Paz ao torcedor de boa vontade

por Mauro Beting em 11.fev.2009 às 10:33h
UMA OPINIÃO A RESPEITO DOS 10% DE INGRESSOS RESERVADOS AOS CORINTIANOS NO CLÁSSICO DE DOMINGO, NO MORUMBI.
Não reflete necessariamente a opinião do blog. Mas clama por algo que passa longe de muitas discussões – paz e respeito. Aos outros e ás regras.
ESCREVE ALEX SCHIMMER
Prezados torcedores,

Tentem pensar mais com a razão do que com a emoção. Tenho 56 anos, sou santista e pra mim é mais fácil fazer uma análise neutra deste caso.

O SP não está fazendo isso para prejudicar o Corinthians. É claro que não! Pensem um pouco. Os clubes são parceiros (junto com o Flamengo e o Botafogo) contra o Clube dos 13. Por que o SP iria querer prejudicar o Corinthians? Concordam que não faz sentido?

O SP foi OBRIGADO a tomar essa atitude porque a partir de 2009 QUASE TODA a arquibancada vermelha (setor que geralmente recebe a torcida do Corinthians), e outros locais do estádio, foram cedidos para a Visa (parceira do clube) e eles fazem o que quiserem com essa arquibancada e esses demais locais. E a Visa e o SP decidiram vender apenas ingressos para a torcida do SP para esses setores. Dessa maneira ficou inviável manter o meio a meio.

Aí os corinthianos perguntam: ” – Mas por que não podem vender para outras torcidas nesses setores da Visa?”

Com certeza a Visa possui inúmeros argumentos. Cito apenas alguns:

1 – Medo de brigas e depredações (não haverá divisão de torcida nesses setores);

2 – Venda de carnês para todos os jogos do SP no ano (inclusive com a inscrição do nome da pessoa no assento escolhido);

3 – Empresas parceiras do SP e da Visa já reservaram centenas de lugares nesses setores para distribuir para convidados;

E etc…

É o sinal dos novos tempos. Os clubes são obrigados a fechar parcerias e essas coisas iam acabar acontecendo mais cedo ou mais tarde. NÃO TEM NADA A VER COM O CORINTHIANS, COM O PALMEIRAS, COM A FEDERAÇÃO PAULISTA OU COM QUALQUER OUTRO CLUBE. O SP não tem nada contra esses clubes. É apenas uma situação que os novos tempos impuseram.

Agora, convenhamos, foi lamentável a nota oficial que a diretoria do Timão divulgou na tarde desta terça-feira, chamando os dirigentes do SP de arrogantes, elitistas e chamando de pequena a torcida do time. Foi uma atitude totalmente irracional, vinda de dirigentes que deveriam ser os primeiros a apaziguar os ânimos e não os primeiros a aumentar ainda mais os problemas. Declarações desse tipo só servem pra irritar os torcedores e aumentar as chances de confusão e brigas no domingo.

Os dirigentes do Corinthians antes de soltar essa nota deveriam ter analisado calmamente os motivos do SP. Tenho certeza de que iriam perceber que o SP não teve qualquer intenção de ir contra o Timão. Apenas foi obrigado a fazer isso devido aos remanejamentos do estádio. Quem assistiu ao Globo Esporte de ontem (terça-feira) viu a declaração do Diretor de Marketing do clube alegando justamente isso. Quem não viu pode ver o vídeo no site da Globo.com. Segue o link do vídeo:

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM963508-7824-CORINTHIANS+X+SAO+PAULO+BRIGA+POR+INGRESSOS,00.html

Nessa entrevista o diretor do SP alega exatamente isso que estou dizendo acima e o diretor do Corinthians aceita profissionalmente. Não sei porque, horas mais tarde, a mesma diretoria lança uma nota na imprensa tão passional e anti-profissional com adjetivos que, de tão infundados, claramente só tem o objetivo de irritar e atingir a direção e a torcida do SP. Afinal de contas todos nós sabemos que a torcida do SP não é pequena (é a terceira maior torcida do país possuindo mais de 17 milhões segundo recentes pesquisas) e os dirigentes não são arrogantes e elitistas. São apenas profissionais.

