Sport 2 x 0 LDU

por Mauro Beting em 05.mar.2009 às 1:21h

Só vou conseguir ver a vitória rubro-negra mais tarde.

Até agora, vi o golaço de Daniel Paulista, e as boas chances perdidas pela LDU.

Mas não é preciso ter visto nada para já ter visto tudo. Se alguém ainda duvida da capacidade do Sport na competição, seis pontos conquistados contra o Colo Colo (que fez o que fez contra o Palmeiras) e sobre a campeã da Libertadores são o cartão de visita e de crédito do maior favorito ao primeiro lugar do grupo da morte.

MELHOR ESCREVE WAGNER SARMENTO

Esta semana, Pernambuco comemora mais um aniversário da Revolução Constitucionalista de 1817. Por 74 dias, o Estado se desprendeu de Portugal e viveu sob governo provisório, ladeado por uma constituição própria. O sopro emancipacionista, duramente reprimido pela corte lusitana, foi o nascedouro de um sentimento de “pernambucanidade” que ainda hoje retumba.

Ressoa dentro de campo. Pernambuco, na Libertadores, é vermelho e preto. É orgulho, força e fé. É história, tradição e resistência. É luta, entrega e suor. É Sport.

No aniversário da revolução, Pernambuco ganhou de presente a vitória rubro-negra. O exército do Leão fez valer o mando de campo e não deu chance à LDU de Quito. Na Ilha do Retiro, o Sport dita as regras. E, na constituição rubro-negra, visitante não tem vez. Nem mesmo o atual campeão do torneio foi páreo para os rubro-negros. O placar de 2 a 0 coloca o Leão como líder isolado do grupo, com seis pontos em dois jogos e 100% de aproveitamento.

Logo no começo do duelo, o volante Daniel Paulista, de voleio, abriu o placar. O adversário tentou reagir. Mas parou na implacável marcação pernambucana. O volante Hamílton fez o craque Manso fazer jus ao nome. Manso, quase inofensivo, o argentino pouco criou e o time equatoriano padeceu. Os maiores sustos eram as bolas paradas.

A Ilha não estava lotada, mas tremeu. E fez tremer. Encorajados por 20 mil bravos rubro-negros, os guerreiros leoninos foram avante. Paulo Baier foi parado com falta dentro da área pelo goleiro Cevallos. O próprio camisa 10 cobrou o pênalti e, aos 30 minutos da segunda etapa, decretou o triunfo brasileiro.

O que faltou ao Palmeiras sobra ao Sport: maturidade, consistência defensiva. O que sempre falta ao São Paulo de Muricy Ramalho em começo de temporada sobra ao Leão: identidade, padrão de jogo. E não falta alma ao Sport.

Pernambuco das revoltas libertárias, da Guerra dos Mascates, da Revolução dos Padres, da Confederação do Equador, de Frei Caneca. Pernambuco do Sport. Na batalha das Américas, o Leão é mais que um time. É uma pátria ávida por revolução.

ESCREVEU WAGNER SARMENTO

Tags:

  • Carlos Eduardo SPORT

    “Muitos da imprensa de fora de Pernambuco não valorizaram a nossa vitória no Chile. Só dez dias depois, quando o Colo Colo venceu o Palmeiras, em São Paulo, é que deram o merecido destaque ao nosso triunfo”, analisou Nelsinho Batista. Até quandoooooooooooooooooooooooooo????????

  • João Otávio de O. Cavalcanti

    Muito bom texto, parabéns!

    Pernambuco é berço da civilização Americana, é só ler os sábios de ontem e de hoje.
    Sem delongas, o Sport Club do Recife fará um bem danado ao Brasil…E só!

  • http://blogs.abril.com.br/futebolearte André Rocha

    Texto absurdamente espetacular!

    E o Sport parece maduro para ir longe.

    E como diz o torcedor rubro-negro: “Na Ilha o coco é seco”.

    Boa, Wagner! Mais uma vez.

  • guilherme falcao

    Texto sensacional.

