Presidentes e presididos

por Mauro Beting em 05.set.2008 às 14:32h


Júlio César, goleiro brasileiro, detonou o presidente da República que cornetou a pouca aplicação tática brasileira.

A história não é nova.
E nem é política.


Segunda metade da década de 20:

– Mande dizer que ele manda lá no Catete, mas que aqui mandamos nós!

Feitiço, artilheiro do Santos, mandando um recado ao presidente Washington Luís, que, da tribuna, exigia que o árbitro da partida executasse a cobrança de um pênalti marcado a favor da seleção carioca, e contestado pela equipe paulista.
Palácio do Catete era a sede do governo brasileiro.

E não se cobrou.
Nem de Feitiço.

João Saldanha, treinador do Brasil, comentarista popularíssimo. comunista de carteirinha em pleno Brasil de exceção e de tortura no governo Médici, teria mandado o presidente do regime miltar escalar ministros enquanto ele cuidava da Seleção que se preparava para a Copa-70.

Não a preparou nem por mais um mês.
Maus resultados, mau relacionamento com a cúpula da CBD, com membros da comissão técnica, com Pelé, e até uma invasão armada na concentração do Flamengo para pegar o treinador Iustrich tiraram João Sem Medo do escrete canarinho.

Em 2002, FHC, que tinha alguma remota idéia do que era uma bola de futebol, se juntou ao coro pró-Romário na Copa da Ásia. Felipão torceu ainda mais o bigode (como já havia atritado em 1998 com o ministro da Saúde, o palmeirense José Serra, que o cornetava como treinador do Palmeiras).

Respondeu Felipão, antes da convocação:
– O presidente é torcedor e também pode opinar. Não está impondo nada. Ele concedia uma entrevista e diante do assédio da imprensa disse que não falaria sobre política. Então lhe perguntaram sobre Romário. Só isso.
O presidente mostrou que deve ter gravado, na sua memória, aquele comercial do melhor guaraná do Brasil, que é o da Antarctica. Ele é um dos 170 milhões de brasileiros que atuam como técnico, definiu Felipão, respondendo a ainda fazendo merchan.

Durante a Copa-02, o bicho pegou ainda mais. Só o vice Marco Maciel mandava telegramas para a Seleção. FHC só parabenizou o grupo na semifinal.

Rivaldo não poupou o presidente, em entrevista ao “Jornal da Tarde”paulistano, depois do penta:

– Estou bravo com o presidente. Ele não tinha nada que dar palpites quando a Seleção estava mal, tentando a reação nas Eliminatórias. Ele magoou toda uma família que o Luiz Felipe conseguiu montar desde as Eliminatórias. Suas palavras fizeram mal ao time. Trouxeram uma pressão desnecessária que só atrapalhou. Estou magoado ainda. Mas se o nosso avião pousar em Brasília para que o presidente veja a taça que conseguimos, posso apertar a sua mão. A mágoa tem de passar.

E, parece, passou.

Como revelou na festa do penta e das cambalhotas o jornal “Folha de S.Paulo”:

“Você ainda está puto comigo?”, perguntou FHC ao ouvido de Rivaldo. “Que é isso, presidente?”, respondeu o atleta, retribuindo o cochicho com um abraço.

Final com festa virou farra. Entre campeões e feridos, todos deram cambalhotas.

Mas a cornetada de Lula (dos poucos presidentes da História que gostam realmente de futebol – e não apenas dos bons resultados políticos) causou estragos na preparação para o jogo contra o Chile.

Júlio César detonou o presidente, dizendo que ele não poderia elogiar a entrega tática de Messi.

– Fiquei triste como cidadão brasileiro, até porque votei nele (Lula). Eu li [na “Folha”] e fiquei muito chateado mesmo. Principalmente quando ele cita o Messi. Ele falou que quando o Messi perde a bola, volta, ajuda e marca. E quando a seleção perde a bola todo mundo fica de braço cruzado. Acho que ele precisa virar argentino, morar lá na Argentina.

Menos, Júlio César.
Não honre os humores do ditador romano.

É proibido elogiar argentino e falar mal de brasileiro?

Ainda mais um pachecão como o presidente?

  • Plinio Marcondes

    Só porque o Julio Cesar acha que pega alguma coisa, ão pode criticar esse timinho pipoqueiro e bichado do Dunga. O Lula fez um comentario como torcedor e realmente a disposição dos jogadores argentinos é muito maior que a dos brasileiros, eles deviam é tomar vergonha na cara e honrar as mordomias que eles tem.

  • Junior

    O LULA tinha que se preocupar com seus ministros que estão envolvidos em escandalos!!! se ele não SABE DE NADA do seu governo imagine de futebol!!!!

