Vandalismo e burralismo

por Mauro Beting em 29.ago.2008 às 11:17h



Vândalos invadem o Atlético Mineiro.

Hunos ameaçam o presidente do Galo e a família.

Vikings aprontam no Bahia.

Ostrogodos picham paredes da Academia do Palmeiras depois de um mau resultado.


Tolerância zero deles.

Tolerância 5,4 das autoridades.

Tolerância 9,8 de cartolas que criaram monstros eleitorais e agora não sabem o que fazer com eles.

Alguns ganham eleições. Alguns ganham trocos pro Carnaval. Alguns ganham votos para pleitos fora do clube. Alguns não têm peito para barrá-los. Alguns os marginalizam. Alguns são marginais.

Todos, bons e maus, reféns dos truculentos que trucidam, dos uniformazidos que desuniformizaram estádios, dos fardados que enchem de fardas as ruas e tiram do peito do torcedor do clube (e não do torcedor de pescoços e facções) a paixão pelo futebol. A presença no estádio. Até mesmo andar pela rua com a camisa que ama.

Mas que pode fazer morrer.

A intolerância institucionalizadas pelos bandos depreda patrimônio e depaupera o esporte. Gente séria teme pela vida. Até os que não são, também.

E outra: quem funciona pressionado fisicamente, moralmente?

O que adianta ameaçar o bagrecéfalo? Se ele é ruim de bola, vai ficar pior das bolas.

O que adianta espetar quem não se esforça?
O cara não vai mais correr em campo. Vai correr do clube.

Criticas, mostrar faixa, até xingar no estádio, antes e depois do jogo, até vai.

Mas ligar ameaçando, não.

Esse pessoal de sempre não se liga.

E vai perdendo ainda mais com o time que diz amar.

  • neto

    Mauro.

    Nota dez para o seu comentário que diz tudo. Realmente, é lamentável e insuportável essa relação dirigentes esportivos/marginais chamados torcidas organizadas.
    Acrescento só o seguinte: O máximo de demagogia e de demagogia “esperta” que vai crescer e comer o seu dono é a mudança proposta pelo Andrés no estatututo da coisa, para eleição direta do seu presidente. Já sou capaz de imaginar o gabarito e a pessoa do presidente da coisa eleito pelos gaviões.

  • GUI

    vai escrever livro de poesia, maurete do boquete.

  • gabriel

    Parabéns Mauro, belíssimo comentário. Até quando viveremos num país (num mundo) recheado de acéfalos como esse comentarista GUI, que não acham nada demais essa estupidez coletiva, a ainda incentivam indiretamente.
    E ainda dizem que educação não muda um país.

  • Bruno Pires Larizza

    Boa Mauro. Quer criticar, q critique antes ou depois dos jogos ou façam protestos pacificos q nem fizerem torcedores do Atletico Mg ao “abraçar” o Mineirão.

  • Lanceiro Negro Tricolor ( Imortal )

    O pior são certos jornalistas, não é o teu caso, que incentivam este tipo de atitude.Aqui no RS, semana passada , alguns torcedores do Inter foram pressionar a direção pelos resultados no campeonato.A delegação tinha partido do Beira-rio para o aeroporto,quando numa sinaleira, foram parados por esses marginais.Bateram no ônibus,chacoalharam,tentaram invadir,tentaram furar pneu,de tudo.No outro dia , um jornalista deu razão aos torcedores,dizendo que direção e jogadores só jogam sob pressão.Creio que é difícil apontar apenas um culpado, mas tu deixastes de fora a imprensa que , ao meu ver ,também tem um pouco de culpa.Teria que ser também tolerância zero para alguns jornalistas!!

  • Wilson Hebert

    Muito bom texto Mauro! Aliás, esse problema foge da alçada futebolística. Esses seres dementes representam o que há de podre em nossa sociedade. A dificuldade desses vandalos de conviverem proximo de outras pessoas, de confundirem amor a um clube de futebol com atos insanos, chega a me assustar. Pra mim, quem invade treino pra jogar bomba, ou ameaça um presidente de clube, merece NO MINIMO, mofar na cadeia. Abs…….