    Como todo pernambucano, tenho orgulho da minha historia e lendo esse texto que relembra as nossas origens guerreiras e observando que elas, essas tais origens, estao refletidas no meu time de coracao me deixam ainda mais feliz e orgulhoso.

    Parabens, Wagner, vc escreve como poucos.

    PELO SPORT TUDO!

  • Hugo Leonardo

    Mauro, parabens pelo que vc escreveu no seu perfil, que deve servir de exemplo para os outros, jornalistas/sulistas, os quais não tem o seu “perfil”. KKKKKKKKK

    obs: realmente vc não poderia ver o jogo na integra. não paou em rede nacional, como sempre.

    e pelo Sport? TUDOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!

  • Anderson Nascimento

    Kaza Kaza!! A um passo da segunda fase senhores! espero tao somente que os tricolores continuem torcendo contra e apostando contra o SPORT, e nao eh que dá azar mesmo receber apoio dos tricolores!!

    Serio agora, o sport ainda falha um pouco na defesa! temos que arrumar isto mas o jogo de ontem mostrou muita garra! valeu!

  • Rafael

    Imagina se um jornalista paulista, escreve um texto desse, falando de um time de sao paulo…. bairrista ia ser poco pro que ele ia ouvir…

  • Sérgio Bione

    Excelente texto, Wagner Sarmento. O parágrafo final resume tudo, parabéns!

    “Pernambuco das revoltas libertárias, da Guerra dos Mascates, da Revolução dos Padres, da Confederação do Equador, de Frei Caneca. Pernambuco do Sport. Na batalha das Américas, o Leão é mais que um time. É uma pátria ávida por revolução”.

    PST!!

  • http://www.recifeamanguetown.blogspot.com Rubem Moraes

    É, grande parte da imprensa do suldeste não da a devida atenção ao futebol do nordeste, já estou acostumado e não esquento minha cabeça com isso. A nossa melhor resposta pra eles é continuar ganhando e resistindo sempre!

    Pernambuco tem time!
    Sport Club do Recife.

    Belo texto no post, parabéns!

  • Carlos Eduardo Leão

    Valeu Wagner!!!
    Este é o SPORT que emociona, o SPORT que a gente ama!!!

  • Filipe Muniz

    Que texto fantástico!!!

    Pernambuco é isso ai mesmo, aqui ninguem quer saber de timinhos do sul pq eles ganham títulos não, aqui a coisa é no coração, na raça e na resistência!
    1817 é o fato histórico que começou a criar esta identidade do povo pernambucano, claro que depois ainda teria a colônia Holandesa, tivemos o maior PIB do mundo por 1 século e colonizamos todo o país!
    São vicente viveu muito tempo de capturar indio para vender para o NE, hoje em dia o pessoal é preconceituoso está sendo contra os próprios antepassados, se a africa é mão do Mundo, recife e salvador são os pais do Brasil!

    PELO SPORT TUDO!

  • Mateus Woszak

    Wagner, mais uma vez, destrincha a bela partida do Sport e dá o destaque merecido na imprensa!

    Já estou esperando o post do Mauro, referente a partida entre os brazucas Palmeiras x Sport, com mais um “Escreveu Wagner Sarmento”.

    MATEUS, é privilégio e honra ter textos do Wagner por estas blagues. Até porque, por questões de escala na rádio e na TV, só nos jogos contra o Palmeiras poderia vê-los, digamos, em tempo real

  • Pedrinho Heil

    Belo texto do Wagner, parabéns!

    Engraçado é o coitadismo do povão do Nordeste Beleza que comentou por aqui, haha!

  • Carlos Bentzer

    Sou alvirrubro mas espero q PERNAMBUCO continue nesta corrida ao topo das américas. O alavancamento dos esportes em nosso estados são evidentes, só a imprensa estúpida ñ percebe isso.

    VIVA A REVOLUÇÃO!! PERNAMBUCO NA ALMA E NO CORAÇÃO, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, RAÇA E AMOR NO CORAÇÃO! AAAH É PERNAMBUCOO!

    PS: O texto ñ é bairrista simplismente demonstra o amor incondicional que temos pelo nosso estado.

