Entenda como foi a bizarra mudança no nome da Federação Mundial de taekwondo



Mundial de taekwondo, que acontece em Muju (Coreia do Sul) trouxe uma importante novidade para a entidade que comanda o esporte. Um dia antes da abertura da competição, na última sexta-feira (23), a World Taekwondo Federation (Federação Mundial de Taekwondo) lançou sua nova marca. Agora, o esporte é comandado pela World Taekwondo, ou Taekwondo Mundial, em tradução para o português.

Embora o discurso oficial aponte que a mudança foi para reforçar a posição da entidade na nova organização global da modalidade, o que ajudou a aprovar a troca do nome, acreditem, foi um belo constrangimento causado pelo acrônimo criado na sigla anterior.

A expressão criada pela “WTF” em inglês é algo que em português corresponde a “o que é isso?”. Numa tradução bastante coloquial, para não dizer um tanto chula, normalmente a expressão é traduzida como “que p… é essa”, quando há uma surpresa ou irritação com alguma situação.

“Nesta era digital, o acrônimo da nossa federação desenvolveu conotações negativas que nada tinham a ver com os nossos princípios. Por isso, era importante que mudássemos a marca e assim aumentar o engajamento com os fãs do taekwondo”, afirmou o presidente da agora Taekwondo Mundial, Chungwon Choue, ao site “Inside the Games”.

A discussão para a mudança de nome começou em dezembro de 2015, até chegar à troca defintiva agora, pouco antes do Mundial em Muju. “O nome Taekwondo Mundial é simples de entender e reforça a natureza global do nosso esporte. Estamos confiantes em construir um caminho de sucesso ao mostrar que o taekwondo é para todos”, disse Choue.

Na prática, a WT acaba seguindo uma tendência que já vem sendo adotada por outras entidades. No rúgbi, a federação internacional alterou o antigo IRB (International Rugby Bureau) para World Rugby (Rugby Mundial), inclusive com novo logo, em dezembro de 2014. No caso do tiro com arco, a mudança é ainda mais antiga. Em 2011, os dirigentes decidiram trocar a tradicional marca Fita (Federação Internacional de Tiro com Arco) para World Archery (Tiro com Arco Mundial).

VEJA TAMBÉM:

Herói olímpico dos EUA desafia escândalo sexual no Mundial de taekwondo 
Com medalhista olímpico, Brasil estreia sábado no Mundial de taekwondo 
Rúgbi divulga camisa e anuncia renovação com patrocinador até Tóquio-2020



MaisRecentes

Comissão de Atletas precisar ir além das cartas para buscar seu espaço no COB



Continue Lendo

Do que têm tanto medo os cartolas olímpicos brasileiros?



Continue Lendo

Georgia Dome é demolido e uma parte da história olímpica vai embora com ele



Continue Lendo