Rodada 5

por Mauro Beting em 09.jun.2008 às 12:29h


Flamengo (melhor ataque) é o líder pela segunda vez em cinco rodadas; o vice-líder Cruzeiro (melhor defesa) é o único que sempre esteve no G-4; o Náutico segue há 4 rodadas entre os bambas; o Grêmio voltou ao grupo da Libertadores pela segunda vez.

Na turma do funil, o Inter é o décimo a figurar no G menos 4. Apenas duas equipes ainda não estiveram nos extremos. Oito já estiveram entre os quatro bambas.

Apenas dois não perderam (Flamengo e Cruzeiro); só Goiás e Fluminense não venceram.


FLAMENGO 5 x 0 FIGUEIRENSE – No encontro do melhor ataque contra a pior defesa, deu Flamengo. Fácil. Bonito. O novo artilheiro Marcinho deu velocidade e gols juntamente com Maxi. Souza se reencontrou e o rubro-negro vai achando um jeito de jogar.

CRUZEIRO 1 X 0 VASCO – A Raposa só não é o líder por um gol a menos. Mas o futebol mais bonito até agora do BR-08 também teve duas arbitragens ajudando a equipe. Contra o Coritiba, na quarta rodada, e na vitória contra o Vasco. Era para ter sido uma goleada celeste no primeiro tempo. A pressão foi menos intensa na segunda etapa. Mas o gol da vitória só saiu por um preciosismo da interpretação draconiana da regra do jogo por parte de Wilson Mendonça.

IPATINGA 0 X 0 NÁUTICO – O Timbu segue no G-4. Mesmo com um time ainda coberto de dúvidas a respeito de sua real capacidade. Impressiona no fraco empate com o Ipatinga apenas a aparente recuperação mineira. O maior candidato ao rebaixamento segue fora do G menos 4.

GRÊMIO 2 x 1 FLUMINENSE – O mais que favorito candidato ao título da Libertadores veio com oito titulares. Saiu do Olímpico como saiu o time reserva nas rodadas anteriores. O Grêmio mandou em campo e no placar com atuação de bom nível. Impressiona no Tricolor gaúcho é que – fora o horroroso time de 2004 – qualquer Grêmio parece sempre jogar mais do que sabe. O Flu, claro, ainda não “brincou” no BR-08, como disse Renato. E é bom começar a parar de brincar, na pior acepção do termo.

ATLÉTICO-PR 5 x 0 GOIÁS– A sede de gols do Furacão pareceu voltar à Arena. Foi 5 a 0, e poderia ter sido mais. Mérito de Roberto Fernandes, que manda o time atacar. E demérito total do destrambelhado Goiás. Tão perdido estava que Amaral meteu a mão na bola dentro da área, imaginando que o jogo estivesse tão parado quanto o time goiano. Pior ainda esteve Vadão, que declarou que o time estava bem até o pênalti estúpido. Estar “bem” era estar perdendo por 3 a 0…

SPORT 2 X 0 PALMEIRAS – O time B rubro-negro fez o que quis contra um Palmeiras Zzzz… e vai decidir a Copa do Brasil ainda mais animado. Diferentemente do desanimado Palmeiras, que fez sua pior exibição em 2008. Nenhuma chance criada pelos paulistas que vão ficando para trás na tabela. Um dos maiores favoritos ao título deve bola. E um mínimo de suor.

VITÓRIA 1 x 0 SANTOS – Outro treinador que coloca o time à frente é Vágner Mancini. Fez 1 a 0 e poderia ter feito mais no primeiro tempo contra o Santos do estreante Cuca. Ganhou uma expulsão injusta de Wesley, a 7min. E mereceu vencer o jogo, mesmo com uma atuação ruim na segunda etapa. Menos pior que a do Santos.

BOTAFOGO 2 X 1 CORITIBA– Os dois pênaltis aconteceram. E o Botafogo mais ofensivo que o esperado – algo que costuma acontecer com Geninho… – ganhou bem do Coritiba que poderia ter quatro pontos a mais se não fossem os erros de arbitragem.

