Fluminense 0 x 1 Botafogo

por Mauro Beting em 26.fev.2009 às 1:15h

ESCREVE ANDRÉ ROCHA

http://blogs.abril.com.br/futebolearte

Quem assistiu às goleadas do Botafogo sobre Bangu e Friburguense pôde perceber que o Botafogo tinha uma ótima jogada de bola parada no cruzamento de Maicossuel para a cabeçada de Fahel. Três gols e mais alguns lances de perigo saíram desta forma. E numa semifinal de Taça GB equilibradíssima, foi a jogada trabalhada por Ney Franco que definiu o clássico, colocou o Bota na final contra o Resende e manteve o retrospecto positivo do Alvinegro sobre o Fluminense nas últimas três partidas decisivas pelo Estadual (duas semifinais de primeiro turno e uma decisão de Taça Rio).

O Flu começou melhor, avançando a marcação e aproveitando a confusão no posicionamento de alas e volantes do adversário. Com Alessandro e Thiaguinho muito avançados, na mesma linha de Léo Silva à frente de Leandro Guerreiro e Fahel, havia uma cratera entre o trio de zaga e o meio-campo. Neste buraco, Thiago Neves penetrou livre e perdeu grande chance logo no primeiro minuto.

Muito tenso e errando passes em profusão, o Bota só começou a se acertar quando os alas acertaram o posicionamento, Leandro Guerreiro colou em Conca, Fahel encaixotou Thiago Neves e Léo Silva passou a fazer a bola chegar a Maicossuel e Reinaldo. Com sua dupla ofensiva entrando em ação, a equipe de Ney Franco cresceu de produção e transformou Fernando Henrique no destaque do Flu no primeiro tempo. Foram três chances em seqüência, a melhor com Maicossuel, que recebeu às costas de Leandro e bateu para boa defesa do goleiro tricolor.

O Flu voltou a equilibrar a partida ao deixar de lado os lançamentos longos e procurar aproximar meias e atacantes. Aos 30, Mariano lançou Everton Santos, que cruzou de puxeta e Conca cabeceou para fora. Quando o Tricolor parecia ter encaixado seu jogo, Mariano vacilou, Reinaldo roubou e obrigou Fernando Henrique a realizar sua melhor defesa na partida. Mas para infelicidade do goleiro do Flu, na cobrança de escanteio de Maicossuel, Fahel se antecipou a Edcarlos e cabeceou forte, marcando seu terceiro gol no campeonato e fazendo justiça ao melhor desempenho do Bota.

Na segunda etapa, as características defensivas dos meiocampistas do Alvinegro contribuíram para a equipe recuar demais e atrair o adversário para o seu campo. Mas os laterais do Flu não conseguiam acertar os cruzamentos e Diguinho, perseguido pela torcida do Bota, não auxiliava na armação das jogadas. Para complicar ainda mais o time de René Simões, faltava uma referência na área e a participação mais efetiva de Conca. A melhor oportunidade foi aos 10, em belo lançamento de Thiago Neves para Leandro Amaral, que bateu, Renan espalmou e o atacante cabeceou para fora ao tentar encobrir o goleiro no rebote.

O treinador do Flu resolveu agir e trocou Diguinho por Tartá, que foi jogar aberto pela esquerda, com Everton Santos na direita e Leandro Amaral centralizado. Ney Franco trocou Léo Silva por Batista por opção tática e Leandro Guerreiro e Maicossuel por Túlio Souza e Lucas Silva por conta de problemas físicos. O Fluminense ainda ameaçou com chute forte de Éverton Santos sem ângulo pela direita que Renan salvou. Com as entradas de Leandro Bonfim e Roger nas vagas de Conca e Leandro Amaral, o Flu aumentou a pressão, mas o time insistiu demais nas bolas alçadas na área. Aos 45, Thiago Neves deu lindo drible em Túlio Souza pela direita, mas isolou as chances tricolores.

Melhores: Wellington, Fahel e Reinaldo pelo Bota; Fernando Henrique e Everton Santos pelo Fluminense.

Em um jogo suado, marcado e disputado em cada palmo de campo, venceu a equipe que tinha uma jogada pensada, treinada e executada, mais uma vez, com perfeição.

