Paraguai 2 x 0 Paraguai

por Mauro Beting em 15.jun.2008 às 19:15h



A bola é quadrada


Para Dunga, “a grande verdade é o campo”. Se é isso, o Paraguai tem sido muito mais time que o Brasil.
Para o treinador da CBF, o “retângulo é que decide tudo”. Matemática e futebolisticamente falando, data vênia caro mestre Dunga, a esfera é mais importante que o retângulo.

Quando se usa um losango no meio-campo da seleção brasileira com Gilberto Silva, Mineiro e Josué, e apenas Diego na ponta dele para pensar o jogo, nossa bola fica um pouco mais quadrada.

O Paraguai é adversário temível, desde 1985 não ganhamos lá, eles têm a melhor campanha das Eliminatórias, o melhor ataque e a melhor defesa. Ok. Isso é matemática. Mas isso também não é futebol brasileiro. Se a Venezuela tem sido menos Venezuela, o Brasil tem sido cada vez menos brasileiro.

O mundo muda: enquanto Dunga escala três volantes, o time guarani joga com três atacantes; desde Solano López, o general da Guerra do Paraguai, a armada adversária não atacava o Brasil do jeito que o bom time de Gerardo Martino nos atacou, com Cabañas e Haedo pelas pontas, e Santa Cruz por dentro. Se eles tinham uma boa jogada aérea, nem disso precisou: o gol paraguaio saiu de um escanteio (mal) batido rasteiro, que nenhum pé apareceu para desviar, e nenhuma alma acompanhou o Roque paraguaio, aos 25min.

Pronto. Bastou. O Brasil tentou algo, mas sem idéias e cabeças para jogar. Enquanto isso, no contragolpe, o Paraguai deitou e rolou. Lite-ralmente. O esguio Cabañas chegou a cair, dar uma cambalhota, e ainda ganhar na corrida de Juan. Foi o retrato do jogo, preto e branco esmaecido de um amarelo tão pálido como o brasileiro.

Deus ainda botou uma fita verde-amarela no retrovisor, no intervalo. Anderson entrou com 45 minutos de atraso. Mas o que adianta qualificar se Verón foi expulso e, um minuto depois, Cabañas ampliou? O Paraguai administrou a vantagem e foi tirando o time do ataque.
O Brasil? Dois tiros longos de Anderson, e mais nada. Não estávamos na área do Paraguai, não estávamos no campo do Brasil. Pior: não estávamos nem aí.

  • ana

    A verdade é que há muito não temos jogadores de qualidade. mesmo assim com um tecnico bom e uns poucos excelentes jogadores, conseguimos até ganhar duas copas depois de 1970. Contamos tambem como muita SORTE. A soberba dos nossos pseudos craques endeusados por uma midia mediocre ajudou a tornar a seleção tão mediocre quanto a safra de jogadores atuais. PelaamordeDeus jogadores como josué, mineiro, giberto silva, diego jamais teriam condições em outras épocas de jogar na seleção.Pato é um embuste. Nas Olimpiadas seremos elimnados logo. Sabe, talvez seja até bom ficarmos fora da Copa de 2010.

  • Custodio Pereira Neto

    Mauro,

    Falou tudo como lhe é peculiar.

    Como é triste ver um jogo horrível, com um time se esforçando pra não jogar e um técnico incopetente á beira do campo, que acha normal perder pra Venezuela.

    Vocês comentaristas sabem quase tudo e mais um pouco dos adversários. Os bons técnicos também.

    Mas o Dunga é incapaz de comandar um treino tático e com situações de jogo. O Jorginho faz isso por ele.

    Isso é brincadeira.

    Dunga deve ser motivo de chacota nas rodas de conversa de jogadores.

    Dee ser por isso que, quando perguntam eles o que o Dunga falou no intervalo, eles desconversam e dizem que á assunto interno.