SÃO PAULO 5 X 1 ATLÉTICO-MG – O Tricolor ainda não havia ganho no BR-08. O Atlético Mineiro ainda não havia perdido. Bastaram 15 minutos para o São Paulo fazer mais que o dobro dos gols que havia marcado em quatro jogos. Pode ser um marco para o São Paulo. E um alerta para o Atlético.

PORTUGUESA 3 X 1 INTERNACIONAL – Colorado e Palmeiras eram os meus maiores favoritos ao título nacional… do jeito que não estão jogando, fica difícil acertar o palpite. A Portuguesa virou bonito no Canindé e vai se virando no perde-ganha de um Brasileirão equilibrado. E nivelado por baixo.

  • Carlos Augusto

    Palmeiras(Zzzz…) e Inter(sem treinador) chegaram mas precisam de mais garra…

  • JAIRO MOUZINHO DE OLIVEIRA

    As tricoletes tem que abrir os olhos e rezar para perder a Libertadores. O que????? É isso mesmo!!!! Com esse time que, apesar de habilidoso, é uma verdadeira peneira no meio campo e em dois setores de sua defesa( Gabriel e Luis Alberto), o Fluminense que já está defasado em relação aos realmente grandes, pode não aguentar a pressão de ganhar o Mundial e acabar caindo para o lugar de onde nunca deveria ter saído. A segundona. Enquanto nós temos apenas que manter o ótimo rendimento no Maracanã e não tropeçar nas ditas pedras pequenas(Ipatinga, Goiás, Figueirense, Atlético-MG, Portuguesa, Vitória, Fluminense hahahahaha). Assim o título chega fácil. Devemos ter muito cuidado com Cruzeiro, Palmeiras, Sport e Náutico que são verdadeiros candidatos e o São Paulo que, mesmo meia boca, ainda corre por fora!!!!!!!

  • gui

    olha o ipatinga escapando.
    rapaz… o fluminense e o sao paulo vao cair hein… fica de bobeira mesmo pra ver se nao cai… o fluminense porque como diz, ta brincando. ai deposi de perder a final pro ldu vai estar deprimido. ou seja, segundona.

    o sao paulo eh simplesmente ruim demaaais. um dos piores times do brasil. vai ser ruim de nao cair.

  • Tato Barone

    SPORT 2 X 0 PALMEIRAS

    A pergunta que todos fazemos antes de tudo é… Onde foi parar o futebol do Campeão Paulista?

    Um jogo ridículo… como pode um time cheio de caros jogadores perder de forma tão vergonhosa para um time reserva do Sport?

    O Palmeiras perdeu e não tentou fazer nada para evitar a derrota. Não me lembro de um jogo onde não tenha visto um time passar 90 minutos sem dar um chute ao gol!
    O primeiro tempo passou com apenas um grande momento, um chute no travessão do bom jogador Diego do Sport, e foi só, o Palmeiras se preocupou mais em bater e cair na provocação do que jogar bola.

    Veio o segundo tempo e logo no início já se via um time entregue, o Palmeiras precisou tomar o gol aos 8 minutos para passar pela primeira vez do meio de campo. Em boa jogada do ataque Pernambucano Gustavo evitou que Elder granja tirasse a bola e mandou pra dentro de cabeça, pena que foi contra! Luxa pra melhorar o ataque colocou um volante(?) em campo, o time foi a cara do seu comandante, apático no banco de reservas VL. Assim como o time parecia que não estava nem se importando para a VERGONHA que ocorria em campo.
    Não salva ninguém hoje… Preá que poderia entrar no lugar de AM9 (jogou?) teve que esperar no banco, pois Pierre torceu o tornozelo pelo time.
    Valdívia não corre mais, Diego Souza continua roubando salário da Traffic, Gustavo esta em uma fase lamentável, Alex Mineiro não pega na bola, Léo Lima queria ver Faustão, Denílson parecia uma vaca braba, Jumar e Sandro Silva não acrescentam nada ao elenco!
    Pode falar o que for do Kleber, porem ele é batalhador e se entrega em campo, hoje foi duro ver um time nem ao menos tentar ser vitorioso.
    Antes do final do jogo Leandro tomou uma aula de cruzamento e Roger(ele mesmo, “O Cone”) mandou o humilhante 2 a 0 pro placar.

