Precisava?

por Mauro Beting em 16.fev.2009 às 12:45h

Precisava morrer um cidadão, no ponto de ônibus, só por estar vestido com uma camisa diferente daquela do autor dos disparos, que fugiu de moto?

Precisava alguém ter atirado uma bomba na saída de uma torcida no clássico paulista?

Precisava a PM ter agido da forma como se atirou contra a turba que supostamente atacou os policiais militares?

Precisava abrir (deixar vazio) um gomo inteiro de ingressos mais caros em setor nobre do estádio só para separar torcedores rivais, no Morumbi?

Precisava avisar que as regras mudariam na semana do clássico, pegando de surpresa autoridades, policiamento, adversários e torcida?

Precisava a diretoria – na semana eleitoral – destinar a maior carga de ingressos mais baratos apenas aos torcedores organizados e/ou profissionais?

Precisava um festival oficiais de notas ardentes e intolerantes dos amadores profissionais das diretorias?

Precisava a imprensa (e eu estou nessa) ter atirado lenha no alto forno nuclear?

Precisava a promotoria defender estádios intolerantes, sem espaço para contraditório, sem lugar para 10% de diferença?

Não sei o que deve ser feito, o que pode ser feito.

Mas sei o que não deveria ter sido feito.

  • Renan Fascin Berni

    Alo CBF! Quantas pessoas mais precisam morrer para que sejam extintas as torcidas organizadas? É só dizer que a gente avisa!

  • http://spfcpedia.blogspot.com Michael Serra

    Precisava avisar que as regras mudariam na semana do clássico, pegando de surpresa autoridades, policiamento, adversários e torcida?

    Duas semanas de antecedência. E autoridades, inclusive a PM, estiveram no planejamento técnico semanas e semanas antes. Foi em parceria com a PM que se definiu onde a VISA construiria o seu setor para visitantes. E isso faaaaaaaz tempo.

  • http://osincomodados.wordpress.com Dimitrios

    Na segunda-feira sempre lei os blogs que falam de futebol, e hoje nenhum falou de futebol, hoje eu só vi violencia. Falar dela não é ruim porque precisamos mudar essa realidade, o futebol brasileiro já sofre com a falta de craques e dinheiro, não pode sofrer agora com a falta de torcedores. Mas de todos os blgos que li esse foi o primeiro que não tomou partido, é isso que faz um cronista esportivo comenta o fato como profissional e não como torcedor. Coemtar como torcedor só gera violencia!!!

  • Thiago Santos

    Precisava dar os 10% sim, alias, faz tempo. Agora, se a torcida corinthiana não se conforma e destroi tudo, aí tem que aguentar a polícia mesmo. ps. isso pq sou palmeirense heim

  • ronan

    Precisava. Pq todos tem interesse nisso, seja profissionais do futebol, da imprensa ou quem quer que seja. Tem gente que acha “legal” o clima de rivalidade beirando a selvageria. Aquele que trabalha com vc na rádio é um. E vc participa do circo.

  • ronan

    E depois do jogo, vc Mauro, continua a dar razão as picuinhas que podem gerar mais sentimentos de intolerancia. Mesmo ao fim do jogo, na rádio vc diz um texto que nas entrelinhas diz que o estádio do SPFC é mais que um estádio do SPFC com pura tentantiva de provocar o são paulino. Não há nada que discutir sobre mandos de campo. O SPFC está no seu direito e vcs por meio desses textos provocativos, de quem quer rebaixar, provocam. Morreu em BH. Brigaram no RJ e em SP. Mas vcs não dão tregua.

    RONAN, não quis deixar nada nas entrelinhas.

  • http://rumoatokyo.wordpress.com Alan Bezerra

    Eu sou a favor da carga de 10% de ingressos ao time visitante. Agora, em relação a violência, esse é um problema mais sério.
    E não cabe só aos órgãos públicos tomarem medidas. Os clubes também poderiam deixar de ser reféns das (des)organizadas.

    Porque o Corinthians liberou boa parte dos ingressos que recebeu para as suas organizadas a um menor custo. Então porque o torcedor comum tem que pagar o alto preço cobrado?
    Isso é um apoio descarado para a existência das torcidas organizadas. Não adianta nada o governo, a imprensa e a polícia tomar atitudes (algumas vezes desmedidas) para contê-los se os clubes continuam financiando-os.

    Existe algo de errado nessa história.

    O torcedor deveria ajudar a manter o clube, não o contrário.

  • Geraldo

    O depoimento de uma pessoa que conhece muito bem o São Paulo e o Morumbi demonstra:

    O SÃO PAULO ERROU.

