Qual o tamanho da ótima campanha do Corinthians



Competição mais vista, badalada e cara do futebol, a Premier League é tratada como modelo de organização em todo o mundo. Criada na temporada 92/93, a primeira edição teve a participação de 22 equipes e o Manchester United de Alex Ferguson e do capitão Bryan Robson foi o primeiro campeão.

De lá para cá, já são 25 anos. Apenas em uma edição, após 13 rodadas, o líder teve desempenho superior ao obtido pelo Corinthians no Brasileirão 2017.

Vale a pena destacar que em várias edições – após 13 rodadas – o líder não foi o campeão.

Na primeira edição, sempre observando a marca da décima terceira rodada, o líder era o Blackburn com 26 pontos. O Norwich, com a mesma pontuação, era o segundo colocado pelos critérios de desempate. Os Red Devils, que foram campeões, ocupavam o sétimo lugar, cinco pontos atrás do líder.

A edição 93/94, também conquistada pela turma de Ferguson, mostrava, após 13 jogos, o United na liderança com 11 pontos acima do Norwich, novamente segundo colocado. A ótima campanha inicial somou 34 pontos, com 11 vitórias, 1 empate e apenas uma derrota.

A primeira edição com 20 clubes foi a de 95/96. O United, já com Steve Bruce como capitão, venceu de novo. Após treze rodadas, o Manchester somava 32 pontos, com novamente apenas uma derrota.

A temporada 2011/12 foi a da conquista do terceiro título do Manchester City. Após 43 anos sem levantar a taça, o time treinado por Roberto Mancini só foi conhecer a primeira das cinco derrotas que sofreu quando enfrentou, fora de casa, o Chelsea, na rodada 15.

O City de Aguero foi campeão com o mesmo número do pontos do seu rival local. E foi dramático! Aguero decidiu o jogo final e foi o artilheiro da competição.

O incrível é que aquele City, campeão apenas na última rodada, é o único time em toda a história de 25 anos de Premier League que teve campanha superior à do Corinthians no Brasileiro. Foram também 11 vitórias e dois empates. Entretanto, o City fez o espetacular número de 43 gols e sofreu 12. Saldo de 31!

Vale repetir que a campanha inicial do City não foi suficiente para o time de Mancini ser campeão com folga. Foram 5 derrotas, 5 empates e 28 vitórias. O Manchester United fez campanha idêntica, mas marcou menos gols e teve menor saldo.

Voltando para o nosso campeonato, o Corinthians se mostra muito sólido na defesa. Foram apenas cinco gols sofridos. Os 23 gols marcados permitem o ótimo saldo de 18 gols.

É óbvio que não dá para comparar ou sugerir que o Corinthians de Fábio Carille poderia disputar com sucesso qualquer outra competição. Não é disso que se trata o post.

O que está sendo mostrado e exemplificado com comparações é que o Brasileiro não está ainda decidido e que a campanha é simplesmente histórica. Se vai continuar, só o tempo vai dizer.

 

 

 

 

 



  • Jailson Delicia

    sou santos mas esse titulo ja e do corinthians

  • Bruno Marcos

    A salientar que na temporada 11/12 da Premier league o Man United, que terminaria empatado com o City no final, tinha 30 pontos na 13ª rodada, por aqui o vice líder Grêmio tem 25 pontos e o Flamengo 23!

MaisRecentes

Mesmo sem grandes alterações, Levir já colhe frutos de um novo Santos



Continue Lendo

Sai Roger e entra a interrogação



Continue Lendo

Flamengo pode ser a chave para Diego Alves disputar a Copa



Continue Lendo