    Onde esta a filosofia VENCEDORA que Luxa tanto fala? Hoje faltou até ele entrar em campo, será que o Lyon começa a pesar dentro do Palestra??

    Evandro e Gladstone jogam fácil nesse time de hoje, e contra o Cruzeiro a volta de Henrique e Kleber serão muito bem vindas!!!

    Melhor do jogo: Marcos tentou ajudar, porem o time foi…
    Pior: não consigo eleger um só hj…

  • Santista indignado

    Faltou ousadia ao técnico do Vitória, jogar com um goleiro e dois zagueiros contra o inoperante ataque Santista é preciosismo demais. Não precisava tanta cautela, poderia perfeitamente ter substituído o goleiro e um dos zagueiros por dois atacantes e liquidado a partida já no primeiro tempo. E olha que logo aos quatro minutos a defesa do Santos já havia dado mostra o que é. O incompetente Marcelo perdeu uma bola infantil e o gol não saiu por falta de qualidade do ataque do vitória. Não me venham com a desculpa da expulsão, afinal o expulso foi o Wesley, portanto o Santos não perdeu nada. Penso que a expulsão do Wesley foi uma tentativa da arbitragem em ajudar o Santos, o pseudo time até que melhorou um pouquinho com a saída dele. Parece que o Tabata não gostou de ser substituído. Será que ele não sabe que somos nós torcedores é que devíamos estar bravos por ele ter sido escalado? Até a rodada de hoje as dois times tinham campanhas idênticas, agora ficou provado que o Vitória é superior ao Santos. Feliz da vida deve estar a diretoria Santista, está conseguindo o objetivo. O Santos já está no “G 4” ao lado de Fluminense, Goiás e Internacional e dos quatro é o com menos condições de deixar esse grupo. É no mínimo estranho o Cuca dizer que não conhece o elenco e precisa avaliar. Como pode viver do futebol e não conhecer o elenco do Santos? Por acaso o elenco é formado por jogadores desconhecidos? Alegar desconhecimento seria aceitável se ele tivesse sido contratado para dirigir o Ibis, Corumbaense, URT ou outro time do mesmo nível desses, mas não conhecer os jogadores do Santos! Será que não é por conhecer tão bem esse sub elenco e a sua falta de qualidade, que ele deve ter dito que não conhece, usando isso como uma forma de desculpa antecipada para o fracasso? Só mais uma observação, era assim com Leão foi com Marcio Fernandes e continua com o Cuca, não importa quem entra, o primeiro a sair é o Molina. Seu Cuca, acho uma afronta ao futebol, encher de zagueiros em um esporte em que o objetivo maior, senão o único é fazer gols. Como escalar três zagueiro não tendo o Santos nem dois em condições de sequer fazer parte de um elenco em um time com status de time grande? Talvez por covardia, medo de ser derrotado ou perder o emprego, retranqueiros técnicos brasileiro estão matando o futebol arte. Admitir ser bom o esquema com três zagueiros é o mesmo que admitir que Sebastião Lazaroni, o pior técnico que já vi dirigindo uma seleção, estava no mínimo quinze anos à frente do seu tempo, ou será que ninguém se lembra do esquema adotado por ele na copa de 1990, criticado por todos da imprensa e até por outros técnicos da época. Jogar com três zagueiros em um time que não tem dois que preste é pedir para tomar gols, afinal será um a mais para fazer besteira. Deixando de lado o esquema e o jogo, já se passaram cinco rodadas do Brasileirão, quatro pontos ganhos em 15 disputados, um ataque inoperante, uma defesa vulnerável, um meio campo improdutivo e até agora não vi nenhuma intenção da diretória em arrumar a casa. O Santos tem vinte e oito ou vinte nove jogadores sem a mínima condição de fazer parte do elenco e até agora ainda não ouvi falar em dispensas e contratações de reforços de peso. Será que a reformulação será só para a segunda divisão de 2009? Haja óleo de peroba para massagem! Já imaginaram um surto de cupim na Vila Belmiro? Lota de pernas de pau o departamento médico.

