Cartão laranja?

por Mauro Beting em 24.fev.2009 às 13:02h

Se o tal cartão laranja for utilizado para punir com 5 ou 10 minutos um atleta que comete 5 faltas individuais numa só partida, aprovo.

Mas se for usado como um meio-termo entre o cartão amarelo e o vermelho, isto é, mais uma, digamos, instância de interpretação para o árbitro, será ainda pior.

Se já cornetamos os árbitros pelas escolhas entre amarelo e vermelho, imagine mais uma.

  • Luiz Rogério

    Mais uma piada, isso não passa de uma piada.
    Não acredito que isso vai rolar…

  • Celso Fernando Oliveira de Figueiredo

    Mauro, tem duas coisas q faz tempo eu quero saber e ninguém me respondeu até hoje:
    1ª: quais os jogadores q defenderam os 4 grandes paulistas?
    2ª: alguém já jogou pelos 4 grandes cariocas?
    Agradeço se vc puder me esclarecer.
    Obrigado
    Abraços de um torcedor do Santos
    Celso

  • paulo lima

    que tal o cartão rosa? ia ficar uma gracinha, o juiz levantando o pezinho, impinando o nariz e metendo o cartao na cara do atleta !!!.

  • Rafa

    Concordo, Mauro! Só mais uma coisa, acho que deveria ser uma punição gradativa, como o primeiro ser 5 minutos, o segundo 10 minutos e o terceiro ser substituido por um vermelho. Abraços

  • http://www.futebolpitacos.blogspot.com gustavo roman

    mauro sou totalmente a favor dessa exclusao do jogador por 10 minutos apos 5 faltas individuais e tambem da cobrança de falta direta da meia -lua sem barreira se a equipe cometer mais de 15 faltas num tempo…inclusive houve um torneio rio-sao paulo disputado assim em q a media d tempo de bola em jogo foi bem maior,alem d coibir a violencia
    agora e como vc disse se for pra ser um meio termo o numero d arbitros q se complica com 2 cartoes vai triplicar com 3…
    abraços

  • Erico

    Mauro, como um fã seu, acompanho bastante seu trabalho e conheço um pouco sobre futebol.

    Mas pensa se fosse um terceito recurso, tem caso que o árbitro ele, ñ dá uma falta de amarelo porque ele já tem 1, e considera que não é pra expulsão mesmo possuindo um amarelo, e com isso a falta fica em branco,com o cartão laranja serviria nesta situação.

    E tendo o cartão laranja, pra faltas individuais sou contra pois por motivos.
    ERICO, você argumentou muito bem. Mas, no caso do Forlán, e de outros, bastariam as falats violentas para aplicar os amarelos e vermelhos.

    1-Um carrinho por tráz e um empurrão tem o mesmo valor;
    2-Não haverá limite de cartões laranja assim nunca sairia do jogo, pega por exemplo Fórlan, lateral de 1974 do Uruguai, sairia 20 vezes do jogo, mais nunca seria expulso.

    Já parou pra pensar por esse lado ?

    Abraços,

    Erico

  • Raphael

    eu acho que a ideia do cartão laranja em sí é mais uma maneira de os arbitros se tornarem mais coniventes com a violencia em campo do que inibir tais atos… acho que ao invés disso a internetional board deveria é ir para o lado da rigidez maior punindo direto com a expulsão um cara que faz 5 faltas em um jogo só… o que é uma enormidade de faltas pra um jogador só fazer em um jogo…

  • marcos de luca rothen

    Não vai ser isso o que vai resolver, o que precisamos é um acompanhamento dás mudanças de critérios que os juizes tem para times diferentes, nem a estatistica de quantos jogos de cada time cada juiz apita nos temos por aqui!

  • Sancho, RS

    Outra solução seria o cartão laranja valer como segundo amarelo, forçando a equipe a fazer uma substituição.

  • edu

    “”Se já cornetamos os árbitros pelas escolhas entre amarelo e vermelho, imagine mais uma.””

  • edu

    “Se já cornetamos os árbitros pelas escolhas entre amarelo e vermelho, imagine mais uma.”

    tbm pensei assim.. será mais uma forma de rouba….
    acho isso ridiculo só vai almenta a violencia..

