Alemanha 3 x 2 Portugal

por Mauro Beting em 19.jun.2008 às 18:04h




A piada é velha – e atualíssima, como Chaplin, como Monty Phyton, como Agente 86. Aquele do Sigfried, da K.A.O.S. Um milico alemão que planejava dominar o mundo. Ou ao menos a Euro-08 – como o time de Löwe, que nem do treinador foi, suspenso que foi na última rodada.

Ah, a piada. Ou constatação: a melhor definição de futebol é um jogo disputado por duas equipes de 11 jogadores que, ao final de 90 minutos, é vencido pela Alemanha. E a piada é inglesa. Eles que ganharam (em 120 minutos, e com a arbitragem de bandeirinha soviético), a Copa-66.

Mas que perderam outras tantas vezes. Como Portugal, em dois anos, caiu por duas vezes. Na despedida lusa da Copa-06. Na despedida de Felipão do excelente trabalho realizado com os tugas.

O que dói é que, desta vez, Portugal tinha mais time e mais chances que a Alemanha. O campo era neutro. A Alemanha vinha baqueada como segunda colocada do grupo. Com a
costela quebrada, Frings faria muita falta à marcação alemã. Mas não fez. Porque muito bem marcou e melhor ainda bolou o treinador alemão. Usou dois volantes Hitzlsperger e Rolfes à frente da zaga, e uma linha de três meias (Schweinsteiger, Ballack – mais na dele do que vinha atuando – e Podolski; à frente, Klose).

Um 4-2-3-1 espelhado no português. Jogo para embates individuais. Na técnica, a vantagem seria portuguesa. Na prática, não. Mais forte fisicamente, e com a mentalidade impressionante e histórica (diferente da derrotista portuguesa), a Alemanha impôs seu jogo… digamos, alemão. Em noite opaca, Ronaldo, Deco e boa companhia não criaram, não bolaram, não marcaram.

É fato que a primeira boa chance foi de Moutinho, aos 19. Mas dois minutos passaram até sensacional e lépida tabela Ballack-Podolski, que serviu Schweinsteiger para ganhar de Paulo Ferreira (uma lástima) e abrir o placar. No lance, o winger alemão empurrou Bosingwa, em lance difícil para o árbitro (e, mesmo assim, de difícil marcação para um apitador europeu).

Mal se ajeitou em campo, Petit Bull fez das dele, e de milhões de cérberos que pululam os campos. Cometeu falta dura e desnecessária em Metzelder, em lance que seria dominado por Bosingwa. Na cobrança, o iluminado Schweinsteiger meteu no segundo pau, na cabeça do redivivo Klose. E da zumbi zaga lusa. Ronaldo esqueceu de Klose, ninguém apareceu, e aos 26min Portugal já parecia perdido e eliminado.

Aos 30min, Raul Meireles substituiu Moutinho para tentar recuperar as bolas. Deu certo. Até porque a Alemanha se animou demais. Friedrich foi ao ataque como se fosse a última blitz, voltou devagar, e, às costas dele, Ronaldo foi bem lançado por Simão. Perdeu o gol, mas Nuno acertou seu único lance no jogo.

No segundo tempo, Portugal até tentou se animar, como ótimo time de Felipão. Mas como dar certo se outra falta tola é feita? Nova bola é cruzada na área, Ricardo ricardeia e sai mal do gol, Paulo Ferreira sobe como um espeto de pau (e ainda é empurrado por Ballack), e o alemão faltoso amplia. Mais um gol irregular de uma equipe regularíssima.

Portugal estrebuchou. Nem Felipão parecia animado o suficiente. O gol de cabeça de Postiga, aos 42min, apenas fez o placar um pouco mais justo. Afinal, pela TV, eu anularia dois dos gols alemães. Mas, ainda assim, a melhor equipe foi a de Ballack. Não a do ausente Ronaldo. Do carente Deco. Do Portugal que chora um time que deveria ir longe. Mas parou naquele algo mais que falta à seleção lusa. E que sobra em qualquer time alemão.



