Copa sem sal Americana

por Mauro Beting em 27.ago.2008 às 17:13h



Quando a Copa Sul-Americana for interdependente com a Libertadores (como são Liga dos Campeões e Copa da Uefa, com alguns dos desclassificados da primeira participando das fases posteriores da segunda);
quando o título da Sul-America der ao campeão o tíquete para a Libertadores do ano seguinte (e, mais pra frente, até uma vaguinha no Mundial da Fifa);
quando a competição for disputada nos moldes e nas datas das competições interclubes européias (de setembro a dezembro, voltando em fevereiro e terminando em maio);
e, claro, quando o futebol brasileiro estiver adaptado ao calendário europeu (para não dizer global – de “globo”, planeta…), talvez tenhamos algo para escrever a respeito do torneio esvaziado por todos.

Porque os participantes não respeitam o torneio. Atletas, treinadores, cartolas, clubes e mesmo organizadores e mídia não dão a menor pelota.

E não sem razão.

Como sou pago para escrever o que tento ver e o que tento pensar, não sou publicitário para fazer campanha, e nem promotor de eventos para dourar pílulas, pouco importa o que será dos brasileiros hoje e amanhã.

Mas, claro, como bom brasileiro: se algum time for além, todos faremos festa.



  • davi

    essa ae nem os torcedores fazem festa…

  • André Rocha

    Isso aí! Nada de hipocrisia! Todos que não são remunerados para trabalhar na Sono-Americana devem ir para a cama mais cedo hoje à noite, ainda mais com esse horário convidativo. Se os jogadores envolvidos pudessem, certamente iriam juntos. Infelizmente, é uma competição que não tem o meu respeito tecnológico. Que não se dá o respeito, para ser mais exato. Abraços e bons sonhos a quem puder!

  • Lanceiro Negro Tricolor

    Acho que nós, gaúchos, demos mais importância à competições internacionais.Para nós , até recopa vale festa.Infelizmente, o Grêmio não poderá escalar os titulares, pois está muito desgastado.Este ano , em mata-mata , o Imortal não está se dando bem.Já perdemos o Ma-lial(Matriz(Grêmio) x Filial(Juventude) e amanhã tem o Ba-nal(Banguzinho x Inter). Queremos eliminá-los para o ano deles terminar em agosto.Depois, podemos ser eliminados,sem nenhum problema!!

  • Leandro Cezar Costa da Hora

    A copa SulAmericana só é desvalorizada pelos brasileiros.
    TODOS os outros clubes de todos os outros países jogam a mesma com a seriedade de uma libertadores.
    Veja a festa da torcida do River e a repercussão na imprensa argentina depois da vitória histórica contra o Botafogo.
    E como estava lotada La Bombonera para final da Recopa Sulamericana, entre o campeão da Libertadores e da Sulamericana. Só quem desvaloriza são os clubes brasileiros que priorizam tentar uma vaga na libertadores seguintes, e principalmente os torcedores de clubes que não participam da mesma. Não é uma Libertadores, mas tem mais valor do que vocês da imprensa pintam.

  • Ricardo Monteiro

    Botafogo está dando valor a sulamericana SIM! Tanto que jogou com o time titular, mesmo tendo vencido o primeiro jogo por 3×1…

    É um título como qualquer outro, inclusive os times da Argentina jogam sempre com seus times principais…

  • Pedro Dalston

    Vai se fuder!! só porque os paulista não tem nem aí vem falar esta merda. Pura perda de tempo este comentário.

  • Alan de Almeida

    Só é preciso que algum brasileiro ganhe a Sulamericana para darmos um valor maior ao torneiro. O estranho é o fato de que os argentinos vão com tudo e todos, e nem isso é capaz de atrair mais os brasileiros nesse torneio. Com exceções, claro. O Botafogo foi com o time completo. E precisa ir, para (tentar) apagar aquela eliminação contra o River Plate.