  • Jorge Tachibana

    Julio Cesar deveria estar jogando no Brasil antes de questionar o presidente.Não quer perder prestigio no exterior que joque bola.

  • Rodrigo Reis

    E não é que o Lula tem toda razão?

  • Fábio

    Em primeiro lugar, antes de ser presidente o Lula é torcedor e está com toda a razão quando critica a seleção.
    Em segundo lugar, Zagalo está fazendo escola: não se pode mais criticar os caras que eles ficam ofendido.
    Antes de mandar o Lula para a Argentina o Julio Cezar deveria voltar a jogar no Brasil, para voltar a se identificar com o Brasil

  • Ana

    Quem é Júlio César? Onde ele joga? O cara mora na Itália, não tem afinidade alguma com o Brasil…e vem mandar o presidente p/ ARgentina. Então, JC, manda os quase 100mil torcedores mineiros que APLAUDIRAM ( com razão!) o Messi no Mineirão. Vá vc p/ Itália, seu Zé Ninguém!

  • Charles

    O Julio Cesar pisou feio na bola. Se todos os que criticam a seleção e elogiam a garra dos argentinos , tiverem que morar na Argentina…vai faltar país.
    Os que estão apoiando o Julio Cesar , sao aqueles que não gostam do Lula (direito deles) e estão misturando futebol com politica.
    Se o Lula é um bom presidente ou não , isso não tem nada haver com futebol.
    Ele falou o que 99% da população gostaria de falar.
    Julio Cesar não é nada ainda no futebol e talvez nunca seja.
    Jogam sem amor a camisa , só pensam em dinheiro e ainda não quer ser criticado.

  • campeão 2008

    Mauro Beting, já que aquela ridícula e mentirosa matéria falando que o verdão taria sendo “beneficiado” nesse campeonato, e você afirma que nao foi você quem a fez, nem a publicou, VOCÊ TEM A OBRIGAÇÃO DE PEDIR DESCULPAS OUSE REDIMIR NO AR, DOMINGO, JÁ QUE A MATÉRIA FOI COMENTADA E ANALISADA COMO SENDO SUA. VOCÊ MESMO ANALISOU AÍ, EM LANCES CPITAIS O PALMEIRAS FOI MAIS PREJUDICADO QUE AJUDADO NESSE CAMPEONATO, PORTANTO, SEJA HOMEM E FALE A VERDADE NO AR, MAURO BETING. OBS: NAO ESTOU PEDINDO PARA SER PALMEIRENSE, APENAS: JORNALISTA E FALAR O QUE PUBLICOU AÍ EM SEU BLOG, COMO A OUTRA TAMBÉM ERA DE PUBLICAÇÃO DO SEU BLOG TAMBÉM.

  • Renato Ribeiro

    Benja, essa declaração do Julio Cesar só mostra o quanto ele está distante da realidade brasileira…

    Ou faz de conta que está, afinal, ele viu o Messi ser aplaudido por 50 mil torcedores no Mineirão…

    Apesar de não torcer contra a seleção jamais, e por essas e outras que esse time de amarelo não me representa como brasileiro…

    Abraços
    Renato

    blogdorenatoribeiro.blog
    spot.com

  • borracho

    mau ai mauro se falou na bandeirantes ta falado é q eu nao assito estes programas me recuso a assistir uma emissora q tem neto e godoi comentando sem falar o morsa…

    o unico q respeito la é vc e talvez a renata fan mas ele ja ta muito paulistinha pro meu gosto

  • borracho

    estranho né mauro jogador do palmeiras acerta cotovelada…stjd nao viu normal

    nao sei o q significa stjd mas aposto deizão q o S é de sujeira

    voltando: gremio e vasco SujeiraTJD quer ver o video do jogo pois teve jogadas violentas q nem teve cartão pelo juiz,.. engraçado né?

  • Junior

    O Lula está certo!! ele só esqueceu de falar que o POVO BRASILEIRO é igualzinho a essa seleção sem sangue!!! pois se o mensalão fosse na Argentina com certeza o povo argentino tinha colocado o LULA pra fora!!! sem falar nos outros escandalos!!!

  • ricardo

    O presidente expressou a opinião da grande maioria da apaixonada torcida brasileira que estão assistindo a CBF, esse técnio trapalhão e esse bando de jogadores prepotentes e arrogantes jogarem mais de 100 anos de glórias e conquistas pelo ralo.

  • José Henrique

    O Presidente Lula foi o porta voz dos que gostam de futebol. Essa seleção que se diz brasileira, mais de brasileira não tem nada pois todos moram na Europa, ganham bem e naõ lutam os argentinos ganham muito mais que os brasileiros e quando jogam em sua seleção comem grama. Aos jornalistas e principalmente os de radio e TV são uns covardes porque não falam o que o presidente falou na cara dos jogadores, tem que cobrar desse bando de imbecis mais garra, ganhar ou perder é do jogo mas vamos perder correndo lutando.