  • Carlos Bueno

    Essa tentativa dos velhinhos da FIFA de mudança na regra com suspensão temporária de um jogador é simplesmente ridícula. Será um prato cheio para árbitros mal intencionados, que não creio que existam, porém que existem, existem. Para falar a verdade sou inclusive contra as suspensões automáticas por cartões amarelos e vermelhos, e por um fato muito simples, a falta critérios nas arbitragens. Os critérios mudam de árbitro para arbitro e na grande parte das arbitragens não existe critério de um mesmo arbitro dentro de uma mesma partida, é comum ver dois pesos e duas medidas. No futebol existem muitos lances que são interpretativos e na maioria das vezes são interpretadas de forma errada pelos árbitros, prejudicando clubes e jogadores. O correto seria a formação de uma comissão para analise de cada cartão amarelo e decidir se foi merecido ou não, ai sim poderia suspender a cada determinado número de cartões dado de forma correta. Quanto à suspensão automática por cartão vermelho, a meu ver é um desrespeito ao direito de defesa do jogador punido. Não se pode punir antes de um julgamento justo, com amplo direito de defesa. Quantas vezes não vimos um jogador cumprir a suspensão e depois de punido ser inocentado e não ser apenado no julgamento. É a mesma coisa deixar alguém preso por trinta anos depois disso ser julgado e considerado inocente. Quem paga por erros grotescos cometidos pelo excesso e abuso de poder das arbitragens são sempre clubes e jogadores. Por mais que tentem negar, existem muitos árbitros que já vão a campo pré dispostos a punir determinados jogadores, pouco se importando com os prejuízos que terão os clubes que pagam os salários.

  • Leandro

    Mais ridículo do que esse cartão laranja é quererem limitar o número de faltas individuais.
    Está mais do que provado que o time que mais comete faltas vence 90% das partidas.
    Pelo jeito estão querendo transformar o futebol em jogo de petecas!!!!

  • http://www.peabirugilmarsilvablogspot.com Gilmar Conceição da sSilva

    O jogo de futebol em si, as regras,os cartões tudo muito bom, o que precisa é preparar o arbitro para que seja um profissional do apito. As equipes se preparam montão equipes fortes, gastam um montão, ai vem um arbitro e acaba com o jogo. E pior não acontece nada com ele no maximo fica um rodada sem escala, e o estrago que causou no jogo: fica por issi mesmo, assim como estão tentando de todas as maneiras achar uma pena para o Cristian deverião culpar os arbitros por causar a violencia no futebol. Ora os arbitros com seus erros pitorescos levam para as arquibancadas com seus erros brigas entre torcedores. Não precisa mecher em cartõesazul,laranja,cor de rosa seja qual for a cor. Apenas melhorem a qualidade dos apitadores.Aquele assistente la de Campo Grande do jogo do corinthians errou noventa por cento dos impedimentos que assinalou. Isso sim é violencia prejudica um time que Deus sabe o que fez para estar ali….. Gilmar silva de Peabiru Pr

  • http://7 Luiz

    O jogo de futebol em si, as regras,os cartões tudo muito bom, o que precisa é preparar o arbitro para que seja um profissional do apito. As equipes se preparam montão equipes fortes, gastam um montão, ai vem um arbitro e acaba com o jogo. E pior não acontece nada com ele no maximo fica um rodada sem escala, e o estrago que causou no jogo: fica por issi mesmo, assim como estão tentando de todas as maneiras achar uma pena para o Cristian deverião culpar os arbitros por causar a violencia no futebolMais ridículo do que esse cartão laranja é quererem limitar o número de faltas individuais.
    Está mais do que provado que o time que mais comete faltas vence 90% das partidas.
    Pelo jeito estão querendo transformar o futebol em jogo de petecas!!!!

  • http://7 Luiz

    Mais ridículo do que esse cartão laranja é quererem limitar o número de faltas individuais.
    Está mais do que provado que o time que mais comete faltas vence 90% das partidas.
    Pelo jeito estão querendo transformar o futebol em jogo de petecas!!!!

  • http://dikfdulukyqo.com/ arcxqfxsog

    mmf8QG leqvvysdnakv, [url=http://ychmoyxqrhhx.com/]ychmoyxqrhhx[/url], [link=http://nsmuhaazbrgf.com/]nsmuhaazbrgf[/link], http://injzopovdbbz.com/