Jaílton

por Mauro Beting em 23.dez.2008 às 11:41h

Jaílton é um volante que foi zagueiro pela direita no 3-4-1-2 de Caio Júnior. Roubou 5,7 bolas por jogo. Foi quem mais desarmou pelo Flamengo, no BR-08. Mais: foi quem mais desarmou em todo o Brasileirão.

O melhor desarme da competição. Um dos menos reconhecidos pela torcida, crítica e pela bola.

Não é craque. Não é ídolo. Ninguém vai ao estádio por causa dele. Mal lembramos deles – ou apenas lembramos mal. Mas muitos companheiros gostariam de tê-lo ao lado, correndo e suando e recuperando as bolas.

Jaílton merece mais respeito – carinho é pedir demais.

Mas ele acabou sendo personagem da melhor sacada do Orkut em tempos:

“Flamengo e Vasco vencem briga por Jaílton. Atleta vai para o Fluminense.”

Autoria de Bráulio – Doentes por Futebol.

Dispensa comentários.

PS – Ele acerta 89,5% dos passes. Parece menos.

PS2 – VULGO ERRATA – Pierre, Palmeiras, desarmou mais. Obrigado aos que me alertaram. Estes espumantes…

  • Rogerio Suzano

    Ele acerta 89,5% dos passes para o lado e para trás. Passe para frente só acertou 2 que, por incrível que pareça, terminaram em gols a favor do Fla. Saiu uma matéria aqui no Lancenet sobre as falhas do Jaílton, se eu bem me lembro ele falhou em mais da metade dos gols que o Fla levou.

  • Vitor Amos

    Se não me engano o número de desarmos do Pierro do Palmeiras por jogo foi de 5,9 em média segundo seu próprio post Mauro…
    Não quero ser chato, só estiu tentando ajudar.

  • Abraão Souza

    Mauro Beting.Só vc pra me fazer rir nessa situação.Arouca já foi…Jaílton já vem…2009 será de fortes emoções.

    Forte abraço!

  • GOMES

    Enquanto isto, Obinas, Adianos etc, são endeusados.
    Mauro gostaria de saber o que o Adriano fez até hoje, para ser conhecido como imperador.

    Obs. Bons jogos, alguns gols é muito pouco, não achas?

  • http://www.diariodojequi.com.br/index.php?category=35 Danilo Otoni

    O problema não é o que ele desarma, Mauro. É o tanto de erros cruciais que ele comete, principalmente pênaltis desnecessários.

  • Renato

    Faltou a estatística de quantas vezes foi driblado facilmente e quantos pênaltis cometeu. Jaílton merece respeito pois raramente alguém não o merece. Mas futebol para um time de primeira divisão, ele não tem. Por isso achei até que o Vasco iria levá-lo. Afinal, já levou o Fernando, né?! Que também merece respeito. E pergunte aos companheiros se queriam tê-lo mesmo ao seu lado quando o time estava ganhando por 1×0, suado, e ele cometeu um penalti evitável lá atrás.

  • Gustavo Lengler

    Ah, calma aí… Ele faz muitas faltas, comete penaltis infantis. Chega atrasado em muitos lances. Rouba muitas bolas porque a posição dele é a frente da zaga (e nao do lado direito). Passa bem pq passa pro lado, passa pra trás. O time do Fla quase que invariavelmente melhorava sem ele – o Toró é muito mais jogador do que ele…

  • marcelo

    O Toró no iniico do campeonato desarmav amais que ele, era o campeão de desarmes do campeonato, mas o caio tirou o Toró do time e o Jailton ficou com a funçãO.

  • andre luis

    Mauro, perfeita sua coluna, eu sempre fui defensor de jailton no flamengo, pena que a torcida não reconhece.
    um abraço

  • Raphael

    Pow Mauro,q isso cara,ele é horroroso mais da metade dos gols q o flamengo foi culpa dele saiu no lance um dia só um, exemplo no jogo contra o palmeiras aki no Rio ele falhou nos 2 gols do palmeiras.No 1 gol ele fez penalti e no 2 ele foi tentar cortar a bola e deu no pé do Martinez pra cruzar pro kleber fazer o gol!!!

    Ele é HORROROSOOOOOOOOOO

  • Ruan Duarte

    Jaílton é lamentável. Por alguns jogos jogou a bola que não sabe. Porém cometeu falhas que acabaram com todo seu bom desmpenho. Para dar um exemplo, no jogo contra o Atl. M.G. fazia um partidaço até ser driblado de forma grotesca no segundo gol. Um jogador que não podemos confiar nunca e que tem a cara da segunda divisão.

    PS.: Mauro, gostaria que você abrisse um tópico e falasse sobre o Mestre Jônatas (volante do Fla).

  • Ricardo Costa

    Caro Mauro, essa é mais uma prova que no futebol, os números, além de muitas vezes seram frios, não correspodem a realidade. Se foi o 2º que mais desarmou, foi disparado o jogador que mais falhou em gols adversários e o que mais cometeu pênaltis, inclusive o mais grave contra o Goiás, que colocou a equipe goiana no jogo e tirou os 2 pontos do mengo que dariam a vaga na Libertadores. Esse cara é um grosso jogando futebol. É dos piores que passaram pela Gávea nos últimos anos. A saída dele para o Flu foi um presente antecipado do Papai Noel, assim como a saída do Caio Júnior, que dentre várias bobagens, barrou Cristian ( que descontente com a reserva acabou indo para o Corinthians ) e manteve Jaílton entre os titulares. Se no futebol de hoje, com razão, o cara que dá a assistência é muito valorizado, não se pode querer defender aquele que sempre está na marcação do jogador adversário e falha originando o gol. Jaílton é o campeão desse tipo de erro nesse brasileiro. Tenho pena dos tricolores em 2009. Abs.

