onde o destaque é um ex-jogador obeso? Gols medíocres -provenientes de duas falhas grotescas(Mauricio Ramos/Marcão e Felipe). Transmissão medíocre – é duro assistir a uma partida onde cortam um lance de grande perigo, no momento em que está acontecendo, para mostrar um ex-jogador fazendo aquecimento. Comentários medíocres – um ex-árbitro que critica o juiz da partida por punir corretamente um jogador, com a justificativa de que ele é o “queridinho que estava há 1 ano sem jogar” é simplesmente ridículo. Mas a esmagadora maioria da população está feliz… enfim, viva a mediocridade!!!!

  • Zappa

    O jornal italiano Gazzeta dello Sport resume bem o que o mundo viu: “Ronaldo, ennesima rinacita. Primo gol com il Corinthians” (Ronaldo, o enésimo renascimento. Primeiro gol com o Corinthians). Mas de todos os jornais europeus, acho que o espanhol Marca foi o que melhor entendeu o espírito da coisa: “Ronaldo marca en el 90’ su primer gol com il Corinthians e desata la locura”. Obrigado Ronaldo. O sorriso amarelo e as inúteis tentativas de disfarçar a inveja, estampada em todos os anti-corinthianos, lavou a alma do bando de loucos! Aqui é Corinthians!!!

  • luciano dias jr

    esteban,diga-me onde e su paiz,e te direi o que es ilusion,cabron!!

  • Carlos César Sanchez

    Um elefante incomoda muita gente… esta foi a mùsica mais tocada hoje nas rádios de Sampa!!!

  • http://do-ouglinhas@hotmail.com Douglas Ap Bono Maranho

    “Lancenet ultimas notícias” O MUNDO DE OLHO NELE…
    Assista ao gol de Ronaldo em outros idiomas!!!!!!!!!

    Eí PORCADA ELIMINADA da LIBERT MORRAM de INVEJA!!!!!!!

    KKKKKKKK9KKKKKKKKKK9KKKKKKK…

  • Nathan

    Como dizem craque é craque , Ronaldo entrou no classico para decidir . Isso é fato , não pelo gol mas sim pela visão de jogo ante do gol, ´claro que ele ainda não esta com o fisico ideal , mas se pegar um jogador com um otimo fisico não seria tão importante, como Ronaldo foi , ele deu coragem a uma equipe que estava medrosa em campo , assumiu a responsabilidade que um craque assumi, chutando bola na trave e sem medo de errar , era o que o futebol brasileiro precisa , a coragem de ir para cima não dominar e tocar , era a individualidade para ter um campeonato melhor . Ronaldo é gol!

  • Manoel Siqueira Rocha

    Como vc mesmo disse no seu blog do Yahoo, Mauro Beting, chega de falar dele: afinal, nada tenho a discordar, porque também tenho acompanhado todos os exageros.
    O “antes baladeiro, ex-jogador em atividade e pra lá de irresponsável” em menos de 1 semana, já é pela imprensa convocado para a seleção, que adianta que ele estará na copa-10 ou mesmo que ele fará uma quantidade enorme de gols, será artilheiro do campeonato…O cara é só arriscar uma arrancada de 2m, passar o pé em cima da bola, já vêm dizendo que ele voltou em grande estilo: que horror, nem minha cadela aguenta tanta baboseira.
    Notícias sobre os outros times são notinhas de rodapé: só se fala nele, dele, tudo é para ele ou sobre ele.
    Nem de longe ele chega perto do Pelé, como vc mesmo disse, nem nas contusões.
    Parabéns pelos seus comentários sempre objetivos e pertinentes, Mauro!
    Abraços,

  • Felipe

    O que Ronaldo não faz ! Tem nego que, por não ter qualquer argumento lógico, resolve tirar o Pelé do baú para contestar o Ronaldo. Ainda não entenderam que comparar jogadores de épocas diferentes é pura burrice, pq além das épocas serem diferentes, cada um tem suas características próprias e seu talento. Ronaldo é gênio e já carimbou seu nome na história do futebol, queiram ou não. Aliás, não apenas isso. Registrou seu nome na história dos grandes atletas com um poder de recuperação quase sobre-humano. Não respeitá-lo chega a ser até mau caratismo.

  • douglascampos

    Domo alguem que se diz brasileiro nao acredita no cara?
    digo isso sem medo de errar,o ronaldo estando em paz tramquilo ele nao serve,ele tem que ter desafio,uma prova foi a copa de 2002 e em outras oportunidades que acompanhamos,,,
    o ronaldo tem milhões de ronaldomaniacos e eu sou um deles,,
    te ais galera