    Deve ser porque o Dunga pede pra fazer uma coisa bizarra e naturalmente os jogadores riem da cara dele {Que isso Dunga, tá maluco? Eu não vou cobrir a lateral não}…

    Enfim, pena que Seleção Brasieleira não cai pra segunda divisão pra alguns dirigentes do futebol “cairem” na real…

  • Custodio Pereira Neto

    E sem essa de que faltam jogadores. O Dunga tem a cara de pau de travar briga com os maiores ídolos e falam que eles são desnecessários. nada disso! Ele devería é visitar cada um dos jogadores em seus clubes, conversar, passar pra eles o que a torcida tem pensado das atuações deles, enfim, por exemplo, ir a Barcelona, chamar o Ronaldinho, admitir que ele é o maior talento do Brasil hoje e que ele está mal e fazeruma aposta nele declarada, incentivando-o, confiando nele e não declarando guerra e dar declarações indiretas. Ele tem a cara-de-pau de querer que o Kaka brigue com o Milna para ir pra Olimpiada quando é o Milan que paga o slário dele. Aliás, como o Dunga tem dito que o Robinho é a cara do Futebol brasileiro, devo concordar: hoje, contra o Paraguai, realmente ele foi a cara do futebol do Brasil: UMA MERDA!

  • Girlano Márcio

    Mauro se possível me responda uma coisa, será que um jogador como por exemplo Alex, não teria vaga nesse time?
    Fora Dunga.

  • ERIK

    A SELEÇÃO BRASILEIRA É MUITO PIRRAÇENTA. REPAREM: DESDE A COPA DE 1998, SOMENTE CONTRA A ARTGENTINA ELES JOGAM TUDO O Q SDABEM, ENTRAM C/ SANGUE NOS OLHOS E TUDO O MAIS. PARECE Q É SO BATER NOS HERMANOS P/ MÁSCARAR TUDO DE ERRADO Q EXISTE ALI. E Ñ É POUCA COISA. PODE SER COINCIDÊNCIA, MAS BOLA MSM, SÓ CONTRA ELES. PQ? E NOSSOS HERMANOS, Ñ PERCEBERAM ISSO? PQ SÓ ACONTECE PQ ELS ACHAM Q VÃO BATER NO BRASIL JUSTAMENTE P/ APROVEITAR O MAU MOMENTO. E SEMPRE TOMAM PIABA. PELO BEM DO FUTEBOL, TOMARA Q A ARGENTINA DE AQUELA GOLEADA GOSTOSA Q GOSTAMOS DE VER NOSSOS TIMES DO CORAÇÃO DAREM EM SEUS MAIORES RIVAIS. E Q DUNGA SUMA DE VEZ!

  • ERIK

    E A VENEZUELA VAI NOS ULTRAPASSAR NA 4ª. AGUARDEM!

  • Alberto Tommy

    Como criador da celebre frase: “não existe mais bobo no futebol” você esqueceu do Dunga, não acha?

  • paraguaio

    A Bola na e quadrada
    O TIME PARAGUAIO TEM O CABAÑAS O QUE E IGUAL AO ROMARIO DE 94 O SANTACRUS 70% DO QUE FOI O FENOMENO, VALDEZ O RIVALDO DOS BONS TEMPOS PARA VOCES CON TOD O RESPEITO. RAMBER VERA, SANTANA,BARRETO PARECIDO AO MEIO DO PENTA Y A DEFENZA DO PARAGUAY E O MESMO FORTIN DE SEMPRE ENTAO MEUS AMIGOS BRASILEIROS EMPUERREN A NUESTROS HERMANOS AL TERCER LUGAR BUANAS NOCHES Y SUERTE DESDE C.D.E. PY