  • RONALDO

    O sr. é muito engraçado, heim!? basta o seu timeco de bambis do morumbi ser eliminado pelo patético-pr que no instante seguinte o recalque aflora como o hurro de jumento reprimido e invejoso. Sempre que vejo reações tão toscas e sem sal como a sua, constato como o ser humano pode ser tão idiota e tapado.

  • GREMIO GARRA SUPERAÇÃO

    tens toda a razão mauro, é o melhor comentarista de futebol desse país, só esta no canal errado cercado de idiotas, saia logo de lá e deixe eles se afundarem sozinhos, quanto a sul ameuricana está totalmente certo, mude o calendário ou somente os times que estão levando surra nesse brasileiro a valorizam, como internacional, patético paranaense, etc..

  • Mauricio Todeschini

    Não sei como a Conmebol não enxerga, mas para valorizar a Copa Sul-americana, basta dar vaga ao campeão à Libertadores. Se o argumento é que não há mais espaço na chave principal, também existem 2 soluções: – dar vaga pelo menos à fase pré-eliminatória da Libertadores; – ou estabelecer que o clube campeão da competição “tire” a vaga do último classificado pelo campeonato nacional à Libertadores. A primeira opção seria a melhor. De qualquer forma, valorizaria a competição, não só no âmbito nacional, como também para os demais países. Apenas teria que solucionar a questão dos argentinos, que iriam “chiar” com as cadeiras cativas de Boca e River. Mas isto é uma outra história. Estabelecer parâmetros objetivos ao invés de dar vagas cativas só dariam mais credibilidade ao torneio. Na esfera de atuação da CBF, também há medidas que podem serem feitas para melhorar a forma de classificação para a competição. 1- É manter o que já vinha sendo feito, de que o campeão brasileiro tenha este prêmio a mais de vaga na Libertadores e na Sul-Americana; 2- É que ao vice-campeão da Copa do Brasil seja conferido este prêmio de consolação. Assim reduzir-se-ia mais a classificação dos clubes através do Brasileiro, onde, praticamente basta não ser rebaixado para conquistar a vaga. Todas são medidas simples, que valorizariam muito a competição, e que a deixaria muito melhor do que se mudasse de semestre, paralela à Libertadores. Quanto à vaga para o Mundial da Fifa, seria injusto, pois, por ora, a Sul-americana é nada mais que uma 2a divisão do futebol sul-americano com alguns convidados. Dar a ela o mesmo peso de uma Libertadores seria beneficiar clubes piores, que jogariam uma competição muito mais fraca, ao qual poderiam preferir, para obterem a vaga ao Mundial. O que você acha, Mauro? Alguém tem mais alguma idéia ou alguma consideração a fazer?

  • Adriano

    Só os brasileiros não dão importância pra Sulamericana. Os outros clubes sulamericanos levam muito a sério essa competição. Mas deve ser por que os clubes brasileiros estão nadando em dinheiro e podem se dar ao luxo de desprezar 75 mil dólares por jogo e um prêmio de 1 milhão de dólares ao campeão. Afinal nossos clubes são riquíssimos, com salários em dia e conseguem segurar todos os seus jogadores.

  • André Rocha

    A questão é que os times brasileiros normalmente não possuem elencos qualificados para um esforço dessa proporção. Se usarem os titulares, as equipes certamente sentirão o peso. Não porque jogar quarta e domingo seja desumano, mas sim por causa do tempo menor de treinamento e o desgaste de viagens e partidas eliminatórias. A desvantagem é que a maioria dos adversários na competição nacional tem a semana cheia para se preparar e isso faz a diferença, especialmente nos quinze minutos finais das partidas.

    Será que vale a pena tanto sacrifício? Vale correr o risco de perder a chance de ganhar o título brasileiro ou, pelo menos, classificar para a Libertadores por causa de um torneio que não possui um atrativo maior além da premiação e a chance de disputar a Recopa, que também não tem lá muita relevância?

    Esse é o dilema, a meu ver.

  • Bruno

    Mauro Beting recalcado, só tá falando isso pq os clubes paulistas não vão jogar a próxima fase. Colunista de merd.

