Geninho no Botafogo

por Mauro Beting em 30.maio.2008 às 22:18h



Ele é melhor treinador do que acreditam muitos que amam odiá-lo.

Gosta de atacar e do bom jogo mais do que ficou carimbada a imagem de retranqueiro e de mandar “pegar, pegar”.
(Para não ir longe: pelas contas do Footstats, no MG-07, o Atlético-MG de Geninho cometeu pouca coisa mais de faltas que o Cruzeiro – e as sofreu mais que o campeão estadual; desarmou mais bolas, e só finalizou um pouco menos que a equipe de Adilson Baptista).

Sabe armar equipes para atuar com os três na zaga que Cuca usava; mas não irá liberar tanta gente – do meio – para a frente.

Os três na frente podem até ser mantidos – ele foi feliz em 2003, no Corinthians, mantendo o 4-3-3 de Parreira-02; mas, ao perder Vampeta, depois do título paulista, o time desmoronou.

Suas equipes pegam-pegam, por vezes, além da conta.
Mas talvez tenha faltado isso aos bons times de Cuca.

É mais experiente que o promissor Ney Franco.
Talvez tenha sido melhor escolha.

  • Daniel da Silva Queiroz

    Parabéns pela coluna, Mauro Beting. Não esperava menos de você. E que o Geninho faça um bom trabalho no Botafogo, pois foi ele quem levou o limitado time do Atlético – PR a ser campeão brasieliro e à final da Libertadores, o limitado time do Goiás disputou sua única Libertadores da vida sob o comando dele, o Paraná Clube foi campeão do módulo amarelo da Copa JH e o Vasco teve seu último momento de glória com ele. Ë um técnico que pode sim levar o limitado time do Bota bem longe.

  • FERNANDO FABIANO LIMA

    Pra mim o time deveria ser:
    – Castillo ou Renan
    – Alessandro
    – Ferrero
    – André Luís
    – Triguinho
    – Leandro Guerreiro
    – Diguinho
    – Lúcio Flavio
    – Carlos Alberto
    – Jorge Henrique
    – Fábio ou Alexandro

    Ou seja, o tradicional 4-4-2. Futebol não tem mistério, é só fazer o básico que os resultados aparecem.

  • FERNANDO FABIANO LIMA

    Ou seja Mauro Beting, discordo de sua prancheta. E torço pelo sucesso do Geninho do Botafogo!
    Saudações Alvinegras!!!

  • Carlos Bueno

    Caro Mauro, você deveria filtrar um pouco mais o que vai no seu blog. Tenho notado em quase todas suas matérias muitos comentários de torcedores de time de segunda divisão. Você só coloca temas de times da elite do futebol brasileiro, será que esses torcedores de divisões menores não percebem que esse aqui não é o espaço deles. Eles deveriam entender que esse blog é para torcedores do Santos clube mais conhecido do mundo, Sãopaulinos apesar de bambys e Palmeirenses apesar de porcos, pois disputam o mesmo campeonato, já para escrever sobre aquele time da marginal sem estádio e que disputa grandes clássicos contra ABC, CRB, GAMA, FORTALEZA entre tantos outros tem o blog do Tião da Fiel para despejarem suas invejas, despeitos e frustrações. Além do mais, por serem semi analfabetos só saberem escrever palavrões e com linguajar de penitenciária e isso deixa seu blog com cara de sala de bate papo de site de quinta categoria.

  • Michael

    muito boa a sua colocação Mauro, muito profissional da sua parte. O Lance deveria rever os seus critérios para os blogs porque tem gente por ai que é considerado profissional do jornalismo esportivo, mas que até trocam o nome do entrevistado em uma entrevista e também são muito imparciais na hora de colocar uma noticia no ar. Se um cara como o Benjamin Back pode ser jornalista e ainda trabalhar no lance, o diario esportivo mais importante do Brasil, eu também posso. o Lance deveria rever seus conceitos.

  • Alan de Almeida

    Cuca foi demitido injustamente, na minha modesta opinião.
    Mas até que o Botafogo contratou bem.
    Geninho é bem rodado e pode continuar com a boa fase do Glorioso. E, claro, ser campeão.