ESCREVEU ANDRÉ ROCHA

Tags:

  • Joel S. Duarte

    Jogo estranho, mas com resultado justo!!! Estranho o Fluminense ter o domínio no segundo tempo e ter tido tão poucas chances. Parabéns a defesa do botafogo. A zaga dos nanicos ganhou quase todas as bolas aéreas. Outro fato estranho é o Fernando Henrique ter sido o melhor jogador tricolor, em um jogo que o Fogão só atuou em um tempo!!!

  • FOGAO

    Isso sim é comentarista imparcial, diferentemente de outros que estão na midia. Parabens ao glorioso que se entregou em campo e mostrou que salarios altos não ganham partidas, mas sim dedicação e respeito. FOGÃO!!

  • alike

    não podemos deixar de lado o banho tático que foi estruturado pelo técnico ney franco…anular as principais peças do fluminense e conseguir se impor, como o botafogo fez no primeiro tempo é digno de aplausos…bem ao estilo do futebol europeu!

  • Bruno Feijão

    Essa tatica do Ney Franco de jogar na retranca, vai infartar muito torcedor do Botafogo ainda… um time da grandeza do Botafogo não pode jogar acuado como o Botafogo vem jogando… precisamos de reforços com urgencia, para as laterais e um meia, o Lucas Silva como primeira opção no banco não dá. Podia contratar o Leandro Lima que ta em Portugal ou o Celsinho que tão jogando num timeco lá, e o Coelho para lateral, ja que seu contrato com o Corinthians ta perminando e o Time da Itália não vai ficar com ele, a volta no Andre Luiz também seria muito bem-vindo e um bom lateral esquerdo, que anda em falta no mercado, ai sim o time poderia sonhar com titulos!!

  • leonardo

    Disciplina tática. Esta é, em minha opinião, a palavra chave para que o Botafogo ganhasse o jogo.
    Ao contrário do fora anunciado, o alvinegro não jogou no 3-6-1, mas sim no mesmo esquema adotado desde o início da competição 3-5-2, com Maicossuel fazendo a dupla de ataque com Reinaldo.
    Na defesa, méritos para todos que anularam não só o Conca e Tiago Neves, como também o Leandro Amaral.
    Tudo isso é fruto de treinamento.
    Parábens a equipe e comissão técnica.

  • hangman

    Cuidado botafogo:
    Resende > Fluminense

  • PJ

    Bem, acho o Resende mais perigoso que o Fluminerda que além de ter feito “muita coisa” no segundo tempo (só não fez gol) ainda vem dizer que o Botafogo “jogou como time pequeno”… Se lembre que as oportunidades mais agudas de gol no primeiro tempo foram do Botafogo (que fez o gol) então, antes de qualquer tricololete se meter a besta de falar do resultado porque o Botafogo se fechou no segundo tempo, veja o VT da partida novamente; principalmente o primeiro tempo!!! E NINGUÉM CALA ESSE NOSSO AMOOR E É POR ISSO QUE EU CANTO ASSIM É PRO TÍ FOGO!!!

  • Vagner Bissoli – Vitória-ES

    Vitória do Fogão é sempre vitória do Fogão. Ensacamos a classificação e já temos programação garantida para o próximo domingo. Mas, convenhamos, que futebol terrível tivemos que tolerar ontem.

    Sempre fui a favor de se jogar pelo resultado, mas torcer por um time que, como diria o Canhotinha Gerson, tinha 360 no meio campo e 430 na defesa, foi duro. Ainda mais com tantos erros de passes e contra-ataques desperdiçados.

    Quero ver qual vai ser o esquema para o jogo contra o Resende. Será que os dois times jogarão na Retranca??

  • Ricardo Prata

    Depois de fazer 1X0,o time pode diminuir o espaço no campo,e se fechar,mas que este espaço não seja menor do que 70% do campo.O time do Botafogo recua e ocupa somente 50% do campo,jogando um típico treinamento de defesa contra ataque,assim haja coração.O time fica sem poder ofensivo nenhum.Tem de se manter dois jogadores a frente sempre,não só para manter o adversário em seu campo,como para poder se beneficiar em uma jogada de contra ataque.Mas apesar do sofrimento valeu.O grande problema é que não ganhamos de nenhum grande até o momento. Temos de tomar cuidado,pois se contra o pequeno flu passamos aperto,vamos abrir o olho com o Resende. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS e DOMINGO O MARACA LOTADO!!!!

