Botafogo 2008-09

por Mauro Beting em 18.dez.2008 às 14:09h

Ney Franco monta bons times com poucas estrelas. Já conhece o clube e deve fazer um bom trabalho, como o realizado assim que chegou. Mas é difícil recomeçar sem Jorge Henrique, Lúcio Flávio, Túlio, Triguinho, Renato Silva e quem mais sair em muito breve. A nova direção é uma incógnita. Difícil dizer o que será 2009. Mas não promete ser bom como (quase) foram as temporadas 2007 e 2008.

O Botafogo era o 7º. colocado na 3ª. rodada do BR-08. Quando Cuca não agüentou as doídas derrotas na Copa do Brasil e RJ-08. Pediu as contas. Ao final delas, tudo igual: com Ney Franco, depois de excelente recuperação, o Fogão terminou em 7º. Poderia ter sido muito pior. Com Geninho, até a décima rodada, o time caiu pela tabela. Era o 15º. colocado. Chegou a ser o 3º, na 21ª. rodada. Mas questões internas, salários atrasados, tudo levou o Fogão a sair da turma de cima, mesmo com um bom futebol. Tentar ganhar a Sul-Americana com elenco reduzido e limitado também atrapalhou. A indisciplina foi personificada em André Luiz. Foi o time mais avermelhada do BR-08: 13 cartões. Mesmo tendo sido o time que mais apanhou no campeonato – sofreu 23,8 faltas por partida. Foi a segunda equipe que mais finalizou certo no campeonato. E a segunda que mais finalizou (15,6, em média).

APROVEITAMENTO NO BR-08: 42%

BASE: Renan; Tiaguinho, Renato Silva, André Luiz e Triguinho; Diguinho; Túlio e Zé Carlos; Lúcio Flávio; Jorge Henrique e Wellington Paulista

OS 33 DO BOTAFOGO NO BR-08:

GOLEIROS: Renan, Castillo
LATERAIS-ALAS-DIREITOS: Tiaguinho (25 jogos), Alessandro
LATERAIS-ALAS-ESQUERDO: Triguinho (28), Luciano Almeida
ZAGUEIROS: Renato Silva (33), André Luiz (28), Edson, Ferrero, Émerson, Bruno Costa
VOLANTES: Diguinho (33), Túlio (30), Leandro Guerreiro (26), Túlio Souza, Jougle, Rodrigo Sá
MEIAS: Lúcio Flávio (34), Carlos Alberto, Zé Carlos, Abedi, Adriano Felício, Lucas Silva, Marcelinho
ATACANTES: Jorge Henrique (29), Wellington Paulista (28), Fábio, Gil, Alexandro, Zárate, Vanderlei

(levando em conta os que jogaram ao menos 20 jogos, pelas contas do Footstats)
O ASSISTENTE – Jorge Henrique (9, em 29 jogos)
DESARMES – Tiaguinho (5,7 em média)
DRIBLADOR – Carlos Alberto (5,3 por jogo)
O FALTOSO – Carlos Alberto (5,3 por jogo)
A VÍTIMA – Carlos Alberto sofreu 4,4 faltas por partida.
O FINALIZADOR – Wellington Paulista acertou 52,6% das conclusões.
PASSE CERTO – André Luiz acertou 91,8% dos passes.
DONO DA BOLA – Diguinho a dominou por 1min25s em média, a cada jogo.

MELHOR DO TIME NO BR-08– Diguinho
REVELAÇÃO – Tiaguinho
DECEPÇÃO – Gil
GOLEADORES PRINCIPAIS –
Lúcio Flávio (9 gols; média 0,2);
Wellington Paulista (7 gols, média 0,2);
Carlos Alberto (6, média 0,2).

Tags:

  • Alessandro

    Concordo com a dúvida em relação a diretoria, mas a “limpa” que está acontecendo no elenco é muito positiva, Túlio, Jorge Henrique, André Luís, Wellington Paulista e Renato Silva todos devem sair. Lúcio Flávio e Diguinho pelo lado emocional com o desgaste que ocorreu também poderiam sair porém pelo lado técnico não há peças de reposição tão fáceis no mercado! Será difícil achar um cara que é um motorzinho, não apra um segundo em campo e dá o sangue pelo time como o Diguinho e tão ou mais difícil será achar alguém para distribuir o jogo e acalmar o lance e bom em bola parada como o Lúcio Flávio.

    P.S. Qual era a expectativa do Botafogo? Para mim era Libertadores e decepcionou.

    Abraços.