  • roberto

    Olá Mauro,

    aguardo um comentário sobre o desrespeito da diretoria do flu em relação a venda de ingressos!

    ok!?

  • hugo kfouri

    GEninho é nova piado ou promoção de mandinga dos botafoguenses…
    logoterá confusão ou ficarão satisfeitos com 10 ao 14 lugar no campeonato ele não da ritmo ao time…. é bom coordenador de futebol não tecnico…

  • Mauro Beting

    Estou peidando neste momento enquanto escrevo uma culçuna aqui pra vcs…
    Logo, logo vou dar uma cagada…
    bjs

  • André Rocha

    O que motiva um imbecil a fazer isso abaixo em pleno sábado?

  • Luiz Fernando Bindi

    Falta de inteligência?

    Falta de mulher?

    Falta de bom-senso?

    Ou simplesmente falta?

  • Carlos Bueno

    Olá Mauro, respeito muito o profissional que você é, mas ficar perdendo tempo para escrever sobre Botafogo do falido futebol carioca já é demais. Vou falar de coisa mais séria. SANTOS DEVE APRESENTAR ROBINHO: Mais uma de Delcyr Sondas. Acho engraçado um time do nível do Santos se sujeitar a servir de vitrine para empresários. Delcyr já trouxe para o Santos um Pinto chileno, um Michael Jackson equatoriano, Trípoli que é um argentino que não joga nada e o Molina. Dos quatro o único que sabe alguma coisa de bola é o Molina. Não é o jogador dos sonhos de nenhuma torcida, está muito longe disso, mas como diz o ditado “em terra de cego quem tem um olho é rei”. Agora o Sr Delcyr vai trazer Robinho que pelo nome imagino que seja uma imitação barata do nosso ídolo. Pode até jogar muito, não estou pondo em dúvida a qualidade do jogador que nem conheço. Esses empresários ficam trazendo promessas, o clube arca com despesas de salário, alimentação etc., para no final se algum deles der certo o empresário vende, embolsa o dinheiro e o Clube fica chupando o dedo. Não foi assim com Cleber Santana que de um ilustre desconhecido se destacou no Santos, o Juan Figuer embolsou quinze milhões e o Santos nada? Sr Delcyr Sondas se sua intenção e realmente a de ajudar o Santos porque não trazer também realidades ao invés de só promessas? Sr Marcelo Teixeira, dispensando o Trípodi e o Quiñones trazidos pelo empresário, juntando o salário dos dois não dá para contratar apenas um de melhor nível e que venha solucionar alguma posição carente? Até quando os Clubes Brasileiros vão ficar reféns de empresários?

  • Mauricio89

    O pior tipo de solidão é a companhia de um paulista. Nelson Rodrigues

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    MAURO BETING COMENTA:
    Mauricio89, belíssimo nick, diga-se:
    Nelson tinha grandes sacadas. Mesmo que sacanas, eram ótimas.
    Faz parte do jogo. O bom humor é salutar. Faz muito be,
    Diferentemente da birra burra bairrista.
    Essa praga que infesta alguns colegas meus e alguns dos meus companheiros de blog.

  • Evanir

    O Geninho é um looser, um técnico de time pequeno. Discordo quando você diz preferí-lo ao Ney Franco. O Ney ainda é promissor, tem muito a crescer ainda. O Geninho, além de tudo, está na descendente. Como o Nelsinho Batista, em quem ainda muitos acreditam. Haja credulidade! Sport é um timinho, que só entrou na Copa do Brasil para eliminar times grandes e facilitar o trabalho do Corinthians na final. É um time limitado, de jogadores velhos e que vai amarelar na final.

  • Cosme Machado

    Olá Mauro.