  • carlos eduardo

    eu gostaria de saber se o lula falou alguma mentira ?…o¨time¨ do brasil pois aquilo não pode e nem deveria ser chamado de seleção…foi uma lástima nas olimpíadas como também na última copa onde jogadores chegavam às 3,4 horas da manhã cheirando alcool e ninguém falou nada….se os jogadores brasileiros tivessem um pouquinho de vergonha na cara e não ficassem preocupados só em dinheiro ( robinho o exemplo mais recente ) e se preocupassem apenas em jogar futebol e honrar seus altíssimos salários…talvez eles merecessem um pouquinho de carinho

  • Bruno

    O povo gosta de sacanear a Argentina, mas mandar o Lula e seus 40 ladrões pra lá, aí já seria demais né.. hehhehehe

  • Alan de Almeida

    O presidente falou alguma bobagem?
    Quer dizer então que quando um astro do futebol mundial joga pela sua seleção, mostra vontade, garra, espírito de equipe não merece ser elogiado? Só porque é argentino? Messi deveria servir de exemplo a alguns jogadores brasileiros. E Lula está certo em criticar a (falta de) postura de alguns jogadores de nossa seleção.

  • Valmir

    Quando o Julio Cesar tiver 60 milhões de votos como teve o Lula, talvez ele tenha moral pra mandar o Presidente do Brasil morar na Argentina. Até isso acontecer, que o Julio Cesar recolha-se a sua insignificância.

  • Evanir

    O Lula só fala besteira, seja quando opina sobre a camada pré-sal, seja quandopalpita sobre futebol. Engraçado que ele, logo ele, há 3 anos disse que não sabia o que seu ministro da casa civil fazia, mas sabe tão bem o que se passa na seleção brasileira, mesmo acompanhando-a à distância. Porém tambem achei a reação do Júlio César desproporcional.

  • Luciano Rocha

    Os jogadores da seleção brasileira tem salto alto sim,todos nos brasileiros gostariamos de ver mais patriotismo na seleção e mais profissionalismo nos clubes. Lula falou como torcedor e não como presidente, não individualizou a critica tão tentou escalar ou interferir no pessimo trabalho que vem sendo feito na CBF.

  • Ricardão

    Concordo com o comentário do Junior!!! realmente o Lula só esqueceu de falar que o povo brasileiro é igual a nossa seleção (todos nos cruzamos os braços) se MENSALÂO fosse na Argentina o nosso presidente não estaria mais no cargo, o povo Argentino não iria cruzar os braços, com certeza iria coloca-lo pra fora!!!

  • Roberval

    Seleção Brasileira = Cidadão Brasileiro = Lula!!! A seleção cruza os braços quando perde a bola! O cidadão Brasileiro cruza os braços Para o politico corrupto, para os escandalos envovendo o presidente (MENSALÃO) e o Lula cruza os braços para o povo!! alguem discorda?

  • RYAN

    É Mauro…..este realmente é o pais da piada pronta……Com tantos problemas sociais no meu Brasil……a única pessoa que poderia tentar resolve-los (e foi por isso que ganhou a eleição), acha que pode se tornar torcedor, e opinar na seleção……minha nossa senhora….e ainda tem gente que concorda com o “companheiro do planalto”……

  • Osmair

    Esse goleiro se acha. Será que ele não viu o Ronaldinho e o Robinho jogando na seleção ultimamente. Deveria ficar quieto.

  • Luiza

    Nunca votei, nem votarei no Lula, mas justiça seja feita; 1º Lula falou a mais pura verdade, de uma coisa que ele entende. 2º os políticos e os eleitores argentinos são iguais ou piores que os brasileiros(cariocas pelo menos), pois deixam um casal demagogo perpetuar-se no poder, e ainda babam ovo de Hugo Chaves, Che, essa currumaça toda.

  • Lets

    Então esse goleiro que para mim não é nem o 5º melhor do Brasil, não deveria nem pisar em Minas Gerais, pois o Messi foi aplaudido no Mineirão, e o Sorín que acaba de voltar para o Cruzeiro é idolatrado por mais de 50% dos mineiros, e querido pelo restante, pela sua garra, entrega, dedicação e honradez.

  • Ângelo Duarte

    O Lula errou. Ele não falou da miopia do Dunga em suas convocações para o gol. Ou será que Elton, Doni, Julio Cesár, Renan, são as melhores opções? Jogando só aqui no Brasil, temos: Fábio, Marcos, Ceni, Vitor bem melhores. E fora ainda tem Gomes, Diego Alves, etc.