  • Lucas Winckler

    A situação é que estamos em um país pobre, altamente corrupto e nem tão disposto a mudar, a espreguiçar e trabalhar duro. Todo trabalho visa algo em troca, uma vaguinha qualquer para ficar enrolando e ganhando uns trocos suficientes para um lazer digno. No nosso país, a culpa sempre é do outro e todos tem para si que são pessoas íntegras, mesmo sempre dando um jeitinho aqui, outro acolá. A questão específica do futebol é até difícil de comentar, salvo jornalistas como você, PVC, Ruy Carlos Ostermann (não passa disso). Sinceramente ter Paulo Morsa e Milton Neves com espaço na TV é vergonhoso, até mesmo aqui no lancenet, veja o que é aqueles blogs do torcedor!? Aquilo incita violência, tenho absoluta certeza, assim como sei que embasado em idéias sólidas alguém conseguiria apresentar teorias que não sustentam a idéia da incitação a violência. Mas incitam sim, isso é fato. A nossas torcidas são desqualificadas como na sua maioria são os dirigentes, a polícia, o jornalismo esportivo e a conferação de futebol, com a diferença que os torcedores fazem um espetáculo incrível, algo de emocionar qualquer um, a cada vez que o time que enverga as cores do seu coração entra em campo. Sou gremista e me orgulho muito da torcida que somos, a maior torcida entre os que não tem suposta força midiática (sinceramente, Santos, Fluminense, Botafogo não dão o retorno de mídia que damos, porém Santos consegue ganhar muito mais de patrocínios e cota de TV). Aqui no Grêmio as torcidas sempre foram sustentadas pelo clube, porém entrarem em decadência e um bando de fanáticos assumiu a bancada de concreto, a gloriosa Geral do Grêmio (que hoje já conta com todas as mazelas de qualquer torcida: financiamento da direção, regalias indevidas, forçinha da polícia, vereadores em várias cidades, conselheiros, etc.), essa torcida conseguiu mudar o rumo das arquibancadas de todo o Brasil, fez voltar as músicas de amor ao clube, e inseriu músicas mais longas ao cotidiano do estádio brasileiro, dando mais cor e vida ao espetáculo do futebol. Me perdi um pouco no comentário, mas a mensagem que eu queria passar é que todos tem cometido muitos erros no mundo do futebol, mas a cobrança tem que se iniciar pelos que têm a estrutura adequada e não valorizam da forma correta, como canais de TV tendenciosos, jornalistas que acham bonito o rótulo de “polêmico”, cartolas omissos e corruptos, jogadores corpo-mole, etc.
    Saudações imortais Mauro, a torcida tricolor te respeita independente de que sempre em tuas previsões colocas que o Grêmio empatará! Heheheh, brincadeira, aqui o respeito é ganho pela hombridade, quando lembrar de um sentimento que gaúcho valora lembre deste, homens só respeitam homens, creio que entendas o sentido. Abraço!

  • Luis Fernando

    Bairrismo é foda.. porque você não falou dos flamenguistas que jogaram rojões nos jogadores do Flamengo? Ou dos Corintianos que confrontaram policiais porque perderam um jogo de Libertadores? Ahh.. claro.. são as 2 maiores torcidas… Esqueci que só existem estes 2 clubes no Brasil e que 99,8% do tempo só se fala nos dois.. Mas o atleticano que é marginal.. Você perdeu toda a moral que tinha comigo.

  • xxx

    [cor=Darkorange][n][tamanho=18] deve se coisa de gambá… [/tamanho][/cor][/n]

  • Adriano Miller

    UHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
    oS Juizes indeferiram o pedido de liminar impetrado pela oposição Palmeirense contra a votação sobre a aprovação da Arena Palestra Italia amanhã no Palmeiras, amanhã e dia dos socios Palmeirenses votarem sim é isso ai pessoal a oposição perdeu mais uma e a ARENA VAI SAIR…..
    SAUDAÇÕES PALMEIRENSES A TODOS, AMANHÁ É UM DOS DIAS MAIS IMPORTANTES DA HISTORIA DO VERDÃO, VERDÃO RUMO A UM FUTURO BRILHANTE UHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  • Mauro SPFC

    Time pequeno = torcida pequena. Nem a torcida do corinthians chegou a esse ponto, todas as torcidas tinham que ser igual a gaviões, pois eles torcem pro time até depois do vexame do ano passado. Cadeia para esse vandalos e 2ª divisão pra esse timeco que vai ser goleado pelo tricolor.