  • itamar

    estou torcendo para o brasil perder pra argentina só pro dunga sair da seleção

  • Hugo Albuquerque

    O problema não é Dunga. Seria muito bom se fosse. Na era Ricardo Teixeira o futebol brasileiro foi mercantilizado; A seleção é um mero produto, os campeonatos locais são enfraquecidos pra negociarem jogadores para o exterior e todos ganham, CBF e dirigentes corruptos, menos claro…O torcedor. O Brasil venceu em 94 graças a Romário e uma incompetência gigantesca de seus adversários; Em 2002 ganhou porque tinha Felipão com carta branca por conta de crise ao mesmo tempo que os favoritos e os sub-favoritos decepcionaram. De resto começamos a ver derrotas pra Venezuelas, Paraguais e afins como nunca antes ocorria. Hoje o Paraguai não é o único país que redescobriu os três atacantes, basta ver a Eurocopa, some tudo isso e se nada mudar o Brasil vai ser apequenado de vez. O Brasil só tem salvação se a CBF for remodelada.

  • Matthew

    No Blog do “MARCEL MERGUIZO”
    Pelo amor de Deus olhe o comentário do”NEM FLAMENGUISTA”.O comentário do “NEM FLAMENGUISTA” é de quem não entende de futebol. Time com jogadores daqui??? a imprensa esportiva é culpada??? Pelo amor de Deus, esse tal de “NEM FLAMENGUISTA”não sabe o que fala. Seleção se fosse com jogadores que atuam no Brasil seria uma droga.Ninguém q atua no Brasil substitui Kaká(e quanto a pergunta se dependemos de Kaká a resposta é sim),o único jogador q pode substitui-lo é Cristiano Ronaldo q não é brasileiro. Dunga não é técnico.Ele não sabe oq é esquema,não tem estratégia,ele só pede para os jogadores para entrarem no campo e atuarem em suas posições. Além disso, a seleção é muito mal convocada,etc,etc,etc.

  • ROCHA

    Será que nos times brasileiros não tem ninguém melhor que Anderson, Adriano, Pato e cia? Será que Anderson e Pato são bons mesmo? Ou será que o técnico é obrigado a escalar os jogadores apenas por imposição dos patrocinadores? Aliás, apesar de sermos pentacampeões a imprensa europeia ignora as equipes brasileiras a prova disso é que para um brasileiro ser escolhido como o melhor do mundo precisa se transferir para algum time europeu, Acho que o Dunga pensa da mesma forma que eles.

  • luiz PalestraGyn

    Meus caros..O mauro de estirpe academica verde e branca , já vaticinou, com trea volantes já eh dificil, e nosso armador diego, ah ai não da!!!
    Este Dunga é um bobo da corte que serve o Teixeira e só..vamos classificar pois america do sul não dá para ficar fora dos 4..
    lamentavel
    palestragyn

  • Matheus Crespo

    Parece estar havendo uma inversão total de valores no futebol. Assistindo a Euro percebe-se claramente que os europeus estão jogando cada vez mais pra frente lembrando uma velha seleção canarinho que encantou o mundo durante muito tempo. Enquanto isso o futebol brasileiro, e aí entram seleção e clubes, parece querer imitar o velho futebol europeu, sem graça e sempre freguês do nosso histórico futebol ofensivo e criativo. Mas estas palavras parecem soar mal aos ouvidos dos treinadores brasileiros, mais preucupados em se adaptar e clonar modelos de futebol que os próprios europeus já abandonaram. É uma pena que estejamos vendo este processo que tem deixado o torcedor brasileiro cada vez menos interessado pela nossa seleção e nossos clubes. A invasão de camisas estrangeiras deve ser cada vez mais comum na nossa paisagem diária. Salve, salve o velho futebol brasileiro. Volte logo!