  • Roberto Candido

    A comissao tecnica e diretoria do Palmeiras deveriam buscar jogadores novos, por exemplo revelaçoes da A2 e A3 paulista, que tem muito a conquistar na carreira, para mesclar com os chamados craques atuais do elenco. Pelo menos terão muito mais raça em campo.

  • SANDOVAL

    NOTAS MEDÍOCRES PARA UM TIME DE VERDE MEDÍOCRE!
    Marcos: 5 (coitado, com essa defesa!);
    Elder Granja: – 5 (menos 5) – omisso, parece que está abandonando o futebol!
    Gustavo: – 10 (menos 10) – se diz palmeirense, mas joga como se fosse um gambá na defesa palmeirense;
    Maurício: 4 (não tem culpa de ter o Gustavo como parceiro);
    Leandro: – 3 (menos 3): não acertou cruzamentos básicos e errou muitos passes!
    Pierre: 8 (batalhador e se não fosse ele o Palmeiras tomaria mais gols, e o pior de tudo, saiu machucado);
    Léo Lima: 0 (zero): não fedeu, nem chei Maurício: 4 (não tem culpa de ter o Gustavo como parceiro);
    rou!
    Diego Souza: – 100 (menos 100!!!) um jogador ridículo! Qualquer gandula do Palestra joga mais que ele! Não merece um décimo do salário que ganha!
    Valdívia: 0 (zero): perdeu os cabelos, perdeu o futebol, tá na hora de ir para a Europa!
    Denilson: – 3 (menos 3): muita firula, pouca produção e nenhuma raça. Está com o burro na sombra!
    Alex Mineiro: 7 (sete): joga sozinho na frente, batalha, mas não encontra um companheiro à altura!
    Luxemburgo: – 10( menos 10): está com a cabeça no Lyon. Não levantou uma vez sequer do banco de reservas!
    Desempenho geral do time: – 50 (menos 50): muito salto alto, muita firula, muito disperso, sem raça, vontade e compromisso! É um time com a cara do Diego Souza!

  • Maurilio

    Mauro, não sei se você assistiu o jogo completo entre Cruzeiro e Vasco (devido ao seu trabalho na Rádio bandeirantes, e logo a seguir tendo que ir para a Band, no programa do Chatonildo Neves), mas houve um pênalty claríssimo em cima do Ramires, logo a seguir ao marcado, e o árbitro não deu. Inclusive foi o comentário da arbitragem no Globo Esporte local. Ou seja, o árbitro também errou contra o Cruzeiro.
    Caso seja possível, reveja o lance e comente depois. Foi pênalty claro mesmo.

    No jogo contra o Coritiba (e não entendo por que ninguém comentou esse lance) o árbitro deu um impedimento do Wágner quando o Cruzeiro xhegava com dois atacantes na frente do gol sem nenhum zagueiro. Lance claro de gol e impedimento muito mal marcado pelo Simon. E não vi nenhum programa em rede nacional mostrar o lance. Foi o último lance do primeiro tempo. E ali não cabia nem interpretação, era lance claro. E o Guilherme 9que era o outro atacante) e o Wágner entravam sozinhos, sozinhos, pela área.