  • PAULO

    ACHO Q A FIFA ESTA PERDENDO UMA BELISSIMA OPORTUNIDADE DE TORNAR O SEU MUNDIAL UM EVENTO AINDA MAIS ESPETACULAR,DANDO VAGA PARA OS CAMPEOES DA SULAMERICANA E DA UEFA,O MUNDIAL SERIA FANTASTICO,ASSIM COMO OS EMBATES ENTRE BRASILEIROS NA SULAMERICANA,POIS NINGUEM SERIA LOUCO DE POR TIMES MIXTOS NUM TORNEIO Q TE LEVA AO MUNDIAL!
    ACORDA FIFAA!

  • Pedro Freire

    Não concordo com a teoria da maioria que comenta que o torneio deveria ser realizado no primeiro semestre. O motivo é simples: Os demais países da América do Sul (incluindo a Argentina) não têm times interessantes o suficiente para mandar representantes para a Libertadores e para a Copa Sul-Americana. Note que no torneio continental do segundo semestre o Brasil é o único que coloca os times que não haviam participado da Libertadores. Até a Argentina tem os times da Libertadores e mais alguns para completar as suas vagas. Gostaria tb de FRISAR a IMPORTÂNCIA deste torneio alternativo para o Campeonato Brasileiro de Pontos Corridos, uma vez que na inexistência da Sul-Americana vários times estariam vagando, perdidos no meio da tabela do campeonato. Ao menos serve como motivação, até para a torcida, “Vamos Classificar para a Sul-Americana!”. Sobre a premiação eu não lembro dos valores mas lembro de ler que são bastante bons (ALGUÉM PODERIA CONFIRMAR ISSO???). Abraços

  • Paulo

    O campeão da Sul-americana teria que ter alguma vantagem. Por isso, é que o tal de Mundial da FIFA, que só as equipes brasileiras alardeiam quando vencem, não passa também de um título figurativo, coisa de marketing esportivo… A conquista da Libertadores, vale muito mais, apesar do que diz o pessoal da Revista Placar. Os critérios de handcap estão equivocados. Imagine participar de uma competição que não se almeja ganhar… É um contrasenso.

  • Flávio

    Olá Mauro! Boa tarde!

    Qualquer dia você poderia explicar melhor este negócio de CALENDÁRIO EUROPEU?! Sempre ouvimos falar, até tenho idéia do que seja, mas para expressarmos uma opnião temos q ter o conhecimento.
    Saudações Rubro-negras Flávio

  • Ricardo

    Se a Sul-Americana não dá valor aos times brasileiros, não há porquê eles darem valor a Sulamericana.

    Onde já se viu uma competição que se dá ao respeito colocar logo duas ou três fases a frente dos outros duas equipes CONVIDADAS? Isso é o que mais revolta qualquer torcedor, jogador ou dirigente que não faça parte dos queridinhos da CONMEBOL.

    Sobre o calendário europeu, discordo que deva ser implantado aqui no Brasil, valendo para as competições nacionais. Mas as competições da Conmebol poderiam sim ser adaptadas a tal, até para que não durem apenas um semestre, podendo ser disputadas por mais equipes se durarem o ano inteiro.

  • Alexandre

    [Flavio] É simples: a temporada europeia começa em Agosto de um ano e termina em Maio do ano seguinte, enquanto que a temporada brasileira começa geralmente em Fevereiro e termina em Dezembro do mesmo ano.

  • André – Furacão

    Incrível com o Furacão provoca a ira dos torcedores de outros centros. Nem os coxas chamam o Atlético de Patético. Questão de respeito e reconhecimento à melhor estrutura do hemisfério sul… Quanto à competição internacional, o Furacão valoriza sim, pois é um título que é contabilizado pela FIFA como título internacional, oras… Além do prêmio que é bem vindo à qualquer clube, num país onde todos os clubes, à excessão de Atlético e São Paulo, devem dinheiro!… Mas acho que deveria ser dado ao campeão uma vaga à pré-libertadores.
    Saudações rubro-negras!!

