Jogar bonito e jogar bem

por Mauro Beting em 04.mar.2009 às 12:59h

É possível jogar bonito e ganhar lindo como o Barcelona-06. O Manchester United em alguns jogos de 2008. O Cruzeiro-03. O Santos-02 (na fase final). O Real Madrid-02 (em alguns jogos). O Palmeiras-96 (ainda que só o Paulistão). O Ajax-95. E mais tantos exemplos. Ou nem tantos assim.

É ainda mais possível ser campeão sem jogar (tão) bonito. Exemplos fartos. Mas não menos campeões, não menos vencedores (até mais).

Antes de tudo, é dever dizer que nem sempre jogar bonito dá certo, dá caneco, como mal sabem os botafoguenses do BR-07. Quando até Muricy enaltecia o jeito de jogar alvinegro. Mas a taça, mais uma, foi são-paulina. Mesmo sem jogar bonito. Mas jogando como campeão.

No frigir das bolas, é a velha discussão. Eterna.

Que pode se resumir: maravilhoso é ganhar lindo e jogando bonito.

Mas que fique claro: nInguém quer jogar feio. Só que não são todos que podem jogar bonito.

Tags: ,

  • Renato

    Exatamente…
    Futebol bom é o futebol vencedor. O Palmeiras não jogava bonito, na minha opinião, mas jogava bem. Jogava objetivo e vencia. Não o deixa de fazer por duas derrotas.

    Mas um time grande como o Palmeiras não pode cometer os mesmos erros por uma sequência tão grande de jogos como fez. Aquele velho ditado, ‘errar é humano, persistir no erro é burrice’.

    Falta inteligência.

  • André Paroche

    Mauro, o ideal é a união dos dois, mas é muito raro, a discussão se extenderia, escolher entre jogar bonito perdendo e jogar feio ganhando, sou adepto do ” o importante é vencer”.

    Times que jogam bonito e perdem ficam marcados, e ficam mesmo, como a equipe que jogava bonito mas não ganhava. Já que é para ficar marcado que seja vencendo mesmo jogando um futebol pragmático.

    Todos querem a junção dos dois, mas tenho uma certeza: O importante é vencer!

  • Renato (Santista de Santo André)

    Mauro, da para unir as duas coisas, basta o técnico ver a qualidadede cada jogador. Jogar feio (e ganhar)são desculpas dos tecnicos.
    sds Santistas.
    Ps.Mauro quando e aonde será o lançamento do seu livro? grato.

    RENATO, em breve coloco um post maior:
    Mas estão todos convidados para segunda-feira, 16 de março, 19h, na Saraiva Megastore, no Shopping Eldorado, em São Paulo. “Os 10 mais do Palmeiras”, da coleção ÍDOLOS IMORTAIS, da Maquinária Editora. Já lançados os 10 + do Flamengo, e os 10 + do Corinthians. É uma biografia de 10 dos maiores ídolos palmeirenses, e que, por tabela, conta a vida do futebol do Palmeiras desde 1940.

  • José Evangelista

    Mauro,

    A questão do time jogar bonito… já começo ter minhas dúvidas sobre o tecnico do Palmeiras ser cotado para seleção brasileira, pois, percebo que se trata de um técnico caseiro e, definitivamente, seu estilo de jogo trata-se de um futebol vistoso, no entanto, suicida. Pois, sua unica preocupação é de atacar.

    O que acha disso?

    José Evangelista

  • http://blogdojaovitor.blogspot.com/ João Vitor Dias de Sousa

    Maurão,o time do Inter-RS no BR-2005 também jogava bonito,mas perdeu não por incompetência,mas sim por causa do “Apito Amigo Corinthiano”,onde seu Márcio Rezende de Freitas deixou de dar um penalti claro no Tinga e ainda expulsá-lo.
    No futebol de hoje é difícil um time que jogue bonito vencer um campeonato,a não ser que junte muitas outras coisas como raça,determinação,e que seje regular,ganhe mais e com mais gols prós,sinceramente,se futebol bonito ganhasse campeonatos,Holanda ganharia a copa de 74,nós ganharíamos a de 82,…

