Dupla de jornalistas lança livro com 2016 histórias das Olimpíadas



Capa do livro "2016 histórias que fizeram 120 anos de Olimpíadas", de Adalberto Leister Filho e Guilherme Costa

Capa do livro “2016 histórias que fizeram 120 anos de Olimpíadas”, de Adalberto Leister Filho e Guilherme Costa

Uma boa dica para quem quer entrar no clima olímpico, agora que faltam somente 22 dias para a abertura dos Jogos Rio 2016. Será lançado nesta quinta-feira (14), em São Paulo, na Livraria da Vila (Al. Lorena, 1731), a partir das 19h, “2016 histórias que fizeram 120 anos de Olimpíadas”, da editora Xamã, escrito pelos jornalistas Adalberto Leister Filho e Guilherme Costa, ambos especializados na cobertura olímpica.

A premissa do livro é bastante interessante: contar em três capítulos (Regras, Histórias e Heróis) 2.016 histórias que contemplam os 120 anos dos Jogos, que serão comemorados no Rio de Janeiro a partir de 5 de agosto. “Buscamos um livro não só para os fanáticos por Olimpíada, como para aqueles que também querem aprender, que não são tão ligados ao esporte. A parte de regras traz muitas curiosidades, como por exemplo o número de penas de ganso de uma peteca de badminton, a origem do nome de algumas provas como keirin e carabina três posições”, conta Guilherme, que é blogueiro do site Globoesporte.com.

>>> Veja ainda: Confira os classificados do Brasil na Rio-2016

“Encontrei  o Guilherme em uma pauta. Foi quando, quase na saída, ele me falou da vontade de fazer o livro e me propôs a parceria. Um amigo dele já tinha inventado o título: 2016 histórias. Achei que daria um formato bacana, porque as Olimpíadas são um evento tão multifacetado que esses textos poderiam abarcar muita coisa”, conta Adalberto, diretor de conteúdo do site Máquina do Esporte, parceiro do UOL.

A obra irá saciar os leitores mais curiosos, que por exemplo não sabem o motivo das provas de revezamento no atletismo utilizarem bastões ou porque os jogadores de vôlei de praia utilizam óculos de sol em partidas noturnas. Também esclarece algumas polêmicas, como se o ditador nazista Adolf Hitler realmente recusou-se mesmo a cumprimentar o americano Jesse Owens após uma de suas vitórias nas Olimpíadas de Berlim 1936.

O blog está no Facebook. Entre e curta a página

Para quem quiser  saber um pouco mais de Jogos Olímpicos e não quiser  fazer feio diante dos amigos, este é um livro obrigatório.

“2016 histórias que fizeram 120 anos de Olimpíadas”de Adalberto Leister Filho e Guilherme Costa, tem um total de 283 páginas e custará R$ 54,00.



MaisRecentes

Vela do Brasil aposta em estrelas na largada para o ciclo de Tóquio-2020



Continue Lendo

Rudisha vai atrás de novo ouro em Tóquio. Conheça outros tricampeões no atletismo



Continue Lendo

Maldição do mata-mata acaba com sonho do Brasil no Mundial



Continue Lendo