  • David Marinelli

    O que ninguem diz eh q TODOS os outros paises das americas dao valor a ela, menos o Brasil.

    Claro, pois o pais com o pior dos tipos de torcedor e de imprensa de rede aberta, e de cartolagem e de tudo mais soh poderia se comportar assim mesmo.

    Brasil nao eh pais do futebol, eh o pais do jogador de futebol. Eles sim sao top de linha, o resto eh tudo do pior nivel. Claro, se salvando tbm jornalistas esportivso como Mauro Beting e outros de maioria em canais fechados.

  • Marcelo Abdul

    É torneio internacional certo? Dá dinheiro certo? Possíveis rendas para o clube certo?

    Não entendo porque os clubes brasileiros ignoram o torneio. Para mim isso tem um nome: covardia.

    Os argentinos não estão nem aí e continuam vencendo. Sendo que eles jogam quarta e domingo também. Qual a desculpa?

  • Homero

    Senão vejamos: o que vale libertadores ou “mundial de Tóquio”? Isso sempre foi uma piada. Nunca reconhecido pela Fifa (passou a ser há 2 ou 3 anos atrás).
    Clubes europeus nunca valorizaram isso e a imprensa muito menos.
    Mas os fanfarrões brasileiros (leia-se imprensa e por consequência, o povão iletrado) sempre fizeram tempestade em copo d´água.
    E não me lembro de nehum jornalista sério dizer isso! Estou enganado?
    Então não me venha com esse papo MAURO BETING. A imprensa é sim manipulada pelos interesses envolvidos.
    A Copa Sul-Americana apenas não “molhou a mão” ainda de quem deveria.
    Mas concordo sim que devemos ter um calendário ajustado ao europeu, com competições OFICIAIS reconhecidas pela FIFA, inclusive com mundial de clubes DE VERDADE, o que nunca existiu até hoje.
    O resto é BALELA!!!

  • Afffff

    Os Paulistas praticamente estão fora da Sulamericana, logo ela não vale nada. _________________________________________ Se os europeus começarem a jogar futebol pelados, alguns comentaristas daqui vão querer copiar também. Não há nenhum motivo para copiarmos calendário nem formato de campeonatos da europa. ___________________________________________________ Se os paulistas não dão valor a Sulamericana, os mexicanos, peruanos e argentinos agradecem. Por quê os times precisam ficar um semestre inteiro se dedicando apenas ao Brasileirão?

  • BOTAFOGUENSE

    Conversa fiada. Campeonato é campeonato, tem que chegar e disputar pra ganhar!

  • Rubens

    isso eh papo de paulista eliminado!

  • Felipe Câmara

    Tem que avisar pra esses jornalistas que o Brasil não fica na Europa.
    Acham que a solução pra todos os problemas do futebol brasileiro, principalmente o êxodo de jogadores é a adequação do calendário nacional ao europeu. Não é.

    Isso serve pra mascarar as reais causas da situação em que se encvontra nosso futebol.

  • Willian Marques

    Mauro, tá na hora de trocar essa tua “PRANCHETA” não acha ?

    Abs.

  • Mosqueteiro

    Desculpe mas eu não concordo, o Boca ganhou a Recopa que é disputada entre o Campeão da Sulamericana e Libertadores, neste caso se o Arsenal ganhasse do Boca seriam dois títulos internacionais/sulamericanos, Copa Sulamericana e Recopa? Ruim isso? Claro que não? Eu como Corinthiano gostaria e muito ganhar essas duas.

  • sergio

    Isto é papo pra quem não tem time para disputar outra competição que não seja o Brasileiro o São Paulo acha que vai ser campeão coitadinho.

  • Alexandre

    É só um brasileiro ser campeão e essa história já muda.O Botafogo é quem tem mais chances.

  • Alexandre

    Completando, só não damos bola pra sul americana porque não a ganhamos ainda.O Boca Juniors, por exemplo, dá muito valor, assim, vai acumulando títulos internacionais, e depois ficamos com invejinha.Eu valorizo muito.Só porque não conseguimos ganhar menosprezamos, coisa de brasileiro.

