Rankings…

por Mauro Beting em 02.fev.2009 às 18:16h

O sempre polêmico Instituto de História e Estatística do Futebol, o IFFHS, divulga o São Paulo como oitavo melhor clube do planeta – em janeiro.

O ranking é mensal. Os critérios (como todo ranking, sempre discutíveis) usam como ponto de partida os pontos conquistados nas partidas por competições internacionais. Por exemplo: uma vitória na Champions League vale 14 pontos; empate, são 7 pontos; derrota, claro, nenhum ponto. Para a Libertadores, a mesma conta. Pouco importa se o derrotado é Coronel Bolognesi peruano ou o Don Pernil Santa Coloma de Andorra: vitória? 14 pontos. Empate – sete. O Mundial de Clubes, para o IFFHS, tem os mesmos critérios e pesos até a decisão: o campeão mundial vai ganhar 21 pontos; o vice, 10,5.

Pelos critérios, a Copa da Uefa e a Sul-Americana se equivalem: 12 pontos a vitória, 6 o empate. A Champions League africana e a asiática, assim como a Copa da Concacaf, valem 9 pontos a vitória (a metade, o empate); as copas menores de Ásia e África valem 7 a vitória (3,5 o empate).

Desde que o ranking foi adotado, em 1991, várias mudanças na metodologia foram tomadas. E o caso brasileiro de impedir a presença na Copa do Brasil de equipes que estejam na Libertadores fez o IFFHS aumentar o peso dos campeonato nacionais, e diminiur a importância das copas nacionais. Cada jogo de campeonato nacional também conta. Pelos critérios da entidade, os pontos conquistados nas ligas mais fortes tem um peso maior.

Ao final de todas essas contas deu o São Paulo na ponta, com o Fluminense em 11o. (ainda pelo acumulado na Libertadores-08).

E O “MELHOR” TIME DO MUNDO DESDE JANEIRO DE 1991, PELO IFFHS?

1. FC Barcelona Espanha 757
2. Manchester Utd. FC Inglaterra 678
3. Juventus FC Itália 621
4. Milan AC Itália 611
5. Real Madrid CF Espanha 605
6. FC Internazionale Itália 567
7. FC Bayern Munique Alemanha 563
8. Arsenal FC Inglaterra 550
9. CA River Plate Argentina 503
10. Chelsea FC Inglaterra 442
11. Liverpool FC Inglaterra 435
12. FC do Porto Portugal 425
13. CA Boca Juniors Argentina 420
14. AS Roma Itália 405
15. AFC Ajax Holanda 400
16. Parma AC Itália 373
17. São Paulo FC Brasil 367

Valencia CF Espanha 367
19. Glasgow Rangers FC Escócia 364
20. SS Lazio Itáia 342
21. C. Atlético de Madrid España 319
22. Olympique Lyonnais França 308
23. BV B. Dortmund Alemanha 285
24. PSG FC França 284
25. Spartak Moscow Rússia 278
26. AS de Monaco França 277
27. SV Werder Bremen Alemanha 271
28. Real CD La Coruña Espanha 262
29. Club Brugge KV Bélgica 260
30. CSD Colo Colo Chile 259
31. Glasgow Celtic FC Escócia 257
32. S. Lisboa e Benfica Portugal 245
33. Grêmio FBPA Brasil 233
34. Feyenoord Holanda 227
35. CD América Cali Colômbia 225
36. Cruzeiro Brasil 221
37. Olympique Marseille França 219
38. AJ Auxerre França 204
39. Newcastle United FC Inglaterra 197
40. PSV Eindhoven Holanda 192
41. Galatasaray Turquia 189
42. FBC Olimpia Paraguai 188
43. RSC Anderlecht Bélgica 182
44. CA Vélez Sarsfield Argentina 176

FC G Bordeaux França 176
46. Bayer Leverkusen Alemanha 163
47. SE Palmeiras Brasil 162
48. CR Flamengo Brasil 160
49. Dinamo Kiev Ucrânia 157

Santos FC

Tags:

  • simony silva campello

    foi esse instituto ou sei lá o que que disse que o dunga era o melhor tecnico do mundo? É eles tem muita credibilidade. Um tecnico que convoca gilberto silva, josué,doni,o outro cara que eu não sei o nome por que nunca ouvi falar,afonso e por ai vai é mesmo o melhor!( por que ele não convocou o afonso agora?) E essa lista é verdadeira muito boa mesmo!!!!a vão se catar !!!! Tá bom os melhores jogadores estão na europa mais tem cada time horrivel e por campeonato quantos times são mesmo competitivos? 3 ou 4 no maximo. Vai assistir west ham e black burn pra você ver se não prefere ver jogo do paulistinha! Tá na hora da gente se valorizar! A libertadores é um otimo torneio o brasileiro do ano passado foi otimo! não dá!!!!! menos babação de ovo Né!
    http://www.avalancheverde.blogspot.com

  • Artur Nogueira

    Esse ranking elaborado pela IFFHS é muito controverso mesmo. Como tudo o que é elaborado pela Fifa. Quer dizer que as glórias anteriores a 1991 de times como Milan, Real Madrid, Santos e Flamengo que tiveram times e craques que marcaram época ficaram de fora. Vai entender esse povo. Um absurdo.
    Agora quero te dar os parabéns pela analise. Vc é um jornalista fantástico. Sempre gostei do seu trabalho desde a época do Mesa Redonda.
    Vi a mesma análise desse ranking no blog do pseudo-jornalista-apresentador-marketeiro-torcedor Milton Fezes. Um comentário totalmente jocoso sobre a não inclusão do time do Corinthians na lista que insita a troca de ofensas entre torcedores. Os comentários do blog se resumem apenas a troca de ofensas e palavrões e não sobre discutir futebol. Não sei como vc aguentou aquela mala durante tanto tempo. De resto, parabéns pelo trabalho.

