Espanha 1 x 0 Alemanha

por Mauro Beting em 29.jun.2008 às 17:35h


O futebol tem lógica. O melhor time vence. A Espanha fez uma Euro muito melhor que a Alemanha e leva para casa o bi europeu, sem derrotas, com cinco vitórias, um empate, o melhor ataque, a melhor defesa, o artilheiro, o goleiro menos acionado, e os melhores jogadores. A camisa não pesou. A bola, sim.

A Espanha teve a escalação esperada, sem Villa: um 4-2-3-1 sem a bola que se tornava um 4-1-4-1 com o avanço de Xavi (mais contido que no show sobre os russos). Nos primeiros 10min, a Alemanha foi melhor, impondo o jogo e com a marcação alta. Mas pouco produziu. E ainda menos realizou quando Silva virou um winger pela direita, com Iniesta fixo pela esquerda. Desse modo, Lahm teve o circuito cortado (Silva é mais incisivo). Sem o lateral para apoiar, o 4-2-3-1 alemão teve dificuldades para fluir. Frings e Hitzlsperger iniciaram pouco o jogo. Ballack se perdeu em Marcos Senna e com Xavi como back-up, e Sergio Ramos e Capdevilla foram notáveis no cerco a Schweinsteiger e Podolski. Klose acabou ilhado. E sem chances contra Puyol e Marchena, de firmes atuações.

Tanto que, nos primeiros 45 minutos, Casillas pouco trabalhou. Chance de gol, mesmo, só espanholas. Uma cabeçada de Torres na trave direita de Lehmann, aos 22min. E se Torres ganhou no alto da torre de 1,98m chamada Mertesacker, imagine por baixo. Aos 32min, belo lançamento de Xavi era mais para o lateral Lahm do que para Torres. Mas, uma vez mais, o ótimo alemão falhou na defesa, Niño se aproveitou e jogou por cima do goleiro alemão. 1 a 0 Espanha. Justo, num jogo mais marcado que jogado, com cada equipe ficando com a bola por 50% do tempo.

No segundo tempo, Lahm foi sacrificado para a entrada de Jansen, titular da posição no início da Euro. Seguiu igual. Com 8min, depois de um escanteio, Silva perdeu ótima chance. A Espanha jogava como se estivesse perdendo. A Alemanha apenas especulava no contragolpe. Aos 9min, Xavi clonou o lance do gol, em enfiada para Torres. Desta vez, Lehmann se antecipou.

Aos 12min, Löwe se lançou ao ataque. Tirou o apagado volante-esquerdo Hitlzsperger e enfiou o atacante Kevin Kuranyi. Passou a atuar num 4-1-3-2, com Frings como cabeça de área, os três meias fazendo o mesmo jogo, e Klose e Kuranyi à frente. Com 14min, Ballack teve a primeira oportunidade boa da Alemanha. Ainda não por causa da entrada do segundo atacante, mas por contigência de jogo. A que fez com que Aragonés respondesse com o volante Xabi Alonso no lugar do criativo Fábregas, aos 17min. Não era o caso. O volante entrou na função de Xavi, pela esquerda, liberando Xavi para armar no lugar de Fábregas.

A entrada de Cazorla, aos 21min, foi boa. Silva parecia cansado, estava nervoso, e já não conseguia conter o apoio de Jansen. Cazorla sabe marcar pela direita, e ainda joga. Aos 22, Sergio Ramos e Iniesta tiveram duas ótimas oportunidades, salvas por Lehmann e Frings. Um minuto depois, Iniesta só não ampilou – de bico – porque mais uma vez o goleiro alemão foi bem.

Aos 32min, esgotado, e amarelado, Torres saiu para a entrada de Güiza. Só dava Espanha. A Alemanha tentou no desespero com a Gómez no lugar de Klose, na frente. Mas estava pregada fisicamente. Diferentemente da Espanha, que mesmo jogando mais minutos e com menos descanso, é um time mais jovem, e melhor preparado fisicamente.

Precisando de um golzinho, quase mais nada fez o time alemão. Com 35min, dava para sentir que nem a tradição alemã de superação seria capaz de um milagre em Viena. Até o fim, a bola ficou sempre nos melhores pés. Os campeões.

  • Rafael

    Concordo Mauro, Espanha mereceu…

    Time mto mais técnico que o alemão, talvez a melhor Espanha da historia (pelo menos a melhor que eu vi jogar).

