Há 95 anos, a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas



Esta segunda (3) está quase chegando ao fim, mas ainda dá tempo para registrar uma data muito importante na história do esporte olímpico brasileiro. Foi em um 3 de agosto que a primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos foi conquistada, graças a Guilherme Paraense, no tiro esportivo.

Guilherme Paraense, o ganhador da primeira medalha de ouro do Brasil na história olímpica. Crédito: Reprodução

Guilherme Paraense, o ganhador da primeira medalha de ouro do Brasil na história olímpica. Crédito: Reprodução

Nas Olimpíadas da Antuérpia (Bélgica), em 1920, Paraense, um tenente do exército brasileiro, era um dos 16 integrantes da pequena delegação brasileira inscrita para disputar a primeira edição olímpica após a Primeira Guerra Mundial. No dia 2 de agosto, ele havia conquistado uma medalha de bronze na prova de pistola livre 50 m, por equipes, ao lado de Afrânio da Costa, Sebastião Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade.

>>> Leia ainda: Ouro no peito e vaga olímpica (quase) na mão no Pan de Toronto

No dia seguinte, ele iria competir na prova de pistola de tiro rápido 25 m. E mesmo competindo com uma arma emprestada pela equipe dos Estados Unidos, Guilherme Paraense, então com 35 anos, conseguiu uma inesperada medalha de ouro, somando 274 pontos na prova, ficando à frente do americano Ray Bracken, que somou 272, enquanto o suíço Fritz Zulaf levou o bronze, com 269 pontos. Foi a primeira das 23 medalhas de ouro obtidas pelo Brasil na história dos Jogos Olímpicos.

Tudo isso há exatos 95 anos.

 



MaisRecentes

Thiago Pereira dá adeus às piscinas. Relembre sua carreira



Continue Lendo

Prêmio Brasil Olímpico acontece nesta quarta. Saiba mais sobre a festa



Continue Lendo

Ginástica brasileira pode mudar de patamar com Marcos Goto



Continue Lendo