  • formigão

    essa anta do dunga tem que sair e levar com ele diego josué mineiro , ricardo teixeira manda essas porcarias pra siberia

  • Rafael

    Mauro… Será que a escolha do técnico da seleção não poderia ser pelo voto direto? Sim, com horário eleitoral, programa de campanha que incluísse o pacote: Copa do Mundo, Copa das Confederações, Olimpiadas e Copa América. Cada treinador teria um tempo determinado pelo numero de conquistas. Seriam mostradas a suas equipes, orçamentos, com propostas de amistosos em nosso país. Pq aí sim teríamos culpa de ter um incompetente na seleção, seríamos os responsaveis. Não é fácil aguentar o Dunga. Ele não tem bagagem pra ser técnico da seleção. Isso é visível. Com o Anderson no banco, veja vc no banco e ele me escala o Gilberto Silva… Para com isso. Jogar recuado contra o Paraguai é palhaçada. Será que os caras evoluíram tanto ou a gente que regrediu ao tempo das cavernas? No minimo tinhamos 250 nomes para seleção no lugar dele e todos com capacidade para dirigir qualquer seleção. Vou dizer só quatro nomes: Muricy, Paulo Autuori, Vanderley Luxemburgo e Abel Braga…. É impossível que essa turma aí não entenda de futebol mais que o Dunga…

  • Davi

    Enquanto o “técnico” do Brasil for o um dos sete anões nós estamos f.udidos.

  • Sérgio Frare da Cunha

    Brasileiro é engraçado.Quando a seleção ganha sempre é por causa dos jogadores,quando perde é o técnico.Não vou defender o Dunga,mas ninguém jogou nada. Irritante ver o Galvão e a esmagadora maioria da imprensa bajular o Robinho.Disse a imprensa que joga isolado;no scalt do jogo apareceu que ele pegou 51 vezes na bola e o que criou? Quase nada,está craque mesmo é em dominar e em vez de enfrentar a marcação tocar para o meio ou virar o jogo na lateral,só isso.Se a seleção é a cara dele tá explicado. Mais de 50 jogos com a seleção e nunca,nunca jogou bem uma partida decisiva.Quarta tem mais uma chance,tá na hora…

  • Edemar Ostrovski

    Mauro, o futebol moderno não aceita mais laterais inoperantes. Gilberto e Maicon são sombras ambulantes, alternando raras atuações medianas entre cotidianas péssimas. Diego não tem pedigree para a seleção, é um moleque irresponsável. E o Dunga tá mais pra Pateta que pra anão. Convocar reservas de clubes é pra acabar mesmo!!!

  • Alex

    PRO DUNGA E ESSE TIME SEM ALMA
    CHEEEGAAA!!!! CHEEEGAAA!!!! CHEEEGAAA!!!!

  • Alex Ferreira

    GENTE ACORDEM PRA REALIDADE!!!!!
    O FUTEBOL D HOJE EH COMPETITIVO E DISPUTADO DEMAIS, VEJAM SOH
    QUEM HOJE EM SÃ CONSCIENCIA NAO QUER GANHAR DO BRAZIL?
    DESDE A COPA D 2002 Q OCORRERAM MUITAS ZEBRAS, DIGAMOS ASSIM
    AS SELEÇÕES E OS TIMES ”PEKENOS” EVOLUIRAM MUUUUITO D LÁ PRA KÁ
    EXEMPLOS O JAPÃO TURQUIA, TIMES COMO AMERICA DO MEXICO, A EUROCOPA D 2004 LEMBRA?
    CLARO O DUNGA ME ESCALA 3 VOLANTES? PARECE PIADA MAS EH, OLHE A SELEÇÃO ARGENTINA EMPATOU NO FIM, ELA EH RUIM ? NAUM!!! LONGE DISSO, MAS O FUT. HOJE EH MUITO EQUILIBRADO.