  • Mateus Woszak

    Sim, Mauro! Eu acompanho os textos do Wagner há um certo tempo já e ele costuma passar uma idéia bem próxima da realidade quando relata uma partida, como nesse caso do Sport, por exemplo. Logo que acessei seu blog e vi mais uma “relato da partida” escrita por ele, me interessei por ler (aquele do Colo-Colo) justamente por acompanhar seus relatos por outras. E mais uma vez, ele foi preciso!

    Parabéns também a você por liberar esses espaço para alguém que acompanha a equipe mais de perto!

    Por isso, repito, aguardo mais um post seu nos chamando a atenção para mais um relato do Wagner!

  • Mateus Woszak

    uma pequena correção:

    “justamente por acompanhar seus relatos por outras “mídias”…”

  • Carlos Coração de leão

    Sem comentário. Simplismente lindo o texto. Parabéns,parabéns mesmo.

  • Carlos Coração de leão

    Se alguem perguntar: Qual a estrela do SPORT? Respoderei: Nelsinho Batista,pois na verdade, o SPORT não é um time, é uma equipe e isto faz a difenrença. Apesar de Magrão e Duval sem sem dúvida os MELHORES do Brasil.

  • http://do-ouglinhas@hotmail.com Douglas Ap Bono Maranho

    SOU PAULISTA! Parabéns SPORT pelo inicio 100% na LIBERTADORES
    MANTENDO à MÉDIA TBEM no “MATA MATA” !?

    Aí sim vai valer…

  • http://do-ouglinhas@hotmail.com Douglas Ap Bono Maranho

    Hugo Leonardo

    Esse Sr só pode ser um FANFARRÃO mesmo!
    QUERER o JOGO do GRANDE SPORT em REDE NACIONAL???????
    Só pode ser brincadeira…

  • wagner feltrin junior

    para com isso, vai…parece que a capital do país virou recife….menos,vai….o sport tem um timinho ajeitadinho e cheio de refugos….
    Parece agora que é uma seleção….e ainda ficam reclamando da imprensa do sudeste por não dar o devido destaque a um time que só tem um título importante.
    A Sociedade Esportiva Palmeiras, 22 vezes campeao paulista, tetracampeao brasileiro, campeao da Libertadores e outros muitos titulos….vai ganhar aí…nos vamos ganhar aí….os Bandeirantes vão desbancar os desajeitados bonecos de Olinda…..porque os grandes são assim e são provados nas dificuldades e por isso são grandes e a história mostra isso…
    Forza Palestra!!!!!!

  • Helieucio

    texto fenomenal!!!!!!!!!!!

    sou mineiro de alfenas no sul do estado
    torço pro america-mg
    nessa libertadores sou sport desde criancinha!!!

    força leão!!!!!!!!!!!!!!

  • Marcos Berenstein

    Sou torcedor do Náutico,porém torço para que o
    Sport vença os seus próximos jogos na Libertadores para
    honrar o nome do nosso amado Estado de Pernambuco.

    Somos BAIRRISTAS?

    Sim…e eu não vou pedir desculpas por ter
    orgulho de ser pernambucano!!
    **************************************************************************************
    “os Bandeirantes vão desbancar os desajeitados bonecos de Olinda…..porque os grandes são assim e são provados nas dificuldades e por isso são grandes e a história mostra isso…”
    Querido Sr.Feltrin,
    não era necessário fazer essa pseudo analogia entre os bonecos
    de Olinda e os jogadores do Sport…
    Agora me arrependo de ter torcido para o ‘grande’ Palmeiras na sua
    infrutífera tentativa de vencer o Manchester United,ESSE SIM,um time
    GRANDE.

  • Pedrinho Heil

    “Sou torcedor do Náutico,porém torço para que o
    Sport vença os seus próximos jogos na Libertadores para
    honrar o nome do nosso amado Estado de Pernambuco.”

    rs! Engraçado isso.