Portanto, queridos amigos torcedores, vamos ser mais racionais.

Sendo racionais conseguimos analisar corretamente as coisas e evitamos brigas no domingo.

O SP não tem culpa e o Corinthians também não. São os novos tempos.

Vamos torcer para que seja um grande jogo!

Se quiserem, transmitam esse post para os amigos mais exaltados que ainda não entenderam o caso e os motivos do SP. Mas se forem fazer isso, por favor, retirem o meu nome senão vão dizer que eu to querendo aparecer. Resolvi deixar esse post imenso (mesmo sendo santista) porque eu DETESTO ver gente brigando por causa de futebol. Chega a ser triste ver cenas de brigas entre torcidas. E tenho certeza que mais pessoas também pensam assim. Então vamos nos unir e acalmar os ânimos, ok? Não há motivo para irritações e retaliações. Vou deixar esse post no blog do Corinthians e do SP também.

Um grande abraço,

Alex Schimmer

ESCREVEU ALEX SCHIMMER

Tags:

  • Rafael

    Como a imprensa tem sempre uma justificativa para os atos do são paulo….
    E o anel superior que não tem contrato com ninguém.
    Se isso fosse uma desculpa aceitável não haveria este carnaval todo, pois esta justificativa não foi dada de início pelo sr. Juvenal.Como é difícil algum reporter ter corajem de bater de frente com o são paulo….
    que estranho!!!

  • José

    Eu nem sou paulista, mas acho que há um erro conceitual básico nesta decisão : A arquibancada deixou de ser do torcedor.

    Se começar esta onda de entregar a arquibancada ao patrocinador, como já entregaram o passe dos jogadores, então o futebol deixou de ser paixão para ser disputa de marketing.

    E eu NUNCA vou torcer para marca de cerveja, cartão de crédito ou qualquer outro produto. E acho que não estou sozinho neste pensamento.

  • vagner

    Santista? De mesmo jeito que o Mauro Betting é palmeirense. Nunca vi um jornal defender tanto um time.

  • http://observatoriocorinthiano.zip.net Luís Fontes

    Isso tudo é besteira, o SP tomou esta medida para retalhar a FPF por causa da briga entre eles e desta forma essa é uma maneira de usar o Corinthians para afrontar a federação.

    Esse papo de loteamento do Morumbi é papo pra boi dormir… justamente no jogo do Corinthians o SP faz esse loteamento, interessante é questionar o pq isso não foi feito antes… Outro ponto é o seguinte, em campeonato de turno e returno isso seria normal pois no turno de volta o Corinthians jogaria no Pacaembu liberando apenas 10% dos ingressos da mesma forma que o sp vai fazer no jogo de ida. Agora como é a federação quem decide onde Corinthians, Palmeiras e SP vai jogar (como diz o regulamento) não existe nenhum motivo para isso acontecer, basta a federação mandar o jogo em outro estadio ou outra cidade… ESTÃO USANDO SIM O CORINTHIANS PARA AFRONTAR A FEDERAÇÃO PAULISTA, UM VERDADEIRO ABSURDO!!!!! De santo o sp não tem nada e ja mostrou nisso ao londo da históri quando tentou tomar o Pq Antártica do Palmeiras e Tomou “na mão grande” e usando a Ditadura Militar o Canindé do Germanea. Ai nós vemos quem é quem…

  • Luiz H. P. Urso

    Boa tarde!

    fico com a seguinte dúvida: se dividir a arquibancada neste “setor Visa” seria inviável, como separar a entrada dos torcedores no estádio. Lembrando que para entrar na arquibancada amarela e na arquibancada vermelha utiliza-se a mesma rampa, mesma rua … e assim vai.