    OBS: NAUM EH Q OS TIMES E SELEÇÕES GRANDES PARARAM NO TEMPO, EH Q OS TIDOS SEM TRADIÇÃO E OS NAUM FAVORITOS EVOLUIRAM MUITO, SIMPLES, COMO EH RIDICULO O PENSAMENTO D QUE O EUROPEU NAUM JOGA NADA E GROSSO, ERRADO D NOVO!!! ZIDANE EH UM EXEMPLO MAIS Q PRATICO, OLHE A EUROCOPA Q LINDA COMPETIÇAO SHOW!!!
    LEMBREM-SE NAUM EXISTE MAIS TIME PEKENO, CLARO Q SEMPRE VAI EXISTIR O FARORITISMO, PQ ENTRE JOGAR A MELHOR SELEÇAO DO MUNDO CONTRA A PIOR,OBVIO Q 100% SERÁ APOSTADO NA MELHOR, MAS AS COISAS MUDARAM.
    CES’T FINE

  • Thiago Mendes da Silva

    FORA DUNGA !!!!!

  • Elias

    Cara, numca torci tanto contra a seleção igual a hj,e tambem numca torcerei tanto para os hermanos na Quarta.Pois se for pra ver Dunga longe da seleção,vale o sacrificio..
    obs:.que esse Dunga volte pra Branca de Neve, que seleção Brasileira num e conto de fadas não.

  • FRC

    Luciano do Vale nós te amamos!!!
    Gloria DEUS alguem falou o que todos queriam ouvir, neto vc é uma comédia, Bandeirantes pelo amor de DEUS não transmite + o terceiro tempo para o RIO DE JANEIRO o povo te implora.
    Morça ainda bem que vc tá velho e vai morrer logo.

  • Edivan

    Pois é Mauro o Dunga quer nos matar do coração, um país que possui volantes como Lucas, Hernanes, Ramirez e Pierre, ter apenas um deles convocados e ainda no banco?! Ter Kaká e Ronaldinho Gaucho como vilões?! E a tal da renovação que ainda não aconteceu?! Robinho como principal jogador da seleção Brasileira, sendo que ainda é apenas coadjuvante em seu time e que acredito que nunca será o principal jogador de um time grande europeu?! Diego culpado?! Não tem a confiança do treinador o que acaba repassando a desconfiança para os companheiros (não jogou nada hj, mas convenhamos receber a bola pipocada e ainda ter que fazer a ligação defesa-ataque sozinho!)?! E o Alex (Fenerbahce)?! O Dunga deveria ser mais humilde e conversar com os craques tentar reerguer a moral do Ronaldinho Gaucho, destacar a importância dele e do Kaká para o time bem como convocar o meia Alex, que é um excelente jogador de ligação, que talvez consiga aproximar mais os craques dentro de campo. Ou como falou hj o PVC rezar durante esses 2 anos para que os 3 volantes (Gilberto S., Josué e Mineiro) aprendam a dar passes!! Abraços excelente post Mauro.

  • Augusto

    Mauro eu sou seu fã + pelo amor DEUS abondona o terceiro tempo da bandeirinthians aquilo la é a cara do benja troca com ele.

  • Pedro

    Luciano do Valle é meu heroi.

  • Edivan

    Esqueci algo, o nosso técnico sempre comenta em suas entrevistas que teoria é uma coisa mas na prática é outra, alguém por favor avise ele que isso é verdade porém para se obter sucesso é preciso aliar teoria e prática. AAA é esqueci que ele não entende nada da teoria sobre futebol.

  • Rodrigo

    Vamos fazer a campanha LUCIANO DO VALLE para presidente, santo, bispo, sei lá ele merece uma homenagem, primeiro jornalista esportivo que falou o que todos queriam houvir. Luciano muito obrigado e que DEUS te abençoe. neto vc si f…….. hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah.
    ……………………………………………………

  • Leo

    Mauro, não sei nem o que dizer. Acho que até o Ipatinga faria melhor. Os jogadores não são ruins, mas cada um está jogando por si. Não tem coletivo.