  • erik

    TEM INTEIRA RAZÃO. ATÉ PARECE Q ESSES ATOS IMBECIS VÃO RESOLVER ALGUMA COISA. OUTRA: SERÁ Q ESSES IDIOTAS Ñ TEM FAMILIA P/ CUIDAR? PIOR: SERÁ Q TEM VIDA P/ CUIDAR? O Q LEVA 1 IMBECIL A SAIR DE KSA P/ DEPEDRAR PATRIMONIO ALHEIO? E P/ QUE ISSO? SINCERAMENTE, Ñ HÁ EXPLICAÇÃO!

  • Marcelo Vargas

    Mauro, o Galo vai dar a volta por cima, vai sair desse mar de lama pra despontar como um dos principais Clubes do Mundo. Isso se dará PELAS MÃOS DA TORCIDA, que não são as mesmas mãos que depredam, ameaçam e levam o crime ao esporte. O Galo mostrará por que é Forte e Vingador. Cada sofrimento que vivemos agora é uma cicatriz, cujo troco será cobrado depois. O Grande Atlético vai se reerguer: aguardem a REVOLUÇÃO ATLETICANA. http://www.coposujo.blig.com.br

  • denniels

    Excelente comentário Mauro, está na hora de “começarmos” a discutir de verdade, qual é o verdadeiro torcedor. Se aquele que tem amor pelo time, ou aquele que quer ser dono do time, e acha que através da violencia resolve alguma coisa.
    Concordo com o “tolerancia zero”, começar a identificar esses pseudotorcedores, e afastar por 1 ano longe de uma partida, como no futebol europeu. Não somos o pais do futebol. Já fiquei com medo de ir assistir certos jogos, pelo meu filho, que ama o time, mas tem que se sugeitar a ficar em casa, pois lá estão os Vândalos… os Hunos… Vikings… Ostrogodos… a verdadeira torcida… bem essa não dá “lucro” ao clube, é o que parece…

  • Denilson

    Violência não tem justificativa. Como já falado pelo Denniels, esses não são os verdadeiros torcedores.
    Mas essa violência tem explicação. Esses também não são os verdadeiros dirigentes que colocam os interesses dos clubes à frente de seus interesses pessoais, que atuam pelo simples objetivo de ver a agremiação maior e melhor que a rival.
    No caso do Glorioso Atlético, a violência é resultado de inúmeros protestos sem que os responsáveis por anos de caos administrativo entendessem que é hora de sair. A (verdadeira) torcida atleticana já deixou de ir aos estádios. Os protestos em frente à sede viraram rotina (assim como as derrotas por goleada). Os (verdadeiros) atleticanos sentem-se envergonhados por não contar com um time a altura de sua história.
    Assim como em sociedades oprimidas por ditadores que insistem em se manter no poder, chega um momento que a reação popular é a única forma de mudança. Infelizmente, toma a face da violência.

  • Oswaldo Jr

    Lucas, aí no Rio Grande do Sul também existem jornalistas que torcem para clubes gáuchos e vocês não falam nada, mas quando são jornalistas de São Paulo ou Rio de Janeiro que são torcedores declarados de seus times, vocês acham ruim, tendencioso, anti-ético, etc.

  • Fabio

    MAURO, O WASHINGTON DEVE FINALMENTE MOSTRAR A QUE VEIO NO FLUMINENSE. TÍTULO QUE É BOM O FLU NÃO GANHOU. ESTOU CANSADO DE ME ILUDIR COM JOGADORES QUE SÓ VEM PARA O FLUMINENSE PARA ENRIQUECER E PASSEAR. O PIOR É QUE A TORCIDA TRICOLOR PÕE ESSES CARAS LÁ EM CIMA. FOI ASSIM COM RONI, MAGNO ALVES, ÉZIO, ROGER, ETC ETC ETC… POR ISSO QUE O FLU NÃO GANHA NADA. A PROVA MAIOR FOI O DODÔ, QUE ESCULACHOU O NOSSO CLUBE E FICOU POR ISSO MESMO. NINGUÉM PROTESTOU, TODOS FICARAM DE BICO CALADO. MUDA FLUZÃO!!!! ST

  • capu

    Mauro, concordo com tudo o que vc disse mas em relação às ameaças ao ziza, não duvido nada que sejam apenas factóides. Aliás, acredito muito nisso.