  • Henrique Borges

    Legal o post, entra naquela nossa “discussao” de ontem, que tem o futebol 
    mais bonito do inicio desse ano, Palmeiras ou Cruzeiro, em fim, o Palmeiras
    está no caminho certo, como Cruzeirense vejo o atual time do Palmeiras 
    como o Cruzeiro do Dorival e do ano passado já com o Adilson, jogava bonito
    o meio campo encantava mas nao era competitivo, se manter a base o 
    Verdao pode colher bons frutos desse time, e ate brigar pelo Brasileiro, mas
    para a Libertadores, mesmo passando de fase faltará experiencia. 

    Abraços Mauro, 

  • http://setepalmos.wordpress.com Tiago Aguiar

    O time do Sport, joga bonito Mauro?

  • Thiago

    Palmeiras e Cruzeiro têm mostrado um bom futebol, mas, vejo que falta consistência nas duas equipes. O Cruzeiro está sobrando no campeonato mineiro, porque os adversários são muito ruins. O mesmo eu digo do Palmeiras. Nas três ocasiões em que encontrou adversários bem postados em campo, não foi bem. Foi assim contra Portuguesa, LDU e Colo-Colo.
    No caso do Palmeiras, acho que o principal problema está na zaga. Edmílson é um bom jogador, mas, não segura as pontas sozinho. E sem um sistema defensivo sólido, o Palmeiras não vai longe na Libertadores.
    O Sport também tem jogado um bom futebol, mas, dizer que vai brigar pelo título, acho um exagero. O Sport não tem história e nem experiência na Libertadores, e isso, pesa muito. O time sente a pressão. Não tem jeito.
    Das equipes brasileiras, acho que o São Paulo é quem tem mais chances de chegar ao título. O grupo tem experiência, é um time muito forte fisicamente e, que tem uma ótima zaga. Isso é o que conta na Libertadores. Tem que ser eficiente com a bola nos pés e não pode deixar o adversário jogar. Marcação forte é uma das características do time de Muricy Ramalho.
    Dentre os estrangeiros, o melhor time é o Boca.
    Se não aparecer nenhuma zebra como em 2004 e 2008, o título fica entre Boca e São Paulo.

  • Thiago

    Falando do seu texto…

    Acho que pra jogar bonito e ter bons resultados, é preciso tem um time com alguns craques, jogadores que desequilibram a qualquer momento. O Barcelona tem jogado bem, porque possui esses jogadores. Só no ataque eles têm Messi, Eto’o, Henry, jogadores que poderiam ser titulares em qualquer time do mundo.
    Aqui no Brasil não é assim. Aqui nós não temos craques, temos bons e, alguns ótimos jogadores. Craques não.
    Aqui não dá pra fazer o que o Barcelona faz. Tanto é que os times que tem jogado bonito, não tem conseguido bons resultados nos últimos anos. A tendência do futebol brasileiro é montar times com forte marcação e com equilíbrio na hora de atacar.
    O São Paulo de Muricy descobriu isso e, tem tido bons resultados.
    Desde 2003 eu não vejo um time jogar bonito e ser campeão.

  • http://do-ouglinhas@hotmail.com Douglas Ap Bono Maranho

    Mauro é possivel sim!!!
    BASTA LEMBRAR do CRUZEIRO TRIPICI COROA
    E do PALMEIRAS 96 do Tec V.LUXEMBURGO!!!!

