Fluminense 2008-09

por Mauro Beting em 17.dez.2008 às 11:33h

A partir de René Simões começa um Fluminense em bom nível para 2009. Mas não no ideal. Um ano que deveria terminar no Japão quase acaba na Segunda Divisão. Sem Thiago Silva e Júnior César, o ano pode ser ainda mais difícil que o final de 2008.

Renato Gaúcho disse que o BR-08 seria uma brincadeira quando voltassem os titulares… Em 9 rodadas, 3 empates e 6 derrotas. Vice-lanterna no turno, Renato foi demitido. Cuca durou apenas 9 jogos. O Flu seguiu como penúltimo. René Simões só tirou o Flu da turma do funil na 31ª. rodada. Ganhou 60% dos pontos e terminou numa colocação melhor que a imaginada – 14º. lugar. Foi o time que mais empatou (12 jogos).

APROVEITAMENTO: 39%
BASE: Fernando Henrique; Carlinhos, Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Fabinho; Arouca e Romeu; Conca; Everton Santos e Washington

OS 41 DO FLUMINENSE NO BR-08:

GOLEIROS: Fernando Henrique (32), Diego, Ricardo Berna
LATERAIS-ALAS-DIREITOS: Carlinhos, Eduardo Ratinho, Wellington Monteiro, Gabriel, Rafael
LATERAIS-ALAS-ESQUERDO: Júnior César (29), Dieguinho, Uendel, João Paulo
ZAGUEIROS: Thiago Silva, Luiz Alberto (27), Roger, Anderson, Edcarlos, Sandro
VOLANTES: Arouca (29), Fabinho (26), Romeu, Ygor, Maurício, David
MEIAS: Conca (30), Thiago Neves, Cícero, Alan, Thiago Neves, Elias, Felipe, Fernando, Marinho
ATACANTES: Washington (28), Tartá (27), Everton Santos, Dodô, Maicon, Somália, Ciel, Dori, Leo Itaperuna

(levando em conta os que jogaram ao menos 20 jogos, pelas contas do Footstats)
O ASSISTENTE – Conca (5, em 30 jogos)
DESARMES – Thiago Silva (5,1 em média)
DRIBLADOR – Conca (3,1 por jogo)
O FALTOSO – Fabinho (2,8 por jogo)
A VÍTIMA – Júnior César sofreu 2,5 faltas por partida.
O FINALIZADOR – Washington acertou 43,5% das conclusões.
PASSE CERTO – Luiz Alberto acertou 93,7% dos passes.
DONO DA BOLA – Júnior César a dominou por 1min39s em média, a cada jogo.

MELHOR DO TIME NO BR-08 – Washington
REVELAÇÃO – Tartá
DECEPÇÃO – Dodô
GOLEADORES PRINCIPAIS –

Washington (21 gols; média 0,7); Dodô (5 gols, média 0,3); Tartá (4, média 0,1).

Tags:

  • Tricolor 95

    Mauro, gosto muito das suas análises mas nesta última você só pode estar brincando!!

    Pra começar, esqueceu de citar o grande ROGER, craque e titular do time da galera pra Libertadores, além de grande ídolo da conquista da COPA DO BRASIL 07.

    Outra coisa: nenhum tricolor há de concordar que o WASHINGTON seja o craque do Flu em qualquer um dos campeonatos que disputou. Ele é um jogador importante, mas na Libertadores antes dele foram mais decisivos Cícero, Thiago Neves, Jr. Cesar, FH, conca e o imenso THIAGO SILVA. No Brasileirão ele foi artilheiro marcando 3 gols em uma partida a cada 4 jogos. A torcida brincava que de 3 em 3 ele acabaria artilheiro. Foi decisivo em alguns jogos, mas bateria sua marca de 34 gols com sobras se tivesse feito metade dos gols feitos que perdeu. Lembrou muito o Tuta em 2005/2006, que pisava na bola apos driblar 2 zagueiros.

    Washington pode até se dar bem no Tricolor PAULISTA, hoje o maior clube do Brasil, mas muito por méritos do técnico que vai fazer um esquema pra ele do que por esforço próprio.