  • Sergio Luis

    Esse episódio mostra bem como é a cabeça de jogador de futebol: igual fralda de neném, só tem m… São pessoas mimadas que não gostam de serem criticadas e sim paparicadas por dirigentes, mídia, treinadores, etc… Não sabem conviver numa democracia onde o presidente é um cidadão que tem direto a opinar sobre os fatos, desde que não tente impor sua vontade.

  • PEDRO P. TARDELLI

    Viva Lula, o maior presidente da história do Brasil. Cheiro do povo Fora Júlio César, campeão do nada. Marcos e R. Ceni são muito maiores!

  • RYAN

    mas não podemos só ver coisas ruins nestes acontecimentos….temos SIM, que enxergar coisas positivas……lançarei aqui uma campanha: LULA PARA PRESIDENTE DA ARGENTINA OU QUEM PREFERIR, LULA PARA TÉCNICO DA ARGENTINA!!!

  • Mauro SPFC

    Esse goleiro é uma piada. Não gosto do Lula, mas tudo que ele disse é a pura verdade. E ele tá certo em criticar esses almofadinhas que só pensam em $$$$$$, FORA DUNGA! abaixo ?Vamos chamar quem joga no Brasil e quem tem raça, esse ronaldinho gaúcho é um otário, é isso que dá, o robinho está indo pro mesmo caminho.

  • Paulo Carvalho

    Um incompetente curioso dando opinião sobre uma bando de incompetentes comandados por um também curioso.

  • Bora

    E tem gente defendendo esse Presidente corrupto que cruzou os braços para a corrupção do seu governo!!! Lamentável!!!!

  • alexandro ismael dos santos

    Olá amigo Mauro, te admiro muito e queria dizer que você é um dos poucos comentárista de nosso Brasil tem.
    Um abraço.

  • Rosemberg

    Espero que a crítica feita pelo Lula, sirva como incentivo aos jogadores da seleção. Qualquer torcedor de futebol sabe que a garra, a luta e a entrega são determinantes num embate. o SP
    foi bicampeão nacional usando a garra dos “hermanos”. Este ano o Grêmio e Botafogo fazem o mesmo. VEJAM O RESULTADO!!
    Cale-se Júlio cesar, e seja humilde,pois vc não merece defender a seleção.Melhor que vc. têm trocentos aqui na terrinha.

  • Messi

    O Lula tá certo!!! Educação excelente, saúde 100% hospitais um brinco, CORRUPÇÃO nenhuma, Governo super honesto, estradas sem buraco, impostos acabaram, Parabéns Lula!! continue assim!!!!
    Ass: Messi

  • Paulo

    Mais um motivo pra eu torcer contra essa seleçãozinha de merd… , um bando de mercenários que nem sabem direito onde fica a capital do nosso país, mal falam nosso idioma e não têm um pingo de humildade. Fora Dunga e toda a croja da CBF, vamos salvar um patrimônio Brasileiro que é o nosso futebol. Como fez nosso presidente ao salvar a PetrobraXX e o Banco do Brasil, entre tantas outras empresas que estavam em iminência de serem torradas a preço de banana como a Vale e outras.SOU BRASILEIRO!!!

  • Ricardo Maddalena

    Você não tem idéia de quem foi Médici. O presidente que vendeu seus parcos bois (na baixa) antes de autorizar um aumento no preço da carne e desviou o traçado e uma nova estrada para não valorizar sua chácara. O estadista que possibilitou o período de maior crescimento que este país vivenciou. O homem que ajudou a nos livrar no totalitarismo comunista que a penca de terroristas assassinos nos queria impor. Tortura é o que fazem com a verdade neste país. Mauro, vai estudar antes de sair por aí dissendo besteiras. O único erro de Médici foi não ter feito como Mao, Stalin e Fidel que mataram todos os seus opositores. Quem sabe assim estaríamos livre da corja esquerdista. Mas Médici, de sua grandeza, podia rebaixar-se ao baixo nível moral destes três assassinos.

  • Flávio

    Em 1º lugar, notemos o Ricardo Madalena: escrevendo “…dissendo…”e mandando o Mauro Beting estudar uhuahua… essa é boa! Ele deve ser um militar uhuahua…
    Quanto ao Lula e a seleção, ele falou como torcedor e falou o que nós pensamos (neste caso), ponto p ele. Mesmo assim como presidente, a sua pessoa física não se desvincula da nação e isso pode sim magoar os jogadores, e machucou (ainda bem). Só assim jogaram bola!
    Quanto ao Júlio, é mimado d+ esse cara, nota 0 p ele.

  • Evanir

    A propósito, Maddalena, o que você acha do Pinochet?

  • Ricardo Maddalena

    Flávio, desculpe se a ironia do dissendo foi leve demais para sua compreensão.