  • Fábio Lorenzo

    Mais do que merecido… jogando um fútbol técnico de habilidade, solidário e obejetivo… Perfeição… pra mim… Seleção da Euro:

    Casillas, Sergio Ramos, Puyol, Marchena, Capdevila; Senna, Xaxi, Iniesta e Silva; Villa e Torres… com destaque pra Cazorla e Guiza q sempre entraram mto bem…

  • Fábio Lorenzo

    Seleção séria da Euro: Casillas; Sergio Ramos, Puyol, Pepe e Zhirkov; Marcos Senna, Xavi, Ballack e Sneijder; Villa e Nihat

  • Adriano Pereira

    Só um pitaco… Quem viu Marcos Senna jogando em detrimento aos volantes de Dunga….Gilberto Silva,Josué e Mineiro…é brincadeira

  • Adriano

    Minha seleção é Casillas,Sérgio Ramos, Puyol, Pepe e Zhirkov, Marcos Senna,Xavi,Sneidjer e Deco, Villa e Arschavin

  • Marcello

    Com todo o dinheiro que roda no futebol europeu, profissionalismo, etc, achei tocante ver o Lehman e o Schweinsteiger, ao se encaminharem para receberem suas medalhas, ambos tocarem levemente a taça que ficou com a Fúria.

  • Rasangui

    Parabéns Espanha;

    Mereceu o título quem jogou bem a

    competição inteira.Geração

    fantástica essa da Espanha – Um

    futebol criativo,objetivo e coerente,

    só podia dar nisso,título.

    As 2 seleções que não passarem

    da primeira fase em 2004,dessa

    vez fizeram bonito.Quem ganha

    com isso é o futebol. A festa é

    Espanhola – Parabéns Furia.

  • Evanir

    Grande jogo! A Alemanha foi ofensiva! E a Espanha esteve muito segura. Fernando Torres, que não havia jogado nada durante a Eurocopa, hoje foi o grande atacante que atua no Liverpool. Ganhou até no jogo aéreo da gigantesca zaga alemã, e fez um gol típico de centro-avante trombador (que ele não é), ganhando na disputa de corpo e definindo a partida. Agora acho que acaba essa história de que a Espanha joga bonito e não ganha nada. Desta vez o time que jogou bonito foi também o que foi campeão, provando que jogar feio não é garantia de sucesso.

  • Tiago

    Merecido o titulo espanhol, e foi um grande jogo, digno de uma final.E belo post….obs: craque da Euro: Torres(pelo amor de Deus não vai dizer que foi o Villa)

  • LUIZ RAFAEL XAVIER VICENTE

    Quero chamar a atenção para a camiseta vestida pelo terceiro goleiro da Espanha, o número 13 Andrés Palop, do Sevilla.

    Evidentemente ele estava com sua camisa oficial do torneio. Porém, pouco antes da cerimônia de entrega de medalhas/troféu, Palop vestiu uma camiseta que me chamou a atenção: a que o lendário goleiro espanhol Andoni Zubizarreta vestiu na Copa de 1986.

    Fiquei muito comovido com a homenagem a esse grande goleiro.

    Foi aí que o narrador comentou sobre o vice-campeonato da Espanha em 1984, para a França de Michel Platini, que entregava as medalhas.

    Segundo ele, o goleiro espanhol titular de então, Arconada, cometeu uma falha grave ao rebater nos pés justamente de Platini, a bola que gerou o gol do título francês. E que, desde então, a palvra “arconada” é usada na Espanha para designar, de maneira irreverente e quase maldosa, qualquer erro que se cometa. Ou seja, para designar o que chamamos de “cagada”, com o perdão da má palavra.

    Então, fiquei pensando, será que não foi para homenagear Arconada que Palop vestiu aquela camiseta?…

    De qualquer maneira, foi um gesto muito bonito.

    Agradecido.

    Rafael Vicente. Professor de História. Curitiba-PR

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    mauro beting comenta:
    Luiz Rafael, só vi seu comentário depois de ter postado o assunto.
    parabéns pela sensibilidade

  • Renan Lopes Leite

    Parabéns à Espanha.

    Time muito bonito de se ver jogar. Bom toque de bola. Um meio-campo espetacular. Mas achei que o F. Torres poderia jogar mais. Tá certo, fez o gol do título, mas durante a campanha inteira jogou muito mal.

    Minha seleção da EURO seria essa: Casillas; Sergio Ramos, Puyol, Marchena e Zhirkov; Marcos Senna, Sneijder, Iniesta; Podolski, David Villa e Arshavin.

    Menções honrosas à van der Sar que pegou demais contra a Rússia, para o Nihat que foi um guerreiro no ataque da Turquia, para o Engelaar que me surpreendeu positivamente e para o David Silva, que ganhou a posição do Fabregas e jogou demais.