  • Leandro

    ninguem mais escreve nessa porcaria. esse blog ficou um lixo!

  • Luiz Sérgio Pereira

    Caro Mauro, é com profundo pesar que vejo tudo o que está acontecendo ao meu Fluminense, com esta diretoria inerte, com total falta de competência para segurar os nossos melhores jogadores e sendo dilapidados pelo São Paulo. Chega a dar nojo ver estas pessoas que estão à frente do meu clube e ainda dizendo que ao final de 2010 o Flu estará num estágio acima do São Paulo. Como, se fomos dilacerados pelo Sampa? Acho que este presidente (Dr. Horcades) ficará na história do clube como o pior presidente que existiu no Flu! Que absurdo estão fazendo por lá! E olha que ainda nos ameaçam com nomes como Xandão… É brincadeira deixarem o Washington ir embora, juntamente com o Arouca, o Conca, o Thiago Neves e o Silva, talvez o Luiz Alberto… Não dá mais para acompanhar este festival de ABSURDOS cometidos por esta “diretoria profissional”. Só volto a acompanhar em 2011, quando nos livrarmos destas pessoas! Um grande abraço, de um triste tricolor. Luiz.

  • http://rumoatokyo.wordpress.com Alan de Almeida

    Se o Fluminense não tivesse tropeçado nos próprios pés e pênaltis, estaria esperando o Manchester agora
    Desconsiderando o Vasco, tem uma missão totalmente diferente dos outros três grandes cariocas em 2009, o Fluzão aparenta ser o time mais promissor para a próxima temporada, um pouco a frente do Botafogo.

  • André Padilha

    De verdade?? Nao é uma ofensa e sim uma critica construtiva, cara melhore seus argumentos o que voce diz sobre o FLU e sobre o futebol carioca, o time do FLU é tao ruim que o SAO PAULO quer todo mundo e só ta levando as barangas o CARA mesmo (CONCA) vai ficar aqui entao para de falar besteira e escreva como um jornalista sério porque você pode ser bom em muitas coisas mas as suas colunas e seus comentarios sao muito fracos, sem base de argumentação e totalmente DESCARTAVEIS!

    Ainda da tempo de APRENDER, corre atras.

    boa sorte!

  • Ricardo Ferreira

    E 2009 ainda será pior, Mauro. Estão desmanchando nosso time antes do final desse ano de 2008, que parecia ser o início de uma nova era. Essa é mais uma prova da incompetência do futebol do Rio de Janeiro. O que parecia ser o início da reconstrução de um clube, mostrou que foi, na verdade, apenas o entusiasmo de um patrocinador, cujo presidente é tricolor e queria brincar de ser dono de um time de futebol. Perdeu a Libertadores e todas as demais competições que disputou, além de muito dinheiro. A Unimed se encolheu e não vai botar mais um tostão, além do que coloca. Enxugaram a folha e a qualquer momento a Unimed sai. Falta planejamento, como nos ensina o São Paulo. Nem copiar o Flu sabe. Não espero mais nada do Horcades e lamento que desde Francisco Horta e Manoel Schwartz o Flu não tenha mais um homem digno da sua tradição à frente do clube. Horcades me envergonha por tudo que tem feito, até mesmo fora das 4 linhas. Se envolve em tudo que é confusão: esquema com cambistas, problemas com o Ministério Público, declarações ofensivas na imprensa, apoio à Rubens Lopes (FERJ), enfim, tudo que existir de podre ele está envolvido. Esse não é meu Fluminense. Feliz Natal e um Ano Novo de sucesso. SAUDADES Tricolores!!!!

  • Bernardo

    Mauro,

    o Léo Itaperuna e o Alan são atacantes, o Fernando (Bob) é volante, João Paulo é lateral-esquerdo ( jogou Cruzeiro vs Fluminense) e você esqueceu do veterano Roger na zaga.

    MAURO RESPONDE:
    BBernardo, de fato, o Fernando é meia. Os demais, vc tem razão. falha nossa.

  • Paulo Reis

    O João Paulo é lateral esquerdo, o Renato inventou ele no ataque uma vez, nas demais vezes que jogou foi na sua posição. Mas realmente, colocar como melhor do time o Washington é brincadeira…

  • Canudo

    Vai ficar o FH e o Conca! Aí dá pra fazer um gol a gol bem bacana!!