    Agora ganhar LIBERTADORES!?
    EU PERGUNTO: Quanto tempo (anos) demorou p/ o MESTRE TELÊ SANTANA
    GANHAR sua PRIMEIRA LIBERTADORES????????
    Obs: ESTOU COMPARANDO Luxa e Telê SIM!!!!!!!
    Pois tenho certeza que o Tec que + se APROXIMA c? MESTRE TELÊ, é o LUXA!!!
    Mas concordo que o LUXA tá devendo!
    Murici atualmenta é o MELHOR do PAIS ou “+objetivo…”

  • Rodrigo chio

    Mauro sou um grande admirador de seu trabalho e de sua pessoa, mas queria ver mesmo é vc comentando partidas de futebol. Cara vc e o PVC são os melhores e olha que sou Carioca e sei também que vcs são palmerenses, mas que nunca colocou isso a frente de seu profissionalismo,este é um dos muitos motivos que me levaram a ser seu fã. a rede bandeirantes de televisão é uma grande emissora mas fala mas do futebol paulista doque qualquer outra coisa seria muito bom ver vc trabalhando na globo vc merece, os melhores tem que trabalhar com os melhores. Imagine vc e PVC comentando uma partida de futebol juntos em um programa. Já imaginou quanta audiencia meu amigo e tudo com muita qualidade. Espero um dia ver isto acontecer seria muito legal. Agora caso tenha algum tempo p/ responder este humilde comentário seria muito legal valeu.

    RODRIGO, muito grato pelo carinho. Quase isso acontecem em 1999, mas nào acertei o sálário com a ESPN. Quem sabe um dia. Seria um prazer e uma honra.

  • AUGUSTO CESAR

    É Mauro!
    O que vale mesmo é a volta olímpica(que seja com a taça,pois o Vasco já deu com uma caravela).O FLU 2005,de certa forma tb jogava bonito.Só ganhou o estadual que quase perdeu pro V.Redonda.
    Abraço!

  • Eduh

    O Tricolor criou o jogo bonito com Leônidas e Friedenreich…

    Mostrou a Bicicleta!

    E post como estes não vão abalar o clube da fé!

    Seu post não é original, embora seja muito verdadeiro! Mas o propósito é lamentável…

    EDUH, juro que gostaria de entender o seu comentário…

  • http://www.SPFC.com.br Paulo Sérgio ( SPFC )

    A VERDADE TARDA, MAS ELA NÃO FALHA !

    ___________________________________________________

    CASO DEL NERO : UMA PUNIÇÃO RIDÍCULA !!!

    Fonte : Blog do Torcedor / SPFC …. GLOBOESPORTE.COM

    Atenção todos os adversários chorões no Campeonato Brasileiro de 2008;
    Vocês que achavam que a final do campeonato havia sido comprada pelo SPFC com ingressos da Madonna e que viram inúmeras irregularidades nos jogos finais da competição (só porque o São Paulo mais uma vez passou como um trator na reta decisiva), prestem muita atenção neste post.

    Depois de mais de 3 meses de apurações finalmente saiu o veredito sobre a denúncia em cima do presidente da Federação Paulista de Futebol Marco Polo del Nero. E o resultado foi… CULPADO!!! O presidente da FPF foi suspenso por unanimidade pela Terceira Comissão Disciplinar do STJD por causa da polêmica envolvendo a arbitragem na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado.

    Para refrescar a memória, o São Paulo Futebol Clube e o árbitro Vágner Tardelli (que não apitou a partida por causa da denúncia de Del Nero na véspera da partida) já haviam sido completamente inocentados da acusação de possível manipulação do campeonato desde o início de 2009.

    Marco Polo Del Nero e a Federação Paulista de Futebol (que foi multada em R$ 10 mil) acabaram denunciados no artigo no artigo 221 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (oferecer queixa infundada ou dar causa, por erro grosseiro ou sentimento pessoal, à instauração de inquérito ou processo na Justiça Desportiva). O chefão da FPF pegou 90 dias de suspensão e pode recorrer da decisão. Ele podia ser suspenso por até 365 dias.

    Para mim, apesar da culpa estar sacramentada, a pena foi ridícula. Noventa dias é fichinha para o que esse cara provocou na véspera da última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado. A intentção foi realmente prejudicar a final do torneio, que tinha o São Paulo como grande protagonista após uma arancada histórica rumo ao título. Além do mais quem garante que com essa punição um figurão desses ficaria realmente noventa dias ausente de seu trabalho na entidade ou se estaria despachando tudo de sua casa ou de algum escritório? Quem irá vigiar isso? Afastamento tem que ser afastamento.