  • LUIS HENRIQUE F TOSOLI

    Achei o jogo de ontem interessantissimo, como torcedor do ALVINEGRO assisti ao jogo certo da vitória que aconteceu, acho que tivemos um primeiro tempo muito bom, com o time marcando bem a saindo rápido nas jogadas de ataque tanto que o adversário so teve momento de perigo no primeiro lance do jogo quando pareceu que o Fogão ainda estava meio desligado no jogo dai em diante mandamos no jogo e tivemos as melhores chances e o 1×0 ficou barato no primeiro tempo graças a boas defesas de FH, no segundo a time recuou sim e muito mas acho que mais por caracteristicas dos jogadores que por ordem do treinador só tinhamos em campo Reinaldo e Maicossuel com espirito totalmente ofensivo, acho que se nosso artilheiro Victor Simões estivesse em campo o jogo seria mais tranquilo, mas o domínio Tricolor foi apenas territorial com um time bem marcado eles não sabiam o que fazer e o time do Bota controlou bem o jogo. Agora é esperar Domingo e o Resende que acho ter time para ganhar 2 seguidas no Maracanã em 2 jogos decisivos .

  • Heleno de Freitas

    Mauro, vamos ser sinceros…sou botafoguense, mas acredito que esse time ainda não está pronto, é um time – diferentemente do FlorminenC que nem isso está sendo, que precisa melhorar em vários aspectos.
    Por exemplo, pelo amor de Deus, será que ninguém no Botafogo percebe que é necessário um lat. esq. com urgência?!? o time é completamente torto, não tem jogadas agudas pela esquerda. Outro ponto é o seguinte, qual o motivo do time ter retrancado tanto no 2° tempo?!? concordo que fez isso de forma bem feita, mas não deveria ser “um teste pra cardíaco!” como diz o outro…
    De resto, vamo lá Fogão!!!!

  • Vasco, Bicampeão das Américas, Tetra do Brasil e nunca na série C

    E agora, tricoletes? Vão nos apoiar? Vão querer que recuperemos os pontos? Não adianta mais. Apesar de acharmos injusto, não vale a pena mais estresse por causa dessa Taça GB. Ela, mesmo com tantos aborrecimentos, já nos proporcionou imensas alegrias! Ver o Framengo baixar a crista, mesmo que temporariamente, e, depois, os Terceironas repetirem a dose, foi simplesmente sensacional! Temos a Taça Rio pela frente, e será mais um grande desafio. Mas não temos o que temer. Temos o melhor futebol do campeonato, ao lado do Botafogo e, mesmo sem dinheiro, faremos a final contra o Botafogo, destruindo a utopia do Fla-Flu do 31º título. Ano que vem, completarão 15 anos sem uma final de estadual com a dupla do mal presente. Torcerei pelo Resende, pois só queria sucesso do Botafogo para humilhar o Frufru. Afinal, eles são rivais!!! São dignos, mas também são rivais!!!!! Mas, mesmo assim, não acredito que o Resende vencerá mais uma vez um grande na GB. O Ney Franco está sendo inteligente, respeitando o limitado, porém valente time do Resende! Parabéns ao Botafogo, e aguardem o Vasco, pois a vingança (sadia, respeitosa e dentro das 4 linhas) de 90 e 97 virão em 2009, e a duplinha arrogante e suja terá de assistir à final pela TV!!!!!!!!!!!!

  • Vasco, Bicampeão das Américas, Tetra do Brasil e nunca na série C

    Acho que o correto é completará 15 anos. Se valer para esse verbo a mesma regra do fazer (Ex: Faz 15 anos, fará 15 anos, fez 15 anos), o verbo fica no singular. Mauro, dê uma ajudinha aí, valeu?
    Vasco, o único do Rio a reinar na América por 2 vezes, o único do Rio a ganhar o continente enfrentando argentinos e uruguaios e sem ajuda de arbitragem!!!!!!!!!!!

  • marcos santanna

    Olha seu mauro , to impressionado , sempre te achei mais um que caiu de paraquedas a comentar , mas tenho visto qualidades em suas opnioes .
    tendo visto que aturar o neto , e aquela turma de paulistas da band, vejo muita imparcialidade e coerencia em seus comentarios .
    continue assim , e fala mais do meu fogão .

  • Vasco, Bicampeão das Américas, Tetra do Brasil e nunca na série C

    Mais um erro meu que tenho que consertar: a vingança de 90 e 97 VIRÁ em 2009, …