SELEÇÃO DA EURO – QUARTAS-DE-FINAL, DIA 1

Van der Sar (Holanda);
Corluka (Croácia), Pepe (Portugal), Metzelder (Alemanha) e Pranjic (Croácia);
Van der Vaart (Holanda), Ballack (Alemanha), Sneijder (Holanda) e Podolski (Alemanha);
Villa (Espanha);
Torres (Espanha)

CRAQUE DO DIA: Schweinsteiger (Alemanha)
CRAQUE DA EURO: Villa (Espanha)

  • Girlano Márcio

    Dois não, mais o do Ballack foi totalmente irregular, pois ele empurrou claramente o fraco Paulo Ferreira. Que já no primeiro gol deu uma de mochila.
    Sem contar na ajuda que o Guarda-redes Ricardo também deu ao Ballack.
    Todavia com tudo isso temos que dar parabéns ao Felipãp por ressuscitar Portugal no cenário do futebol mundial.

  • Tato Barone

    PORTUGAL 2 x 3 ALEMANHA

    Felipão apostava no conjunto e no talento de Cristiano Ronaldo e Deco, já o suspenso Joachim Low colocou um time bem mais rápido e sem o poste Mario Gómez, com Schweinsteiger desde o início, porem pelo lado direito.

    O começo do jogo foi bem estudado, Ronaldo sumido e abandonado do lado esquerdo pouco fazia em campo, já o craque alemão Podolski buscava jogo e triangulação com Lham e Ballack. Aos 19’ quando o volume de jogo de Portugal era superior João Moutinho perde um gol incrível, em uma bela descida de Bosingwa.

    Futebol não perdoa erro, e em outra bela triangulação entre Lham, Ballack e Podolski, o craque alemão levou pra linha de fundo e achou Schweinsteiger na área para abrir o placar aos 21’ do primeiro tempo.

    E como desgraça pouca é besteira, logo aos 26’ Miroslav Klose aumenta a diferença, em falta cobrada de Schweinsteiger (como cansa escrever esse nome…) para o desvio do avançado alemão, é o primeiro gol de Klose na Euro.

    Felipão acusou o golpe, e sacou o meia João Moutinho (por contusão e necessidade), para seu lugar veio Raul Meireles liberando assim Deco para ficar livre em campo. Deco apareceu mais e procurou o sumido Ronaldo para trocar passes, em um belo lançamento de Deco, ele encontra Ronaldo nas costas da defesa, Ronaldo leva pra dentro e bate mal na saída de Lehmann. No rebote, o capitão Nuno Gomes aparece pra conferir e dar vida a Portugal novamente na partida.

    O gol acordou Ronaldo que ainda levou perigo mais duas vezes antes do final do primeiro tempo. Portugal precisava muito do talento do melhor do mundo!

    Portugal voltou tomando a iniciativa do jogo, com chute de longe, bola lançada na área, porem nada que causa-se um maior desespero na defesa alemã. Aos 16’ Pepe acerta Klose e toma amarelinho, Schweinsteiger foi para cobrança no mesmo lugar que originou o segundo gol, e novamente ele manda na entrada da pequena área, com muito veneno, Michael Ballack desloca o zagueiro e marca o terceiro gol alemão!

    Felipão foi pro tudo ou nada, colocou Postiga e Nani. Portugal continuou a tentar de loga distancia, a zaga germanicamente perfeita não deixou Portugal entrar na área.

    Alemanha levou perigo em boas chegadas e chutes perigosos de Podolski, Ballack chamou o jogo e parecia 3 em campo, como correu o capitão alemão!

    Quando nada mais parecia salvar Portugal, um ultimo suspiro, assim como na ultima Euro contra a Inglaterra, Postiga deu nova vida, Deco levou pro fundo, levantou a cabeça e deu uma bela assistência para Hélder Postiga marcar aos 41’ da etapa final.

    O jogo virou um drama, Portugal lutou, todos roeram as unhas acreditando mais uma vez nos milagres de Felipão, porem desta vez não deu. O maduro time Alemão de Low não cedeu a pressão a confirmou vaga para as semi-finais.

