Pichardo chega para pulverizar os recordes no salto triplo



O cubano Pedro Pablo Pichardo é a grande sensação do salto triplo mundial. Crédito: Iaaf

O cubano Pedro Pablo Pichardo é a grande sensação do salto triplo mundial. Crédito: Iaaf

O recorde mundial do salto triplo pertence ao inglês Jonathan Edwards, com incríveis 18m29, obtido em 7 de agosto de 1995, na cidade de Gotemburgo (SUE). A segunda melhor marca da história ocorreu nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, com o americano Kenny Harrison, que saltou 18m09. Só que 20 anos depois, aparece alguém com pinta de que irá pulverizar estes resultados, o cubano Pedro Pablo Pichardo.

O amigo e competente jornalista Luis Augusto Simon, que editar um ótimo blog sobre o esporte cubano, o Cuba sem Barreiras, já vem alertando há tempos que Pichardo é um candidato seríssimo a bater o aparentemente inalcançável recorde de Edwards. Hoje, o cubano de 21 anos tem simplesmente a terceira melhor marca da história da prova, com 18m08, obtido na Copa Cuba no último dia 28 de maio.

Pichardo também deu um show à parte na etapa de Doha da Liga Diamante, a milionária competição do atletismo mundial, quando em um duelo eletrizante com o americano Christian Taylor, venceu a prova com 18m06, dois centímetros a mais do que o rival.

A evolução do cubano vem sendo constante. Desde que começou a competir, em 2010, quando aos 16 anos cravou 15m35, vem evoluindo ano a ano. Em 2014, por exemplo, marcou 17m76, em uma competição realizada em Havana. É um candidato fortíssimo a brilhar tanto no Pan de Toronto 2015 quanto no Mundial de Pequim, em agosto, e nas Olimpíadas do Rio 2016.

Nesta quinta-feira, a partir das 15h, Pedro Pablo Pichardo pode dar um novo show, durante a etapa da Roma da Liga Diamante. O canal Bandsports promete transmitir a prova. Será que hoje é dia de recorde?



MaisRecentes

Liberação da Fiba é o mais novo título mundial do basquete brasileiro



Continue Lendo

Herói olímpico dos EUA desafia escândalo sexual no Mundial de taekwondo



Continue Lendo

Com medalhista olímpico, Brasil estreia sábado no Mundial de taekwondo



Continue Lendo