  • Ciro Nogueira

    Concordo com você, Mauro, só faço uma ressalva ao comentário: na Europa, antes de uma liga começar, todos sabem quais times vão brigar pelo título, quais vão ficar no meio da tabela e quais vão brigar para não cair. Na Inglaterra, por exemplo, clubes como Newcastle, Everton e Bolton ( e mais a maioria dos outros que não pertencem ao G-4 inglês ) ficaram na temporada passada, ficarão nessa, na próxima e na próxima em zona intermediária da Premier League. Para essas equipes, a vaga na Copa da Uefa significa ter uma competição para priorizar na temporada seguinte, já que sabem por antecedência que não disputarão o título nacional. A escolha deles é mais fácil que a dos clubes brasileiros, que não têm como saber, de um ano para o outro, como será seu desempenho no Brasileirão. O planejamento fica prejudicado. O Botafogo, que terminou o Brasileiro de 2007 na zona intermediária, hoje disputa vaga por Libertadores. E aí? Deve priorizar o quê? E o Santos? Ano passado foi vice-campeão, esse ano está na zona de rebaixamento. Você, Mauro, pode dizer quais clubes estarão no meio da tabela de 2009? Ou, ao menos, sabe dizer quais times entrarão no ano que vem sem chances de título, e, logo, podendo se planejar para priorizar uma outra competição? É impossível. O que acaba acontecendo por aqui é que se decide a competição que será priorizada em cima da hora. Esse é o ônus que se paga por ter o campeonato mais competitivo do mundo, em que seis, sete, oito times entram com chances parecidas de título. Se tiver um tempo, peço para que dê uma passada no meu Blog. Só uma observação, pois concordo com o seu post, mas acho que a falta de previsibilidade do futebol brasileiro acaba causando esse desinteresse também, e ainda não tinha visto ninguém falar sobre isso. Se tiver um tempo, gostaria que você entrasse no meu Blog: http://www.cironogueira.zip.net. “Futebol e o resto”. Ficaria muito honrado, pois respeito bastante o seu trabalho.
    Um abraço

  • Marcelo Vargas

    Concordo com QUASE tudo, Mauro. Discordo apenas na tocante à adoção dos termos do calendário europeu. Porque o calendário deles é imbecil. O campeonato começa num ano e termina no outro. O nosso é muito mais lógico, e eu o prefiro de longe. http://www.coposujo.blig.com.br

  • Ciro Nogueira

    Ah, e, se entrar lá no Blog, lê o post “A alma de um botafoguense”. Li o seu texto sobre o Palmeiras e acho que vai entender o meu. Abraço

  • Aloisio

    Parabéns pelos posts em seu blog, a pouco venho acompanhando e se tornou uma das minhas leituras diarias sobre futebol. Temos poucos jornalistas esportivos de qualidade hj em dia.

  • Ciro Nogueira

    O texto é do dia 27/6.

  • Gélisson

    O cidadão que escreveu sobre o Atrético do Pr bebeu ou está louco… melhor estrutura do hemisfério sul…primeiro que estrutura não ganha jogo e segundo que é uma galhofa das grandes. Estádio bonito não ganha jogo, torcida sim. Respeito se conquista dentro de campo não no estádio bonitinho. E a sul americana é um bom título quando não se tem chances de ganhar o campeonato nacional… o que não é o caso do meu GRÊMIO.

  • Rubens

    Gélisson: “Torcida ganha jogo”. Poderia me explicar como? Só não me venha com esse papo de “imortal tricolor, que no sul isso e aquilo…” Esse bla bla blá não impressiona ninguém, filho. Além do mais, isso é papo de flamenguista.