    UM abraço

  • Walter José de Oliveira

    Mauro,
    O Cruzeiro massacrou o Vasco, lembrando que a impressa está noticiando o lance do gol, mas ninguém está falando do penalti CLARÍSSIMO que NÃO FOI MARCADO sobre o Ramirez. O Palmeiras estava jogando na lua ontem. Botafogo e Coritiba jogo morno. O Inter está com muita estrela e pouco futebol. O Fluminense tá se achando demais, e já está 12 pontos do líder, não é tudo isso que estão pintando. O Flamengo tem um time bom montado pelo bom Caio Jr (sacanearam ele no Palmeiras). Ipatinga e Náutico deram sono. O Góias está com um time (conjunto) muito fraco, e perdeu para o Furacão que não pode se iludir com a goleada. As codornas vieram para o centenário para tomar tamancada hehehehe bem feito para o Biba Valadares falastrão. O São Paulo tá um time preguiçoso. O Vitória tem um time bastante experiente e tá precisando de mais explosão. O Santos só tem os Kléber´s. Mauro, é sacanagem o que a impressa em Minas está tentando fazer com o trabalho do Adilson Batista, ele inventa as vezes? Sim! mas na grande maioria ele acerta, está fazendo um bom trabalho, e a impressa mineira (que em sua maioria, principalmente na maior rádio de Minas, é atleticana e não comentam com imparcialidade) está tentando jogar a torcida contra ele, tenho certeza se ele cair vai chover oferta para ele, pois é um trabalhador. Claro que fico nervoso com algumas inveções, mas ele ainda tem crédito, 13 pontos de 15 possível retratam isso. Abraços Mauro

  • Mayson Ricardo B. Figueiredo

    Mauro, só retificando uam informação aí: o Flamengo também se manteve no G-4 durante as cinco rodadas: Foi líder na primeira, vice da segunda à quarta e líder de novo na quinta. Abraços

  • Edivan

    É Mauro nosso verdão tá malexo das pernas, e se num der como vc disse “um mínimo de suor”, vamos apenas ter um elenco caro e excelente a níveis brasileiros no papel, e conquistar só um paulistinha, que diga-se de passagem não é o desejo maior nem meu e acredito que nem de nenhum torcedor. Me lembro que comentei com o meu tio que era uma pena este ano não estarmos na libertadores, pois temos um time mto bom, mas agora vejo que é melhor msm não estarmos na libertadores senão ia ser mais uma participação sem taça. Abraços e vamos torcer para que o elenco faça valer o seu preço e o seu status.

  • vinicius

    Aí é brincadeira, a torcida do Cruzeiro querer reclamar de arbitragem, só pode ser piada né.

  • Sam

    Ei, Mauro. O Cruzeiro não é o único que sempre steve no G-4. O Flamengo também esteve no G-4 em todas as rodadas até agora.

  • Antonio Cesar

    O Santos iniciou o campeonato com Leão, duas derrotas vergonhosas, Flamengo e Cruzeiro. Saiu Leão e assumiu interinamente Marcio Fernandes, tropeço em casa contra o São Paulo. Chegou o Cuca, derrota diante do limitado Vitória. Depois do Cuca vira outro, depois do outro mais outro e o último a chegar ficará injustamente com a “glória” do rebaixamento, assim como foi com Nelsinho Batista no Corinthians. Será que a culpa será sempre dos técnicos? Que a bem da verdade são poucos, a grande maioria são apenas treinadores. Quando é que nossos dirigentes vão aprender que Técnico não ganha jogo, pode quando sendo muito bom, conhecer jogadores e saber formar e motivar um elenco, quando sendo apenas bom, não atrapalhar. Nenhum técnico, por melhor que seja, faz milagres se não tiver sob seu comando um elenco vitorioso e capaz. Prova disso é que freqüentemente vemos técnicos sendo campeões, carregado nos ombros por uma torcida, depois do triunfo vem às mudanças no elenco, começam os fracassos, são chamados de burro, dispensados e algum tempo depois estão de volta na lista de preferidos, apontados como sendo a solução, tanto na visão dos dirigentes que o dispensaram, quanto na opinião dos torcedores que um dia o chamaram de burro.

  • Leo

    Estou muito tranquilo. O Wilson Souza Mendonça está livre. Vai apitar e ferrar vários clubes durante o campeonato. O Vasco não vai ser a última de suas vítimas.