  • Dzi Betão

    Fanfarronices e incompetência a parte, as saídas de Gabriel, Cícero, Tiago Neves e Dodô, jogadores fundamentais e decisivos na Libertadores, minaram de vez a estrutura da equipe.

  • MARCOS-VOLTA REDONDA

    A diretoria do fluminense é uma piada tamanha imcompetencia de seus responsáveis, ou irresponsáveis!! todo ano é a mesma coisa, forma um time de aluguel, refem de empresarios, finge que é um clube estruturado,contrata uns 12 jogadores onde 3 vingam e 9 são um fiasco, entra como favorito e faz vexame na taça guarabara!!

    horcades, tricolor que sou gostaria muito que você aprendesse a trabalhar em silencio, principalmente nas contrataçoes!!!vamos para com historia de medalhao e fazer um elenco não só forte em campo mas tambem no contrato!!!

    outra coisa , cadê o jogador MARINHO que é um craque e que apos 5 partidas já sumiu do fluminense?e mais, vamos ver até quando vai durar o amor de dois neuronios do horcades com o rene simoes(será que chega a terminar a copa do brasil)?tomara!!!mas tá dificil

  • thalescrf

    washington? aaushauishaiushuiahsuai só pq ele fez gol no são paulo? (vamos combinar, vcs aí de sp babam o ovo do washington só pq ele fez gols no spfc) os melhores do fluminense são disparadamente o conca e o thiago silva!

  • http://denitricolor DENILSON DE SOUZA SILVA

    o que será o amanhâ?sem washington , Junio cesar , Arouca, Tiago silva
    e com Mariano , Chandâo , vandin e outros.
    Eu fico com pena dos garotos que estão subindo do juniores e que ganharam estadual e ótavio pinto guimaraês e dificilmente vâo ter espaço o Dalton por exemplo zagueiro da seleçâo sub-20 e vai ter que ficar vendo Xandâo , como diria o gérson é brincadeira.

  • http://denitricolor DENILSON DE SOUZA SILVA

    LEANDRO DOMINGUES, LEANDRO ALMEIDA, LEANDRO AMARAL, POR QUE TANTO LEANDRO?
    MARIANO, LEANDRO ALMEIDA, ÉDER LUIZ POR QUE TANTO INTERESSE NOS JOGADORES DO GALO EM QUE POSIÇÃO POSIÇÃO ELES TERMINARAM MESMO?
    VAI ENTENDE ESSA DIRETORIA DO FLUMINENSE.

  • Julio Cezar de Carvalho

    Num time onde o Washington é considerado o melhor do ano, tinha mais era que lutar pra não cair mesmo.
    Mas o Conca foi muito mais jogador que o Washington.
    Aqui no Brasil está ficando igual na Europa, o melhor jogador eleito é sempre o artilheiro do time, quando este é campeão, mesmo que isto não seja a realidade dos fatos.

  • Paulo Márcio

    Quero expressar minha insatisfação e indignação, por conta das perdas e “aquisições” do meu tricolor neste final de ano. Perder jogadores para o mercado europeu é compreensivo, mas, perder jogador para o mercado interno é demais.(As saídas de Arouca e Jr César foram a gota d’água). É de mais!

    Formamos um bom time, montamos uma boa base, tivemos um 1º semestre brilhante, a torcida deu um show, tanto na libertadores com no brasileiro quando o time mais precisava e, como presente de natal a gente troca Gabriel por Mariano, TS3 por Xandão, J. César por Uendel, Arouca por Jailton, Cícero por Marquinhos, Tiago Neves por Elias, Dodô e Leandro Amaral por Éverton Santos e Washington por Ciel, Branco por Alexandre Faria, além de continuar com Rafael, Eduardo Ratinho, Davi, Ygor e outros; isto tudo é melhor para o Flu?

    OBS: Quanto ao Jailton, vocês poderiam ao menos esperar passar o natal para dar está má noticia.

    *Quanto os jovens valores de Xerém, quando iremos parar de perdê-los?