    Bom, pelo menos ele foi punido (coisa rara no nosso país) e deveria ter agradecido aos céus por não ter pego um gancho maior ao invés de reclamar no pleno. O grande alento é que Del Nero, com a culpa sacramentada, deve perder grande força política após o revés. E poder é o que conta para essas pessoas.

    Para nós, são-paulinos, o caso está encerrado até a segunda página. Todo cuidado é pouco. Só espero que, após a decisão da justiça, a turma da chupeta pare de uma vez por todas de reclamar o leite derramado e esconder a incompetência de seus respectivos times no campeonato passado. Ainda que com uma pena leve, parabéns para o STJD que conduziu o caso até o seu final.

  • LUIS HENRIQUE F TOSOLI

    Olá Mauro, muito bom o seu post só gostaria de indagar uma coisa.
    Você concorda que um time mesmo sem jogar plasticamente bonito, mas um time com um esquema tático bem definido (442,352,361,) a numeração não importa, com os jogadores sabendo executar sua função, que tenha um equilibrio entre defesa, meio e ataque também não é agradável de se ver jogar??????????

    LUIS HENRIQUE, concordo plenamente.
    Até pq nem sempre é possível jogar bonito. Sobretudo quando tecnicamente não se tem essa capacidade.

  • Rodrigo Siqueira

    Mauro,
    Você esqueceu do São Paulo 91/92/93 o maior time do mundo na epóca ganhou tudo e jogava bonito.

    RODRIGO, claro que não esqueci. Até o Expressinho chegou a jogar lindo, com o Muricy de treinador, na decisão da Conmebol-94.
    Mas parei em 1995, só isso, para não me estender demais. Aquele time teve grandes partidas, também. Mas também soube jogar o suficiente para ser campeão, como na decisão do bi mundial, em 1993.

  • André

    Uma observação.
    O que é jogar bonito? Jogadas plásticas que não resultam em gol? Acho que o correto é dizer “jogar certo”. Uma equipe bem treinada, com bons jogadores, que sabem o que fazer em diversas situações de jogo, especialmente nos decisivos, joga lindamente. Uma equipe que tem jogadores “focas” que fazem jogadas plasticamente bonitas, mas não fazem gols para mim jogam horrivelmente. É uma questão de perspectiva. O Internacional da década de 70 tinha jogadores de excelente nível técnico, talvez um dos melhores meio de campo da história, mas eram efetivos. O INTER campeão do mundo maneteou a grande equipe do Barcelona de 2006 que não teve forças para superarem a forte marcação gaúcha. Logo, jogar bonito para mim é ver uma equipe taticamente treinada com jogadores com capacidade técnica para inverterem uma situação de jogo adversa e ganhar o campeonato. Exemplo, o contra ataque e a condução e passe de Iarley no gol do Adriano Gabiru na decisão do mundial de clubes de 2006.
    Desculpe a extensão do comentário.

    ANDRÉ, parabéns pelo comentário, que é sucinto, acredite. Você sabe como pago-pau para aquele enorme Inter de Minelli. Tem até uma grande entrevista no blog com ele. Dê uma olhada

  • André

    Ah…desculpem os erros de digitação/concordâncias…

  • Filipe Nunes

    Tenho certa implicância com essa expressão “jogar bonito”. Mas, ao mesmo tempo, reconheço que times têm estilos diferentes de jogar (ganhando ou perdendo). Queria saber sua opinião, Mauro, sobre a maneira de jogar dos times do técnico Mourinho. Fico, desde os tempos de Chelsea, muito intrigado com o sucesso do português. Nunca vi uma partida brilhante de NENHUM time dele e mesmo assim ele conquista títulos e bate recordes sem parar.
    FILIPE, ISSO É MOURINHO. Joga pra frente com eficiência, não beleza. Nao empolga – ganha.

  • brendow

    eu quero uma oportunidade para mostra meu talento