  • Alan de Almeida

    E eu que acreditava (e torcia) para não assistir uma seleção brasileira pior que a da Copa das Conferederações de 2001.
    Bem, eles conseguiram.
    Depois da façanha maior (perder da Venezuela), o que vier é lucro.
    Ontem deu pena do Brasil.
    Ainda bem que foi contra o Paraguai. Se jogássemos contra a Holanda não saberia dizer de quanto perderíamos…

  • DVP

    Quarta feira tem q dar Argentina!!!acho q é nossa unica chance de ver o Dunga fora da seleção!!!!Esse cara vai deixar a gente fora da Copa!!!!
    Gilberto Silva???Julio Batista??? Josué e Mineiro???Isso é Seleção Brasileira???

  • adriano almeida

    Causa certa estranheza a apatia dos jogadores brasileiros no jogo de Assunción. Será que eles não estão sentindo que com o Dunga de técnico nós não iremos a lugar algum? Ou será que eles estão mesmo é preocupados com seus times, que, afinal de contas, pagam seus salários milionários? Nós temos de calçar as “duras sandálias da humildade”, como diria o tricolor Nelson Rodrigues, e aprendermos de uma vez por todas que não temos o melhor futebol do mundo e que se quisermos ganhar alguma coisa é preciso treinar, armar um time e trabalhar, trabalhar e tarbalhar. Quem sabe o exemplo do Felipão em Portugal não sirva para nossos dirigentes e para alguns cronistas ufanistas e míopes.

  • fabio velame

    uma coisa q tem qfalar:
    o Robinho sem a compania de Kaká e R. Gaucho, não arruma nada na seleção.
    Ele não é o jogador q muitos falamq ele é, ou q ele mesmo acha q é, q quer ser o melhor do mundo.
    SE depender do Robinho a gente ta no sal.

  • Leo

    O Dunga sair é o correto. Mas Luxemburgo não, já teve a sua chance.(Lembram do Mozart ? Seleção não é pra técnico ganhar dinheiro com convocação!) Vamos dar chance a quem nunca foi, Muricy, Autuori, Abel, Nelsinho, etc.

  • FranciscoFerreira Luz

    A mais de 1.500 anos os portugueses que aqui chegaram,dissera que era Terra de “SANTACRUZ”e ali construiram uma CABAÑA”e os defensores dos CHARCOS,nada fizeram por falta de patriotismo,mesmo porque eles eram MERCENÁRIOS recem-chegados da Europa,e ali estavam comandados por um Sargentão,que na realidade era um ex-capitão,que foi rebaixado por pensar sempre que a defesa é o melhor ataque,pensou tanto assim que até os MERCENAS que deveriam atacar, se encolheram para defender,porque tinham muito medo.Bom o comandente,pensava tão pequeno que ganhou apelido de anão,ou seja:DUNGA

  • Francisco Ferreira Luz

    Voces concordam com um certo narrador esportivo,sim aquele da emissora grandona,que o Paraguai desrrespeitou o Brasil escalando três atacantes?e quo a seleção não tem direito de jogar como time pequeno?haja saco!time de mercenários não pode ser grande.

  • André

    Infelizmente, Mauro, é como vc disse: O Paraguai é cada vez menos Paraguai, a Venezuela, idem. E o Brasil cada vez menos Brasil.

  • Rodrigo Moraes

    A seleção sofre do mal do treinador submisso. Gostaria que fosse visto a relação entre os jogadores convocados, e suas posteriores transferências de time e/ou em que passo estavam seus contratos. É um absurdo o balcão de negócios que se tornou a seleção. Seleção do Ricardo Teixeira, não a brasileira, pentacampeã.

    Do time o que dizer, 3 brucutus, que defendem o que???? A zaga que esta sempre exposta????? A subida dos laterais ???????
    É um time fraco, mal escalado e mal treinado. Não temos mais laterais excelentes, ótimo, colocamos os meias pra jogar e deixamos os laterais a lá européia marcando. temos pontas e meias sobrando. Mas é mais fácil achar que ainda temos Leandros e Roberto Carlos e deixar meia duzia de brucutus cobrindo os avañços de nossos laterias.