    (o texto original, postado em um blog pessoal, possui alguns palvrões, que eu creio que podem ser editados pela moderação, sem prejuizo das informações reveladoras apresentadas)

    ******

    Entendi direito?

    by RicaPerrone

    Quem não conhece o Morumbi vai achar que o post é critica a diretoria tricolor. Quem conhece, vai saber do que estou falando.

    Fui me informar hoje sobre como foi a organização das torcidas neste domingo.

    Deixa eu ver se entendi…

    A torcida do Corinthians entrou numa rampa junto com a torcida mais elitizada do SPFC, setor Visa, divididos por um mini-muro improvisado onde couberam 6 mil pessoas num espaço de 3 metros para entrar?

    Colocaram a torcida rival entre a organizada e a mais elitizada de todas? Aquela que paga uma fortuna para ficar tranquila ficou, pasmem, ao lado da torcida organizada do Corinthians?

    A torcida rival tinha como visão interna a sede social do SPFC e não a rua? Ou seja, num eventual corre-corre, podiam atirar coisas pra dentro do clube e machucar os sócios do SPFC?

    O setor amarelo de arquibancada, aquele bem longe dos tricolores, ficou vazio?

    O Morumbi não pode receber torcida rival embaixo porque tem a loja. No meio porque é numerada, e em cima porque vendeu pro Visa. Portanto, a partir de agora, a torcida rival se torna um aumento de perigo para os que pagaram mais caro no estádio e ficam no Visa, separados por um vidro dos conflitos?

    Alem disso, o SPFC mudou as entradas da imprensa e não avisou, causando transtorno a todos?

    Resumindo: O SPFC modernizou o Morumbi a ponto de não ter espaço para receber visitantes?

    Olha, me perdoem a franqueza. A culpa por um ato de vandalismo é sempre do vandalo. Jamais o fato de voce ser burro de ir com um rolex na praça da sé meia noite isenta o ladrão de ser ladrão.

    Mas que você é burro, isso é.

    PS – Post dedicado apenas a quem conhece o Morumbi, clube, rampas e etc. Os demais não podem entender o que estou falando, óbvio.

    PS 2 – SPFC ou PM. Não sei quem teve a genial ideia de meter os caras na vermelha. Seja quem for… que baita cagada, hein? rsss

    Não confia em mim? Ouça o José Silvério… , dica de RodrigoduContra, o maior corintiano que conheci. rssss

    Abs,

    RicaPerrone

    http://ricaperrone.wordpress.com/

  • Alex Nobre

    Todos estão errados, e diminuir os ingressos de visitantes não resolve o problema.

    Faz muito bem em assumir o erro por parte da imprensa também, não é o seu caso, mas tem alguns “repórteres” que parecem viver disso, estas pessoas não são atingidas pela violência que resulta da cobertura irresponsável que faz, criando “polêmicas” para justificar audiência ou cobrar mais de anunciantes.

    Admiro muito seu trabalho, continue sendo lúcido, responsável e coerente como sempre foi.

  • Gilmar Costa

    É BRINCADEIRA UM PROMOTOR DEFENDER A QUEDA DE 10% PARA 5%, SERÁ QUE NÃO FOI A INSTITUIÇÃO DA POLÍCIA QUE ELE TANTO DEFENDE QUE DEU INICIO À CONFUSÃO NO MORUMBI? E COMO UM ESTÁDIO QUE ESPERA SER O PALCO DE ABERTURA DA COPA DO MUNDO, DEIXA UMA PLACA DE VIDRO (QUE CONCERTEZA NÃO ESTAVA DENTRO DAS REGULAMENTAÇÕES) SER ATIRADA FACILMENTE AO CHÃO POR TORCEDORES?
    SERÁ QUE ELE NÃO PENSA QUE O NÚMERO DE TORCEDORES EM CLÁSSICO DEVERIA SER PARELHOS ATÉ PARA EVITAR POSSÍVEIS MASSACRES A TORCEDORES? IMAGINE VOCÊ SE O CORINTHIANS GANHA DOMINGO DE LAVADA, JÁ SABEMOS QUE A TORCIDA INDEPENDENTE É UMA TORCIDA VIOLENTA, SABENDO QUE ESTÃO EM MAIOR NÚMERO QUE OS CORINTHIANOS, O QUE OS IMPEDIRIAM DE ATACAR COVARDEMENTE OS CORINTHIANOS APOIANDO-SE NA SUPERIORIDADE NUMÉRICA? AGORA IMAGINE SE ESSA SUPERIODADE FOSSE AINDA MAIOR.
    PROMOTOR PELO AMOR DE DEUS, USE MAIS A INTELIGENCIA QUE O COLOCOU NA SUA POSIÇÃO E PARE DE PENSAR COM O CORAÇÃO SÃO PAULINO, SAIBA QUE SE OCORREREM MORTES EM CLÁSSICOS ONDE HOUVER ESSA REGULAMENTAÇÃO DE INGRESSO, CAUSADAS POR LINXAMENTOS (GRANDE NÚMERO DE PESSOA CONTRA GRUPOS BEM MENORES) A RESPONSABILIDADE SERÁ COMPLETAMENTE SUA!!!