  • Fellipe Matos

    Sem comentários tal texto. Uma obra prima. Sou são paulino, mas já torço pelo Sport em 2º plano. E vcs ainda acham que o Palmeiras tem chance na Ilha??? Nunca

  • luciano de figueiroa faria

    Parabéns pelo texto…
    achei um pouco exagerado mas tá valendo. Elogios nunca são demais.
    O sport, de uns tempos pra cá vem fazendo como diz no ditado popular: “tá comendo pelas beiradas que nem papa quente!” (esclarecendo: papa é papa de maizena. Não sei se no sudeste/sul é assim que se chama).
    Sou rubro-negro do sport desde pequeno e essa é a melhor fase que já vi o time passar. Sei das nossas limitações mas garra e vontade de vencer não faltam. Espero que esses dois componentes, aliados ao lado tático e técnico nos leve longe da libertadores. Não acho que o sport seja o time a ser batido, pelo contrário, devido à inexperiência em libertadores a cada jogo teremos que matar um boi, quer dizer, no próximo jogo teremos que matar um porco. mas futebol é assim mesmo e só os bons resultados dão confiança ao time e insegurança aos adversários. Não acho que ganharemos a libertadores (torço para que sejamos campeões, é claro!) apesar de saber que o foco do time e da comissão técnica é esse mas eu também não levava muita fé que ganharíamos a copa do brasil no ano passado até aquele jogo justamente contra o palmeiras. Os mata-mata da libertadores são verdadeiras batalhas. Ainda estamos na fase inicial e a LDU já chegou aqui distribuindo porrada pra tudo quanto é lado, imagine se fosse mata-mata. Quando eu disse que não acredito que vençamos a libertadores o que pesa nessa minha opinião é a questão tradição em libertadores mas sou da opinião que quem está numa competição tem chances e não venderemos nosso peixe barato não. Podemos até não chegar lá mas ninguém pense que será fácil vencer o sport principalmente nos jogos na ilha do retiro (ou bombonilha como alguns estão chamando nosso estádio) pois aqui a pressão é grande. No mais, é óbvio que quero ser campeão mas se não conseguirmos com certeza não faltará garra e dignidade aos nossos atletas. Perder um campeonato é aceitável mas com dignidade e vontade de vencr. Pelo sport tudo, sempre!!! e que venha o verdão.

  • luciano de figueiroa faria

    Ô “wagner feltrin junior “…
    antes de falar besteira vai estudar geografia pois o sport é um time da cidade do RECIFE e não de OLINDA. E, se você não sabe, são duas cidades distintas. Outra coisa, espero que vocês ganhem do sport aqui na ilha assim como o fizeram nos dois últimos anos. Você lembra das vitórias? lembra da copa do brasil de 2008? que vitória linda do porco aqui na ilha. E no campeonato brasileiro quando os reservas do sport “perderam” para o verdão aqui na bombonilha???
    quá, quá, quá,….manô, no futebol assim como na vida o que vale é o momento o resto é estatística. E no momento a verdade é que o sport tem 6 pontos na libertadores e o palmeiras??? vou nem dizer pra não humilhar e depois estarem por ai espalhando que sou bairrista.
    No mais quero apenas dizer que estou torcendo por vocês no jogo contra o coríntians domingo. Não que eu seja palmeirense pois o único time que torço é o sport (nem seleção brasileira gosto!) mas porque o time que mais odeio no brasil depois do flamengo é o coríntians. Então, boa sorte no domingo.

  • Vicente

    Bonito Texto.

    É guerra.. é bairrismo… é libertadores!!! Quem não aguentar, que corra ou fique pelo caminho.

    Quem vive de passado é museu. A realidade do palmeiras bem diferente dos outros anos. Time com elenco muito bom, mas muitos jovens e não tem essa união que eh necessária numa libertadores. Sinceramente não acredito nem um pouco nesse time do palmeiras.

    Não acredito em duas vitórias sobre o Sport e não acredito que vá passar pelo colo-colo la no chile. Quem se classifica irá ser o Sport e o Colo-Colo.
    Escrevam o que estou dizendo. Sendo vc palmeirense, sport ou qualquer outro time. Tá tudo muito claro! Só não enxerga quem é torcedor fanático.