    Mais uma vez participo do seu Blog para parabenizá-lo pelo trabalho que faz como comentarista de futebol. Você deve servir de exemplo para muitos desses pseudo profissionais que se dizem comentaristas de futebol. Eles devem aprender com você sobre isenção e imparcialidade na hora de avaliar um clube ou um profissional deste, pois não é só o dinheiro que está envolvido no futebol, está em ¨jogo¨ o amor, a paixão de muitas pessoas. Portanto, a maioria dos atuais profissionais da imprensa trabalham hoje pensando no ¨jaba¨, ou seja, no que podem ganhar atendendo a pedidos de empresários inescrupulosos para colocarem determinados clubes ou profissionais no auge através da mídia. No seu caso é diferente e vemos e sentimos pela seriedade e serenidade que você comenta e escreve sobre todos os principais clubes do Brasil. Até hoje eu não consegui entender o que leva a maioria da imprensa esportiva – principalmente do RJ não gostar do Botafogo – esse clube que tantas glórias deu ao futebol brasileiro e como já disse em outras oportunidades, a história do futebol brasileiro se confunde com a história desse glorioso e tradicional clube do nosso país.
    Veja o exemplo: a imprensa diz que o Botafogo está carente de títulos, como assim? O Botafogo foi campeão em 2006, ou seja, há 2 anos atrás. Em 2007 disputou as finais do carioca e perdeu para o Flamengo nos penaltis, foi semi-finalista da Copa do Brasil e semi-finalista da Sul-Americana, foi considerado o time que melhor futebol vinha praticando no ano, no ranking da FIFA é considerado o 12o. maior clube do mundo por tudo que apresentou na sua existência. Em 2008 foi finalista do Campeonato Carioca e semi-finalista da Copa do Brasil. Esse clube – o Botafogo é o que mais cresceu administrativamente nos últimos 6 anos e isso passou a se refletir dentro do campo com o time. Então, acredito que a imprensa deveria seguir o seu comportamento profissional e se dirigir ao Botafogo com o respeito que ele merece. Agora veja, eu estou me referindo a profissionais da imprensa e não aos pseudo profissionais que estão a postos para usarem alguns clubes e profissionais com o intuito de receberem o tão cobiçado ¨jabá¨.
    Um grande abraço para você e saudações botafoguenses!!

  • felipe camarotti

    Mauro, vamos torcer. Sinceramente, nao acredito tanto no Geninho. Tem tecnicos mais jovens e com “explosao” melhor para conquistas. Ja nosso amigo Carlos Bueno demonstra ser um santista recalcado. Adoro o Santos! Mas essa postura Milton Neves de ser eh ridicula. Como Milton Bossal Neves, esse Carlos Bueno mostra nao conhecer nada da Historia do Futebol, preferindo ser um torcedor de litoral.

  • pedro

    acho q isso foi ruim tanto pro cuca quanto para o botafogo,ruim para o cuca pq se ele arrumar emprego em algum time esse ano nao acho q ele terá um time competitivo em maos e ruim para o botafogo pq dava para se almeijar uma boa campanha no brasileiro com esse time limitado nas mãos do cuca.se eu fosse o cuca ficaria até o final do ano no botafogo e depois partiria para um time “top” brasileiro como o são paulo!!