    A função de qualquer técnico é armar o time explorando o melhor de seus jogadores. E Dunga consegue não fazer nada disso,

    Mas a culpa não é dele, ele foi um cabeça de área. Esta lá só de laranja nesse esquema de convocações e venda que se tornou A Seleção do Ricardão.

  • leonardoatleticano

    Mauro, o Dunga foi um brucutu que deu certo, no futebol e na vida, mas um brucutu em um time é necessário e ele foi um baita brucutu, mas só de brucutus não se monta um time. Ele está se dando um valor que ele não teve, montar um time com a sua cara é jogar para empatar, e quando der, o Brasil não é assim.

  • Rodrigo Magni

    Um time não precisa de brucutus !!!! A grande diferença do futebol de hoje e do futebol de antigamente é muito simples !!! Antes os time tinham o principo que para ganhar um jogo era preciso marcar mais gols !!! isso parece obvio mas hoje em dia os treinadores partem do principio de primeiro não tomar gols para depois pensar em fazer gols !!!! Essa é a grande diferença . Uma seleção como a do Brasil não pode entrar com 3 volantes e apenas um meia de armação . todos estão cruscificando o Diego , mas é errado pois em 80 % das bolas ningume enconstava para jogar . A seleção esta completamente errada , temos 2 volantes que sabem defender e sabem sair jogando ( Hernanes e Anderson) Gilberto na laterla esquerda não acrescenta nada tem que ser o Kleber que tem um pase muito melhor que ele e sabe centrar as bolas na area . o problema sa seleção esta no meio campo !!!!! Com 3 volantes não vamos chegar a lugar nenhum !!! Com todo respeito o Sr. Carlos Caetano mas que a “ERA DUNGA TENHA VIDA CURTA NA SELEÇÃO BRASILEIRA “

  • Dalva

    O gosto da derrota não é apenas amargo… É um misto de sabores indecifráveis, mas todos muito desagradáveis. Não que a Seleção Brasileira seja imbatível… Sabemos que nem sempre se pode ganhar… Quando nos dispomos a fazer parte de um jogo, temos de estar preparados para perder também, mas perder com honra, com créditos, com moral. Quando entramos num jogo, devemos nos lembrar que o equilíbrio é um forte aliado para um possível sucesso, portanto devemos ter em mente que não podemos apanhar nem bater em demasia. Dunga, certamente, não sabe o que é isso. Primeiro, põe em campo um time totalmente retranqueiro, depois, muda tudo. A equipe torna-se altamente ofensiva. Onde o equilíbrio?
    Pergunto: O que leva a CBF a manter Dunga no comando da nossa seleção? Ele foi um bom jogador de futebol e só… Não há nele nada que lhe confira sequer o título de técnico, quem dirá tal cargo. Que formação tem esse moço para entender fundamentos, técnicas e táticas para comandar uma seleção de futebol como a brasileira. Qual é a sua experiência em categorias de base, onde todo o técnico, no meu entender, deve buscar seus conhecimentos e experiências?
    No Brasil, temos, no mínimo dez times iguais ou melhores que a seleção do Paraguai que não conseguimos vencer. É de doer…!

  • Gabriel

    Assistir a um jogo da Eurocopa (qualquer um) e depois assistir a um do Brasil me causa uma enorme preocupação. Ver uma partida dos europeus é muito mais satisfatório simplesmente pq eles têm o domínio de dois fundamentos básicos do futebol que qulaquer jogador da seleção deveria ter mas não tem: domínio de bola e passe. É ridículo ver um cabeça-de-bagre vestindo a camisa cujo escudo tem cinco estrelas e apanhar da bola como apanharam…..o futebol brasileiro está em decadência, mas pode ser muito melhor se substituirmos este rancoroso de pensamento pequeno que se finge de técnico. E claro, escurraçar o presidente caça-níqueis da CBF de seu cargo que ocupa há décadas……

  • Gabriel

    Se engana quem acha que o Brasil foi ofensivo no segundo tempo. Foi o Paraguai que teve a proposta de se retrair e chamar o ataque brasileiro para sair em contra-ataque em seguida. Porém, ficou nítida a incopetência e a incapacidade dos jogadores de criar alguma coisa, por pura e simples falta de qualidade. Enquanto o brucutú rancoroso continuar a convocar pernas-de-pau, isso não vai mudar.