    Abraços

  • Hilton

    Eu tenho pena do palmeirense que escreveu que o Palmeiras vai ganhar aqui…ahhahahahahahahaha…é alguma piada? Teu time só ganha paulistinha cara!!! Ganhou títulos na década de 90 por conta da Parmalat que injetou dinheiro pra caralho mas a muito tempo que o Verdinho só ganha Paulistinha..hahahahaha. Respeito todos os times do Brasil mas o que voce falou foi pura merda cara. Respeite Pernambuco, o Sport e a torcida Leonina seu babaca! Aqui nem o Milan ganha seu otário, quanto mais esse seu time de merda com esse Zagueirinho chamado Edmílson, velho e acabado. Ciro vai botar esse velho para dançar FREVO….
    Sobre o texto, espetacular, muito bom! Nós merecemos, o Sport merece a muito tempo esse reconhecimento. Queiram ou não, nesse grupo só vai dar o LEÃO!!!

  • Hilton

    Eu tenho pena do palmeirense que escreveu que o Palmeiras vai ganhar aqui…ahhahahahahahahaha…é alguma piada? Teu time só ganha paulistinha cara!!! Ganhou títulos na década de 90 por conta da Parmalat que injetou milhões mas a muito tempo que o Verdinho só ganha Paulistinha.. Respeito todos os times do Brasil mas o que voce falou foi pura bobagem cara. Respeite Pernambuco, o Sport e a torcida Leonina! Aqui nem o Milan ganha, com esse Zagueirinho chamado Edmílson, velho e ultrapassado, Ciro vai botar esse velho para dançar FREVO….
    Sobre o texto, espetacular, muito bom! Nós merecemos, o Sport merece a muito tempo esse reconhecimento. Queiram ou não, nesse grupo só vai dar o LEÃO!!!

  • A verdade sobre o título brasileiro de 1982 do Flamengo (quartas-de-final) e final

    1 – Sport 2 x 1 Flamengo (Campeonato Brasileiro, 31/03/1982)

    Vocês acharão estranho terminar essa lista de tragédias com uma vitória. Mas esse triunfo teve o sabor da mais amarga derrota. Como tinha sido batido pelo clube carioca na primeira partida no Maracanã por 2 a 0, o Leão da Ilha precisava de um placar superior a dois gols de diferença nesse jogo. Eis que por volta dos 30 minutos do segundo tempo, quando o placar já marcava 2 x 1 para o time pernambucano, o meia Edson Ratinho arrematou um chute cara a cara com Raul, então goleiro do Flamengo, que espalmou a bola, fazendo-a correr PARALELA à linha de fundo. Bebeto, nosso ponta esquerda, cruzou a pelota voltando e o próprio Ratinho colocou no fundo das redes. Só nesse momento, após todo desenrolar do lance, o auxiliar Almir Laguna levantou a sua bandeira. Sabe o que ele marcou? Escanteio para o Sport! Como se a bola tivesse saído antes do cruzamento. As câmaras mostraram que a bola sequer ficou em cima da linha, mantendo-se totalmente dentro do campo. O juiz, Oscar Scolfaro (não precisam mais temê-lo, já se aposentou!), confirmou o tiro de canto. Foi uma das maiores gatunagens já vistas num campo de futebol. Até os cronistas cariocas ficaram constrangidos. Esse jogo traumatizou o cineasta Lírio Ferreira que, conforme me confidenciou, desde então nunca mais teve a mesma relação com o esporte bretão. Só pra vocês terem uma idéia, o homem das películas (cinema de verdade!), no calor de sua revolta, vendeu uma enorme bandeira rubro-negra que possuía para seu irmão, nobre tricolor coral, que só fez emendar mais uma faixa de tecido branco no pano negociado…
    Nobre contribuição enviada pelo notório Roberto Azoubel, a.k.a. Doutor Estranho
    Mesmo juiz, mesmo campeonato, mesma equipe beneficiada:

    “GRÊMIO 0X1 FLAMENGO

    Campeonato – Brasileirão de 1982 (3º jogo da final)
    Data – 25.4.82
    Estádio – Olímpico (Porto Alegre)
    Árbitro – Oscar Scolfaro (Brasil)

    O tricolor gaúcho buscava o gol do empate – e do título – quando o centroavante Baltazar cabeceou no alto do gol flamenguista. Para impedir o tento, o rubro-negro Andrade meteu a mão na pelota. Pênalti? Não para o juizão Oscar Scolfaro, que mandou o jogo seguir dizendo que o toque foi do goleiro Raul. Mas, como a gente vê na imagem, o arqueiro estava caído na hora do lance…

    http://mundoestranho.abril.com.br/esporte/pergunta_287267.shtml

  • wagner feltrin junior

    Não tenho problemas com Pernambuco, sei que Recife e Olinda são lugares bem diferentes porque aí já estive, mas vs estão muitos fanfarrões por aí….colecionaram algumas vitórias contra o Palestra nos dois ultimos anos…mas são fregueses….é só ver a história…ganhamos Copa dos Campeões em 2000 com um time fraquinho, fraquinho….aí no Nordeste, fácil. Na fatídica série B, tivemos que jogar em Garanhus pra ser campeão e ganhamos de vcs.
    Campeão a Copa do Brasil 1998 e eliminamos vcs….
    Ao longo da história…mais que o dobro de vitórias….sabe…então ….eu como torcedor de time grande…4° maior torcida do Brasil acredito no meu time sim
    Aliás….um “paulistinha” vale uns 20 campeonatos pernambucanos…
    Forza Palestra!

  • http://www.lancenet.com.br valmir

    Para aqueles que não davam valor, o Sport esta se saindo melhor que a encomenda, mais essa imprensa sulista não vai engolir facil a boa campanha do Sport na libertadores, enquanto o Sport não enterrar de uma vez por todas as chances do palmeiras, então convoco a nação RUBRO-NEGRA para lotarmos a ilha do retiro, do LEÃO mais famoso do Brasil para junto com nosso time mostra o quanto somos forte, bravos e guerreiros e, vamos aplaudir, incentivar e ao final do jogo comemorar mais uma vitoria do nosso glorioso SPORT. Gritando pra quem quiser ouvir o nosso CAZÁ, CAZÁ, CAZÁ,CAZÁ,CAZÁ, A TURMA É MESMO BOA É MESMO DA FUZARCA,SPORT,SPORTSPORT.PST!!!

  • PEDRO JOSÉ – RECIFE

    WAGNER,

    NÃO PODEMOS NEGAR QUE O PALMEIRAS É UM GRANDE CLUBE, PENA QUE TENHA TORCEDORES TÃO PEQUENOS COMO VOCÊ.

    NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS, O PALMEIRAS VIROU FREGUÊS DO SPORT E, PELO ANDAR DA CARRUAGEM, VAI CONTINAR SENDO FREGUÊS ESTE ANO.

    SÓ QUERO LEMBRAR A VC E A TODOS QUE ESTÃO LENDO ESTE COMENTÁRIO QUE O SPORT NÃO TEM APENAS ESTE TÍTULO IMPORTNATE. TEMOS O CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1987, LEMBRA? MUITOS DIZEM QUE FOMOS CAMPEÕES DA SEGUNDONA NAQUELE ANO. ALGUÉM JÁ VIU ALGUM TIME CAMPEÃO DA SEGUNDONA IR PRA LIBERTADORES? SERÁ QUE O CORINTHIAS NÃO PODERIA TER REINVINDICADO A VAGA NESTE ANO? O FLAMENGO, QUE SE JULGA PENTA, É APENAS TETRA, COMO VOCÊS PALMEIRENSES.

  • CONHA

    VC LAVA SUA BOCA PRA FALAR QUE TORCE PRO SÃO PAULO …. JA GANHOU SEU 5 MINUTO DE FAMA?? POR ACASO JA PENSOU NA ENCRENCA QUE SE METEU??? HAMMM??