  • Paulo Marques

    Jailton é ótimo jogador. Esquema tático é o conjunto. Se alguém falha no meio-campo, a sobrecarga vem para quem está atrás.

    Se o problema do Flamengo fosse Jailton, quando o Jailton não estava o Flamengo deveria ter ganho todas as partidas. Aconteceu isto?

    Quantos gols o Flamengo perdeu no campeonato brasileiro? Vejam os números. A culpa foi de Jailton. Claro que errou em lances. Será que foi o único que errou? Neste caso, os números não mentem.

    Quem desmontou o Flamengo quando ele era líder? Quando o arilheiro era Marcinho. Quem vendeu Renato Augusto, quem vendeu Souza. Será que foi Jailton? Quem foi artilheiro do Flamengo no campeanato brasileiro, o vice, o terceiro…Marcinho está incluso. Mas venderam o cara,q uando time liderava o campeonato.

    Já que o Flamengo se livrou do fardo, Jailton. Que o Flamengo ganhe tudo em 2009. Veremos se vai ser assim.

    A Jailton, boa sorte! Você é um bom caráter e um bom jogador…E o tempo vai mostrar…Esperamos que não seja sobre o Flamengo.

  • Luiz Carlos

    Tenho pena do Flamengo em 2009. Cheio de dívidas, mal administrado. Vendeu jogador quando era líder da competição: Marcinho (Até então artilheiro do time, vendeu Renato Augusto, vendeu Souza). Até o momento que o Flamengo era lider, ninguém culpou Jailton de nada. Ninguém culpou o ataque pelos gols perdidos…O goleiro pelos frangos que pegou…

    Ninguém culpou Jailton quando fez parte do time que ganhou o campeaonato carioca.

    Um torcedor que só ver em seu time (Quando perde) um único culpado pela derrocada, mostra o pífio e néscio torcedor que é. Quem será o próximo culpado em 2009? Alguém vai ser. Porque com certeza o Flamengo não ganha nada. Será que o projeto de 2009 vai ser o mesmo de 2008. Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores, Copa do Brasil. Não ganhou um. Com uma diretoria que fala pelos cotovelos. O São Paulo calado era, calado ficou, e ganhou.

    O culpado do Flamengo já saiu, Jailton! Quem será o próximo culpado em 2009. Quem será o eleito?

    O cara ia de graça para o Vasco. Bastou o FLU ter interesse já pediram dinheiro para liberar o cara.

    Boa sorte, Jailton!

  • Paulo Mendes

    O culpado de 2008, de um time que planejou ganhar tudo…e não ganhou nada.

    Mais não ia ganhar mesmo. Desarma o time quando era líder: Vende Marcinho, Renato Augusto, Souza. Pergunte se o São Paulo vendeu alguém. Uma diretoria que fala pelas orelhas e fala asneiras, deu no que deu…Quer culpar o cara, Jailton, de todo malogro de um time sem planejamento. Veja a estrutura do São Paulo…Veja a estrutura do Flamengo. Glória e tradição não dão títulos – asnos! O que dá título é organização e planejamento. O que o Flamengo não teve ao desmontar o time quando era líder. Comprou jogador daqui, de lá, no meio da competição. Isto é planejamento? Planjamento quem teve foi o São Paulo. O São Paulo jamais culpou atleta nenhum pela perda de título. O torcedor do Flamengo, asno, culpa Jaílton por todos seus erros.

    Jailton vendeu Marcinho, Souza, Renato Augusto?

    Vamos ver se o Flamengo ganha tudo em 2009. Afinal, o único culpado saiu do time. Só não vale chorar Cuca!

    Vai perder de novo…Não tem planejamento! Planejamento de boca é fácil…

    Viva o São Paulo!

  • mauro

    Mauro,
    Acompanho seus comentários desde algum tempo.
    Parabéns pelo belo trabalho, continue assim.
    Sou tricolor de coração, sou do clube tantas vezes campeão.

  • Icaro

    Poxa Mauro, foi esquecer logo do Pierre, o nosso carrapato verde??
    aauhehahhahahhaahah

  • Guiga

    Ele é burro!!!!! Faz penalti bobo toda hora.
    Fez 5 no ultimo brasileiro, é muito penalti.

  • Marcelo

    O Jaílton não era um péssimo jogador como falam, mas tem que aprender muito ainda pra ser considerado bom.
    O problema dele foi ter um técnico (Caolho Jr.? bah.. imagina quando chegar a sênior) que insistia que ele jogasse de zagueiro. Ele é volante e não zagueiro! Fez o tanto de pênalti que fez pq jogava dentro da área, quando deveria já dar combate na entrada protegendo a zaga.
    Esse esquema falho que o Caolho Jr., e agora o Sr. Cuca (que veio da mesma escola e segue as orientações à risca), usam não funciona se não tiver jogadores que joguem nesse esquema. E pior ainda, se insistir que volante deve jogar de zagueiro (mesmo quando um dos zagueiros não pode entrar em campo, seja suspenso ou machucado, como esse pseudo-técnico fez num dos jogos mantendo a na zaga com Jaílton e Angelim) e os laterais como alas que não precisam defender.
    Como falei, Jaílton não é um mau jogador, mas não é zagueiro.