Muito mais que um clube: o impressionante impacto do Barça em Barcelona



O Barcelona divulgou nesta terça-feira um estudo realizado pela Deloitte sobre o impacto que o clube causa na cidade. E não é pequeno. O Barça é responsável por 1,5% do PIB da cidade, gerando uma receita de 906 milhões de euros na temporada 2014-15. Um incremento de 19% em relação ao ano anterior.

Com lojas oficiais espalhadas pela cidade em pontos estratégicos como Plaça Catalunya ou ao lado da Sagrada Família, além da estação de trem ou aeroporto e ainda milhares de souvenires que podem ser encontrados em qualquer canto, o clube azul-grená faz parte do pacote quase obrigatório de quem visita uma das cidades mais procuradas do mundo.

camp-nou-stadium-in-champions-league-barcelonaconnect-com-860x280

O museu do Barcelona, localizado no Camp Nou, recebeu 1 milhão e 570 mil visitantes neste período, o mais visitado da Catalunha batendo os espaços de Joan Miró, Salvador Dalí ou Pablo Picasso. O estádio é ainda o maior da Europa, com capacidade para 99 mil pessoas. Se já está bom, ainda pode melhorar. Em 2017 a reforma no que vem sendo chamado de “Espai Barça” (Espaço Barça, em catalão) será iniciada. O estádio inaugurado em 1957 será todo remodelado passando a ter capacidade de 105 mil torcedores. Será maior, mais moderno e mais atrativo.

Segundo a Deloitte, 6% dos turistas que visitam a cidade (são cerca de 8 milhões por ano) o fazem com o clube como principal motivo. São 1,47 milhão de pernoites na cidade, gerando empregos em hotéis e mais dinheiro para cidade. A cada 1 euro que a prefeitura investe em atividades relacionadas ao Barça, tem um retorno de 2,3 euros.

Por movimentar hotéis, restaurantes, comércio, o Barcelona gera 16.620 vagas de trabalho na cidade. Não são funcionários do clube, mas que têm emprego graças à atividade do Barcelona, 9% mais que no ano anterior.

O Barcelona é um exemplo de como clube e administração pública podem se ajudar mutuamente. Faz bem aos dois, gera dinheiro e boa visibilidade a ambos. Dentro de Barcelona, o Barça é muito mais que um clube.



MaisRecentes

O dinheiro ainda não comprou a felicidade em Milão



Continue Lendo

Raiz x Nutella: a rivalidade em jogo entre Marselha e PSG



Continue Lendo

Paulinho, um falso 9, mas também o que mais passa no Barcelona



Continue Lendo