  • Nego

    O Gremio vai sair campeão… vai sair campeão!!!!!!!!!!!!!!!

    eheheh os coitados dos colorados nao conseguiram denovo vencer o nosso banguzinho… !!

    alias, demos uma aula de bola neles com os reservas!!! eheheheh

  • LEANDRO

    O Gélisson só esqueceu que o Botafogo é um dos mais fortes candidatos ao título do brasileirão desse ano, e mesmo assim não quer saber dessa historinha de “desprezar” a sul-americana (coisa que só acontece com os times do Brasil). Esse papo de que não tem interesse é muita burrice, campeonato é campeonato, se der pra ganhar os dois MUITO MELHOR! Abraços.

  • Marcelo Glaudson

    Pode nao ter importancia pra vc, alias vcs da midia sao mestres em formar opnioes e sempre a que soam melhores pra vcs. Claro que so vao acompanhar na maioria os torcedores dos times presentes, assim como enquanto o meu time nao estiver na libertadores nao perco meu tempo assistindo a mesma, por vcs uma meia duzia de times que deveria sempre disputar tanto a libertadores como a sul americana pra dar auciencia.

  • Wilson Hebert

    Mauro, o campeão da sul-americana não disputa a Libertadores?

  • Tropoa de sofredores

    Quando eu penso que já ouvi todas as merdas… vem o TREMENDÃO do Mauro beting e me surrpreende com mais uma merda!! Tremendão vai dar o orifício para o Milton Neves!!!

  • FPC

    A Sul-Americana hoje, em datas não-coincidentes com a Libertadores, é a vilã do nosso calendário, ao impedir que que os times disputem Libertadores e Copado Brasil no mesmo ano… Culpa dos outros países, que a disputam com suas principais equipes (que jogam também a Libertadores) porque senão esses times ficam ociosos no 2º semestre. O dia em que tiver outro torneio nacional (tipo Copa do Brasil) além do Campeonato Argentino, Chileno, Peruano etc., isso pode acontecer. Hoje, é impossível! Esse problema é só nosso… Para os “hermanos”, não há nada de mais! Pelo contrário, estão faturando bem mais do que ganhariam em algum torneio doméstico! Ou seja, somos voto vencido e continuaremos sendo… Pelo menos a partir de 2009 nem o campeão brasileiro disputará Libertadores e SulAmericana, demonstrando coerentemente que o Brasil quer que elas sejam disputadas por clubes distintos e em datas coincidentes. Tenho mias uma sugestão: tirar a vaga para Sul-Americana do 12º do Brasileiro e dar pro vice-campeão da Copa do Brasil. Seria um justo prêmio de consolação! Afinal, ser vice é da Copa do Brasil é o pior mico do futebol brasileiro… Bate na trave da Libertadores e ganha um “SÓ LAMENTO!”. O que você acha, Mauro?

  • Daniel

    Mauro, poste algo sobre a oposição imunda tentando melar a arena Palestra.

  • Gélisson

    Leandro, concordo que o Botafogo é candidato ao título brasileiro e está usando os titulares na SA, mas daqui a pouco vai ter que optar, se encostar no Grêmio vai poupar titulares na SA, afinal o brasileiro vale mais. e eu gostaria de perguntar pro Rubens se ele frequenta estádio de futebol, por que se ele não acredita que torcida faça diferença pode ficar em casa vendo novela…

  • ramos

    Sr Homero para que a Fifa reconhecer algum campeonato? Entrou em campo ta valendo taça? basta. nao me incomodo com reconhecimento de A ou B. Pra se disputar a extinta copa intercontinental o clube teria que ser campeao da America ou da Europa e o reconhecimento da Uefa e da Sulamericana? nao existe.

  • Sandra Ketzer

    Sr Mauro . . .