    Bem … isso deve ficar por conta da PM né?!

    abraço,

    Luiz Urso

  • Henrique

    Essa pessoa que escreveu isso fala sério, ou é uma piada de mau-gosto?

    Ou será, que simplesmente “fingiu” não saber das declarações do senhor JJ ?

    Lamentável. Ser parcial vagabundo.

  • Girino

    Se esse panaca não for rosa eu mudo de nome para Nariz Bambi Ceni

  • Marcelo Vieira

    Discordo plenamente:1 o timinho da Pizza do Panetone se julgam melhores em tudo e menospreza os ostros,2time sem tradiçao e sem torcida,quem quiser ver a historia deles e so procurar e ver quantas vezes mudaram de nome e do golpe para contrunçao do murumbicha que diga se de passagem na epoca dinheiro de contribuinte que nem vc,3se fosse pra fazer isto porque nao ja deixou as claras na reuniao na FPF antes de ter o jogo vem com esta em cima da hora,e pra finalizar no final gostei que isto aconteçeu assim seu ANDRES SANCHES E CUPULA DO TIMAO tomam vergonha na cara e ve se constroi um estadio pra nao passarmos isto ou mande nao só este jogo como todos os classicos no pacaembu dando a eles o cantam de visitante,e nunca + faz jogos la e so esperar pra ver o quanto perderam de dinheiro com as rendas e aluguel quando jogamos lá entao acorda DIRETORIA e sobre domingo nao esquenta teremos 10% nao so de ingressos + 110%de raça,grito,incentivo e motivaçao aqui e CORINTHIANS………………

  • Rafael Galleani

    Assino em baixo…
    Aliás ao queridissimo presidente do Corinthians cuja indole é questionável, essa nota não seria apenas para ocasionar um confronto proposital entre torcidas não é? espero que não, pois seria lamentável vindo de um pessoa tão importante no Corinthians e consequentemente no futebol.
    Somente hoje não vou citar meu time…
    Agradeço pelo espaço dado.

  • Cori

    Só para acrescentar, pensando como fiel fiquei puto da vida quando recebi essa noticia, mas após alguns minutos, pensando como pai de familia que sou, vi que a atitude que o SP teve, é um caminho sem volta que deverá ser seguido por outros clubes, e trará gradualmente paz nas partidas entre clubes “rivais”.

    Acredito que assim não deve ter mais bandos organizados e uniformizados querendo transformar o que seria uma diversão em uma guerra.

    Os torcedores de times não mandantes irão em numero reduzido e certamente isso vai tirar a sensação de “poder”, consequentemente não estufarão o peito e andarão ao caminho dos estadios como se fossem um bando de guerillheiros uniformizados invadindo o espaço inimigo, procurando alvos para fazerem suas baixas de guerra.

    Já eu como torcedor comum, porem fanatico, deixarei a camisa do timão na gaveta, peguarei minha filha e vamos calmamente ao estadio, torcer para o meu time e regressar para casa com vida, sem precisar contar com a sorte de Deus.

  • João Paulo Tozo

    Concordo no que ele diz sobre a nota da diretoria corintiana. Ato lamentável, vinda de quem deveria procurar apaziguar qualquer clima de confronto e que possa prejudicar, sobretudo o seu próprio torcedor.

    Mas querer fazer o São Paulo parecer o santinho do pau oco nesse caso, chega a ser até risível.

    Não a ação em sí, até pq acho justo o clube mandante ter posse da maior parte do seu estádio, além do que a ação é sustentada pela lei. Mas fazê-la as vésperas de um clássico desse tamanho, ainda mais sendo válido pelo Paulistão (da FPF). Se não foi pra retaliar algo, foi de uma inocência tremenda.

    E ainda estão colocando o jogo como brinde no tal pacote de 4 jogos.

    Haja auréolas para a diretoria tricolor..rss

    Grande abraço, Mauraço!

