“Uma coisa é que Zidane te diga como fazer algo, outra é que isso seja dito por um outro treinador”



Existem técnicos e técnicos, não só uma forma de vencer e o futebol não se resume à tática. O esporte é complexo, cheio de pontos que em alguns momentos são mais e em outros são menos importantes e as relações humanas contam demais. Zidane deixa o Real Madrid após dois anos e cinco meses, com três Ligas dos Campeões, dois Mundiais e um Espanhol. Tudo isso sem precisar fazer uma revolução ou mudar o rumo do futebol, mas com mais conquistas do que nenhum outro.

O jeito simples do francês dirigir a equipe e explicar suas decisões pode fazer parecer que é fácil ser técnico. Ainda mais porque o Real Madrid foi o seu primeiro trabalho como treinador de uma equipe principal. Mas você acha que é fácil deixar Benzema e Bale no banco em uma semifinal de Liga dos Campeões para escalar Lucas Vazquez? Ou que Isco, o queridinho da Espanha, não seja sempre titular? Parece fácil convencer Cristiano Ronaldo a jogar menos para jogar melhor e limitar o raio de ação do português à grande área? Ou ainda bancar Keylor Navas, um goleiro costarriquenho e que é olhado de lado, muitas vezes, por lhe faltar grife?

Não é fácil comandar um grupo cheio de estrelas, onde todos pensam que devem jogar, cada um tem seu ego e diferentes características. Manter todos motivados e, ainda que não sejam melhores amigos, caminhando juntos na mesma direção talvez seja o principal mérito de Zizou. Como foi jogador e um dos melhores que a geração que ele dirige viu jogar, o técnico é muito respeitado pelo grupo. “Uma coisa é que Zidane te diga como fazer algo, outra coisa é que isso seja dito por um outro treinador” me disse uma vez um jogador do Real Madrid.

O esgotamento e necessidade de renovação de ideias e discurso, razões apontadas pelo francês para sua saída, são argumentos justos e reais. É difícil, mesmo para Zidane, lidar com estes jogadores por muito tempo. A mudança de forma de treinar e de motivar o grupo é necessária, ainda que a fórmula anterior venha dando certo.

Zidane foi um excelente jogador fazendo coisas difíceis de forma simples e que pareciam ser fáceis. A mesma elegância, eficiência e simplicidade é demonstrada no banco de reservas.

Resultado de imagem para zidane jugadores



MaisRecentes

Modric ganha o prêmio que deveria ser de Salah e Cristiano perde duas vezes



Continue Lendo

Sinal amarelo para Barcelona, Tottenham, Liverpool, PSG e United na Champions



Continue Lendo

A importância da confiança e dos gols de Lucas Moura



Continue Lendo