  • Luiz Antônio

    O Luxa disse que quando o time perde, todo mundo quer dar porrada! ELE TEM RAZÃO, SÓ QUE PARA UM TIME PERDER, ELE PRECISA ENTRAR EM CAMPO, O QUE NÃO ACONTECEU COM O PALMEIRAS ONTEM! Aliás, o Luxa está falando muita besteira: disse que o MARCOS ESTÁ DE CABEÇA QUENTE e que hoje deve-se ser mais profissional e menos emocional e POR ISSO ELE ESTA SIM ANALISANDO A PROPOSTA DO LYON. Caro Luxa, um recado para você: O MARCOS É O ÚNICO PALMEIRENSE E QUE VALORISA O PALMEIRAS NESTE ELENCO. O DIA QUE UM TIME FOR MOVIDO SOMENTE PELO PROFISSIONAL E NÃO MAIS PELO EMOCIONAL, EU PARO DE TORCER PRO FUTEBOL! SE VOCÊ TEM ESSE PENSAMENTO, ENTÃO: “”””ÁREA””””!!! VÁ PARA A EUROPA E NUNCA MAIS APAREÇA NO PARQUE!

  • Tibúrcio

    PRECISAMOS DE UM TÉCNICO MAIS IDENTIFICADO COM O PALMEIRAS HOJE. COMO O CUCA FOI PARA O SANTOS, QUE VENHA O DORIVAL JR. E QUE VÁ Á M… O TAL DE LUXEMBURGO! QUE SEJA MUITO FELIZ E QUE SE AFOGUE NO MONTE DE DINHEIRO QUE VAI GANHAR NA FRANÇA!

  • Diego

    Palavras do Luxa na Folha On Line: “Tenho contrato. Eu recebo muito bem no Palmeiras, mas o Lyon pode fazer uma proposta melhor. Se eu recebo um convite, tenho de estudar. É normal”, afirmou. QUER DIZER QUE SE O LUXA FOR PARA O LYON E DOIS MESES DEPOIS O MANCHESTER OFERECER O DOBRO, ELE SAI DO LYON? E SE DEPOIS DE TRÊS MESES O BARCELONA OFERECER O TRIPLO DO QUE O MANCHESTER, ELE TAMBÉM SAI??? É desse profissionalismo que você fala “Luxemcifras???”. Isso, pra mim, tem um nome só: M.E.R.C.E.N.Á.R.I.O!!!

  • Evanir

    O Marcão disse exatamente o que pensam os torcedores. Esse Palmeiras não é o que ganhou o Paulistão. E se o sr. Valdívia acha que já ganhou o bastante, é bom que saiba que o Palmeiras é muito maior do que ele pensa, e que o palmeirense não se contenta com um campeonato paulista. Para nós, uma boa campanha no brasileirão é fundamental, disputar o título é o que esperamos e ao menos a vaga na Libertadores é uma obrigação. E achamos também que um chá de banco em Valdívia e Diego Souza iria bem. Acordem, senhores festeiros: a festa pelo Paulistão já acabou para a torcida alviverde. Não nos contentamos só com isso. É pouco para um time do tamanho do Palmeiras. Srs. Valdívia e Diego Souza: aqui é Palestra!

  • Saulo Mineiro

    Juiz ajuda time grande, por isso ajudou o Cruzeiro, que é muito maior que esse Vasquinho do Eurico Pilantra.
    O eixo Rio-SP sempre critica os times de Minas e do Sul, porque é duro acreditar que somente o São Paulo superou o Cruzeiro na história recente de pontos corridos, segundo a revista VIP.
    Vocês esquecem também de falar que o Ramires sofreu um penalti que não foi marcado.
    Podem ir se acostumando, pois terão que aguentar o Cruzeiro na liderança até Dezembro e seremos campeões.

  • José Carlos

    Prezado Mauro.
    A interpretação do árbitro Mendonça foi equivocada?
    Claro que não, então por que foi draconiana?
    Ora, ora…
    José Carlos.

  • Leo

    Há uma notícia dizendo que o árbitro não viu nada disso. O que ele pensou é que o jogador de linha vascaíno recuou a bola para o goleiro. Essa interpretação de dois toques foi passada para o árbitro pelo presidente da comissão por telefone no vestiário. Que árbitro sortudo, se safou de um papelão!