  • Paulo

    Engana-se quem acha ainda que o futebol brasileiro é cheio de craques. Temos alguns bons e excelentes jogadores, mas a distância que nos separa dos rivais não é mais tão acentuada. Estrategicamente falando, somos os piores, já que quando pensamos em técnicos pensamos em simples treinadores, aglutinadores de homens e não de verdadeiros técnicos, homens que pensam a estratégia e que procuram amenizar com inteligência, as deficiências e limitações das equipes. Dentro deste pensamento, Dunga é treinador e fica mesmo acima da média… Mas não sabe mudar um resultado com ousadia, quando é necessário pensar a estratégia de um time em desvantagem. Apesar de tudo, o time visto ontem também não demonstrou alternativas.

  • AIRI FORTISI

    Só para lembrar. Fala-se de um monte de coisas e não ouço ninguém falar da crise do futebol, o futebol mundial.
    Falta jogador de futebol, é isso.
    Ora, O garoto Toró era um goleador , daí seu apelido, e se transformou num brucutu, o Léo Lima era um ótimo meia atacante em divisões de base e se transformou num brucutu. O Flamengo hoje tem entre o seus”onze” um meio campo cheio de brucutus, o São Paulo idem , o Santos, o Inter, o Grêmio, em todos este times tem pelo menos tres brucutus escalados no meio de campo. Vamos pensar em laterais, não tem. Vamos pensar em zagueiros, haja homemzarrões jogando na base do corpão e do chutão. Acabou o futebol arte. A culpa é de todos , e principalmente cronistas que endeuzam qualquer um que aparece por aí, esperem um pouco para ver se o cara é “bão” mesmo ou se é enganação. Lembram-se do Denílson, o Robinho é o Denílson II, e assim por diante.
    Desculpe falar tanto. Abs, Airi.

  • Cesar Jr

    Mauro, o Lucas não jogaria fácil neste time? No meio daquele volantaiada ruim de bola ele seria um Oásis. O Anderson nem vou comentar, pois só um Dunga consegue deixá-lo de fora de um time que tem o Gilberto Silva e Josué de titulares.

  • Rodrigo

    Vai jogar com 3 volantes contra a Argentina Dunga ? Assim nao vai nao …

  • Rodrigo Haydt

    O Brasil foi simplesmente medíocre!!!!!

  • caio frascino cássaro

    Quanta tristeza a seleção brasileira tem nos proporcionado! Eu me lembro dos meus tempos de garoto (tenho 49 anos), quando jogo da seleção era algo esperado com grande ansiedade. Havia uma eletricidade no ar, pois tinha-se a certeza de grabdes jogos. Vi Pelé, Rivelino, Zico e tantos outros jogarem e brilharem com a camisa amarela, que já foi a mais respeitada do mundo. Hoje, nem a Venezuela nos respeita mais… Como é medíocre esse Dunga! Escala mal, substitue pior e é patético na condução da equipe à margem do campo. Ninguém dá a menor bola para o que ele fala, e o time brasileiro parece um amontoado de crianças jogando bola – correm todos para o lado onde ela se encontra.
    Finalizando, pelo amor de Deus: os dois Gilbertos têm que receber um muito obrigado da torcida brasileira por serviços prestados e NUNCA MAIS SEREM CONVOCADOS!!!!!!!!!!!!