Barcelona consegue o maior patrocínio do mundo e distância aumenta para os demais



O contrato de patrocínio assinado entre o Barcelona e a Rakuten, empresa japonesa do ramo de comércio online, pode fazer do clube o que mais ganha com publicidade. Serão 55 milhões de euros por ano, que podem chegar a 61,5 dependendo das conquistas de Liga dos Campeões e Liga Espanhola. O grande acordo do ano veio com a Nike que pagará 105 milhões fixos e que podem chegar a 150 por ano.

No total, 160 milhões por ano. Esse é o dinheiro que entrará nos cofres do clube catalão. O Barça supera os ingleses e deixa muito para trás o Real Madrid. Logo seus adversários começarão a se movimentar tendo os azuis-grená como referência para melhorar os próprios contratos.

Se alguém paga tanto dinheiro é porque há retorno. As marcas valem cada vez mais, o nome de grandes clubes chega cada vez mais longe, mas o mundo não tem espaço para muitos grandes nomes. O normal é que o dinheiro e o sucesso se concentre nas mãos de poucos e que os demais passem a ser clubes cada vez mais locais com receitas e patrocinadores mais fracos.

A distância que se forma entre imensos, grandes e médios na Europa tende a aumentar.

FC Barcelona's President Josep Maria Bartomeu (L) and Rakuten's President and CEO Hiroshi Mikitani pose with a jersey after signing a contract as main sponsor in Barcelona, Spain November 16, 2016. REUTERS/Albert Gea

FC Barcelona’s President Josep Maria Bartomeu (L) and Rakuten’s President and CEO Hiroshi Mikitani pose with a jersey after signing a contract as main sponsor in Barcelona, Spain November 16, 2016. REUTERS/Albert Gea



MaisRecentes

De todos os protagonistas só Cristiano se explica



Continue Lendo

Foi um dos melhores jogos que a Copa verá. Teve tudo, e principalmente Cristiano



Continue Lendo

Griezmann, Piqué e a desnecessária imprensa



Continue Lendo