  • Paulo

    Independentemente da crise financeira que assola o clube, o Botafogo fez um primeiro semestre interessante, sendo declassificado da Copa do Brasil depois de dois jogos bastante equilibrados contra o tão alardeado “Super-Timão”. Recentemente, no segundo turno do Brasileirão mais equilibrado da história, foi prejudicado em casa, num jogo em que merecia o empate contra o São Paulo, o tão alardeado time da “moda” e da “competência”. É uma pena que o torneio mais equilibrado, tenha sido prejudicado pela atuação de árbitros “desequilibrados”. O Botafogo que um dia revelou Garrincha, merece o mesmo respeito que é concedido atualmente ao São Paulo do Juvenal Maioral.

  • http://- Palmeirense

    È, Ribeirao Preto sempre teve uma boa estrutura.

  • http://escoladeatenas.blog.terra.com.br Júnior

    Dr. Mauro,a apresentação pessoal do seu blog tem deixado muito a desejar, é muita informação distribuída de forma totalmente desordenada. Entrei aqui e até agora não consegui navegar satisfatoriamente.

  • http://rumoatokyo.wordpress.com Alan de Almeida

    Mesmo com essas importantes perdas (principalmente o Lúcio Flávio), creio que o Botafogo é o carioca que começa melhor a próxima temporada, junto com o Fluminense.
    Se a diretoria tiver um pouco de paciência e cumprir seu papel, não atrazando o pagamento de salários, o Fogão pode ir longe.

  • Paulo

    Obrigado pela censura… É por isso que o país vai bem! (O moderador é jornalista ou técnico em informática?) “Liberdade de expressão, não é com ele, né?”

  • CORINGO

    Mauro, tem jogadores que vivem a realizar “vôos de galinha”. Claro, fruto de suas próprias limitações e medos. Um destes casos explicitos é do jogador Lúcio flávio. Medroso demais, amarelão ao extremo, teve algumas oportunidades de jogar em times grandes e nada produziu. Apesar de sempre mostrar potencial. De anos para cá, vive querendo ser “comodoro” de canoas. Muitas destas canoas movidas a remo. é uma pena que um jogador como ele fique se escondendo em clubes médios como o “botafogo” e agora vá para outro igual que é o time do “santos”. Acho que aquele jogador nas atuais condições do nosso futebol, tem cacife para vestir uma camisa de um grande time ainda. Desde que mude de postura e se assuma como um jogador de ponta.

  • Luiz

    O último a sair do Botafogo apague a luz!

  • PJ

    A um certo coringo:
    Respondendo a um comentário (idiota) que só pode ter vindo de um paulista (idiota como todo ser que nasce nessa terra podre), se ele está insinuando que o chorinthians é isso tudo então o que estava fazendo na segunda divisão? Antes de dizer que o botafogo é mediano veja por onde andou o seu time de segunda! E cala essa boca paulista que não serve pra falar nada de útil. Ridiculo.
    E lembre-se: antes de falar (como eu sei que vai) do título de 95, recorde que no jogo do maracanã tivemos um gol legal anulado além de que, o título de 05 foi um dos mais roubados da história vide o próprio presidente do clube que reconheceu que ganharam roubado e que o título era de “fato e direito” como ele mesmo diz do internacional RS. O me diz disso?

  • CORINGO

    A quem interessar possa. CORINGO é a junção dos préfixos de CORINTHIANS + GOIÁS ESPORTE CLUBE. Nasci em Goiás e moro em Brasília desde criança. A São Paulo só vou em dua situações: trabalho ou com certa frequência lavar minha alma futebolística vendo o meu TODO PODEROSO TIMÃO. O fato de costumeiramente Eu classificar os clubes, ou times (alguns sequer são clubes), faz parte da realidade atual do futebol brasileiro. Dá pena observar a situação quase falimentar do “botafogo’ por exemplo. Quanto ao fato de transitar esporadicamente por divisões menores, faz parte de quem participa das competições. Alguns vão e saem maiores, fortes e revigorados, isto porque são GIGANTES, e aí neste patamar está o meu CORINTHIANS, outros, aniquilam-se. Quando mensuro cada uma das camisas dos times brasileiros, não o faço de forma aleatória ou provocativa. Infelizmente para os poucos simpatizantes destes quase concordatários finados, a situação é irreversível. abraços a todos.

  • CORINTHIANA DA PAULICÉIA

    Caro PJ (13,11h). Chamou-me a atenção a sua resposta as colocações ponderadas e verdadeiras do “blogonauta” CORINGÓ. A agressividade que você usou contra todos nós paulistas foi deveras “raivosa”. Quero fazer minhas as colocações daquele participante. Agora, acalme-se rapaz. Tá parecendo que você está querendo jogar “sapatos” em paulistas?… acorda cara, não somos “buchenianos” não. Que radicalismo é este?… Acho que posso ajudá-lo, sou médica e gostaria de recomendar-lhe uma dose de bromazepan todos os dias 3mg a cada 8 horas. Quanto ao problema de inveja que tens de São Paulo, que parece estar deixando-o doentemente radical, sugiro que busque ajuda psiquiatrica imediatamente. Obrigado pela atenção e, cuide-se rapaz, você parece-me, à distância, bem mal. Abraços de uma FELIZ CORINTHIANA a todos os seus conterrâneos cariocas. Sim por que és do Rio, não?… ou pegastes algum “ita” que veio do norte/nordeste do país em tempos idos?…