  • felipe camarotti

    Reitero aqui as palavras do nosso botafoguense Cosme Machado, logo abaixo. Mauro Beting eh um exemplo de Jornalista Esportivo (em maiusculas) com consistencia profissional. Alias, em minha opiniao, eh uma ilha de excelencia na imensidao de incompetentes e pseudo-jornalistas que inundam o Lance! Alguns, como o tal do Benja, chegam a fazer analises taticas de times com base na “força da camisa”. Tenha do! Cosme, sabe por que o Botafogo eh tao maltratado por boa parte da imprensa brasileira? Resquicio de jornalistas mais antigos, cansados de tanto apanhar dos timaços que o Botafogo tinha – tri-campeão do mundo, já que a base das Seleções que conquistaram o tri-campeonato era formada com alvinegros cariocas. Perguntem para europeus sobre o Botafogo. Alguns sabem ate mesmo o (pasmem!) nome inteiro de cada jogador daqueles times memoraveis que o Botafogo ja teve. Infelizmente, por diversos desmandos administrativos de pessoas que so usaram o clube para se auto-promover, o Botafogo ficou na vala comum durante os ultimos 20 e poucos anos, ganhando apenas um titulo de expressao – o Brasileiro 1995 de forma honesta e em cima do Santos. Bebeto de Freitas resgatou a força do clube e esta fazendo o melhor trabalho que existe atualmente no futebol brasileiro. Que outro time cresceu tanto nos ultimos 4 ou 5 anos? Com excessao do SPFC, uma força, me apontem algum outro time no Brasil que esta tao bem estruturado e no caminho das conquistas? O Corinthians da mafia russa que o usou para lavar dinheiro e o jogou para a Segunda Divisao? O Palmeiras Pirelli que a exemplo da epoca Parmalat quando viu o leite azedar ao fim da parceria? O Flamengo-com-patrimonio-penhorado-e-linhas-telefonicas-bloqu
    eadas? O Flunimed, que esta nas semi da Libertadores nao por planejamento estrategico mas unica e exclusivamente por força do destino? Sao todos exemplos de pensamento imediatista, sem visao de futuro. O Botafogo esta procurando se tornar forte com as proprias pernas, tendo algumas parcerias necessarias, mas nao vendendo seu principal patrimonio: a força de sua marca e a construçao independente de um caminho de conquistas no campo e fora dele. Isso eh futebol moderno: bater um bolao no gramado e fora dele, usando as ferramentas do Marketing e construindo patrimonio auto-sustentavel. Ganhar titulos eh fundamental para que um time se considere vencedor. Mas esse clube esta no caminho mais que certo. Exemplo disso, sao as tantas finais a que o Botafogo chegou nos ultimos 3 anos, um dos times mais presentes em todas as manchetes nacionais de forma marcante. Alias, neste ano de 2008, ate agora a torcida do Botafogo esta em segundo lugar no ranking brasileiro, tanto em termos de publico, quanto de renda. Avante, Fogao!

  • felipe camarotti

    Reitero aqui as palavras do nosso botafoguense Cosme Machado, logo abaixo. Mauro Beting eh um exemplo de Jornalista Esportivo (em maiusculas) com consistencia profissional. Alias, em minha opiniao, eh uma ilha de excelencia (juntamente com PVC) na imensidao de incompetentes e pseudo-jornalistas que inundam o Lance! Alguns, como o tal do Benja, chegam a fazer analises taticas de times com base na “força da camisa”. Tenha do! Cosme, sabe por que o Botafogo eh tao maltratado por boa parte da imprensa brasileira? Resquicio de jornalistas mais antigos, cansados de tanto apanhar dos timaços que o Botafogo tinha – tri-campeão do mundo, já que a base das Seleções que conquistaram o tri-campeonato era formada com alvinegros cariocas. Perguntem para europeus sobre o Botafogo. Alguns sabem ate mesmo o (pasmem!) nome inteiro de cada jogador daqueles times memoraveis que o Botafogo ja teve. Infelizmente, por diversos desmandos administrativos de pessoas que so usaram o clube para se auto-promover, o Botafogo ficou na vala comum durante os ultimos 20 e poucos anos, ganhando apenas um titulo de expressao – o Brasileiro 1995 de forma honesta e em cima do Santos. Bebeto de Freitas resgatou a força do clube e esta fazendo o melhor trabalho que existe atualmente no futebol brasileiro. Que outro time cresceu tanto nos ultimos 4 ou 5 anos? Com excessao do SPFC, uma força, me apontem algum outro time no Brasil que esta tao bem estruturado e no caminho das conquistas? O Corinthians da mafia russa que o usou para lavar dinheiro e o jogou para a Segunda Divisao? O Palmeiras Pirelli que a exemplo da epoca Parmalat quando viu o leite azedar ao fim da parceria? O Flamengo-com-patrimonio-penhorado-e-linhas-telefonicas-bloqu
    eadas? O Flunimed, que esta nas semi da Libertadores nao por planejamento estrategico mas unica e exclusivamente por força do destino? Sao todos exemplos de pensamento imediatista, sem visao de futuro. O Botafogo esta procurando se tornar forte com as proprias pernas, tendo algumas parcerias necessarias, mas nao vendendo seu principal patrimonio: a força de sua marca e a construçao independente de um caminho de conquistas no campo e fora dele. Isso eh futebol moderno: bater um bolao no gramado e fora dele, usando as ferramentas do Marketing e construindo patrimonio auto-sustentavel. Ganhar titulos eh fundamental para que um time se considere vencedor. Mas esse clube esta no caminho mais que certo. Exemplo disso, sao as tantas finais a que o Botafogo chegou nos ultimos 3 anos, um dos times mais presentes em todas as manchetes nacionais de forma marcante. Alias, neste ano de 2008, ate agora a torcida do Botafogo esta em segundo lugar no ranking brasileiro, tanto em termos de publico, quanto de renda. Avante, Fogao!

