Neymar iguala Ronaldinho em gols, mas não em história no Barcelona



Com o gol marcado contra o Eibar Neymar alcançou Ronaldinho Gaúcho na artilharia do Barcelona. Os dois têm 94, embora o camisa 11 tenha precisado de menos jogos para alcançar a marca. Neymar o fez em 164 partidas, enquanto Ronaldinho demorou 207 jogos. A média do craque atual é de 0,57 enquanto a de Roonie foi de 0,45.

Como os gols não dizem tudo, não há, ainda, comparação da importância de ambos para a história do clube. Ronaldinho devolveu ao Barça o sorriso, a auto-confiança e o caminho dos títulos. É apontado como maior responsável pela virada de jogo de um clube em depressão no início dos anos 2000 para o grande vencedor dos anos seguintes.

Neymar é um bom jogador, considerado ainda de futuro, apesar de já estar em sua quarta temporada. É importante para o time, mas é uma peça na engrenagem. Não tem o mesmo tamanho (ao menos por enquanto) que Ronaldinho teve.

A frente dos dois, como goleador, está Rivaldo. Fez 136 gols em 230 jogos, uma média similar a de Neymar: 0,59. Rivaldo não ganhou uma Liga dos Campeões com o clube, mas jogou muito. Tanto que foi eleito o melhor do planeta em 1999, ano do centenário do Barcelona.

Rivaldo ainda é superado por Evaristo de Macedo. O carioca jogou entre 1957 e 1962 na Catalunha, marcando 178 gols em 226 partidas. Teve média de 0,78 bem superior aos demais brasileiros. Ganhou dois espanhóis e três Copas da UEFA.

A pergunta é: onde Neymar vai se encaixar na história do clube? Ainda lhe restam quatro anos e meio de contrato. Mantendo a média, ele pode marcar mais 85 gols e ultrapassar Evaristo. Conseguirá isso? Vai ser o melhor do mundo vestindo a camisa azulgrená, como fez Rivaldo? Vai liderar uma revolução como fez Ronaldinho?



MaisRecentes

Modric ganha o prêmio que deveria ser de Salah e Cristiano perde duas vezes



Continue Lendo

Sinal amarelo para Barcelona, Tottenham, Liverpool, PSG e United na Champions



Continue Lendo

A importância da confiança e dos gols de Lucas Moura



Continue Lendo