Galo: um bom elenco, mas ainda não é um bom time



O público do futebol estava curioso para saber como seria o comportamento e o posicionamento da dupla Fred/Pratto no ataque atleticano. A vitória em cima do Coritiba não deu tantas pistas assim. Na verdade, deu mesmo para perceber que os dois têm boa vontade e parecem estar dispostos a ajudar a equipe.

Fred sempre foi centroavante. Pratto até que nem tanto. Pelo Vélez, o grandalhão atleticano fez as vezes de um segundo atacante. Com Mauro Zárate, Rescaldani ou Facundo Ferreyra, Pratto sempre se destacou pelas assistências e pela abnegação. Mas é preciso registrar um ponto que julgo importante: Pratto cai pelos lados, mas preferencialmente joga pelo centro do campo e perto do outro atacante.

Olhando como o Atlético jogou ontem, dá para perceber facilmente que o time precisa passar por ajustes para que a dupla funcione ou mesmo para o time abra as defesas adversárias.

Mapa de movimentação dos jogadores no jogo Atlético x Coritiba.

Mapa de movimentação dos jogadores no jogo Atlético x Coritiba.

O Atlético, mesmo com jogadores de alto nível, sofre para furar o bloqueio do Coxa. Pachequinho, técnico do Coritiba, apostou em uma formação com Edinho, João Paulo e Alan Santos – todos volantes. Não é preciso ser gênio para entender que a ideia era tumultuar a faixa de criação do Atlético e uma das prováveis soluções seria abrir o jogo, usar o concento de amplitude. Com dois homens mais abertos, bem perto das linhas laterais, a ideia de Pachequinho teria que passar por ajustes e sobraria algum espaço pelo meio. No entanto, o Galo forçava o jogo pelo centro e não conseguia criar muitas chances e, até mesmo, chegou a correr alguns riscos.

Observe a desorganização básica da equipe na vitória e consequente classificação em casa diante do Racing. Apenas os laterais abriam o campo, mas o ataque ocupava o mesmo espaço.

Mapa de movimentação dos jogadores na partida entre Atlético e Racing.

Mapa de movimentação dos jogadores na partida entre Atlético e Racing.

É certo que Marcelo Oliveira ainda não teve tempo para acertar a equipe com Pratto, mas o conceito não tem sido visto há algum tempo. Observe como faltou abrir a defesa no jogo contra o Flamengo.

 

Mapa de movimentação dos jogadores em Flamengo x Atlético.

Mapa de movimentação dos jogadores em Flamengo x Atlético.

A pergunta ainda persiste: Fred e Pratto podem repetir o sucesso que Pratto já fez com outros atacantes de área? Para o momento, apenas uma resposta tenho de bate-pronto: é preciso trabalhar muito durante a semana para facilitar a vida dos dois em campo.

Pouco adianta ter grandes jogadores no elenco se ainda não pensada ou treinada a fórmula ideal para que eles se encaixem bem em campo. É certo que Marcelo Oliveira assumiu a equipe durante a temporada, mas o time – como equipe em campo – não vem progredindo.



MaisRecentes

Robinho é o nome do clássico mineiro



Continue Lendo

São Paulo vence e respira melhor



Continue Lendo

Levir e a indecisa direção santista



Continue Lendo