  • Rafael Andrade

    É Mauro, nessa a imprensa tem muito de culpa (excluindo você, um dos poucos jornalistas sensatos) ficam nessa de “conquistar a paz” e incitam “torcedores” com programas “polemicos” (alias, só de se gabar em ser polemico já é um problema) que em nada acrescentam, só reproduzem asneiras que dirigentes falam e tentam apagar o incendio com gasolina. Infelizmente esse quadro não parece que irá melhorar…

  • http://comfelelimao.blogspot.com André Nogueira

    Mauro,
    Precisava a imprensa(?) esportiva contribuir para o desastre dando voz aos tão irresponsáveis quanto ela mesma?
    ANDRÉ, você tem toda razão. Eu mesmo entendo que pisei na bola durante a semana. Precisamos repensar muita coisa.

  • Edinilson

    Infelizmente estamos vivendo num mundo intolerante, aonde autoridades não assumem suas responsabilidades e profissionais não tem limites pra dizer algo.

    Vivemos num país aonde não se respeita mais as pessoas. No caso do futebol pedem para melhorar as condições dos estádios, ter mais atrativos etc. Concordo que é preciso melhorar a estrutura, porém, parece que tudo acompanha a educação que é fraca em nossas escolas e acaba refletindo no futebol, nos estádios, mas principalmente nos torcedores.

    Não sei posso generalizar ou não generalizar, mas nas torcidas organizadas existem muitas pessoas sem cérebro que tratam outros torcedores como inimigos,
    Será que eles tratam algum parente ou amigo que torcem pra outros times do mesmo modo? Creio que não. Por que não pode existir este respeito?

    Infelizmente no mundo do futebol não existe coerência, nem atitude e mais uma infinidade de coisas que poderiam melhorar o nível.

    Uma imagem triste além do incidentes, foi ver uma torcida indo para o estádio gritando “a violência voltou!!!”.

    Antes de reformar os estádios, é preciso melhorar a educação.
    Será que os colégios hoje tem aula de Educação Moral e Cívica?!?

    Quem sabe diminuindo os medíocres e acéfalos um dia o futebol melhore
    assim como o país inteiro.

  • Sidney

    Mauro,

    Gostaria de te dar parabéns. Vc foi o único, repito o único, que reconheceu que a impressa pegou muito pesado durante a semana e se desculpou. Os outros “jornalistas” além de não terem consciência da barbárie que poderiam ter provocado ainda continuam rendendo assunto e discutindo notas de presidentes que falam mais com a paixão do que com a razão, que é o que pede o profissionalismo. Gostaria que vc tentasse conscientizar seu colegas de profissão, eles precisam repensar muita coisa que falam/escrevem, pois do outro lado existem torcedores cegos de paixão que se inflamam com qualquer coisa.

  • http://www.geraldo-gomes.blogspot.com Geraldo Gomes

    Eu sei o que deve ser feito!{desvincularem-se da violência].COMO?não mais assistindo televisão,não mais atualizando-se pelas verdades que são mentiras difundidas pelos veículos de Comunicações[sem exceção],não mais defedendo os “espíritos inúteis”[religiosos,esportivos,políticos filosóficos e científicos],não mais acreditando em “espíritos” divinos ou diabólicos,e por último repudiando e renunciando os “meios” que fazem com que o “espírito” da violência alimente-se e floresça.
    Mas quem tem CORAGEM de tomar tais decisões?O futebol está exercendo a sua função[manter pessoas que se acham inteligentes atadas a um dos ramos da violência].Eu por exemplo:Não sou vítimas das violências da televisão,do futebol,dos templos religiosos,das instituições financeiras,dos políticos,dos jornalistas[imprensa],das universidades,dos deuses e dos demônios,entretanto sou vítima da inteligência e por que?Porque tenho CORAGEM de não servir aos vossos propósitos.E aí,sou
    louco?Talvez!Mas nunca, “UM BESTA”.