Reverenciado em todo o mundo, Guardiola perde até quando ganha em seu próprio país



Pep Guardiola é reverenciado em todo o mundo. Analistas estudam minuciosamente suas equipes, outros treinadores se inspiram nele e o copiam. O treinador mudou a forma do mundo ver o esporte. Atacantes e zagueiros se comportam de forma diferente hoje do que faziam há 10 anos e Pep é o culpado disso. Ninguém ganhou tantos títulos (23) nos últimos 10 anos.

No entanto há um lugar onde o catalão é, mais do que questionado, perseguido. Na Espanha. Em seu próprio país Guardiola é criticado até quando vence. Depois de ser campeão inglês no domingo, com 5  rodadas de antecedência, apenas duas derrotas e amplo domínio sobre os rivais do que é considerada a liga mais equilibrada do mundo, houve quem o criticasse.

O programa “Jugones”, líder de audiência em seu horário persegue o treinador implacavelmente. A posição política de Guardiola, pró-independência da Catalunha, e os feitos enquanto esteve a frente do Barcelona causaram um revanchismo e uma guerra de um lado só que beira o cômico.

O programa carregado de sensacionalismo, manipulação e distorção da realidade é seguido por muitos que compartilham de sua linha editorial, mas de muitos mais que assistem porque o tosco é sempre curioso.

O programa possui diariamente um “editorial” assinado por Josep Pedrerol e na segunda-feira o tema foi Guardiola e o título de Premier League. O apresentador criticou o dinheiro gasto pelo Manchester City, comparou o feito do catalão ao de Manuel Pelegrini ou Roberto Mancini que também ganharam títulos ingleses com o City e disse que “ganhar a Europa é outra história”.

Só mesmo na Espanha, um país tão dividido como o Brasil atual, é possível falar que um técnico como guardiola perde até quando ganha.



MaisRecentes

“Never, never, never”. O que está por trás da capa do Marca com Neymar como destaque?



Continue Lendo

De Dani Alves a Lenglet: Barça gastou €130 milhões para tirar seis jogadores do Sevilla



Continue Lendo

Arthur tem tudo o que precisa para vencer no Barça



Continue Lendo