    Portugal parou na dependência de seu astro, Cristiano Ronaldo não lembrou nem de longe o espetacular jogador que é, já Ballack, mostrou ao novo chefe que não é capitão a toa e que vontade e disciplina tática também são necessárias para uma grande estrela!

  • rafael

    Portugal campeão? huahuahuahuahuahuahua, agora conta aquela do Espanhol!! Ah vc já contou, a Espanha chega na final né? Domingo eu volto aqui pra dar mais risada.

  • André Rocha

    Mauro, para mim, lances normais nos dois gols.

    Eles preservam os seus espaços e vão na bola. E mesmo que tenha sido, é difícil o árbitro anular na hora, sem o recurso do replay e dos jogadores em primeiro plano na imagem. No mais, pareceu claro que o seu querido Scolari esperava a Alemanha no 4-4-2 habitual e o time ficou perdido em campo. Quando acordou, estava 2 a 0. Mais uma vez, Cristiano Ronaldo se deixou marcar, pouco arriscou e continua devendo em momentos decisivos. Justa classificação alemã. E essa Euro é a redenção do futebol mundial depois da fraca Copa de 2006. Grandes jogos! E esse foi só o primeiro das quartas…

  • Leo

    A seleção portuguesa parece que fez intensivo com o Botafogo. Está no quase faz tempo.

  • Marcelo Rangel Moreira

    Mauro, com a derrota de Portugal, com a futura derrota da Espanha, com a provável amarelada da Holanda e da Croácia, vai acabar dando a Itália como campeã. A Alemanha vai acabar dando mole contra a Itália. Não seria a primeira vez.
    Honestamente, o que é melhor: chucrute com salsicha alemã ou uma bela macarronada à bolonhesa e com muito queijo parmesão?

  • Flávio Dias

    Mauro, voce não acha q o Van Persie foi mais efetivo que o Cristiano Ronaldo nessa primeira fase da euro não?

    Concordo com seu time, trocaria apenas o Cristiano pelo Van Persie!

  • Eduardo

    Mauro Beting, eu fico impressionado como voce não sabe absolutamente NADA de futebol, como voce tem coragem de comentar futebol,me diz? Quem é seu padrinho na televisao?
    ave mariaaaaaaaaa

  • Valderi

    GRAÇAS A DEUS acabou a mentira chamada Seleção de Portugal, acabou também a pose de Cristiano Ronaldo. Agora, pelo menos na Europa, está tudo voltando ao normal.

  • Dassler Marques

    Maurão, ótimo resumo. De fato, demonstração clara de personalidade e imposição dos alemães, sobretudo nos 45min iniciais. O gigante acordou!

  • firmino-kao

    mauro acorda
    ou muda pro velho mundo
    voce so fala do futebol de fora do pais
    se liga o coco
    voce ta chato de mais
    vou continuar lendo o blog do pvc
    ta mais legal………………..

  • Germer

    MAIS UMA VEZ, Cristiano Ronaldo não consegue ser nem sombra do que é no Manchester… ele é apenas mais um – dos vários jogadores talentosos espalhados por esse mundo – que veste a camisa de sua seleção e, seu futebol, cheio de habilidades mirabolantes, some.

    Cristiano Ronaldo?
    Ninguém sabe, ninguém viu.

  • jairo Mouzzez

    O que foi que eu disse antes de a Euro começar?????? Portugal, com seu idolozinho fajuto, não iria a lugar algum!!!!! Mas todos teimam e pensam que os times de modinha vão se dar bem!!! QUE NADA!!!!!! Eu torço pela Holanda e sei do melhor futebol que ela apresenta hoje. Mas uma coisa é fato: não podem deixar Alemanha e Itália chegarem. Deixaram. Agora está entre Holanda, Alemanha e Itália e particularmente, eu sou mais HOLANDA!!!!!!