  • PJ

    Á corinthiana da paulicéia:
    Enfim, uma expressão q

  • Alvi-negro Carioca

    Cara, dá até graça os comentários dos CURINTIANOS!!!Inveja de SP???Somos mundialmente conhecidos!!!Pelas belezas naturais, pelo povo hospitaleiro pela boemia, bossa nova etc etc etc…Concordo que SP seja a capital dos negócios brasileiro e que está lá a sede de grandes Multi-Nacionais, agora inveja de um lugar onde um povo se orgulha de um parque…um punhado de árvores que nem de perto lembra qualquer paisagem carioca??Inveja de um povo stressado que vive preso em um trânsito caótico…concordo também que no RJ tenha um trânsito neorótico, mas olha a diferença da vista quando estamos presos um um engarrafamento.enquanto vcs tem a marginal tietê, nós temos o cristo, o pão de açucar.E até mesmo essa “médica” não resistiria aos nossos “goxxxxtosas” susurrados ao pé do ouvido.Voltando ao futebol, o CURINTIANS, não tem essa estrutura toda não, tão pouco é gigante quanto vcs pensam, afinal reconhecimento internacional que tens, são dos “negócios” da MSI…Portanto Paulistas, vcs sempre terão vontade de ser como os cariocas, mesmo que com um futebol quase falido.

  • CORINGÓ

    Ô galera bôa. Voltei aqui. Achei que valia à pena. Gostei das ponderações da Doutora. E fiquei chocado com mais uma participação de um carioca no “post”. O nível daquele pessoal é muito ruim. arrependí-me.

  • http://www.operationsports.com/BuyLevitraOnline/ buy levitra no prescription

    boring pack acknowledged italytel parent foucault jlhnsa pmseic napster malta malia bottle

  • http://www.cmh.pitt.edu/Forum/ShowPost.aspx?PostID=497 Valium buy

    etiquette slightly carbonate practical promulgate uninfluenced increased desc clips pharyngula buyer

  • http://www.qbn.com/BuyCialisMedication Cialis medication

    deputy regulations kobe authorize salmons vets estimate pharmatrak notes illustrative obesity

  • http://identi.ca/buyambiennoprescription Ambien no rx

    gwwdjrs conditionals finalized layouts bhavsar herbs cjchttp interactions basic pdas willing

  • http://collaborationproject.org/display/~valium Valium overnight

    viewing chakratb posited first handles narayan warning edmonds paterson weare repair

  • http://www.krop.com/ambien/ Buy Ambien

    tincture purposethe inquiryb joint watershed epoque collapsed touring blackburn microphones absent

  • http://www.qbn.com/BuyXanaxOnline/ Buy Xanax

    odpn ekud testoverview alter admitted evenly extinct hair history analytics princetonol

  • http://www.qbn.com/BuySomaOnline/ Buy Soma

    irony byetoday ungesattigt predecessor schimml hclib holiday positivist dheeraj realize literature

  • http://www.qbn.com/BuyLevitraOnline/ Buy Levitra

    politeness mirroring ucsd strides latitude expectations jill goal timesbu generates oils

  • http://www.krop.com/fioricet Buy Fioricet

    iiiwoz homestead monumental imprisonment ovary forecasts senate oscommerce bangkok browses diane

  • http://www.krop.com/valium Valium Online

    praveen stretched mixtures istanbul onestone entirely tapes pity paradox delightful austriatel

  • http://www.qbn.com/BuyUltramOnline Ultram Online

    kapoorcs arrange evaluation cartridges itching initiations graphssome indus ckrksa planet achieved

  • http://www.krop.com/levitra Buy Levitra Online

    districts vfhknrr chemistry instigating construct behavioral hunting description russell affecting automatic

  • http://www.krop.com/cialis Buy Cialis Online

    tumour activators bindo bend interaction loopholes global pinanskysole iuud alkem walk

  • http://www.krop.com/viagra Buy Viagra Online

    biddle salespeople dhamtari intelligence inthailand tradestart sion copyrights poralg zelda bindo

  • http://www.krop.com/ativan Buy Ativan Online

    cfiggidoc bona preparedness thin branches ftls endorsing order intolerance muslim efavirenz

  • http://www.wikipatterns.com/display/~ambienl45gv Buy Ambien

    stake consquential gunjan nabros scott east defaults ncreate soltan alongside shortage

  • http://www.wikipatterns.com/display/~lennellhood Buy Ambien

    pentalgin ovary sequence statisticsa defeated arzu enclave bijay refugee differs sociologist