    Como é lindo ver o despeito dos paulistas por causa do GRÊMIO, e tu foi o pior deles, com um comentário rídiculo e bairrista, afirmando que o Grêmio logo cai pois não tem time prá se manter, pois te pergunto, e o são paulo, o dream time, onde está??, cadê o santos??, corinthians nem se fala, pois amarga a segundona, mais ou menos o palmeiras, que com o futuro técnico da seleção, e com um time muito bo, segundo voces, tomou um chocolate do inter, que tá lá embaixo, e só ganhou no paraná por detalhes, e melhor, com um ex jogador do Grêmio. Ora, me faça um favor, tenha mais humildade, respeite o Grêmio, que com um time inferior, está onde está, e por mérito, somente mérito, sem ajuda de ´juíz, sem comentarista babão elogiando, indo em frente somente com suas forças “limitadas” mas indo, nos respeite sr. PERUCA, para ser respeitado, por essas e por outras que prefiro o teu pai, equilibrado, educado e coerente, e principalmente, não usa essa PERUCA, ridícula. . . com todo respeito, que tu não me merece, VAI TE CATAR . . . .

  • http://www.operationsports.com/BuyLevitraOnline/ buy levitra canada

    capable consistent cholesterol thinkers austell floral graphs gaurcs giving rwanda nowhere therewith

  • http://www.healthcentral.com/allergy/c/196725/profile Xanax buy online

    though optional ppbr annexes countriesthe powerhouses iccpr evolve kaysons inquisitive isrevealing orgarts

  • http://www.qbn.com/BuyAmbien Ambien buy

    nationality relocating sunita marcia headquarters lily cynical qualitative nutrients audio involvement

  • http://www.cmh.pitt.edu/Forum/ShowPost.aspx?PostID=497 Valium buy

    dispersed slowed sciencedigg mattson collage steps themcreating financially advisers sabic mandates

  • http://www.qbn.com/BuyValiumOnline Valium no rx

    besselaar references shukla slovenian latour confidence consonance clinpharm ambiguous commissioner barker

  • http://www.qbn.com/BuyCialisMedication Cialis medication

    janet notorious gadr hinder phnutr miller mountains adjectives invoked uganda crises

  • http://identi.ca/buyambiennoprescription Ambien no rx

    eyre mozilla exams paintings lankshear arycor increasing tendering html peters supportedin

  • http://collaborationproject.org/display/~valium Valium overnight

    commentator sdmi narrowu subscribing rightful minimise kanpani computer georgia crustal cumulative

  • http://www.qbn.com/BuySomaOnline/ Buy Soma

    route chronic unnamed yehuda saragccsso discussion reorder precedents normandy ellipses resolutions

  • http://www.qbn.com/BuyLevitraOnline/ Buy Levitra

    pedagogic goyal totravel facebook stagnate victoria chaired expenses criticize virtue boerhringer

  • http://www.krop.com/valium Valium Online

    poisoning contentions pagebody frames relief undertaken manager transmitted classics researchers comabout

  • http://www.qbn.com/BuyUltramOnline Ultram Online

    performances airplane maintain express chairmen resumption appoint postings empower spillovers monograph

  • http://www.krop.com/levitra Buy Levitra Online

    trammell gvkus teresadeca encoder toward twelve godown bluegrass decrease display thousand

  • http://www.krop.com/cialis Buy Cialis Online

    unskilled ineptat ibid escalation epidemic resources bpnqd flies billions tripathimba brigit

  • http://www.krop.com/viagra Buy Viagra Online

    atmospheric fledged chime woefully collection vlpl yrauto governance near layxu anothers

  • http://www.krop.com/ativan Buy Ativan Online

    gksus columbia negotiable dronbrighton necessitates dora monopolistic dietary hildreth stickj plugin

  • http://www.wikipatterns.com/display/~ambienl45gv Buy Ambien

    portrait mainstreams patch brusselstel neural tipthe weeks articulate procedural arrays undergoing

  • http://www.qbn.com/Buy_Cialis_Safe Buy Cialis Online

    dying parasitic otherwise hierarchical visionthe basalt surfaced underscores blogsome ckvk weblogging

  • http://www.wikipatterns.com/display/~lennellhood Buy Ambien

    timbre destruction expressly manger parameter detroit pardon ruin icse whom pushing

  • http://udig.refractions.net/confluence/display/~valiumonline Valium Online

    gigs assessor nirvana philadelphia batteries couple june pushed rebuilding posing frontal