  • Andre

    Com o técnico q for, esse time vai ser sempre o bostafogo, q não ganha nada!!!!Zé CARRRRLOSSSSSS!!!!!!!AHAHAHAHA

  • Carlos Filho

    CAMPANHA FORA RENAN.
    APÓS ESSE JOGO COM O VITÓRIA, ESPERO QUE OS DIRIGENTES DO BOTAFOGO – JÁ QUE O FRACO TÉCNICO NEY FRANCO NÃO ENXERGA – OBSERVEM O DESEMPENHO DO PÉSSIMO GOLEIRO RENAN, DO GLORIOSO.
    ATÉ O MOMENTO ESSE FRACO GOLEIRO NÃO DISSE O QUE VEIO FAZER NA META DO BOTAFOGO, VEJA O BRUNO-FLA, FERNANDO HENRIQUE-FLU, FELIPE-COR, VANDERLEI-CORI, FABIO-CRU, FERNANDO-VAS, DIEGO-ATL, ETC, CHEGARAM JOVENS E MOSTRAM SERVIÇO, SABEM O QUE QUEREM, TEM UM DELTA A MAIS QUE OS OUTROS GOLEIROS, ESTÃO ACIMA DA MÉDIA.
    TÁ CERTO QUE O CASTILHO NÃO É LÁ ESSAS GRANDES COISAS, MAS PELO MENOS É GOLEIRO DE SELEÇÃO, E SÓ SE TEM TU VAI TU MESMO.
    ENQUANTO ESSE PROTÓTIPO DE GOLEIRO FICA LEVANDO O BOTAFOGO PARA AS DERROTAS.
    NAS PARTIDAS DECISIVAS DA FINAL DO CAMPEONATO CARIOCA E COPA DO BRASIL, EM 10 BATIDAS DE PÊNALTI, FORAM ZERO DEFESAS, NEM UMAZINHA, ISSO É PROVA DO BAIXO DESEMPENHO DO GOLEIRO E SEM DÚVIDA A SORTE NUNCA ESTEVE AO SEU LADO, E SE NÃO ESTÁ AO SEU LADO TAMBÉM NÃO ESTARÁ DO LADO DO BOTAFOGO.
    CONCORDO QUE O TIME É PRA DISPUTAR AS ÚLTIMAS COLOCAÇÕES DE REBAIXAMENTO, MAS O RENAN PODE SER INCLUÍDO NUM SACO DE DISPENSA, POIS O MESMO VEM CONTRIBUINDO PARA AS DERROTAS.
    AI QUE SAUDADES DO MANGA, UBIRAJARA, WENDELL, PAULO SÉRGIO, ZÉ CARLOS, ETC.
    POR ISSO , CONVOCO TODOS OS TORCEDORES BOTAFOGUENSES, PARA INICIAR A CAMPANHA – FORA RENAN PARA SEMPRE.
    CARLOS FILHO – CUIABÁ/MT

  • http://www.operationsports.com/BuyLevitraOnline/ buy levitra no prescription

    graphics gave proofed speculates kalol redetthe finally newtonian lucid slovenian handshake paving

  • http://www.qbn.com/Buy_Cialis_Safe Buy Cialis Online

    elementof geertz excuses izek emergency insightful theme recognises sender graphsit unfair

  • http://udig.refractions.net/confluence/display/~valiumonline Valium Online

    plusses neighboring hopes education uncompressed monoxide built online entrance biodiversity decree