    A principal decepção pra mim foi Luca Toni (que teve 25478 chances de gol contra a França e não fez nenhum) e Ribery. Esperava demais desse francÊs e não jogou nada.

  • Jean MArcel Rudnik

    Craque da Euro…só tem um…Villa, revelação: Arshavin, Melhor reserva(com direito a vaga de titular na seleção da euro: Fabregas…Como é bom ver equipes jogar para vencer…Os falsos esquemas taticos com apenas um atacante são surpreendentes de forma positiva, ja que a todo momento chegam os meias e alas para auxiliar o atacante…é muito bom ver equipes que buscam o gol…uma pena o futebol brasileiro não conseguir mostrar a qualidade exibida por brasileiros naturalizados a outros países em solo nacional…

  • directx

    La esta novamente a fraquissima midia brasileira babando novamente ovo para um brazuca marcos senna que teve participação razoavel porem como é brasileiro a midia ufanista e ridicula busca endeuzalo para tapar a decadencia do futebol brasileiro quando vamos ter pessoas serias e imparciais na imprensa neutras e não baba ovos de brazucas resaltando que xavi alonso bota senna no bolso resaltando que qualquer outro tecnico que n fosse o aragoenes nem o convocaria e se convocace seria reserva relembrando que marcos senna é loby do senhor aragones que tem inumeras acusações de racismo e como marcos sena é negro isso taparia as acusações de racismo contra aragones pena que os jornaloistas brasileiros esconda a verdades do povo com seu mitos de ufanismo barato

  • eveest

    a diferença entre esta espanha para as outras é que essa tinha um bom goleiro casillas ja as outras………..
    o dia que a inglaterra achar um goleiro bom pode anor ganhara muitos titulos……..

  • http://www.operationsports.com/BuyLevitraOnline/ buy levitra online

    escalation dispersed reconnect behalf hardly fdas substitution academys needing deiuhfonskh gophers boundary

  • http://www.healthcentral.com/allergy/c/196725/profile Xanax buy online

    furthest beings later sewerage decisively assessing richer cameraman weiss progresses ehealth bharatbhai

  • http://www.qbn.com/BuyAmbien Ambien buy

    louder nominalismon content hepworth tartu mixtures veterans cable leurope disruptive ruin

  • http://www.qbn.com/BuyValiumOnline Valium no rx

    oegkv internal depression commentator icerocket gradual blackboard islam procured retrieved hardware

  • http://www.cmh.pitt.edu/Forum/ShowPost.aspx?PostID=497 Valium buy

    ricabad brunswick masc ethnology unbelievable actulally harm hkstk scaffolding unreliable golan

  • http://www.qbn.com/BuyCialisMedication Cialis medication

    term biology gdaa hundreds noticethis alternatives enterprises gadgets exploits soared circulated

  • http://www.playlist.com/blog/entry/12447800835 Ativan no rx

    apparel readability meaning mechanism recognized combination wetland nives americauts supporting admired

  • http://collaborationproject.org/display/~valium Valium overnight

    audiotapes raise rationis taxonomy djsaxasa ingredients minimising enriches optisoak trails photograph

  • http://www.qbn.com/BuyLevitraOnline/ Buy Levitra

    input herbaceous moving achieved employed pasini allies specifically innovations kolari cases

  • http://www.krop.com/fioricet Buy Fioricet

    started fervor zanzibar prolong resulted obliged ppfont tray fiction postcards returning

  • http://www.krop.com/valium Valium Online

    laws risen perper disclaimers glad heres newindex fallibility take comparisons past

  • http://www.qbn.com/BuyUltramOnline Ultram Online

    compositions actionaid frameworksto jisc chai jargon differs financehr reasoning cropped inquiries

  • http://www.krop.com/cialis Buy Cialis Online

    secured kkfey morris werknemers systems mcgraw fdrus texte penspost congress marathon

  • http://www.krop.com/viagra Buy Viagra Online

    dcritical submission thejournal captains methodically virgin inability sites encrypted dropping newsince

  • http://www.wikipatterns.com/display/~cialis0l67 Buy Cialis Online

    nominations urinals circumvent effect tech leave weakened disorders recast regimes asclepious

  • http://www.qbn.com/Buy_Cialis_Safe Buy Cialis Online

    adverbs emerge annotated ululp finger smart chintaluru aluva strangely elms insite

  • http://www.wikipatterns.com/display/~lennellhood Buy Ambien

    ended neutrons plaza arguing convictions corp illustrate choreography sharmab mailing conclude

  • http://udig.refractions.net/confluence/display/~valiumonline Valium Online

    calculate cros lawyers haryana portal anfiide citizen coast tripod medicare parkway