Muito mais que um clube: o impressionante impacto do Barça em Barcelona



O Barcelona divulgou nesta terça-feira um estudo realizado pela Deloitte sobre o impacto que o clube causa na cidade. E não é pequeno. O Barça é responsável por 1,5% do PIB da cidade, gerando uma receita de 906 milhões de euros na temporada 2014-15. Um incremento de 19% em relação ao ano anterior.

Com lojas oficiais espalhadas pela cidade em pontos estratégicos como Plaça Catalunya ou ao lado da Sagrada Família, além da estação de trem ou aeroporto e ainda milhares de souvenires que podem ser encontrados em qualquer canto, o clube azul-grená faz parte do pacote quase obrigatório de quem visita uma das cidades mais procuradas do mundo.

camp-nou-stadium-in-champions-league-barcelonaconnect-com-860x280

O museu do Barcelona, localizado no Camp Nou, recebeu 1 milhão e 570 mil visitantes neste período, o mais visitado da Catalunha batendo os espaços de Joan Miró, Salvador Dalí ou Pablo Picasso. O estádio é ainda o maior da Europa, com capacidade para 99 mil pessoas. Se já está bom, ainda pode melhorar. Em 2017 a reforma no que vem sendo chamado de “Espai Barça” (Espaço Barça, em catalão) será iniciada. O estádio inaugurado em 1957 será todo remodelado passando a ter capacidade de 105 mil torcedores. Será maior, mais moderno e mais atrativo.

Segundo a Deloitte, 6% dos turistas que visitam a cidade (são cerca de 8 milhões por ano) o fazem com o clube como principal motivo. São 1,47 milhão de pernoites na cidade, gerando empregos em hotéis e mais dinheiro para cidade. A cada 1 euro que a prefeitura investe em atividades relacionadas ao Barça, tem um retorno de 2,3 euros.

Por movimentar hotéis, restaurantes, comércio, o Barcelona gera 16.620 vagas de trabalho na cidade. Não são funcionários do clube, mas que têm emprego graças à atividade do Barcelona, 9% mais que no ano anterior.

O Barcelona é um exemplo de como clube e administração pública podem se ajudar mutuamente. Faz bem aos dois, gera dinheiro e boa visibilidade a ambos. Dentro de Barcelona, o Barça é muito mais que um clube.



MaisRecentes

Quanto mais simulação, mais punição. Assim funcionará na Inglaterra na próxima temporada



Continue Lendo

Cristiano Ronaldo insinua “mala branca” no último jogo do Real Madrid



Continue Lendo

200 milhões de euros são o bastante para o PSG finalmente dar o salto que lhe falta?



Continue Lendo