  • JOAO GREGORIO COELHO FILGUEIRAS

    Mauro, este time do botafogo é
    mesmo uma MIERDA…

  • JOAO GREGORIO COELHO FILGUEIRAS

    Mauro,vc entende pra burro de FUTEBOL , só perde para nosso
    Paulo o PVC,um abraço

  • Eduardo Menezes

    Nada sobre o Gre-nal?

  • Lucketa

    Grande Mauro, após seu lindo texto do “Sim a Arena”, nós Palmeirenses estamos esperando um novo texto sobre a aprovação dos sócios na assembléia de hoje, suas consequências e o futuro do Verdão . Viva o Palestra !
    Grande abraço .

  • fernando

    certissimo mauro esses marginais tem que estar na cadeia , bando de vagabundos

  • Rodrigo Lepera

    Mauro te enviei um e-mail do qual nao espera ter resposta de qualquer jeito, no e-mail lhe pedi para tentar ajudar a minha, sua, nossa ARENA a ser erguida, bom pelo jeito voce atendeu o meu pidido MUITISSIMO bem, lhe agrade;o novamente, principalmente pelo amor dedicado ao nosso clube publicamente.. isso que voce faz e isso que voce sente pelo clube, É PARA POUUUQUISSIMOS JORNALISTAS, OBRIGAO E PARABENS, a mim, a voce e a nos, PALMEIRENSES DE CORA:AO!

  • Rodrigo Lepera

    “Sim. Fácil de falar, ainda mais fácil de fazer.

    Sim. Porque é melhor que não.

    Sim. Porque sim não é negativo como quem deixou o Palmeiras menos palmeirense.

    Sim. Porque quem diz não, agora, disse sim a um contrato pior.

    Sim. Porque são “não” muitos dos que não diziam nem sim e nem não. Apenas amém ao que ditava os rumos e tirava do prumo o Palmeiras.

    Sim. Para um Palmeiras feito para o palmeirense do clube e da arquibancada, não para o palmeirense de carteirinha – mais de carteirinha que palmeirense.

    Sim. Porque o Palmeiras é parceiro, não pequeno. Porque o Palmeiras pensa e planeja grande.

    Sim. Porque quem é Palmeiras mas não é sócio – como eu, como tantos – quer ver um time sempre forte. E, para tanto, um clube maior.

    Sim. Porque a Sociedade Esportiva Palmeiras é mundial pelo futebol que a sustenta. Não pela mentalidade tacanha que apequenou o clube e não quer crescer o Palestra Itália.

    Sim. Porque para fazer do nostro Palestra um estádio de espírito ainda maior, do tamanho da nossa paixão, é preciso dividir para multiplicar.

    Sim. Para que ninguém destrua o que se precisa reconstruir.

    Sim. Porque não estamos vendendo nossa terra. Estamos vendo o nosso futuro do tamanho do nosso passado.

    Sim. Porque o novo-velho Palmeiras quer debater, não bater na velha-nova tecla da oposição ao Palmeiras, não à situação.

    Sim. Porque reformar o Palestra é reformar o Palmeiras de vez. É reformar as estruturas que apodreceram num passado recente. Indecente.

    Sim. Porque o grupo que agora quer berrar para barrar a Arena é aquele que barrou o voto e a democracia no clube por quase dez anos.

    Sim. Porque o Palmeiras é nosso. Não deles.

    Sim. Porque não é a negação.

    Sim. Por que não?”

    Valeu Betting, é sempre bom ouvir gente esclarecida. Valeu Criscio, o clube precisa de gente compentente como você! Grazie!!!

    (Mauro Beting), texto retirado do blog de Roberto Galluzzi, outro palmeirense que realmente REPRESENTA nosso clube.

    Abra;os a TODOS voces amigos palmeirenses.