  • Jairo Mouzzez

    A CAMPEÃ SERÁ A HOLANDA!!!! É um time de grandes valores como Babel, Robben, Van Persie, Nistelrooy. também conta com a segurança do melhor do mundo Van der Sar e a consistência da sua já tradicional boa defesa!!!!! Mauro errou no grupo!! Vai dar Holanda e França(ITÁLIA FORA)!!!!!!! E sinceramente… esse oba-oba em torno de Portugal vai ser a maior decepção da EURO!!!! Sairá na primeira fase!!!!! Escrevam!!!! Abraços de Jairo!!!!! O profeta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 06/06/2008 14:27 . . . . . . Isso é só pra reiterar o que disse dias atrás!!!! A Holanda tem o melhor time da Euro 08!!!!! É minha grande paixão!!! É o único time, junto com a Argentina, que não se apequena contra o antigo Brasil(pq hoje estamos apanhando até para a Venezuela) Quanto a portugal…..rsrsrsrsrsrs sem mais comentários!!!!!!!!

    09/06/2008 22:05
    ……………………………………………..
    ……………………………………………………
    ……………………………………….
    É só pra lembrar dos meus comentários deixados nesse BLAG nos dias 06 e 09 de junho!!!!!!!!!!!!!!!!! E ainda teimam!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Alan de Almeida

    Não deu.
    Portugal até que tentou nos minutos finais, mas a vitória ficou com o time que melhor jogou. A Alemanha mostrou de novo sua força, e fez valer o peso de sua camisa.
    Felipão saí consagrado do comando dos lusos. Ele recolocou Portugal no mapa do futebol mundial.
    E já que deixaram a Alemanha chegar, pode estar surgindo o tetra.

  • Thiago Campaner

    Gostaria de ver uma final com Holanda e Portugal, seria histórica, aliás a Holanda é fantástica uma aula para o Dunga e os técnicos daqui, que temos que por em campo o que temos de melhor e não guardar posições, esse tipo de esquema engessado que temos aqui (442, 433, 352, sem variações) se é um é retranqueiro, senão é tudo igual, isso tem de acabar, deterioramos a grande qualidade de jogadores para por um mais ou menos na lateral aqui, outro no mei ali, é injusto demais com o futebol brasileiro.

  • Robson Rocha

    Para mim já era óbvio que Portugal perderia. Uma seleção que parece querer se tornar uma seleção basileira na Europa, começou a cometer os erros de preciosismo que a nossa seleção hoje comete, antes de ser penta campeã mundial. Como não imaginar que Alemanhã faria o que a fez conquistar três Euros e três Mundiais? Futebol simples, objetivo e eficiente. Nada melhor do que poucos ataques para se fazer 3 gols! Uma verdadeira seleção, que também sabe jogar bonito. Veja por exemplo o primeiro gol alemão, ou a habilidade responsável do grande jogador Schweinsteiger. É triste ver jogadores como Cristiano Ronaldo e principalmente Deco confundirem habilidade com pompa e ineficiência: passes de letra sem objetivo, dribles em direção à lateral, toques de lado… Triste! Isso não é futebol! Futebol é Garrincha, que brincava com a bola, mas sua brincadeira tinha objetivo, ainda que apenas moral. OU então Pelé, que de tão objetivo foi muito além dos 1000 gols. Atacando em bloco, talvez muito mais na simplicidade de um 4-4-2 do que nessas invenções táticas de analistas fantasiadores, a Alemanha mostrou novamente o que é jogar futebol. Por isso, conquista tantos títulos. Apesar de não ser nenhuma grande seleção (não sentido da preciosidade ineficaz de Ronaldinhos Gauchos e Cristianos Ronaldos) é grandiosamente uma equipe preparada para ser campeã. Assim como a Holanda de Van Basten e a fênix Itália. Que tal um Holanda e Alemanha na final da Euro? OU quem sabe um Alemanha e Itália? Não sei, mas acho mais provável a segunda opção (já desconsiderando é claro a próxima seleção de frouxos a cair – a Espanha). Viva o futebol arte: grandes TIMES (n jogadores apenas) que conquistam TÍTULOS (e não inventam assuntos para quem n conhece o futebol). O Futebol é simples e é na simplicidade que o grandioso acontece no futebol! Parabéns à Alemanha, que mais uma vez nos ensinou (no extremo da simplicidade de um 4-4-2 disciplinado) o que é futebol!