  • Denis

    Ah, esses rankings… lembra dos anos 80, quando o futebol ainda não existia? Porque ranking que começa em 1991 só serve mesmo para exaltar Chelseas e SPFCs, me admira que não tem um São Caetano na lista.

  • Castor

    Só para entender melhor. è um ranking anual com divulgação mensal??
    Estes pontos ai são os conquistados nos ultimos 12 meses?

    Abraço.

  • Fao

    Meu amigo Denis, não precisa TENTAR desmerecer o SPFC para ser ouvido com argumentos sólidos. Antes de 80 já éramos Bi-brasileiro (posso contar nos dedos os times que tem 2 ou mais títulos hoje, em 2009), já tínhamos vários paulistinhas, que na época eram Paulistões, tínhamos o Morumbi já, isso sem contar que o Brasil era Tricampeão Mundial e pelo menos 3 desses jogadores eram do SPFC, visto que somos os únicos, juntamente com o Vasco (eu acho), a mandar um representante por Copa ganha. Voltando ao ranking… é uma piada.

  • http://www.SPFC.com.br Paulo Sérgio ( SPFC )

    E´ isso aí … AJOELHEM-SE aos pés do Melhor Time do Brasil, segundo o Ranking Histórico oficial da IFFHS / FIFA ( Melhores Clubes do Mundo ) e isso não é do ano pasado só, são os últimos 15 ANOS de métricas destes institutos oficiais da FIFA ………………….. Falamos do SÃO PAULO FC >>> o Melhor Time do Futebol Brasileiro, entre todos os pérebas tupiniquins !

  • marcos alves rodrigues

    Esses sujeitos que fazem essa estatisca , estudaram onde ? ja sei é que campeonato espanhol vale mais que o brasileiro afinal é disputado em turno e returno para depois dar sempre a mesma coisa , ou barcelona o real madri. italiano onde juventos , inter e milan deveriam chamar a roma e fazer um quadrangular ai sim , e por ai vai campeonato alemão , frances , alias no frances o lyon vence ja a 7 temporadas , muito equilibrado mesmo . Mas o nosso campeonato que no minimo são paulo, palmeiras , santos , corintians , cruzeiro, atletico mineiro , gremio , internacional , flamengo , botafogo, vasco , fluminense ou seja 13 times em 20 são sempre canditatos ao titulo , não vale piçaroca nenhuma, nossa libertadores da america , vale nada perante a liga dos campeões , mas que na hora do cruzamento no mundial interclubes barcelona é um baita fregues , os times inlgeses também e os italianos vez em quando aparecem os alemães .. esses a quanto tempo … mas nada pode abaixo da linha do equador .. então na soma desses estatisticos 2+3 = 4.

  • luiz

    Mas,pelo amor de Deus! O que ganhou o gremio f.Portoalegrense para figurar nesse ranking(Fajuto)? Esse time do grêmio não ganha NADA ha não sei quantos anos.Pra ver como é frio esse ranking. Já no do mes seguinteo, o gremio Portoalegre aparece para esse mesmo ranking,na 107 a. posição, PODE? MERECE CREDIBILIDADE?

  • Felipe

    Sou são paulino, mas não vou usar só o SP para contestar esse ranking ridículo. O que o Parma e Roma, por ex, ganharam para estarem na frente de Palmeiras (1 Libertadores e 2 Brasileiros), Cruzeiro e Grêmio (1 Libertadores e 1 Brasileiro), Inter (Libertadores, Sulamericana e Mundial) e São Paulo (3 Libertadores, 3 Mundiais e 4 Brasileiros)????
    Lazio??? La Coruña???? Atletico de Madrid?????
    Pelamordedeus!!!!!

    Abraço

  • http://www.aires-buenos.blogspot.com Túlio

    É essa mesma organizacao que disse que o campeonato argentino é o terceiro melhor do mundo…

    pra mim é piada, já passou da hora da imprensa parar de publicar coisas da IFFHS

  • Gaúcho

    Desde 1991, o Grêmio ganhou 1 Libertadores, 1 Nacional, 1 Recopa, 3 Copa do Brasil e 7 campeonatos estaduais.

  • simony silva campello

    sãopaulinos como vcs aceitam estar atráis do river plate, do boca pior do que isso do ajax e do Parma? O que esse times ganharam ? o Boca até vai. mas os outros não!!!!!!e vcs ainda se gabam??????? e por qor que o Colo-colo ta na frente do Palmeiras o que eles ganharam??? O campeonato chileno,coloca eles pra disputar o campeonato Brasileiro pra vc ver onde eles terminam.
    Feyenoord quem são esses? Meu deus o que esses caras ganharam??
    As torcidas Brasileiras precisam se valorizar mais eu já sei que o São Paulo é melhor do Brasil já que é campeão Brasileiro.. mas vocês tem essa droga de ranking como Base esse ranking é uma piada. é ridiculo!!!!!!!!!
    Club Brugge KV é time Belga tem muito prestigio mesmo façam me o favor!

  • Paulo ES

    Por que será que o Corinthians não aparece? Os times brasileiros de baixo da tabela não têm títulos internacionais também…é curioso…