  • Felipe Rodrigues

    Aristocratas e elitistas, sou palmeirense, mas concordo em genero, numero e grau com o comunicado feito pela direção do Corinthians…. A diretoria do São Paulo esta com excessiva soberba, primeiro Juvenal desmereceu a torcida da Portuguesa, agora essa contra o Corinthians…. ora ja q se acham assim tao bons que se mudem, vão disputar o campeonato ingles, espanhol, italiano…

  • Nubia

    Apenas um detalhe: corinthianos que estiverem cadastrados no futebol card podem SIM comprar ingresso no setor Visa. Só não podem entrar cm a camiseta do time.

  • Regis

    Pessoal, que coisa feia…. Vamos parar com essa inveja do São Paulo. Tem um mané q até comentou que o SPFC não tem tradição e nem torcida (O maior clube Brasileiro e a 3ª maior torcida do Brasil, por enquanto).
    Eu sei que o SPFC é o time mais odiado do Brasil, isso é normal, um time campeão gera inveja, mas não adianta chorar, pq o SPFC está agindo de acordo com a lei. Quando joga no Pacaembu, fica no tobogã, na Vila e no Pq Antarctica, fica com os 10%.
    Isso que a diretoria do Corinthians está fazendo, já é desculpa pra depois da derrota…

  • http://rumoatokyo.wordpress.com Alan Bezerra

    Sou a favor desse tipo de divisão de ingressos.
    É bem mais vantajoso e seguro para os torcedores de ambos os times que a quantidade ingressos seja feita dessa forma.
    Além disso, o Morumbi nunca foi um campo neutro (quando o São Paulo está jogando, claro).

    Cabe agora a FPF fazer um revezamento de mandos de campo em clássicos.

  • Marcus Sousa

    só um comentário, tudo isso ai poderia ser verdade, é até aceital, o problema é que o Juju alegou logo de cara que era porque a torcida do Sp sempre ficava no famigerado togogã, ou então na Vila e no Palestra eles só tinham 10%

    Entende-se, pode até ser verdade tudo isso, então pq o presidente que é o responsavel e maioral do Clube não falou que era por causa da Visa logo de cara??

    Ah mas ai tudo bem, ele é assim mesmo folclorico

    Agora quando a diretoria do Corinthians rebate é ridiculo

    hahahahahaha é pra rir mesmo.sejam parcias ao menos uma vez na vida

    ps:

    assim esqueçi tb, sou santista e neutro tb

  • Diego

    Como saiu numa nota na coluna “Radar” da Revista Veja desta semana, não me surpreenderia se o Governo do Estado de São Paulo descartasse o Morumbi como palco da Copa de 2014 e contruísse um estádio novinho em folha para tanto.

  • Diego

    Se esse ALEX SCHIMMER é santista,

    então o MILTON NEVES é sãopaulino…

  • Mario

    Porque tudo isso!! O Corinthians tem seu estádio, o Pq. São Jorge, arruma o estádio, faz um acordo com o Visa e outros e destine 10% do seu estádio para a torcida visitante (umas 30 Pessoas).AHAHAHAHAHAHAHA

  • El Mago-RJ

    Corínthians e São Paulo quase sempre fazem jogos ruins. Provável resultado desta partida 0 x 0.
    Saudações Palmeirenses!

  • Thiago Santos

    Essa divisão é justa e demorou para acontecer. Dá paz e segurança aos torcedores. Quando for jogo no Pacauembu o SPFW terá 10% ué. Isso acontece no mundo inteiro, porque os corintianos sempre se acham mais especiais que os outros?

  • Renan

    Não estou afirmando que essa divisão de ingressos seja mais segura, porém, eu me sinto mais seguro para ver um clássico de uma torcida só.
    Apoio a decisão, fosse ela tomada por qualquer time.

  • https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/user/4716204 Impapyday

    any updates coming ?