  • Robson

    Farei entã uma aposta: A Holanda cai pra Itália com certeza na semi-final. A Alemanhão terá problemas em atropelar a Croácia (vingança). Portanto: Alemanha e Itália na final. Nesse jogo porém, acho quase impossível opinar, apesar de achar que novamente a Alemanha prevalecerá!

  • Felipe

    O goleiro português é ruim demais e é um time que sempre joga de salto alto. No mais, acho pouco: quem já morou em Portugal sabe o quão bem o português trata o brasileiro e, principalmente, a brasileira…

  • gui

    essa de portugal ter mais time q alemanha eh de me fazer rir por toda a eternidade…

    tem umas afirmaçoes na imprenseleca brasileira que a gente nao consegue entender no que se baseiam…

    huahuaahuhuaahua

  • Fernando Gotti

    Engraçado mas SEMPRE o Cristiano Ronaldo é ausente em momentos assim.

  • Rod

    Chi Chi Chi le le le Viva Chile!

    El Loco Bielsa hace una revolución en el fútbol chileno.

  • Paulo

    O time da Alemanha da Euro 2008 é que nem o São Paulo FC do Campeonato Brasileiro. Joga um futebol cartesiano, sem emoção, baseia sua capacidade em suas técnicas de treinamento e vive sempre da força de lobby com as comissões de arbitragem, imprensa e tapinhas nas costas com os “donos do jogo”. É por isso, que possui mais eurocopas do que os outros, assim como o Tricolor Paulista ganha mais do que os outros. Marketing bem feito realmente funciona em estruturas que são mais comerciais do que esportivas. Como o moderno mundo do futebol de nossos dias…

  • andre luis

    é facil a galera falar que mauro errou os palpites, agora eu quero ve é dar palpites antes dosjogos e acertar, mauro nao é profeta é apenas um otimo jornalista que comenta jogo e não que adivinha jogo, é facil vcs virem aqui e falar que ja sabiam que a alemanha ia ganhar pela camisa ou tradição, agora eu quero ve falar isso é antes do jogo1

  • lucas

    Mauro, sempre acompanho seu blog, e na maioria das vezes concordo com suas analises. Mas uma coisa eu não entendo. Vc sempre monta a seleção da Euro, contudo, em seu mega time, ninguém marca. no meio campo são 4 meias. Acho que futebol não é assim…e Pepe com central é bizonho, muito fraco. vê se muda isso ae. Abraço

  • João Vitor Dias de Sousa

    Mauro,vc disse bem,o carente Deco e o ausente Cristiano Ronaldo não fiseram nada que pudesse ajudar o time,a Alemanha mostrou quem era e,coitadinho do Felipão,eliminou Portugal,que vinha como uma grande favorita ao título,foi mais uma vez derrotada pela Alemanha.
    Agora,é desejar sorte à Felipão no Chelsea

  • Adjutor

    Mauro, o segredo da Alemanha é a formação de seus jogadores. A escola alemã de futebol é a mais técnica do mundo (a do Brasil é a mais habilidosa, para a diferença entre técnica e habilidade, consulte-se o Tostão). Todos os jogadores alemães sabem marcar, dominar bem a bola, passar com rapidez e precisão, chutar a gol, cabecear, além de força, disciplina e senso coletivo para executar seu plano tático e não desistirem diante de favoritismo ou placar adverso. Por isso, todas as seleções alemãs são times difíceis de serem batidos mesmo que não tenham jogadores excepcionais. Perdem para o Brasil somente na inventidade de nossos jogadores.

  • Charles

    Aposto as minhas Fichas na Holanda ou Italia, mas torço mesmo é para a Holanda que sem duvida nenhuma tem a melhor Seleção da atualidade, considero Holanda a Argentina da Europa, uma seleção que joga pra frente e não se apequena!!! FORÇA HOLANDA!!!